Como são as Praias em Porto de Galinhas: dicas para escolher a sua



Porto de Galinhas é sinônimo de piscinas naturais cheias de peixinhos. Mas você sabia que em Porto de Galinhas ficam algumas das melhores e mais bonitas praias do nordeste brasileiro? Nós visitamos cada uma delas, e vamos mostrar aqui – com muitas fotos – como são as principais praias de Porto de Galinhas e região, para você escolher a “sua” praia, que mais atende seu gosto e interesse.

Vamos mostrar também como o ciclo das marés tem forte influência em muitas das praias de Porto de Galinhas, e como isso afeta você! As informações desta matéria podem também te ajudar na escolha da localização de seu hotel, de preferência próximo à praia que mais gostou.

A linda praia em frente ao vilarejo de Porto de Galinhas

A linda praia em frente ao vilarejo de Porto de Galinhas, durante a maré baixa

1. Praia de Porto de Galinhas

Essa é a praia que fica em frente ao vilarejo de Porto de Galinhas. É também a mais cheia e movimentada – muitos bares/hotéis disputam o espaço na areia, colocando dezenas de guarda sol e mesinhas de plástico para seus clientes/hóspedes – o que tira parte da beleza natural deste lugar.

As jangadas para o passeio das piscinas naturais partem desta praia. O trecho imediatamente em frente à vila fica abarrotado de turistas e vendedores ambulantes, uma muvuca só. Por conta disso, este trecho da praia também funciona como uma agência de turismo a céu aberto: pise ali e será abordado a cada 2 minutos por alguém da vila oferecendo algo do que fazer em Porto de Galinhas – curiosidade: o passeio até o Pontal de Maracaípe nós contratamos assim.

IMG 5256

[Trecho mais movimentado e central da Praia de Porto de Galinhas]

Apesar da lotação em sua área central, é possível achar cantinho mais vazio e tranquilo na praia de Porto de Galinhas, é só caminhar para um dos lados. Nós exploramos os dois, e mostramos como são:

Lado esquerdo da praia de Praia de Porto de Galinhas

A paisagem deste lado é bem bonita, vimos alguns pescadores aproveitando a maré baixa para limpar seus barcos:

Pescadores na praia de Porto de Galinhas, durante a maré baixa

Pescadores na praia de Porto de Galinhas, durante a maré baixa

Quando mais para a esquerda caminhamos, mais nos afastamos dos recifes, jangadas e também da multidão. A faixa de areia é bem larga nesta parte da praia.

Caminhando pela linda praia de Porto de Galinhas, durante a maré baixa

Caminhando na maré baixa na praia de Porto de Galinhas, uma das mais bonitas do Nordeste.

Este lado se estende até a praia do Cupê, sua vizinha.

Lado direito da praia de Porto de Galinhas

Este foi o lado que mais gostamos – encontramos uma praia mais vazia e com lindas piscinas naturais, formadas durante a maré baixa. Ficamos aí por algumas horas, admirando a paisagem e aproveitando a água do mar, tranquila, quentinha e sem ondas neste horário.

Praia piscininha, sem ondas, em Porto de Galinhas - Ipojuca - NE

Praia piscininha, sem ondas, em Porto de Galinhas – Ipojuca – NE

DICA: na foto acima, repare nos “riscos pretos” próximos ao horizonte, atrás da jangada, são os recifes de coral. Costumam aparecer (depende da praia) nos horários de maré baixa. Estes são momentos bem legais para entrar na água nesta e outras praias em Porto de Galinhas – o nível do mar abaixa e a água, represada entre os recifes e a areia da praia, fica completamente sem ondas! Toda a arrebentação fica lá longe, após a muralha dos corais.

Praia de Porto de Galinhas durante a maré baixa - mar sem ondas!

Praia de Porto de Galinhas durante a maré baixa – mar sem ondas!

Dica: se você gosta de mar piscininha (foto acima), procure entrar nos horários de maré baixa.

Mas mesmo com a subida da maré, os recifes de coral em frente ao vilarejo continuam bloqueando as ondas maiores, deixando passar apenas as menores, que não chegam a atrapalhar:

Maré alta na praia de Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco

Maré alta na praia de Porto de Galinhas – Ipojuca – Pernambuco

Por conta disso, a praia de Porto de Galinhas tem águas sempre calmas, sendo uma praia ideal para curtir com a família e crianças. Mesmo na maré alta, as ondas permanecem tímidas – um convite para entrar na água de novo!

Maré alta na praia de Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco

Maré alta na praia de Porto de Galinhas – Ipojuca – Pernambuco

Tome apenas cuidado com a presença dos corais. Na maré baixa é fácil identificá-los, pois não há ondas e a água é cristalina. Já na maré alta, a água fica turva, então fica mais difícil identifica-los. Lembre-se, os corais estão encobertos pela água, e você pode se machucar bastante se bater o corpo em um deles.

Este lado se estende até a praia de Maracaípe, sua vizinha.

2. Praia do Cupê em Porto de Galinhas

A praia do Cupê é vizinha à de Porto de Galinhas. Tem areia fina batida em toda sua extensão. É uma praia mais tranquila, sem a muvuca da sua vizinha, então é mais fácil achar um cantinho tranquilo na areia nesta praia.

Recifes de coral só aparecem bem na pontinha da praia, onde fica o Pontal do Cupê.

Dica: no horário da maré baixa, vimos algo muito legal: piscinas naturais apareceram em alguns trechos da praia do Cupê, só que desta vez formadas por bancos de areia! As piscinas da foto abaixo formaram-se em frente ao hotel Village. Muito divertidas para ficar e brincar, em especial para as crianças:

Bancos de areia formam fantásticas piscinas naturais na Praia do Cupê, em Porto de Galinhas

Bancos de areia formam piscinas naturais na maré baixa – Praia do Cupê, em Porto de Galinhas

Adoramos relaxar nestas lindas piscinas naturais e depois caminhar pelos bancos de areia da Praia do Cupê em Porto de Galinhas. Fica aí a dica, veja se encontra um durante a maré baixa, é muito gostoso!

Bancos de areia durante a maré baixa na Praia do Cupê, em Porto de Galinhas

Bancos de areia durante a maré baixa na Praia do Cupê, em Porto de Galinhas

Já na maré alta, a praia do Cupê se transforma totalmente, e o mar fica bravo como na imagem abaixo:

Como chegar:

  • acesso pela praias: desde Porto de Galinhas ou Muro Alto. Atenção: se vier de Muro Alto, é necessário passar pelo Pontal do Cupê, mas quando a maré sobe, o acesso neste ponto fica complicado, privilegie a travessia pelo pontal durante a maré baixa; Já o acesso pela praia de Porto de Galinhas é tranquilo e sem riscos, tem sempre areia em qualquer horário do dia;
  • de taxi ou buggy: pode contratar um buggy na praia ou pedir um taxi no seu hotel.

3. Praia de Muro Alto em Porto de Galinhas

A praia de Muro Alto é outra praia espetacular em Porto de Galinhas, que vale muito a pena conhecer. É a praia vizinha da praia do Cupê, tem 5km de extensão e apresenta dois trechos bem diferentes entre si, separados pelo Resort Nannai.

A ocupação imobiliária em Muro Alto deu-se no formato de grandes resorts e condomínios. Isto é bom para quem está hospedado por lá, pois deixa a praia mais privativa, mas cria um problema de acesso à praia para os visitantes de “fora”: há pouquíssimas ruas transversais de acesso a praia.

Portanto, para uma melhor experiência na praia de Muro Alto, o ideal é se hospedar por lá mesmo, em um de seus resorts. Nós já ficamos em dois, um de cada lado de Muro alto, para saber mais veja o link ao final desta matéria.

Lado direito da praia de Muro Alto

Este lado de Muro Alto fica entre o Pontal do Cupê e o Resort Nannai, tem 2.5km de comprimento e faixa de areia bem estreita. Sua característica mais marcante é a presença muito próxima dos corais em relação a praia. Na maré baixa fica literalmente impossível nadar aí, a água simplesmente desaparece cedendo lugar aos recifes:

Corais e ouriços expostos na praia de Muro Alto (lado direito, durante a maré baixa)

Corais e ouriços expostos na praia de Muro Alto (lado direito, durante a maré baixa)

Em alguns trechos há também grande concentração de ouriços do mar, outro “problema”, mesmo para quem entrar na água no pico da maré alta, quando o nível da água sobre aproximadamente 2 metros e cobre tudo isso. Neste caso, além de ser bom nadador, não se deve pisar no fundo, lembre-se que lá em baixo pode ter um ouriço esperando por você! Imagine o estrago no seu pé…

Ok, este lado é de difícil acesso, não dá praia na maré baixa e está cheio de ouriços… Será que tem alguma coisa de bom? Sim, tranquilidade! Este trecho de Muro Alto é uma das praias com menos turistas em Porto de Galinhas. Tem também um por do sol maravilhoso e é boa para caminhadas… Esta é a praia mais tranquila de Porto de Galinhas.

Maravilhoso por do sol na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Maravilhoso por do sol na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Ao cair da noite e com apenas nós de turistas neste trecho de Muro Alto, encontramos esse caranguejo bem à vontade, dando um passeio pela praia!

Caranguejo andando na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Caranguejo visto na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Lado esquerdo da praia de Muro Alto

Este é o melhor trecho da praia de Muro Alto, são 2.5km desde o Resort Nannai até o Porto de Suape. Esta praia é simplesmente maravilhosa! Tire suas próprias conclusões:

Foto aérea da Praia de Muro Alto tirada com drone

Foto com drone da linda praia de Muro Alto (Porto de Galinhas), uma das praias mais bonitas do Brasil

Conforme a maré vai baixando, aqui acontece outro espetáculo: um “muro alto” de corais se ergue entre o mar e a praia, criando uma gigantesca piscina natural. Os recifes mantém a arrebentação do lado de fora do muro, e protegem quem está dentro, para fazer as mais diversas atividades: Stand up paddle, caiaque… ou simplesmente ficar dentro d’água… sentado, boiando, relaxando!

Lazer e diversão na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Lazer e diversão na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Alguns resorts fornecem os caiaques e stand up paddles para seus hóspedes, mas é também possível alugá-los em alguns pontos da praia.

Trecho de praia de Muro Alto em frente ao Nannai, no pico da maré baixa:

Praia de Muro Alto durante a maré baixa, em Porto de Galinhas

Praia de Muro Alto durante a maré baixa, em Porto de Galinhas

No horário da maré baixa, o lado esquerdo da praia de Muro Alto é ao nosso ver a melhor praia de Porto de Galinhas. Uma verdadeira maravilha ficar descansando nesta super piscina natural!

Dica: para aproveitá-lo melhor, chegue com 2 horas de antecedência antes do horário de pico da maré baixa! Para saber os horários da maré, consulte este nosso post aqui.

Praia de Muro Alto, águas calmas e sem ondas, em Porto de Galinhas - Pernambuco

Praia de Muro Alto, águas calmas e sem ondas, em Porto de Galinhas – Pernambuco

É fácil achar um espaço na areia? Apesar da praia ser enorme, os resorts frequentemente ocupam os trechos de areia em frente ao hotel, com cadeiras de praia e guarda sol exclusivos para seus hóspedes, limitando estes espaços para seu uso. Isto é mais crítico no trecho de praia próximo ao Nannai, o melhor trecho da praia e portanto mais disputado.

No entanto, é só caminhar um pouquinho para a esquerda que você vai encontrar um pedaço de praia (ou mar!?) só para você. Nós achamos um, e tiramos uma foto com nosso drone! o pontinho preto no centro da foto é a Erika!!

Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas - uma das praias mais bonitas do Brasil

Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas – uma das praias mais bonitas do Brasil

Para ver o tamanho e extensão da muralha de corais e mais detalhes e como é este lindo trecho da praia de Muro Alto, confira nosso vídeo no youtube, feito com nosso drone:

Próximo ao final do vídeo, fica claro a diferença entre os 2 lados da praia de Muro Alto, o lado direito mais vazio e com mais natureza, e o esquerdo com essa piscina natural espetacular! Nós adoramos, uma das praias mais bonitas do Brasil!

4. Praia de Maracaípe em Porto de Galinhas

A praia de Maracaípe é a praia preferida dos surfistas em Porto de Galinhas, e já sediou etapas do Circuito Brasileiro de Surf. A cor da água impressiona e não decepciona seus visitantes. De maneira análoga a Muro Alto, turistas procuram o lugar para dar uma escapadinha de Porto de Galinhas ou para ter um contato maior com a natureza.

Praia de Maracaípe: praia com natureza e sossego em Pernambuco

Praia de Maracaípe: praia com natureza e sossego em Pernambuco

É vizinha da Praia de Porto de Galinhas, é só virar para o lado direito e seguir caminhando por 2km.

Dica: Na outra ponta da praia de Maracaípe fica o Pontal do Maracaípe. Daí saem passeios de balsa para ver os cavalos marinhos que se reproduzem ali, muito legal.

passeio de jangada no pontal do maracaípe (foto3)   Cavalo Marinho visto no passeio de jangada no pontal do maracaípe

É uma região com áreas de reserva ambiental, sendo o foco a preservação dos manguezais. O pontal é o local onde as águas do mar e do rio Maracaípe se encontram. Aí mangues, coqueirais e bancos de areis se intercalam em uma paisagem impressionante:

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

A belíssima paisagem do Pontal de Maracaípe em Porto de Galinhas

Se for até a praia de Maracaípe, dê uma esticadinha até o Pontal de mesmo nome. Para quem gosta de passeio em contato com a natureza, vale muito a pena. Nós adoramos. Para mais informações desse passeio e como chegar, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

5. Praias próximas a Porto de Galinhas – para visitar se tiver mais tempo…

Praia dos Carneiros

A praia dos Carneiros fica 25km de distancia (em linha reta) desde  vilarejo de Porto de Galinhas. É outra belíssima praia da costa dos corais. Tem piscinas naturais, recifes de coral e muitos coqueiros! Já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil, título merecido:

Coqueirais e a belíssima praia dos Carneiros - Pernambuco

Similar a Porto de Galinhas, as formações de recifes em frente à praia formam piscinas naturais na maré baixa. Em tamanho são menores que as de Muro Alto, mas ainda assim super agradáveis para relaxar.

praia dos Carneiros e arrecifes de coral - sem ondas, uma piscina natural...

Praia dos Carneiros e arrecifes de coral – sem ondas, piscinas naturais se forma em alguns cantinhos da praia…

Praia bonita, coqueiros e piscinas naturais… o que mais podemos querer?

Praia dos Carneiros, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil 

Praia dos Carneiros, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil

Tempo de passeio: se fizer bate e volta, 1 dia inteiro. Nós fizemos um, de catamarã (que também passou pela ilha de Santo Aleixo antes da praia dos Carneiros). Adoramos a praia dos Carneiros, no entanto, achamos o esquema “bate e volta” insuficiente para conhecê-la. Por sua beleza, esta praia  merece uma estadia maior.

De manhãzinha e a tarde são os melhores horários para aproveitá-la, quando a maioria dos turistas do esquema “bate e volta” vai embora, e a praia fica vazia… apenas para os hóspedas de suas pousadas.

Como chegar: de carro, são 50km desde o vilarejo de Porto de Galinhas. Para os tours de catamarã, geralmente são feitos intercalados com trechos rodoviários até o barco. Para detalhes de como foi o nosso tour até Carneiros, consulte nossa matéria:

Praia de Gaibú

Próxima ao Cabo de Santo Agostinho, esta praia fica a 30km de porto de Porto de Galinhas (40min de carro). Tem uma extensa faixa de areia e um dos recifes de coral maiores que já vi, mais parecem uma ilha! As barreiras formam verdadeiras piscinas para banho, ótimo para crianças.

Recifes de coral da praia de Gaibu - Cabo de Santo Agostinho

Recifes de coral da praia de Gaibu – Cabo de Santo Agostinho

Devido à proximidade da capital do estado (30km), é uma praia muito frequentada por moradores e recifenses, então quando chegamos encontramos a praia bem cheia. Não sentimos aqui o charme das demais praias que ficamos em Porto de Galinhas e decididos não ficar.

Dica: caso passe nesta região do Cabo de Santo Agostinho, não perca a vista espetacular da praia de Gaibú, a partir do Forte São Francisco Xavier (o local eu marquei no mapa ao final desta matéria):

Praia de Gaibú vista a partir do Forte São Francisco Xavier - Pernambuco

Praia de Gaibú vista a partir do Forte São Francisco Xavier – Pernambuco

Praia de Calhetas

Em relação ao forte da foto acima, a Praia de Calhetas fica logo a sua direita – e é portanto vizinha da Praia de Gaibú. Tem o formato de um coração:

Praia de Calhetas, em forma de coração - Cabo de Santo Agostinho

Praia de Calhetas, em forma de coração – Cabo de Santo Agostinho

É uma praia bem pequena, e ficaria mais bonita não fosse a presença excessiva de guarda sóis e cadeiras de plásticos, disponibilizadas aos clientes pelo bar/restaurante dali:

Praia de Calhetas - águas calmas, mas lotada de barraquinhas

Praia do Suape e do Paraíso

A praia do Suape é vizinha de de Muro Alto, fica do outro lado do Porto de Suape (o hotel Vila Galé fica nesta praia). Já a praia do Paraíso vem na sequencia, é vizinha da praia do Suape. Não ficamos em nenhuma das duas, paramos apenas para uma foto em um mirante no cabo de Santo Agostinho:

Mirante da praia do Suape e Paraíso - Cabo de Santo Agostinho

Mirante da praia do Suape e Paraíso – Cabo de Santo Agostinho

Mapa com a localização das praias de Porto de Galinhas

Marquei em um mapa do google a localização de todas as praias que citamos neste post, para ajudar a você se localizar. Pintei de vermelho nossas praias preferidas em Porto de Galinhas e região. O mapa é interativo, clique no “+” e “-” para modificar o zoom:

Como escolher a sua praia em Porto de Galinhas

Agora você já sabe onde estão e como são as principais praias em Porto de Galinhas. Use todas a nossas dicas e informações para escolher a praia (ou praias) que mais gostou, considerando o tempo que terá disponível no vilarejo e as atividades que pretende fazer por lá – clique aqui para saber o que fazer em Porto de Galinhas.

Lembre-se:

  • ciclo das marés pode provocar grandes alterações nas características das praias.
    • A praia de Porto de Galinhas, apesar do ciclo das marés, dá praia o dia todo;
    • A praia de Muro Alto, como mostramos, apresenta diferenças enormes por conta do ciclo das marés: enquanto seu lado direito fica sem água, o lado esquerdo tem seu melhor momento na maré baixa, com a formação de uma enorme piscina natural!
    • A praia do Cupê também sofre forte influência do ciclo das marés: na maré baixa forma piscinas naturais em bancos de areia em alguns trechos. Já na maré alta o mar fica bravo, com ondas fortes, e deve-se tomar cuidado.
    • A praia de Maracaípe tem as ondas mais fortes e é a melhor praia para surf em Porto de Galinhas;
    • Durante a maré baixa, a praia de Porto de Galinhas, de Muro Alto (lado esquerdo apenas) e alguns trechos da Praia do Cupê são excelentes para ir com crianças e/ou pessoas de idade – devido a ausência de ondas. Se você gosta de mar piscininha, este é o momento ideal para entrar na água nestas praias.
  • Para descobrir os horários da maré baixa na data de sua viagem, recomendo fortemente a leitura desta matéria:
  • Procure se hospedar próximo da praia que mais gostou. Por exemplo, se você gostou da praia de Muro Alto – que tem acesso mais restrito – considere ficar hospedado em um dos resorts nela localizados para uma melhor experiência.
  • Sobre a temperatura da água: no verão, entre janeiro e abril, a temperatura média da água do mar em Porto de Galinhas é de 28 graus celsius. Quando as piscinas naturais se formam durante a maré baixa, a água fica ainda mais quentinha, uma delícia!

Onde ficar em Porto de Galinhas

Quer dicas de onde se hospedar em Porto de Galinhas? Nós já experimentamos alguns resorts do vilarejo, confira nossos reviews completos aqui no site:

Praia de Muro Alto:

Praia do Cupê:

Ou para pesquisar as melhores ofertas de hotéis em Porto de Galinhas, consulte:

Booking.com

Se as dicas desta matéria te ajudaram a escolher sua praia em Porto de Galinhas, faça sua reserva de hotel através de nosso parceiro booking, por qualquer link aqui no blog. Nós ganhamos uma pequena comissão, você pesquisa os melhores preços de hotéis, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novas informações. Desde já agradecemos.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *