Trem Lisboa Porto: o mais rápido, barato e como comprar as passagens



Nesta matéria você vai ver como viajar de trem de Lisboa até Porto e vice versa, onde e como comprar passagens pela internet (e onde não comprar), como encontrar passagens de trem com o melhor preço – os valores chegam a 9,50 euros por pessoa, quais os trens mais rápidos, como é o interior do trem, qual tipo de assento escolher, onde guardar as malas e muitas outras dicas!

Os trens portugueses não são tão rápidos quanto os trens alemães (ICE),  franceses (TGV) e suíços que já experimentamos, mas como a distância Porto – Lisboa é de pouco mais de 300 km, a viagem de trem é uma excelente opção para este trajeto, seja pelo baixo custo, pela agilidade no embarque e conforto da viagem.

Em uma viagem de avião é recomendável chegar com pelo menos 2h de antecedência nos aeroportos, para os procedimentos de checkin, raio X e embarque. Já em uma viagem de trem, 30 a 40 min de antecedência são suficientes: o embarque acontece sem burocracia, é só chegar na plataforma, aguardar o trem, entrar e guardar sua bagagem. Diferente dos aviões, a checagem da passagem no trem acontece no decorrer a viagem.

Trem Lisboa Porto – Onde comprar as passagens

São dois sites que vendem passagens de trem em Portugal:

A Comboios de Portugal (CP) é empresa que opera os trens no país. O Raileurope é um site agregador de passagens de trem, que reúne ofertas de passagens de diversas operadoras pela Europa, dentre elas a CP. Ambos os sites tem versão em português, mas o site da CP é melhor:

  • É o SITE OFICIAL da operadora de trens portuguesa – Comboios de Portugal;
  • TEM OS MELHORES PREÇOS DE PASSAGENS  ENTRE LISBOA E PORTO: nas compras com antecedência (de até 60 dias), tem bilhetes promocionais – chamados “Bilhetes Promo”, com preços até 9,50 euros por pessoa, super baratos!
  • TEM INFORMAÇÕES COMPLETAS: além das informações como horários de partida, chegada e tempo de viagem, comum a ambos os sites, a CP informa o tipo do trem em “Serviço” e as paradas no trajeto no botão “+”, informações que o Raileurope não fornece.

Uma pesquisa de trens entre Porto e Lisboa, feita com antecedência de até 60 dias no site da CP, te retornará uma tela assim:

Existem mais trens disponíveis, mas para efeito de comparação, selecionei apenas 4 deles e fiz a mesma busca no site da Raileurope, segue a comparação:

Trem lisboa porto preço mais barato

Para compras de passagem entre Lisboa e Porto feitas com antecedência, a discrepância de preços entre os 2 sites foi enorme, a CP tem preço de 2 a 3 vezes mais barato!

Já para compras de última hora, uma passagem de segunda classe de Lisboa até Porto na CP custa (sem o desconto) 31,20 euros, enquanto no Raileurope sai mais barato por 27,40 euros.

TIPO DO TREM: Os 4 trens acima aparecem no Raileurope como “Intercity”, quando na verdade não são. Conforme o site da CP, apenas o trem das 09:39h é um Inter Cidades, todos os demais são AP (Alfa Pendular). Pode parecer bobeira, mas uma informação imprecisa como esta pode te confundir na hora de procurar seu trem na estação. A informação correta é a da CP.

PARADAS DO TREM: O Raileurope também não informa as paradas do trem ao longo da viagem entre Lisboa e Porto, disponíveis no site da CP no botão “+”.

VEREDITO: Para garantir o melhor preço de passagem e informações corretas de sua viagem, compre com antecedência seu bilhete de trem de Lisboa a Porto (ou vice versa) no site da CP, que é a operadora oficial dos trens portugueses. Fica aí a dica!!

Qual trem escolher de Lisboa a Porto?

Caso sua busca no site da CP retorne mais de um tipo de trem: AP, IC, R, IR, U, qual deles escolher? Escolha sempre os trens AP (Alfa Pendular) ou IC (Inter Cidades).

Nós já usamos os dois, são os trens mais rápidos e mais confortáveis para o trecho Lisboa – Porto e vice versa. O AP é o trem de alta velocidade português, e portanto o mais rápido dos dois. Mas a diferença entre eles é pequena – os tempos médios de viagem são:

  • Trem AP: 2h e 45min de viagem;
  • Trem IC: 3h e 10min de viagem;

Os demais trens (R, IR, U) são trens regionais ou urbanos, com (muito) mais paradas entre Porto e Lisboa, são mais lentos, não tem assento marcado e geralmente há troca de trens.

Onde Embarcar e desembarcar ?

Onde Embarcar/desembarcar em Lisboa:

  • Estação Lisboa Oriente
  • Estação Lisboa Santa Apolônia
  • Estação Lisboa Entrecampos

Sempre preste atenção nas conexões e trocas de trem. Da estação Lisboa Oriente, todos os trens AP e IC são trens diretos até Porto. Das demais estações, pode haver troca de trens. Todas estas estações da CP tem conexão com a malha de metrô em Lisboa, para mapa oficial da rede de metrô clique aqui.

Onde Embarcar/desembarcar em Porto:

  • Estação Campanhã

DICA EM PORTO: Se como nós, você se hospedar próximo da estação São Bento, pegue qualquer trem urbano da estação Campanha até São Bento – estes trens são gratuitos para quem comprou a passagem Lisboa – Porto. Não precisa pagar por este bilhete! Em geral os trens para São Bento partem de 5 em 5 min (em alguns horários pode chegar a 20min de espera). Ou se preferir, na hora de comprar seu bilhete de Lisboa até Porto, ao invés de Porto Campanhã coloque Porto São Bento como destino final – verá que o preço é o mesmo, e o site da CP incluirá o trem urbano que citei como gratuito!

PARADAS x TROCAS DE TREM: na tela de busca da CP sempre clique botão “+” e verifique seu itinerário. Veja se há TROCAS de trem, e anote quando existir. Mas não confunda as paradas no caminho com troca de trem. Por exemplo, o trem AP de Lisboa Oriente até Porto Campanhã é um trem direto (sem troca de trens), com as seguintes paradas no caminho (em geral 2 minutos cada):

  • Embarque: Lisboa – Oriente
  • Parada: Coimbra-B
  • Parada: Aveiro
  • Parada: Vila Nova de Gaia-Devesas
  • Desembarque: Porto – Campanha

DICA: A cidade de Aveiro é uma das paradas desse trem. É uma linda cidade portuguesa, fica a apenas 75km da cidade de Porto, menos de 1h de trem, vale muito apena visitar. Se tiver um tempinho em Porto, não deixe de fazer um bate e volta até lá. Para quem quiser conhecer, temos uma matéria específica aqui no site:

As passagens mais baratas de Lisboa até Porto

Como citamos, as passagens mais baratas (bilhetes Promo) entre Lisboa e Porto você consegue comprando pela internet e com antecedência de até 60 dias, no site da CP. Os descontos vão até 65% no valor das passagens, para os trens AP e IC. Os preços das passagens mais baratas são:

  • Trem AP: 11 euros (65% de desconto)
  • Trem IC: 9,50 euros (62% de desconto)

Como encontrar passagens com o melhor preço entre Porto e Lisboa:

  • A partir de 8 dias de antecedência, surgem no site da CP os descontos de 10% nos bilhetes de 2a. classe. Quando maior a antecedência, mais trens aparecem descontos.
  • Entre 40 e 60 dias de antecedência, aparecem os melhores preços, com descontos de 62% e 65%! Passagens a partir de 9,50 euros!!

Como é a viagem de trem entre Lisboa e Porto

ESPAÇO PARA AS MALAS NOS TRENS: Como é padrão nas viagens de trem pela Europa, você  é o responsável por guardar suas malas no interior do vagão. As malas não fiscalizadas quanto ao peso, mas o ideal é viajar leve, pois você terá que carregá-las. Em todos os trens AP e IC, há espaço para as bagagens nas prateleiras ao longo do salão de passageiros, próximo ao teto. Em alguns vagões, como no trem AP da imagem abaixo, há um espaço extra para as bagagens maiores, localizado no início do vagão, próximo a região das portas:

Trem AP (Alfa Pendular) de Lisboa até Porto: espaço para malas

Trem AP (Alfa Pendular) de Lisboa até Porto: espaço para malas

DE TREM, VIAJE LEVE: para uma melhor experiência de viagem, viaje leve, de preferência com pouca bagagem, com uma mala que consiga carregar sozinho, a viagem fica muito mais confortável assim. Caso tenha muitas malas, a viagem de trem não é uma boa alternativa, prefira ônibus ou avião.

QUAL ASSENTO ESCOLHER: como também é padrão nas viagens de trem na Europa, os assentos tem um bom espaço para as pernas, melhor que nos aviões. Nos trens há também diversos leiautes de assentos:

  • Assentos com leiaute “duplo”: você viaja olhando para as costas do assento da frente, que tem uma mesinha basculante;
  • Assentos com leiaute “quádruplo”: formam uma espécie de sala com 4 assentos. Pode ter ou não uma mesinha central, fixa – depende do vagão e do tipo do trem. Este detalhe geralmente é informado na tela de escolha do assento, ao longo processo de compra da passagem. No vagão do trem IC que viajamos entre Porto e Lisboa não havia esta mesinha (foto abaixo), mas em outro IC que pegamos de Lisboa até Lagos havia a mesa no salão de passageiros.
Trem IC Porto Lisboa Interior vagão espaço malas

Trem IC de Porto até Lisboa: Interior do vagão

Nos trens que pegamos os assentos tanto do IC quanto do AP eram bem semelhantes. Nos últimos anos CP vem reformando alguns trens AP, que tem assentos ainda mais confortáveis – mas não pegamos esses. Na hora de escolher seu assento, lembre-se destes detalhes, e escolha o mais adequado ao seu gosto:

  • O “quádruplo” sem mesinha no centro pode ser interessante para grupos com 3 ou 4 mais pessoas.
  • O “quádruplo” com mesinha fixa no centro é bom se você quiser usar um notebook, por exemplo.
  • Os “duplos” com mesinha basculante te dão mais privacidade, e reduz a chance bater suas pernas nas pernas da pessoa do assento em frente.

BAR: Os trens IC e AP que pegamos entre Porto e Lisboa tinham um vagão com bar, que vende snacks, bebidas quentes e frias.

Como comprar a passagem de trem pela internet

Comprar a passagem de trem de Lisboa até Porto (e vice versa) pela internet é bem fácil. Acesse o site da CP, faça a pesquisa para sua data e escolha o melhor horário. Para cada horário, é informado o trem (em “Serviço”), escolha um trem AP ou IC. Confira as paradas ou trocas de trem pelo caminho (clicando no botão “+”, em “detalhe”).

trem lisboa porto como comprar a passagem

Como comprar a passagem de trem entre Lisboa e Porto no site da CP

Feita a escolha do horário e trem, é só selecionar comprar e prosseguir. No meio do processo, a CP pede que você se registre no site. Crie um usuário e senha, e prossiga, escolha os assentos e o meio de pagamento (aceitam cartão de crédito). Ao final, você recebe o bilhete em PDF.

Guarde os bilhetes com você. Não há fiscalização no embarque, os bilhetes serão checados após a partida do trem – durante a viagem, um fiscal passa de banco em banco solicitando as passagens. Nós imprimimos o bilhete PDF e mostramos, mas vimos gente apresentando ao fiscal o Bilhete PDF direto da tela do celular.

VAGÃO CORRETO: antes de entrar no trem, verifique no seu bilhete o número do vagão (“Carruagem”), assim você já entra no vagão correto. No trem, o número da carruagem geralmente é informado nas portas de acesso de cada vagão. Isso evita o perrengue de sair caminhando dentro do trem (com sua mala) a procura do seu vagão. Em alguns casos, quando 2 trens são conectados, sequer é possível passar (por dentro) do primeiro ao segundo trem – vimos muito isso na Suíça e Alemanha (2 trens ICE conectados!), mas não vimos em Portugal. De qualquer forma, fica aí a dica!

Vou ficando por aqui. Espero que nossa matéria tenha sido útil e tirado suas dúvidas sobre como viajar de trem entre Porto e Lisboa!

Vai para outras cidades em Portugal? consulte nossos guias específicos de como chegar:

Quer saber os melhores passeios para fazer em Lisboa e cidades no entorno? confira nossas matérias específicas:

Para conhecer os melhores passeios para fazer em Porto e cidades no entorno, confira nossas matérias específicas:

E até a Próxima Trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *