Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: quando ir, como visitar, melhores dias e horários 4



O difícil de abordar cidades ou lugares que são destinos mega conhecidos é justamente falar do que fazer por lá que já não esteja escrito nos outros blogs de viagem que você já segue ou nas revistas de viagem e turismo que você já tenha comprado. Piscina natural, por exemplo, é praticamente “sinônimo” de Porto de Galinhas, mas você sabia que existem dias e horários específicos que elas ficam muito mais bonitas? Pois bem, eu já visitei Porto de Galinhas 3 vezes, então eu vou da aqui as dicas mais importantes de como visitar as piscinas naturais em Porto de Galinhas, para você fazer de seu passeio um sucesso!

Quando ir

Melhor época: nas 3 vezes que fui, sempre viajei no verão, mas não em feriados ou festas de fim de ano, o que reduz bastante a chance de você pegar uma muvuca-insuportável-generalizada durante sua estadia. Evite viajar nos meses entre abril e agosto, que é a temporadas de chuvas por lá. Piscina Natural não combina com chuva!

Consulte a previsão do tempo: no meu caso, consultei a previsão do tempo e só emiti as passagens 1 semana antes da viagem, com milhas. Sei que neste ponto há controvérsias, mas pra mim a equação correta é assim: viagem perfeita para o nordeste = sol + muvuca zero + hotel bom. E para satisfazer a minha equação viajântica, eu queria ter certeza que o tempo ia estar perfeito. Se eu emitisse minha passagem muito tempo antes, para mim seria algo como jogar na loteria.

Piscinas Naturais: os melhores dias e horários para visitar

Porto de Galinhas é sinônimo de piscinas naturais na cabeça de muita gente. E na minha também. Então vai aqui a dica mais importante:

Visite na MARÉ BAIXA: as piscinas naturais devem (e só podem) ser visitadas nos horários de maré baixa – quando os corais afloram, os peixinhos ficam mais visíveis e a água do mar mais calma nas piscinas. Nesse horário vai encontrá-las assim:

Piscina natural em Porto de Galinhas com o formato do mapa do Brasil

Piscina natural em Porto de Galinhas com o formato do mapa do Brasil

Algumas piscinas naturais tem formas curiosas, uma delas tem contornos que lembram o mapa do Brasil.

Como descobrir os horários da maré baixa?

Para saber os dias e horários da maré baixa, baixe o arquivo em PDF com todas estas informações  direto do site da marinha do Brasil. E lembre-se, como cada região no Brasil tem um horário e valor específico de maré baixa, pegue os dados para a localidade mais próxima, que no caso de Porto de Galinhas é o “Porto de Suape”, anote aí! O ideal é iniciar o passeio de 1 a 2hs antes do pico da maré baixa. Não perca a hora!!

Depois de baixar os dados do site da marinha, é bem fácil descobrir o dia e horário da maré baixa. Exemplo:

Para o exemplo acima, descobrimos que o horário de pico da maré baixa ocorrerá às 10:34h do dia 01/fevereiro, e seu valor será de 0,2m. Já a maré alta será as 16:45h, com valor de 2.4m. Repare, a maré vai subir 2,2m, mais do que a sua altura!! Por isso essas dicas são tão importantes, visite as piscinas naturais em Porto de Galinhas no horário certo. Se visita-las na maré alta, vá sabendo que você não vai ver piscina natural nenhuma! ! 

Lua cheia e lua nova: outra dica, as melhores marés baixas acontecem nos dias próximos à lua cheia e lua nova, quando a maré baixa fica em torno de 0,0 a 0,4m. No exemplo acima a lua cheia aconteceu no dia anterior (dia 31/janeiro).

muitos peixes e água cristalina nos arecifes de porto de galinhas

Na maré baixa os cardumes de peixinhos se concentram no interior das piscinas naturais, onde sentem-se  protegidos de seus predadores… Sorte nossa, que podemos observá-los e nadar com eles!

muitos peixes nas piscinas naturais de porto de galinhas

Como chegar até as Piscinas Naturais: de jangada ou a pé?

Eu e meu marido fomos até as piscinas naturais de jangada. Nem se preocupe em saber como fazer para contratar o passeio. Quando você puser seus pés na areia da praia de Porto de Galinhas (praia em frente a vila), já vai vir um jangadeiro ou representante da associação dos jangadeiros lhe oferecer o passeio.

jangada em porto de galinhas - foto 02   recifes de coral e águas cristalinas em porto de galinhas

Ir de jangada é a maneira mais segura e prática de chegar até as piscinas naturais.

recifes de coral e águas cristalinas em porto de galinhas - foto 02

Nos dias de marés bem baixa também dá para ir caminhando até as piscinas naturais, mas já aviso que não fiz isso, porém vi muita gente fazendo. Tome muito cuidado onde pisa, é muito fácil machucar os pés nos corais. E cuidado também com os ouriços, há milhares deles espalhados pelos corais, às vezes fora de nossa vista.

Aproveite a praia de Porto de Galinhas

A praia tem pontos muito bons para fotos, em compensação, outros que lembram a Praia Grande em São Paulo em feriado prolongado, com muita gente, cadeiras de plástico, músicas de axé, sertanejo no mais alto volume – um horror…

Mas há sempre um ponto mais tranquilo para ficar, é só caminhar um pouquinho… tomando a vila como referência, caminhe sempre à direita, passe todas as barracas com mesinhas e música alta, e você chegará num local tranquilo e ótimo para um banho de mar e para tirar muitas fotos.

   água com várias tonalidades no mar de porto de galinhas

mar sem ondas nos arrecifes de porto de galinhas

E você, já visitou as piscinas naturais em Porto de Galinhas? Como foi sua experiência? Deixe aqui suas dicas e comentários.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: quando ir, como visitar, melhores dias e horários

  • Luana

    Olá, tudo bem?

    Gostaria de saber a média de valor dos passeios para as piscinas naturais, tanto em PG quanto em maragogi, estou indo essa semana e já vi várias pessoas comentando valores extremamente diferentes. Também se souber informar se tem como ir de carro para praia de carneiros e não pegar o catamarã, me pareceu meio exploração turística obrigatória.

    Att.

    Luana

    • Erika Autor do post

      Oi Luana os passeios dos jangadeiros tem preço fixo. Da primeira vez que fui paguei 10 reais… Da última estava 20 reais por pessoa. Mas não é muito caro não.
      Quanto à praia de Carneiros dá para ir de táxi, carro ou outro tour além do catamarã. Uma praia deliciosa. Boa viagem

    • Erika Autor do post

      Oi Alessandra! De maio a agosto é época de chuvas em Porto de Galinhas, pode ser que pegue muita ou pouca chuva, isso é imprevisível, mas é esperado, já que vai viajar na época mais chuvosa. Consulte os sites como Climatempo para ver as tabelas de temperatura e média de chuvas na cidade mês a mês!