Pontal de Maracaípe, Porto de Galinhas: O que fazer e como chegar



Hoje contamos aqui como é a visita à praia e Pontal de Maracaípe, em Porto de Galinhas. Localizado em Ipojuca – PE, a praia de Maracaípe não carrega a fama de sua vizinha Porto de Galinhas, mas com seu mar azul esverdeado (ou seria verde azulado??!!!) de cair o queixo, não decepciona seus visitantes. Turistas procuram o lugar para dar uma escapadinha de Porto de Galinhas ou para ter um contato maior com a natureza. Há também muitos surfistas que batem ponto no local. Há quiosques de venda e conserto de pranchas. Já houve inclusive algumas etapas do Circuito Brasileiro de Surf realizadas na praia de Maracaípe. E bem na pontinha desta praia fica o maravilhoso Pontal de Maracaípe, nosso destino final.

A Praia de Maracaípe

Antes de chegar ao Pontal, fizemos uma parada na Praia de Maracaípe, que fica no meio do caminho. A praia é muito bonita, tem areia branca e batida, com coqueirais em sua extensão:

Maracaípe: praia com natureza e sossego em Pernambuco

Percorremos esse caminho, desde a vila de Porto de Galinhas até o final da a praia de Maracaípe, de buggy (tosco!). Ao fim da praia, pedimos uns petiscos no Restaurante Recanto Saberé, pedimos refrigerante e porções de camarão e peixe e achei um ótimo custo-benefício.

indo de buggy de Porto de galinhas até a praia de Maracaípe    Restaurante Recanto Saberé na praia de maracaípe, em Porto de Galinhas

Ficamos “petiscando” com a vista desse mar – recomendo se tiver oportunidade:

Restaurante Recanto Saberé - praia de maracaípe

O Pontal de Maracaípe

Depois de comer, seguimos para o passeio de jangada no Pontal do Maracaípe (R$ 10,00 p/ pessoa, duração de 1:30h em média.) para ver os cavalos marinhos, que se reproduzem ali. Essa região possui áreas de reservas ambientais, sendo o foco a preservação dos manguezais. O pontal é o local onde as águas do mar e do rio Maracaípe se encontram.

Localização do Pontal de Maracaípe

Veja abaixo no mapa do Google Earth, onde fica o Pontal do Maracaípe, bem no encontro do rio com o mar, e as áreas circuladas são as jangadas do passeio pelo Pontal…

pontal do marcaípe - mapa

entrando na jangadinha pra fazer o passeio, depois obviamente de pagar os 10 reais para o jangadeiro:

passeio de jangada no pontal do maracaípe - Porto de Galinhas

a jangada vai se afastando.. as outras jangadas ficam parecendo miniatura…

Parada no caminho para mostrar os cavalos marinhos

Aqui a jangada estacionada, enquanto isso o jangadeiro pulou na água pra ver se achava um cavalo marinho dando sopa (calma IBAMA, eles não são machucados nem retirados de seu habitat!).

passeio de jangada no pontal do maracaípe (foto3)

depois de uns bons minutos vimos um cavalo marinho…eu nunca tinha visto um ao vivo!

Cavalo Marinho visto no passeio de jangada no pontal do maracaípe

tinha outros bichos tipo esses sirizinhos que o jangadeiro achou…

siris - passeio de jangada no pontal do maracaípe

e outros não tão pequenos assim…

siris gigante ou carangueijo? passeio de jangada no pontal do maracaípe

olha a foto abaixo e responda: vale ou não vale o passeio?

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

Para quem gosta de passeio tranquilo e em contato com a natureza, vale a pena. Nós adoramos.

Como Chegar ao Pontal e Praia de Maracaípe

Dá para chegar ao Pontal de Maracaípe de carro ou buggy. De carro é só ir pela estrada asfaltada, são 5 km desde Porto de Galinhas:

Se for de Buggy, geralmente os passeios seguem por uma estradinha de areia batida ao lado da praia e voltam pela rodovia. Como estávamos sem carro dessa vez, contratamos um bugueiro na Praia de Porto de Galinhas (muito mala por sinal, além de estar, com 100% de certeza, alcoolizado) que nos cobrou R$ 70,00 para nos levar da vila de Porto de Galinhas até Maracaípe e depois de lá até o nosso hotel em Muro Alto. Achei o passeio bonito, mas caro e perigoso, vide minha observação (ou desabafo, como queiram) abaixo:

OBS: Essa história de buggy no Nordeste vem de longa data. Eu até acho legal, mas acho que falta investir um pouco na segurança – dos carros e dos turistas, e no treinamento desses motoristas.

Na boa, tive que andar sentada não no banco, mas na parte da carroceria traseira do buggy, com um colchãozinho vagabundo totalmente improvisado ali somente para eu não queimar minha bunda… e o cara ainda andou com a gente em plena rodovia…estávamos sem cinto de segurança e ônibus e carros passando a milhão do nosso lado…passei muito medo!! Fala sério… foi a última vez que usei buggy no Nordeste. Agora, sempre preferimos alugar carro. Acho assim: se a gente é contra alguma coisa, temos que boicotá-la. É o que estou fazendo.

E você, já fez um passeio pelo Pontal de Maracaípe? deixe suas dicas e comentários aqui!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *