O que fazer em Porto de Galinhas | Dicas & melhores passeios



Nesta matéria você vai ver o que ver e fazer em Porto de Galinhas, com os melhores passeios e praias do vilarejo. Vamos dar aqui também dicas importantes de como visitar as piscinas naturais – há dias que são melhores do que outros, e horários corretos para a visitação – isso é muito importante para que seu passeio seja um sucesso. Vamos mostrar também como são cada uma das praias, para que você escolha a que melhor se encaixa no seu gosto.

Porto de Galinhas já foi eleita algumas vezes uma das praias mais bonitas do Brasil. De fato, não apenas a praia, mas toda a região é muito bonita – há muito o que visitar por lá. Por conta disso, já estivemos em Porto de Galinhas por 3 vezes, sendo a última em novembro de 2017. Todos os passeios que citamos aqui foram testados por nós. 

Passeio de jangada e snorkeling nas piscinas naturais - Porto de Galinhas

Passeio de jangada e snorkeling nas piscinas naturais – Porto de Galinhas

O que ver e fazer em Porto de Galinhas | As principais atrações do vilarejo

1. Piscinas Naturais & Recifes de Coral

A visita às piscinas naturais é a principal atração turística em Porto de Galinhas, e sua presença deve-se aos corais da região. Nem sempre podemos vê-los, pois na maior parte do tempo estão submersos. No entanto, durante a maré baixa, quando o nível da água recua o equivalente à altura de 1 pessoa, muitos destes recifes afloram à superfície, e transformam a praia em frente ao vilarejo em um espetáculo! Mas ele não dura o dia todo, é preciso ir no horário correto, falamos disso logo adiante.

O afloramento dos recifes de coral revela uma infinidade de piscinas naturais – algumas com formas inusitadas, como o mapa do Brasil! Suas águas são cristalinas e quase sempre estão cheias de peixinhos, como essa da imagem abaixo:

Piscina natural em Porto de Galinhas com o formato do mapa do Brasil

Piscina natural em Porto de Galinhas com o formato do mapa do Brasil, cheia de peixinhos

Qual o melhor dia e horário para visitar as Piscinas Naturais em Porto de Galinhas?

Anote aí essa dica, pois ela é muito importante para que seu passeio seja um sucesso: o melhor horário do dia para fazer o passeio das piscinas naturais é durante a maré baixa. E dentre todos os dias do mês, os dias com a maré mais baixa são os próximos à lua cheia e lua nova.

As marés sofrem influência da lua, e por isso mudam de horário todos os dias. Então, antes de fazer o passeio das piscinas naturais, descubra o horário da maré baixa no dia do seu passeio. Se quiser ver as Piscinas Naturais como na foto acima, é preciso ir na maré baixa! Se você for na maré alta, encontrará a água turva e os corais todos encobertos.

Para saber os melhores dias e horários para fazer o passeio das Piscinas Naturais em Porto de Galinhas, recomendamos a leitura desta nossa matéria aqui,lá explicamos tudo direitinho como descobrir o horário da maré baixa, os melhores dias do mês (pois tem influência da lua) e quando você deve iniciar seu passeio:

Como chegar até as Piscinas Naturais

A melhor opção é contratar um jangadeiro na praia em frente ao vilarejo de Porto de Galinhas. Negocie com ele o que você quer fazer: tour fotográfico, entrar nas piscinas, fazer snorkeling…  Há dezenas deles ancorados na praia, só esperando você. E não se preocupe em encontrá-los… ao colocar os pés na areia, em menos de 2 minutos um deles te abordará!

Nos dias de maré mais baixa, vimos muita gente indo a pé, da praia até os recifes de coral, mas não recomendamos pois a chance de machucar os pés nos corais e ouriços é grande. Contratando um jangadeiro, você ajuda a economia local e ainda faz um passeio mais bonito e seguro, veja:

Passeio de jangada em Porto de Galinhas

Passeio de jangada em Porto de Galinhas

Depois de alguns minutos de um belo passeio de jangada, chegamos nos recifes:

Visita aos recifes de coral em Porto de Galinhas

Visita aos recifes de coral em Porto de Galinhas

E a parte mais legal e divertida: entrar nas piscinas naturais e brincar com os peixinhos!!

Lindas piscinas naturais em Porto de Galinhas - Cheias de peixinhos!

Lindas piscinas naturais em Porto de Galinhas – Cheias de peixinhos!

Tempo de passeio: de 1 a 3hs, dependendo do que combinar com o jangadeiro.

É um passeio muito bonito para fazer. Mas lembre-se da nossa dica: vá no horário correto, e de preferência próximo dos dias de lua cheia ou lua nova. Fica aí a dica!

2. Pontal de Maracaípe

Outro passeio bem legal para quem quer saber o que fazer em Porto de Galinhas é conhecer o Pontal de Maracaípe. Bem diferente da vila, agitada e movimentada, o Pontal de Maracaípe é um lugar tranquilo, com bastante paz e natureza ao redor:

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

Dica: no pontal faça o passeio de jangada que explora a foz do rio. Como parte do passeio, os jangadeiros fazem uma parada em alguns lugares estratégicos e nos mostram os cavalos marinhos que se reproduzem no pontal.

passeio de jangada no pontal do maracaípe (foto3)   Cavalo Marinho visto no passeio de jangada no pontal do maracaípe

Tempo de passeio: meio período. Vale muito a pena, o lugar é belíssimo. Se quiser mais informações, temos uma matéria específica aqui no blog onde contamos em detalhes como foi o passeio de jangada e como chegar ao Pontal, confira:

3. Ilha de Santo Aleixo

Esse é outro passeio bastante comercializado pelas agencias de turismo em Porto de Galinhas. Obviamente, por ser uma ilha, só dá para chegar até Santo Aleixo de barco!

Ilha de Santo Aleixo - Praia tranquila, sem ondas!

Ilha de Santo Aleixo – Praia tranquila, sem ondas!

O passeio consiste basicamente em um trecho rodoviário e outro pelo mar, feito de catamarã. Chegando na ilha de Santo Aleixo,  faz-se uma caminhada que corta a minúscula ilha ao meio, até chegar na bahia da foto acima, onde os turistas fazem snorkeling e ficam relaxando na água.

Se tiver interesse, veja mais detalhes de como é este passeio, como comprá-lo, etc em nossa matéria específica aqui no blog:

4. Praias em Porto de Galinhas

Apesar de Porto de Galinhas ser praticamente sinônimo de “piscinas naturais”, o vilarejo tem praias lindíssimas, algumas delas dentre as mais bonitas do Nordeste e do Brasil. O que fazer na cidade também inclui pegar uma praia – ou se puder, várias! Nós fomos conhecer cada uma delas, e vamos mostrar aqui como são, para que escolha a melhor para você, de acordo com seu gosto e interesse. A escolha da praia também te ajudará na escolha do seu hotel em Porto de Galinhas.

Abaixo dou um panorama resumido das praias em Porto de Galinhas. Se precisar de informações mais detalhadas, recomendamos a leitura de nosso guia completo de praias de Porto de Galinhas, nesta matéria:

Praia de Porto de Galinhas

Essa é a praia logo em frente ao vilarejo. É uma praia muito bonita, mas também muito cheia, principalmente no trecho em frente a vila.

Praia de Porto de Galinhas

Praia de Porto de Galinhas

O momento preferido para entrar na água, em especial para crianças e pessoas mais velhas, é durante a maré baixa, quando o mar se transforma em uma piscina sem ondas. E para deixar a praia ainda mais atrativa, a temperatura média da água gira em torno 28 graus celsius – uma delícia ficar relaxando dentro do mar nestas condições!

Desta praia saem as jangadas que fazem o passeio até as piscinas naturais.

Praia de Porto de Galinhas

Praia de Porto de Galinhas

Dicas:

  • para encontrar trechos mais tranquilos nesta praia, basta caminhar um pouco para suas laterais;
  • o momento ideal para uma caminhada é pela manhã, quando a praia está mais vazia;
  • Esta praia tem águas mais calmas, ideal para crianças e pessoas de idade;

Para mais fotos, informações e dicas dos melhores pontos para ficar nesta praia, consulte nosso Guia de Praias de Porto de Galinhas.

Praia do Cupê

A praia do Cupê é a praia vizinha de Porto de Galinhas, é possível ir caminhando desde a vila (uma boa caminhada!).

Praia do Cupê na maré baixa - Porto de Galinhas

Praia do Cupê na maré baixa – Porto de Galinhas

Dicas:

  • Tem areia fina batida em toda sua extensão;
  • é mais tranquila e sem a agitação da sua vizinha; 
  • Recifes de coral só aparecem bem na pontinha da praia, no Pontal do Cupê.
  • Tem águas calmas apenas na maré baixa, com formação de piscinas naturais e bancos de areia em alguns pontos; na maré alta o mar fica bravo;

Para mais fotos e informações desta praia, consulte nosso Guia de Praias de Porto de Galinhas.

Praia de Muro Alto

A praia de Muro Alto é a praia vizinha da praia do Cupê – fica logo depois do Pontal do Cupê. Por ser muito extensa (5km), apresenta duas metades, cada uma com características bem distintas.

Durante a maré baixa, a metade esquerda de Muro Alto transforma-se em uma enorme piscina natural, de beleza singular. Para nós, esta praia é uma das praias mais bonitas de Porto de Galinhas, do Nordeste e mesmo do Brasil! Confira você mesmo – a foto abaixo tiramos quando a maré começou a baixar, e a piscina estava se formando:

Linda Praia de Muro Alto (Porto de Galinhas), uma das praias mais bonitas do Brasil

Linda Praia de Muro Alto (Porto de Galinhas), uma das praias mais bonitas do Brasil

Já o outro lado de Muro Alto (lado direito) não forma piscinas naturais na maré baixa, mas ainda sim tem sua beleza: é uma praia bem mais vazia, tranquila, com maior presença da natureza e com um por do sol incrível:

Por do sol em Muro Alto - Porto de Galinhas

Por do sol em Muro Alto – Porto de Galinhas

Para mais fotos, informações e dicas dos melhores pontos para ficar nesta praia, consulte nosso Guia de Praias de Porto de Galinhas.

Praias dos Carneiros

Esta é outra belíssima praia da costa dos corais, fica a 50km de carro desde Porto de Galinhas. Além das piscinas naturais que se formam na maré baixa, o diferencial desta praia em relação às demais está na presença abundante dos coqueirais. Já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil, título merecido:

Praia de Carneiros

Praia de Carneiros

Tempo de passeio: devido à distância, bate e volta de 1 dia inteiro.

Como chegar: de carro, são 50km desde o vilarejo de Porto de Galinhas. São vendidos também passeios de catamarã até a praia dos Carneiros, nós fizemos um deles conjugado com a ilha de Santo Aleixo, mais informações nesta nossa matéria aqui:

Praia de Maracaípe

A praia de Maracaípe é a praia preferida dos surfistas em Porto de Galinhas, e já sediou etapas do Circuito Brasileiro de Surf. A cor da água impressiona, é de cair o queixo, não decepciona seus visitantes. De maneira análoga a Muro Alto, turistas procuram o lugar para dar uma escapadinha de Porto de Galinhas ou para ter um contato maior com a natureza.

Maracaípe: praia com natureza e sossego em Pernambuco

Maracaípe: praia com natureza e sossego em Pernambuco

Tempo de passeio: meio período.

Como chegar: caminhando pela areia da praia, são 2km desde Porto de Galinhas.

Praias de Cabo de Santo Agostinho

Em Porto de Galinhas,  qualquer hotel ou pousada que você fique hospedado vai lhe oferecer inúmeros passeios pelas praias próximas. Um dos tours mais famosos é feito pelas praias de Cabo de Santo Agostinho. Nós fechamos o passeio com um motorista de taxi, e visitamos, dentre outras, as seguintes praias e atrações:

Praia de Calhetas e Gaibú:

Praia de Calhetas, em forma de coração - Cabo de Santo Agostinho   Recifes de coral da praia de Gaibu - Cabo de Santo Agostinho

Forte São Francisco Xavier:

IMG 5530

Tempo de passeio: o dia todo.

Caso tenha interesse, leia nosso relato completo de como é o tour pelas praias de Cabo Santo Agostinho nesta matéria:

Mapa com a localização das atrações e praias em Porto de Galinhas

Marquei em um mapa do google a localização de todas as atrações citadas aqui:

Onde comer em Porto de Galinhas

Quer uma dica de onde comer em Porto de Galinhas? Nós experimentamos o restaurante Beijupirá e aprovamos. Confira nosso review:

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

A escolha do seu hotel em Porto de Galinhas depende do que você quer fazer por lá. Por exemplo, se você pretende ficar mais tempo fora do hotel (fazendo passeios), então pode não valer a pena investir seu dinheiro em um bom resort – afinal, você estará pagando caro por uma estrutura que pode nem chegar a utilizar.

Dica: ao escolher um bom resort em Porto de Galinhas, reserve um tempo de sua estadia para aproveitar a estrutura do seu hotel. Nós já experimentamos 3 deles. Quer saber como são? confira nossas dicas e avaliação nas matérias abaixo:

Praia de Muro Alto

Praia do Cupê

Para pesquisar as melhores ofertas de hotéis em Porto de Galinhas, faça sua busca através de nosso parceiro booking:

Booking.com

Se as dicas desta matéria foram úteis a você, faça sua reserva de hotel através de nosso parceiro booking, por qualquer link aqui no blog. Nós ganhamos uma pequena comissão, você pesquisa os melhores preços de hotéis, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novas informações. Desde já agradecemos.

E você, já esteve em Porto de Galinhas? Tem alguma dica de passeio? Deixe sua opinião na caixa de comentários.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *