Washington DC: o que fazer | Roteiro de 1 a 3 dias com principais atrações 6



Nesta matéria mostro as 10 principais atrações e passeios para fazer em Washington DC,  para você saber o que fazer em sua primeira visita a cidade. Nós visitamos todas as atrações citadas aqui – para muitas delas temos posts específicos, com informações mais detalhadas, dicas de como é o passeio, como chegar, etc. Assim você poderá escolher os melhores passeios, e montar um roteiro de 1 a 3 dias de viagem em Washington DC, adaptado ao seu gosto e disponibilidade de tempo.

Nós não alugamos carro, e para chegar até as atrações turísticas, utilizamos muita caminhada e o metrô da cidade.

A grosso modo, o que tem para se fazer em Washington DC é visitar museus ou visitar monumentos/memoriais. A grande maioria das atrações está concentrada na mesma região da cidade, e dos 10 passeios que vamos mostrar agora, apenas 2 ficam fora desta região.

O que fazer em Washington DC – 10 atrações imperdíveis

As principais atrações atrações turísticas em Washington DC encontram-se concentradas na área de 3 parques:

  • National Mall (em laranja no mapa);
  • Constitution Gardens (em azul no mapa);
  • West Potomac Park (em verde no mapa)

Como os 3 parques são adjacentes e não há uma divisória entre eles, frequentemente se confundem. Por isso muita gente se refere a toda essa área, que concentra os principais museus e atrações da cidade, apenas como National Mall

Pela região do National Mall passam 24 milhões de turistas anualmente. Para se ter uma idéia do tamanho, tome por base a cidade do Rio de Janeiro, destino número 1 de turismo no Brasil, e que recebe anualmente 6 milhões de turistas.

No National Mall e entorno estão localizados o Obelisco (Washington Monument), Capitólio (congresso americano), Casa Branca (residência e local de trabalho do presidente dos EUA), os principais e mais importantes museus da cidade e diversos memoriais em homenagem a personagens importantes da história dos Estados Unidos – são os passeios para fazer em Washington DC e que numerei de 1 a 8 nesta matéria, seguem abaixo:

1. Washington Monument

O Washington Monument  é um obelisco enorme, com 169m de altura, está fincado bem no centro do National Mall, Constitution Gardens e West Potomac Park. Ele foi dedicado como memorial a George Washington – o primeiro presidente americano.

Devido à guerra civil americana, a obra ficou interrompida por décadas, sendo concluída apenas em 1885. O Monumento a Washington permaneceu por 14 anos como a estrutura mais alta do planeta, superada em 1889 adivinhe por quem? Torre Eiffel!

Obelisco Washington Monument

Obelisco – Washington Monument

Curiosidade: por conta da guerra, a interrupção na construção ocorreu por escassez de mão de obra e recursos. Após retomada, um tipo diferente de mármore foi utilizado – e isso é visível até hoje, repare na diferença de brilho no corpo do obelisco!

Dentro do Obelisco há um elevador que leva até o topo, mas desde 2016 está fechado para reparo/modernização, previsão de reabertura em 2019. Outra curiosidade: no filme Homem-Aranha: de volta ao lar (2017), uma das cenas foi gravada no Washington Monument e seu elevador interno (despencando!):

Para mais informações, consulte o site oficial do Washington Monument clicando aqui.

Tempo de passeio: 30min.

2. Lincoln Memorial

Memorial dedicado a Abraham Lincoln, construído em 1922 em homenagem ao ex-presidente americano, que derrotou os estados escravocratas do sul durante a guerra civil americana. Lincoln foi assassinado poucos dias após o término da guerra, por um simpatizante escravocrata do sul.

Escadaria em frente ao Lincoln Memorial - Washington DC   Estátua de Abraham Lincoln sentado em sua cadeira no Lincoln Memorial - Washington DC

No interior do monumento há estátua enorme de Abraham Lincoln.

Dica: não perca a vista do Obelisco a partir do Lincoln Memorial, seu reflexo no enorme espelho d’água em frente ao monumento provoca um efeito bem legal:

Washington Monument e a reflecting pool, vistos do Lincoln Memorial

Washington Monument e a reflecting pool, vistos do Lincoln Memorial

Tempo de passeio: 2h, devido as longas caminhadas envolvidas até chegar no Lincoln Memorial.

3. Capitólio

É neste prédio que se reune o congresso americano, representado pelos deputados e senadores dos Estados Unidos.

Capitólio no por do sol - Washington DC

Algumas curiosidades sobre o Capitólio:

  • Sua linda cúpula foi inspirada na cúpula da Catedral de São Pedro (Vaticano), Panteão de Paris e Catedral de Santo Isaac (em São Petesburgo).
  • A estatueta no topo da cúpula é a Estatua da Liberdade (com os braços abaixados!)
  • Foi utilizado mão de obra escrava nos sucessivos anos da construção do Capitólio. Em 1798, metade dos 200 homens que trabalhavam na construção do capitólio e casa branca eram escravos*;
Capitólio - Washington DC

Capitólio – Washington DC

Dica: A vista do Washington Monument é bem bonita do Capitólio, em especial ao final do dia, quando o sol se põe à esquerda do obelisco, e o céu fica com um lindo jogo de cores. A Erika ficou admirando o espelho d’água e o Washington Monument ao fundo…

Monumento a Washington e lindo por do sol, visto a partir do Capitólio - Washington DC

Monumento a Washington e lindo por do sol, visto a partir do Capitólio – Washington DC

Tempo de passeio: 1h (sem visita interna). Para mais fotos e informações desse passeio, consulte nossa matéria:

4. Casa Branca

A Casa Branca é a residência oficial e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos. Tem duas fachadas visíveis para nós turistas. A fachada sul fica virada para lado do Obelisco.

Devido a paranoia americana por segurança, quando fomos havia uma série de bloqueios e só conseguimos vê-la de muito, muito longe – a foto abaixo tiramos com o zoom máximo (5x) de nossa Canon G12:

Casa Branca em Washington DC - fachada sul

Casa Branca em Washington DC – fachada sul

Dando a volta no quarteirão, o povo se junta na “porta dos fundos” da Casa Branca, que é a fachada norte:

Casa Branca em Washington DC - fachada norte

Casa Branca em Washington DC – fachada norte

Dica: este é o lado que você verá a casa branca mais de perto.

Tempo de passeio: 1h para ver os 2 lados.

5. Memorial da Segunda Guerra Mundial

World War II Memorial fica bem ao lado do Obelisco.  Para quem vai na direção do Lincoln Memorial, é passagem obrigatória pois fica no caminho. É um memorial bonito, com fontes d’água e 48 pilares em torno de uma praça, cada um deles carrega o nome de um dos estados americanos em 1945, e os arcos nas extremidades sul e norte representam o Atlântico e o Pacífico.

World War II Memorial - cada pilar representa um estado - Washington DC

World War II Memorial – Washington DC

Sua beleza contrasta com a triste lembrança deste período, quando milhões de pessoas perderam suas vidas. Mais a frente, no interior do Constitution Gardens e próximo ao Lincoln Memorial, fica outro memorial de guerra – do Vietnã.

Tempo de passeio: 45min.

5. Tidal Basin & Memoriais de Thomas Jefferson e Franklin Delano Roosevelt

Depois conhecer alguns dos principais  monumentos de Washington – Casa Branca, Obelisco, Capitólio e Lincoln Memorial, resolvemos caminhar e explorar o lago Tidal Basin e os memoriais no entorno. Pegamos um dia lindo de céu azul do outono americano.

Começamos a caminhada no Monumento a Washington (Obelisco) e seguimos na direção oposta à Casa Branca. A primeira parada foi o Thomas Jefferson Memorial. O local tem estilo neoclássico, bem fotogênico, vale a pena a visita.

Thomas Jefferson Memorial - Washington DC

Thomas Jefferson Memorial – Washington DC

Seguimos a caminhada, dando a volta no Tidal Basin, até chegarmos no memorial dedicado à Franklin Delano Roosevelt, mais um ex-presidente americano.

IMG_1160

Sentei ao lado do famoso cachorro de Roosevelt – chamado Fala – para recarregar as baterias!

Tempo de passeio: meio período. Para mais fotos e informações desse passeio consulte nossa matéria específica aqui no Blog:

6. Museu de História Natural em Washington DC (Smithsonian)

O Natural History Museum é um museu gigantesco em Washington, que vale muito a pena a visita. A ala dos Dinossauros é enorme, são diversas salas, uma mais impressionante que a outra.

Museu História Natural Washington DC Smithsonian Seção Dinossauros

A ala dos mamíferos é outra sensacional – baleia azul, elefantes, mamutes, ursos, todos estão lá e em escala real! Em outra sala vimos uma mandíbula de tubarão branco, só a mandíbula aberta é maior que uma pessoa!

Baleia tamanho real Museu História Natural Washington DC Smithsonian

Baleia tamanho real Museu História Natural Washington DC Smithsonian

Tempo de passeio: no mínimo 1 dia inteiro!

O Museu tem entrada GRATUITA, como todos do Instituto Smithsonian. Está localizado no National Mall, ao lado do Obelisco. É possível simular sua visita no site do museu, e definir prioridades – isso nos ajudou bastante, pois o museu é gigantesco. Para saber mais, recomendamos bastante a leitura de nossa matéria específica aqui no blog:

7. National Air & Space Museum

Museu Nacional Aero-Espacial exibe basicamente um acervo seleto de aviões – de guerra, caças, aviação civil, e foguetes, os temas vão desde desde os irmãos Wright até a Apolo 11. Abaixo, o módulo de reentrada na atmosfera, dentro dessa cápsula os astronautas que foram à lua fizeram sua viagem de volta à Terra, acredite se quiser!

Módulo Lunar de reentrada na Atmosfera - National Air & Space Museum

Módulo Lunar de reentrada na Atmosfera – National Air & Space Museum

Dentre outras atrações, é possível entrar na cabine do famoso modelo 747 da Boeing, popularmente conhecido como Jumbo:

Nariz de um Boeing 747 em escala 1:1 - National Air & Space Museum - Washington DC

Nariz de um Boeing 747 em escala 1:1 – National Air & Space Museum – Washington DC

Tempo de passeio: meio período a 1 dia inteiro, dependendo do seu interesse.

Dentro do museu há filmes em IMAX, em vários horários disponíveis. Nós assistimos ao Legends Of Flight, ao custo de 11 USD para cada um. O Museu faz parte do Instituto Smithsonian, e portanto sua entrada é gratuita, como em todos os outros museus do complexo. Gostamos da visita e recomendamos. Para mais fotos e informações, leia nossa matéria específica aqui no blog:

8. Passeio Noturno pelos Monumentos

Depois de visitar os principais monumentos de Washington DC a luz do dia, fomos conferir como eles ficam com iluminação noturna, e adoramos! Não vou mostrar todos aqui, apenas dois deles, caso vocês gostem podem conferir o resto das fotos em nosso post específico aqui no blog:

O Capitólio no cair da noite:

Foto do Capitólio - Washington DC

e o Washington Monument, visto do Capitólio, linda coloração do céu!!

Obelisco Washington Monument visto do Capitólio - Washington DC

Obelisco Washington Monument visto ao cair da noite do Capitólio – Washington DC

Estes são os principais passeios para fazer em Washington DC dentro da área do National Mall. Vejamos agora os passeios fora desta região:

9. Pentágono em Washington DC

Quando o assunto é guerra, o Pentágono sempre aparece em algum noticiário ou filme – uma vez que os EUA estão envolvidos em 99% das guerras. Para matar nossa curiosidade de como é o Pentágono, fomos lá conferir como é e onde fica a sede do departamento de defesa dos EUA.

Para chegar utilizamos o metrô – é  uma experiência interessante e intimidadora. Já na estação de metrô começam as placas proibindo o uso de máquinas fotográficas, que se repetem incessantemente até chegarmos na cara do prédio! Naturalmente não temos fotos para mostrar aqui deste trecho!

Dica: Caminhe até o Pentagon Memorial, neste trecho as fotos são permitidas, olha um pedacinho do Prédio do Pentágono ao fundo:

Memorial aos mortos do 11 de setembro no Pentágono - Washington DC

Memorial aos mortos do 11 de setembro no Pentágono – Washington DC

Tempo de passeio: meio período.

Para mais informações deste passeio e detalhes de como chegar ao Pentágono e Pentagon Memorial, confira nossa matéria específica aqui no blog:

10. Smithsonian’s National Zoo em Washington DC

Em geral não gostamos de zoológicos – não nos agrada a idéia de manter animais selvagens presos em jaulas, longe de seu habitat natural. No entanto, o Smithsonian’s National Zoo tem um importante programa de estudo e conservação do urso Panda – animal em extinção. O programa inclui compartilhamento de informações entre os centros de estudo e em última instancia reintrodução de animais em seu habitat natural.

O national Zoo já conseguiu três reproduções assistidas de Pandas, todas com uso de inseminação. O ursinho panda Tai Shan nasceu em 2005, Bao Bao em 2013 e Bei Bei em 2015!  Então fomos no zoológico de Washington conferir os Pandas!

Panda dormindo no Smithsonian's National Zoo - Washington DC

Panda dormindo no Smithsonian’s National Zoo – Washington DC

Esse panda da foto acima encontramos tirando uma soneca. São os pandas que escolhem quando e onde querem ficar: há uma área externa maior e outra interna menor (foto acima) onde ficam a vista dos turistas, e uma terceira área – só que essa isolada e longe de nossa vista, para quando os pandas estiverem de saco cheio de nós!

Tirando essa parte de conservação dos pandas, o resto não gostamos muito… apesar dos demais bichos estarem todos muito bonitos e bem cuidados… eles não pertencem a este lugar! Isto ficou muito claro com o tigre de bengala, o animal parecia bem irritado:

Tigre - National Zoo em Washington DC

Tempo de passeio: meio período a 1 dia inteiro, dependendo do seu interesse.

A entrada é gratuita. Para mais informações e detalhes de como é a visita ao zoológico de Washington DC ou como chegar, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

Mapa das principais atrações em Washington DC

Para ajudar a você se localizar, marquei em um mapa do google todas as atrações que citamos nesta matéria. A letra “M” marca as estações de metrô:

Para fazer todos esses 10 passeios em Washington, nós ficamos 3 dias na cidade. Escolha os passeios que você mais gostou, use os tempos de passeios que deixamos aqui como referência, e monte seu próprio roteiro, adaptado ao seu goste e disponibilidade de tempo.

Apesar da maioria das atrações estarem concentradas no National Mall, não se engane com as distâncias. Passear em Washington DC envolve muita caminhada! Pegue o Obelisco como referência, e veja as distâncias dele até as seguintes atrações:

  • Casa Branca: 1km;
  • Lincoln Memorial: 1,25km
  • Capitópio: 2km.

Portanto, prepare suas pernas! Nós fizemos tudo a pé, e apenas para os passeios mais longe, usamos o metrô. Se não quiser caminhar, há a opção de alugar uma bicicleta por lá ou usar os ônibus hop-on hop-off da cidade, que oferecem diversas paradas em frente aos atrativos.

E você, já visitou Washington DC? deixe suas dicas e comentários aqui.

Para pesquisar os hotéis com os melhores preços, faça sua busca e reserva através do box de ofertas abaixo, de nosso parceiro booking:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Washington DC: o que fazer | Roteiro de 1 a 3 dias com principais atrações