Tutorial: preenchendo o formulário DS-160 – Visto Americano 44



Este post é um tutorial para auxiliar os viajantes no preenchimento do formulário para obtenção do visto americano. Eu já havia feito há um tempo atrás quando houve a substituição dos formulários ds-156, 157 e 158, e tinha postado no meu antigo blog pessoal. Não esperava a repercussão, mas o tutorial recebia 1000 visitas por mês, então decidi fazer uma edição e publicar aqui!

ATUALIZADO EM 05/09/2012.

Como Preencher Formulário DS-160 - Visto Americano

Este tutorial é dedicado às DICAS de PREENCHIMENTO do formulário eletrônico DS-160. Lembrando que o formulário deve ser preenchido em INGLÊS e que as dicas aqui valem para quem está indo a TURISMO.

Vamos lá, na primeira parte, PERSONAL, ADDRESS, PHONE, and PASSPORT INFORMATION, itens que fazem a gente se confundir:

FULL NAME in NATIVE LANGUAGE: a não ser que você tenha um nome indígena, ou pertença a um clã africano, coloque a opção “does not apply”. Seu nome já foi fornecido nas opções anteriores “name” e “surname”.

NATIONAL IDENTIFICATION NUMBER: neste campo, você precisará colocar um número que te identifique no Brasil. Como temos vários Consulados dos EUA (Recife, RJ, SP, Brasília) cada um com sua política, o único número que é aceito por todos é o CPF. Portanto, não arrisque colocando RG ou números de carteiras profissionais (OAB, CREA, etc).

SPECIFIC TRAVEL PLAN?: É provável que você tenha em mente as cidades que pretende conhecer, os hotéis que planeja ficar, se vai de viajar pelos EUA de bus ou de avião..ou de repente alugar um carro, mas para responder SIM a esta pergunta você já precisa ter seu itinerário DEFINIDO, ou seja, passagens de avião compradas, reservas de hotéis feitas…e claro que ninguém vai fazer isto sem antes obter o visto. Resumo da ópera: responda NÃO.

INTENDED DATE OF ARRIVAL / INTENDED LENGHT OF STAY IN U.S: não estresse, coloque uma data qualquer ou uma data aproximada a sua viagem.

ADDRESS WHERE YOU WILL STAY IN THE U.S: se você não tem parentes ou amigos nos EUA, e portanto não tem onde ficar, coloque o endereço de um hotel, hostel, albergue ou qualquer coisa do tipo em que pretenda se hospedar. Eu, por exemplo, quando tirei meu visto peguei na internet um endereço de um hotel qualquer em NY e coloquei no formulário.

US CONTACT INFORMATION: para este item vale o que escrevi no item anterior.

WORK/EDUCATION/TRAINING INFORMATION: nenhum segredo nestes itens. Aqui você apenas completará seus dados profissionais, salário e, eventualmente, faculdades e pós-graduações que frequentou.

no final, muita atenção: confirme a localidade de onde está enviando o formulário (location information)

e responda à última pergunta antes do gran finale:

Did Anyone assist you in filling out this application? Yes or No. (Preparer of Application).

1)Se você responder que NÃO, o consulado está assumindo que você respondeu tudo por você mesmo, por sua conta em risco. Certifique-se de que respondeu tudo certo!

2)No caso da situação de responder SIM, abrirá uma nova pergunta, pedindo o grau de relacionamento que a pessoa que te auxiliou a responder tem com você.

Posso dar este exemplo que aconteceu comigo: Levei meu irmão pra Disney, no entanto, apesar de eu já ter ido para os EUA anteriormente e já ter o visto, fiz a solicitação para meu irmão, que é menor de idade e não tinha o visto. Então na hora de preencher o formulário DS-160 em nome do meu irmão, esta última pergunta tinha que ser respondida afirmativamente, e coloquei meu nome e meu grau de relacionamento (irmã – sister).

O restante do formulário (SECURITY and BACKGROUND INFORMATION) você certamente responderá tudo NÃO, pois ele começa a te bombardear de perguntas, tais como se você pretende ir aos EUA para ficar por lá ilegalmente, trabalhar, pergunta se você foi treinado para usar bombas e explosivos (!), se você já participou de grupos terroristas (!), se você vai espionar, sabotar ou violar alguma coisa… e acho que sua intenção não é essa né?

Não pague despachante! Viu como é fácil preencher? Guarde essa grana que você ia gastar pra torrar nos EUA! Smiley piscando

Para procurar os melhores preços de hotéis nos EUA e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 pensamentos em “Tutorial: preenchendo o formulário DS-160 – Visto Americano

  • Renata

    oi!
    muito legal suas informações
    mas creio que nao ha mais essa pergunta de se alguem ajudou a preencher o formulario ou nao. Estou preenchendo os dos meus filhos e voltei p revisar isso e nao tem.
    seria interessante atualizar a informacao

    abraço

    • Erika Autor do post

      Renata,

      obrigada pelo comentário!

      Às vezes acontece de aparecer algumas perguntas para algumas pessoas e outras não. No meu caso, quando fui viajar com meu marido, no meu ds 160 não perguntou sobre experiências de estudo por exemplo, e para ele sim (se ele era formado, se sim em quê e se tinha pós graduação). Já para mim não teve nada disso.

      O caso do meu irmão provavelmente porque ele era menor de idade e estava requerendo o visto sozinho. Diferente se forem pais e filhos tirando o visto conjuntamente.

      enfim, esse visto e esse formulário são confusos mesmo 🙂

      Mais uma vez obrigada pela dica!

      Erika

  • Lorena de Almeida Matos

    Bom dia! estou indo com minha mae para os estados unidos e ela não tem carteira de identidade utiliza apenas o CRA (registro profissional de administradora) vcs sabem se é válido? no DS 160 pedem para colocar o documento coloco o CPF, identidade ou carteira profissional (OAB, CRA, CREA, CRM) só os números ou letras por exemplo a minha identidade tem MG …….????

    perdão outra pergunta o CASV de BH é vinculado a embaixada do Rio?? e moro em uma cidade do interior que a minha residencia não tem número como coloco isso em inglês em português seria s/n e ingles alguem sabe??

    • Erika Autor do post

      Olá!

      Com relação ao nr a ser informado no national identification number, no meu caso eu mencionei o CPF e nao tive problemas.

      Com relação às outras questões acredito que o melhor a fazer é você esclarecer as duvidas diretamente com o consulado. Tente o contato por e- mail ou telefone.

      Ate mais e boa sorte!

  • joyce mara

    gostaria de saber se endereço residencial e do trabalho devo preencher o DS 160 em português nos padrões inglês (nº, rua, bairro, cidade estado e cep), ou somente em português?… E a empresa e universidade, preencho em inglês ou em português?

  • Cristina

    Boa noite!
    Gostaria de uma ajuda, por favor:
    Já enviei meu DS160. Vou aplicar em Brasília.
    Só que no National Identification Number eu coloquei o número do RG e não do CPF.
    E não consigo corrigir o número do telefone do hotel.
    Fora isso, está tudo certo.
    Devo fazer outro DS160 ou fico com este mesmo?
    Caso a opção seja fazer outro, dá algum problema em relação à embaixada ter enviado um DS160 e não ter utilizado, e depois fazer outro DS160?
    Obrigada.

    • Gustavo

      olá Cristina!

      Essas dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com o serviço de atendimento do Consulado dos EUA. Todas as nossas dicas (e que temos segurança em dar) já estão dispostas no post.

      boa sorte!

  • Bia

    Olá, fui aos EUA há 17 anos, nao tenho mais o número do visto antigo, ficou na policia federal quando fiz um novo passaporte , o que coloco no formulário quando pede este número do visto antigo? Obrigada

    • Beatriz

      oi Bia, tenho exatamente a mesma dúvida que você! Estive nos Estados Unidos há mais de 20 anos e nem faço idéia de onde conseguir esse número do visto antigo e expirado. Nem tenho mais esse primeiro passaporte.
      Vi que a data da sua pergunta é do ano passado… Como você resolveu essa questão?
      obrigada

  • alessandra

    Boa Noite,estou preenchendo ds-160 do meu marido e da minha filha e nao imprimi na hora que terminei , agora quando entro pelo ID aparece apenas a pagina de confirmacao gostaria de checar as informacoes para preencher da minha filha.como posso imprimi=la?

    • Erika Autor do post

      Olá Alessandra, não sei se entendi direito sua pergunta, mas quando preenchemos o formulário, depois de enviá-lo não tem como alterar. Quando eu preenchi o meu, salvei todas as telas, para depois poder imprimir. Não sei se pelo ID somente você vai ter acesso ao formulário novamente. Mas se todas as informações estiverem corretas não há problema.

  • Ingrid

    Não me questionaram sobre meus empregos anteriores, nem sobre minha educação… Respondi sobre o emprego atual e já me mandaram direto para “security e background”… Isso é normal??? Será que vou ter mais dificuldade em conseguir o visto?? Pq isso aconteceu? O.o

    • Erika Autor do post

      Olá Indrid, sim isso é normal. Eles devem ter um “robô” que dependendo das respostas das questões anteriores te manda mais perguntas ou as suprime. eu também não fui indagada com empregos anteriores nem formação acadêmica, já meu marido (por ser autônomo na época) teve que colocar a graudção, pós, e empresas em que trabalhou antes. Não se preocupe, está tudo certinho.

      abç,

      • Milena

        Oi Erika, estava procurando respostas na internet e saiu seu site.
        No comentario fala que seu marido eh autonomo.

        Eu estou preenchendo meu DS e na parte de Work/education

        tenho uma loja online, o que devo colocar, other?

        muito obrigada

        • Erika Autor do post

          Olá Josiane, tente acessar sua aplicação novamente e tente alterar a data.
          Se ele não aceitar, o jeito é tentar preencher novamente. Infelizmente nesses casos é tentativa e erro… tentou entrar em contato com o consulado!? Vamos deixar sua questão aqui para que outros leitores também possam tentar te ajudar!

  • larissa

    Boa Tarde!

    Achei super interessante as informações que você coloca. Estou preenchendo o DS160 para minhas filhas 8 e 10 anos o pai delas já tem visto valido para o EUA. A minha duvida é quem preencheu o questionário foi eu então eu assino com o numero do meu passaporte ou do delas?

    • Erika Autor do post

      Olá Larissa. Que eu saiba, o número do passaporte a ser informado é o do requerente (suas filhas, no caso). No final apenas perguntam se alguém auxiliou no preenchimento do formulário. Aí você colocará seu nome.

      Até mais

  • Soraya Queiroz

    Boa tarde

    Meu marido está preenchendo pela primeira vez o formulário de visto e o item 16 pede um nome e endereço de contato. Ele não tem parentes nem amigos nos EUA, como ele faz para avançar no preenchimento deste documento?

  • AMANDA

    Gente, estou preenchendo o formulário do meu marido e estou com muitas dúvidas !
    Ele é analista de sistema e presta serviço para uma empresa (PJ) quanto as informações de trabalho o que coloco ? Nome da empresa dele ou os dados e nome da empresa que ele presta serviço ?

    • Gustavo

      Se ele é empresário, e ao mesmo tempo tambem tem outras atividades, coloque a principal fonte de renda, ou a ocupação que fique mais fácil de comprovar ( por meio de documentos como decore, pro labore, contrato social, etc).

  • Elaine

    Bom dia

    Prenchi meu DS160 em português e assinei, aí vi que não podia fiz outro em inglês e assinei será que pode?
    Estou preenchendo o DS160 do meu filho e tenho uma dúvida: pede a escola atual até aí tudo bem, mas na outra página pede a escola de novo e ano de conclusão, aí fiquei confusa.

    grata

  • Luciana

    Oi, ja vi esta pergunta porém ainda não ficou claro. Sei que tenho que preencher tudo em ingles, mas o nome da empresa onde trabalho tenho que mudar para ingles. Trabalho na Secretaria de Estado da Administraçao. Outra dúvida é no endereço onde moro, sei que tenho que preencher nos moldes deles, número primeiro, nome da rua depois seguido de street, mas o nome da minha rua “Irmãos Vieira” deixo em portugues né.

    Obrigada.

  • Tatiane Maia

    Sou casada e pretendo tirar meu visto americano,mas meu marido não quer tirar pois não tem interesse em conhecer os USA. Será que eu terei problemas em tentar o visto sozinha?
    Grata

    • Gustavo

      Olá Tatiana, não há qualquer problema em tirar o visto sozinha e/ou visitar os EUA sem seu marido. O que eles querem saber é se você tem recursos para se manter por lá durante o período de sua visita, vínculos e bens no Brasil, etc.

  • Sarah Silveira

    Bom dia! Preenchi meu ds-160 e já assinei é submeti porém tenho uma dúvida: estudo na Universidade Federal de Itajubá, e quando me perguntaram escrevi Federal University of Itajubá. Será que terei problemas? Obrigada

  • Ale

    Olá Érika! Q bacana vc se dedicar às nossas duvidas!
    As minhas são sobre profissão e renda..
    Sou profissional liberal da área da saúde… faço atendimentos domiciliares e não tenho vínculo de emprego. Na minha declaração de IR do ultimo ano minha renda era bem mais baixa que a atual. Alem de não saber como preencher o campo sobre ocupação, estou com medo de a informação sobre a renda entrar em conflito com o documento do IR. (Por extratos bancarios porem, consigo comprovar os rendimentos deste ano…) O que devo fazer?
    Mto obrigada!

    • Erika Autor do post

      Basta levar todos os seus documentos, extratos, comprovantes de investimentos, se tiver imoveis aqui e outros vinculos nao tem com que se preocupar. Leve o IR tambem. Boa sorte

  • Robson Carvalho

    Olá, percebi depois de FINALIZAR o formulário que informei o número errado do passaporte, era uma letra “ó” ou preenchi o algorismo 0 (zero) 🙁
    Como preceder? Faço já outro?
    Obrigado!

  • Lívia Presotto Pechutti

    Olá! Primeiro gostaria de agradecer pela ajuda com as dúvidas e dicas que são muito importantes nesse processo.
    Gostaria de pedir sua opinião, preenchi o formulário com a minha família (pai, mãe, irmão e namorado) e submeti os formulários. Meu primo ficou sabendo da viagem e se interessou, pediu para preencher o forms pra ele também. Como já havia enviado os formularios com os dados da minha família, não o inclui como acompanhante e não sei se devo nos colocar como acompanhantes de viagem dele. O que fazer? Na entrevista ele poderá dizer que viajará em família? Me dê uma luz, por favoor! Ambos ainda não pagamos a taxa.

    • Erika Autor do post

      Oi Livia, acho que nao teria problema, poderia dizer que vai em familia e coloca-los como acompanhantes dele no grupo de viagem, basta explicar no dia da entrevista. A questão é maior que isso, se ele tiver uma boa renda, propriedades no Brasil, emprego estável, tiver bastante carimbos no passaporte, esses itens são mais importantes na hora da concessão do visto. Ele pode dizer que decidiu depois viajar com o grupo, não vejo problema. Boa sorte