O que fazer em Rotterdam: 15 atrações imperdíveis



Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer em Rotterdam, na Holanda. A cidade é a 2ª mais importante do país, depois de Amsterdam, com uma população de pouco mais de 600 mil habitantes (sendo 47% de estrangeiros) e tem o maior porto da Europa. Para além do multiculturalismo e de sua importância econômica para o país, Rotterdam também é conhecida pela arquitetura moderna e ousada – a cidade foi bastante destruída na II Guerra Mundial e soube se reconstruir com inovação. Confira as 15 atrações imperdíveis de Rotterdam!

IMG 7951

Centraal Station Rotterdam

Grande parte dos turistas de Roterdã chega à cidade de trem, então não será supresa se a 1ª atração que você vai visitar na cidade seja justamente a estação central de trem! Super moderna e um dos principais símbolos da nova arquitetura da cidade, inaugurada em 2014.

IMG 7943

Casas Cubo

As Casas Cubo (Kubuswoningen, em holandês) de Rotterdam são uma das atrações mais famosas da cidade. Um projeto do arquiteto holandês Piet Blom. Trata-se de um conjunto residencial em formato de vários cubos, construídos com uma inclinação de 45°. Os turistas podem saber mais da história dos icônicos apartamentos visitando a casa-museu Kijk-Kubus. Ainda é possível se hospedar em algumas dessas casas (disponíveis para locação via AirBnB).

O que fazer em Rotterdam: visitar as famosas e diferentes Casas Cubo!

O que fazer em Rotterdam: visitar as famosas e diferentes Casas Cubo!

Markthal de Rotterdam

Um mercadão de comidinhas e restaurantes, com dezenas de opções: comida espanhola (tapas), restaurante italiano, de frutos do mar, entre outros. Experimentamos muita coisa (até porque os stands oferecem degustações grátis para os visitantes!) – almoçamos em um restaurante grego, tomamos suco de frutas natural fresquinho e provamos várias delícias – chocolates, stroopwafel, churros, pastel de belém… saímos de barriga cheia!

GOPR2848

Além disso, o prédio é um símbolo da arquitetura moderna da cidade! Markthal foi um dos nossos lugares preferidos em Rotterdam. Clique aqui para ver a lista completa de restaurantes e expositores e os horários de funcionamento!

IMG 8040

Euromast

Um dos lugares mais legais para conhecer em Roterdã! Adoro vistas panorâmicas, então quando descobri a Torre Euromast já incluímos no roteiro de viagem. Uma boa maneira de ter uma visão geral da cidade, em 360°! Para consultar horário de funcionamento e o valor do ingresso atual, consulte no site oficial.

Torre Euromast em Rotterdam e as ciclovias de Rotterdam

Torre Euromast em Rotterdam e as ciclovias de Rotterdam

Do alto, podemos ver as semelhanças e diferenças de Roterdã com Amsterdam e outras cidades holandesas que já visitamos. O porto realmente rouba a cena, bem como o skyline da cidade. Já as ciclovias, como em toda a Holanda, estão por toda parte.

IMG 7989

Het Park

O Het Park fica ao lado da Torre Euromast, é um lugar muito bacana em Rotterdam para passar um tempo ao ar livre! Caminhadas ou piqueniques no verão são excelentes opções. Infelizmente, pegamos um dia nublado e chuvoso e não conseguimos curtir tanto essa enorme área verde da cidade. Curiosidade: o parque foi projetado em 1850 e tem muitas árvores centenárias! Por causa do seu tamanho, o Het Park sedia eventos e festivais de música com frequência.

IMG 8007

Moinhos de Kinderdijk

Patrimônio da humanidade pela Unesco, os 19 moinhos de Kinderdijk podem ser visitados e explorados com caminhadas, passeio de barco ou de bicicleta, em meio a canais e uma grande área verde. Para ver como chegar, preços de ingresso das atividades e horários de visitação, consulte aqui.

créditos: The windmills of Kinderdijk by Tarod via wikimedia.org

créditos: The windmills of Kinderdijk by Tarod via wikimedia.org

Erasmusbrug

A Ponte de Erasmo é o cartão postal de Roterdã – inaugurada em 1996, a bonita ponte branca suspensa sobre o Rio Nieuwe Maas liga o centro da cidade ao bairro Kop an Zuid. Na imagem abaixo, a Erasmusbrug à esquerda, formando o belo skyline de Roterdã junto aos altos prédios Maastoren, as torres gêmeas Gebouw Delftse Poort, o edifício New Orleans, World Port Center e o skyscraper Montevideo.

Skyline de Rotterdam: a cidade tem prédios altíssimos próximos à Erasmusbrug

Skyline de Rotterdam: a cidade tem prédios altíssimos próximos à Erasmusbrug

Bibliotheek Rotterdam

A Biblioteca Central de Rotterdam fica praticamente ao lado do Mercado Central (Markthal) e das Casas Cubo. A fachada me chamou a atenção por causa dos tubos coloridos similares aos do Centre Pompidou em Paris! Consulte o site oficial para saber os horários de funcionamento da biblioteca e do café, bem como exposições e eventos culturais que estarão acontecendo na data da sua viagem.

IMG 8035

Museus em Rotterdam

A região que concentra vários museus muito próximos uns dos outros em Rotterdam chama-se Museumpark. Com o Museumpark ticket, você pode comprar combos de ingressos para economizar no valor das entradas. Veja a lista dos melhores museus em Roterdã:

  • Museum Boijmans – Van Beuningen: possui acervo de Van Goh, Dalí e Monet
  • New Institute: O museu para quem quer aprender mais sobre a arquitetura moderna de Rotterdam
  • Chabot Museum: Um museu dedicado ao artista holandês de mesmo nome
  • Natural History Museum: Exibições de flora e fauna holandesa
  • Kunsthal: Uma das principais museus culturais da Holanda, com mais de 20 exibições organizadas anualmente

Fora do Museumpark, é possível encontrar mais museus de diferentes temas, ainda no centro de Rotterdam:

  • English World Museum
  • Dutch Museum of Photography
  • Tax & Customs Museum
  • Marines Museum
  • Maritime Museum
  • Museum Rotterdam

Veja a lista completa de museus na cidade aqui.

Rotterdam Zoo

Nós não curtimos atividades de aquários e zoológicos, mas pode ser uma boa opção para visitar em Roterdã caso esteja com crianças ou em dias de chuva. Veja horários e preços de ingresso clicando aqui. Outra opção, tanto para adultos como crianças, é o Miniworld Rotterdam, com várias maquetes e construções famosas em tamanho miniatura: porto, prédios, estádio, carros, etc. Para consulta de horário de funcionamento e preços, consulte o site oficial.

Witte Huis & Oude Haven

A Witte Huis (que significa Casa Branca) é um lugar imperdível em Rotterdam, pois o prédio é um verdadeiro monumento de Art Nouveau da cidade: foi construído em 1898! Assim como o prédio da prefeitura, foi um dos poucos a resistir ao mega bombardeio de 1940! Um plus para a visita é o fato de o prédio ficar na região do antigo porto (Oude Haven), onde hoje há diversos bares e restaurantes, com mesas ao ar livre. Um lugar gostoso para passear na cidade.

IMG 8062

Grote of Sint-Laurenskerk

A enorme igreja foi construída entre os séculos XV e XVI, sendo a única construção medieval ainda presente em Roterdã. Aos longo dos séculos recebeu alguns trabalhos de restauração, principalmente após o pesado bombardeio da cidade em 1940. Para visitar a principal igreja de Roterdã, uma taxa de 2 EUR é cobrada. Durante a temporada primavera/verão, em alguns dias é possível subir na torre (taxa de 5 EUR) para uma vista panorâmica do centro. Veja mais informações aqui.

O que fazer em Rotterdam: visitar a Imponente Igreja Medieval

O que fazer em Rotterdam: visitar a Imponente Igreja Medieval

Stadhuis

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o bonito e imponente prédio da Prefeitura de Rotterdam fica no centro, a 12 minutos de caminhada da Igreja Sint-Laurenskerk e do Mercado (Markthal). É possível visitá-lo internamente, mas somente em grupos guiados e previamente agendados. Curiosamente, este prédio, que foi construído entre 1914 e 1920, resistiu ao bombardeio da II Guerra Mundial, em 1940. Sua fachada é cheia de detalhes e esculturas ligadas à história da cidade.

créditos: Rotterdam stadhuis 2015 by Ttzavaras via Wikimedia.org

créditos: Rotterdam stadhuis 2015 by Ttzavaras via Wikimedia.org

Confira no mapa abaixo a localização das principais atrações de Rotterdam:

Rotterdam (ou Roterdã) é facilmente visitada em um bate e volta de trem a partir de Amsterdã, mas o ideal é passar 2 ou 3 dias na cidade, conhecendo museus, atividades culturais e restaurantes, tudo com calma. Para se deslocar, bicicletas, trams e muita caminhada dão conta do recado em boa parte das zonas de interesse. Táxis também estão disponíveis (mas requerem um orçamento maior!).

IMG 7960

Em 2001, Rotterdam recebeu mais visibilidade (e recursos) por ter sido eleita (junto com Porto, em Portugal), capital européia da cultura.

A arquitetura é uma das atrações em Rotterdam: nunca vimos igreja mais moderna!

A arquitetura é uma das atrações em Rotterdam: nunca vimos igreja mais moderna!

Recomendamos ainda baixar o app fornecido pela secretaria de turismo da cidade, bem como avaliar se é vantajoso adquirir o Rotterdam Welcome Card, que dá descontos nas atrações e dá direito a usar o transporte público na cidade. Geralmente vale a pena quando a estadia é de pelo menos 2 dias inteiros. Veja mais informações aqui.

Para ler mais guias de cidades da Holanda publicados no blog, clique aqui.

Caso tenha alguma dica de viagem sobre Rotterdam, deixe nas caixas de comentários!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *