O que fazer em Cascais: 10 atrações em bate e volta de Lisboa



Cascais é um cidade próxima a Lisboa que ganhou fama por conjugar praias, atrações históricas e facilidade de acesso – são apenas 30 minutos de carro ou trem desde a capital portuguesa, condição perfeita para um bate e volta. Visitamos a cidade em meados de junho/2018, final da primavera e início do verão na Europa, e vamos mostrar aqui nosso roteiro de 1 dia de passeio, para você saber o que fazer em Cascais e conhecer as principais atrações da cidade.

Por sua localização territorial, Cascais já foi ponto estratégico de defesa do reino português. Séculos depois virou cidade de veraneio dos reis Portugueses. Atualmente é um destino muito procurado por turistas e pelas classes mais abastadas de Portugal – Estoril, a cidade vizinha, chegou inclusive a sediar uma das etapas de Fórmula 1 (curiosidade: em 1985, Ayrton Senna obteve em Estoril sua primeira pole e vitória na carreira).

O que fazer em Cascais | 10 atrações imperdíveis

Centro histórico

Se você for de trem até Cascais (nós fomos assim, mais detalhes de como chegar ao final desta matéria), o desembarque é feito no centro histórico e ao lado das principais praias da cidade.

Dica: inicie seu passeio pela rua Frederico Arouca, ela é bem fotogênica, cheia de lojinhas e é a espinha dorsal do centro histórico de Cascais – liga a Praia da Conceição à Alameda Combatentes da Grande Guerra.

Ao final da rua Frederico Arouca você encontra a praça central, a prefeitura da cidade e a praia da Ribeira:

Na praia da Ribeira ficam ancorados muitos barcos pesqueiros (daí a praia ser conhecida também como praia dos pescadores).

Na areia da praia vimos uma bela escultura que representava a cidade de Cascais:

Praias de Cascais

Uma das opções do que fazer em Cascais é pegar praia – afinal, a cidade é um balneário! Confesso que não fomos lá com este intuito, mas cito o passeio aqui porque cada pessoa um tem um gosto e suas preferências de passeio.

No nosso caso, consideramos não pegar praia em Cascais por dois motivos:

  • As praias em Cascais tem água fria – sim, isso mesmo, mesmo no verão a água por lá é fria (isso vale para toda a Europa, pegamos praia na Espanha, França, Croácia, Grécia, tudo gelado!!). Nem se compara às águas quentinhas do Nordeste Brasileiro, Maldivas, Ilhas Maurício, etc.
  • Nosso roteiro do que fazer em Cascais incluía outras atrações, e não queríamos visitá-las “melados” de sal do mar. Além disso, estávamos com máquina fotográfica, celular, carteira… coisas que, se você deixa na areia e entra no mar, não consegue relaxar…

Como disse, qual passeio fazer é uma escolha pessoal e que depende do gosto de cada um. Vimos algumas pessoas sentadas na areia da praia, vestidas de roupa, com calça e camisa, algumas até com sua mala de viagem, aproveitando o momento com a natureza e a água do mar.

A região de Cascais / Estoril tem ao todo 10 praias. Segue abaixo as 4 melhores e mais famosas praias do litoral de Cascais:

Praia da Conceição: é a praia em frente da cidade de Cascais, tem uma faixa bem grande de areia. Se vier de trem, ao sair de estação, caminhe rumo ao litoral e vire à esquerda na rua Frederico Arouca, que você dará de cara com a praia da Conceição.

Praia da Conceição em Cascais

Praia da Conceição em Cascais

Praia da Rainha: apesar de minúscula, é ao meu ver a praia mais bonita de Cascais. O mar é piscininha, sem ondas. Para chegar até ela, siga pela rua Frederico Arouca no outro sentido (da prefeitura).

O que fazer em Cascais Praia da Rainha

Praia da Rainha em Cascais

Praia do Guincho: Praia com ondas, preferida dos surfistas, é uma das praias mais famosas da região. Tem uma faixa de areia gigante,  mas em termos de beleza perde (ao meu ver) para a praia da Rainha e Conceição. Fica um pouco longe do centrinho de Cascais (7km), o que dificulta o acesso a pé, mas dá para ir tranquilamente de carro (15min) ou bicicleta.

Fonte da Imagem: wikipedia

Praia do Tamariz: Esta praia já fica na cidade do Estoril, vizinha de Cascais. Similar as praias em Cascais, tem águas calmas e sem ondas. O acesso é exclusivo a pé, e se vier de trem de Lisboa, desça na estação do Estoril, duas antes de Cascais, que você dá de cara com a praia do Tamariz. Depois siga caminhando (1,7 km) pela orla até Cascais ou pegue o próximo trem.

Foto de Allan Rouiller – Fonte: Wikipedia

Cidadela

Cascais tinha um posição estratégica na defesa de Lisboa, e isso foi particularmente importante a partir do século XIV, período de forte desenvolvimento ultramarino de Portugal. A prosperidade trouxe consigo o risco de invasões, em especial dos espanhóis. A construção da Cidadela acontece neste contexto.

Séculos depois, após a decadência ultramarina de Portugal, a cidadela perde sua função de defesa. Uma parte dela foi transformada em palácio real. O conjunto atual da Cidadela engloba as seguintes atrações turísticas:

  • Palácio da Cidadela
  • Torre de Santo Antônio de Cascais
  • Fortaleza da Nossa Senhora da Luz

Palácio da Cidadela

A partir de 1870, os reis portugueses transformaram a casa do governador de Cascais, situada no interior da Cidadela, em um Palácio Real e passaram a usá-la como residência de veraneio.

O que fazer em Cascais - Palácio da Cidadela

Palácio da Cidadela

A visitação interna do Palácio da Cidadela foi aberta ao público apenas em 2011, custa 4 euros por pessoa. Para quem tiver interesse em visitá-la por dentro, mais informações aqui.

Fortaleza da Nossa Senhora da Luz e Torre de Santo Antônio

É a parte mais alta e impressionante da muralha da Cidadela. O acesso é pelo portão da foto abaixo. Para quem vem do centrinho de Cascais, fica no caminho para a Marina.

Marina de Cascais

Região de onde partem passeios de barco, fica ao lado da muralha da Cidadela, em frente à Fortaleza Nossa Senhora da Luz e Torre de Santo Antônio (parte da torre aparece na foto abaixo).

O que fazer em Cascais - Muralhas da Cidadela

Dica: Na região da Marina há também restaurantes e uma loja com aluguel de bicicleta (marquei no mapa ao final do post para quem tiver interesse). Alugar uma bike é uma boa opção para quem for até a praia do Guincho, são 20km ida e volta, partindo deste ponto – tem ciclovia por todo o trajeto até lá.

Museu Condes de Castro Guimarães

Construído no século XIX, foi adquirido no início do século XX pelo conde de Castro Guimarães. O museu reúne as peças de arte colecionadas pelo conde. O prédio é bem fotogênico, você irá passar por ele no caminho para a Boca do Inferno. Entrada custa 4 euros por pessoa. Para dias e horários de funcionamento, clique qui.

Farol Museu de Santa Marta

Outro lugar fotogênico que fica no caminho para a Boca do Inferno. Vale uma parada para admirar o Farol Museu de Santa Marta, e a pontezinha de pedra de onde tiramos a foto abaixo:

O que fazer em Cascais

Entrada custa 4 euros por pessoa. Para dias e horários de funcionamento, clique qui.

Achamos a água do rio bem transparente e cristalina. Ficamos lá por alguns minutos… admirando os peixes nadando naquela água tão limpa.

Há outros museus na cidade (nós não visitamos), cito aqui caso tenham interesse:

Casa das Histórias Paula Rego: dedicado a obra de Paula Rego, informações aqui.

Museu do Mar Rei D. Carlos: museu sobre naufrágios e biodiversidade marinha, informações aqui.

Boca do Inferno

A boca do inferno fica na parte do litoral onde há formação de Falésias. O constante impacto das ondas mar provoca erosão interna e formação de cavernas. A “Boca do Inferno” é o que sobrou do colapso de uma destas cavernas:

O que fazer em Cascais - Boca do Inferno

Mirante da Boca do Inferno

A boca do inferno:

Como chegar: a pé ou de bicicleta, são 1,5 km desde a Cidadela/Marina. Tem uma calçada ao longo de todo e trajeto e também uma ciclovia (que se estende até a praia do Guincho).

Ruelas de Cascais

Quando voltamos da Boca do Inferno, fizemos um passeio bem legal pelas ruazinhas que ficam entre a prefeitura e a cidadela, ali estão muitos bares e restaurantes da cidade, pequenos hotéis e pousadas.

Fizemos um lanche por ali e tomamos um suco, ótimo para recarregar as baterias! Para quem gosta de fotografia, é também um belo passeio:

Mapa das atrações turísticas de Cascais

Marquei no mapa abaixo todas as atrações que citamos nesta matéria, praias, museus, cidadela, estações de trem, restaurantes, etc:

Como chegar em Cascais

De carro: desde Lisboa, são 30 km, por volta de 30 minutos de viagem.

De Trem: de 30 a 35 min de viagem, preço de €2,25 por pessoa – super barato! Em Lisboa, vá até a estação de trens Cais do Sodré, tem conexão com o metrô. Dali partem os trens da CP (comboios de Portugal) para Cascais.

Pegue o trem da linha “Cais do Sodré – Cascais” – é muito fácil, pois Cascais é a estação terminal. Há várias saídas por dia, em geral de 10 a 20 min de intervalo. Como a oferta de trens é grande, compramos o bilhete na hora (mas dá para comprar também pela internet caso prefira, no site da CP). Para horários de partida dos trens clique aqui ou consulte direto o site da CP.

Dica: Vá de trem, é tão rápido quanto ir de carro e muito, mas muito mais barato!

Outras matérias de Lisboa que podem te interessar:

Para ver todas as nossas dicas e matérias sobre Portugal, clique aqui.

Vou ficando por aqui. E você, já visitou Cascais? Deixe aqui suas dicas e comentários.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança obrigatória para sua viagem a Portugal
Vai viajar para Portugal? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é OBRIGATÓRIO no continente europeu.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.