Como ver Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia: Guia Completo



Hoje no blog, você confere nosso guia completo Como ver a Aurora Boreal na região da Lapônia, na Finlândia – o principal objetivo que leva os viajantes para um lugar tão remoto da Europa! Em nossa matéria, explicamos como funcionam os tours de caçada às northern lights, como ir atrás do fenômeno por conta própria, a melhor época para viajar, os melhores lugares da região para observá-la, dicas de apps úteis e como fotografar a aurora boreal.

Quando ver a Aurora Boreal na Lapônia

A época para ver a Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia, vai de Setembro a Abril, mas quanto mais períodos de noite, céus mais escuros e limpos, maior a chance de conseguirmos vê-la. Nós viajamos para a Lapônia no final de novembro, transição do período de outono para o inverno, umas das melhores épocas para ver a aurora boreal. Ficamos 8 noites no total, saímos em busca da Aurora 5 noites e vimos em 3 delas – foi mágico!

Após ter o privilégio de admirar as luzes do norte em 3 países até agora, um fator chave que destaco aqui é o tempo que você terá na viagem. Quanto mais dias tiver disponíveis, maior será sua chance de ver a aurora boreal.

IMG 0784

Como fotografar a Aurora Boreal na Lapônia

Fotografar a aurora boreal exige um conhecimento básico de configurações da câmera, mas não é nada de outro mundo. A verdade é que, para além das características técnicas de fotografia, tipos de lentes e câmeras, você precisa também controlar a ansiedade, ter paciência e ficar a maior quantidade de dias que puder. Leia mais em nossa matéria específica:

Outro fator relevante é não menosprezar o frio (que é intenso, principalmente no inverno!) e para este último ponto, ter as roupas, calçados e acessórios apropriados. Nós já tínhamos roupas técnicas da The North Face, como calças térmicas, meias de lã merino e casaco para temperaturas negativas. Já fomos para os Alpes franceses no inverno e enfrentamos o frio do Deserto do Atacama em agosto, então sabíamos o que nos esperava.

Pegamos um frio moderado em Rovaniemi e região, mas à medida que fomos para o norte da Finlândia, as temperaturas foram caindo cada vez mais. Em um dos dias que saímos tarde da noite para caçar a aurora boreal, em um lago próximo de Ivalo, pegamos congelantes -19°C.

Caçada à Aurora Boreal na Finlândia

Para ver a Aurora Boreal na região da Lapônia, na Finlândia, resolvemos não contratar tours e alugamos um carro durante toda a estadia. Escolhemos essa opção por 3 razões: a 1ª é que tínhamos estudado um pouco os melhores lugares para ver a aurora, queríamos ter liberdade e flexibilidade de horário e clima de “aventura” total, contando apenas com a ajuda dos apps de celular.

O 2° motivo é que como nossa viagem incluía também alguns dias na Noruega e já tínhamos tours agendados por lá, queríamos uma experiência mais independente para caçar aurora boreal na Finlândia.

Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia

Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia

A 3ª razão é que ficaríamos hospedados nos famosos hotéis iglu da Lapônia, onde podemos observar a aurora boreal no conforto do nosso quarto com teto de vidro. Para saber mais como foi nossa experiência nesses hotéis em detalhes, veja a matéria abaixo:

  • Melhores hotéis para ver Aurora Boreal: 5 hotéis testados e aprovados!

Mapa com os melhores lugares na Lapônia para ver Aurora Boreal

Consideramos toda a região da Lapônia ao norte de Rovaniemi a área com as melhores chances de ver a Aurora Boreal na Finlândia. Há também cidades ao sul com hotéis (inclusive com teto de vidro), mas recomendamos você se hospedar mais ao norte do planeta que você puder.

Vimos a Aurora Boreal nas 2 noites em que ficamos no Arctic Snow Hotel & Glass Igloos em Lehtojärvi, a 35 km do aeroporto de Rovaniemi.

hotel-iglu e aurora boreal: uma das melhores experiências da vida!

Também vimos aurora boreal na Lapônia quase na divisa da Finlândia com a Noruega, em Kilpisjärvi. No nosso caso, viemos em um tour desde Tromso, é um excelente local para ver as northern lights.

Em Saariselkä, há uma pequena cidade, centro de ski e ficamos no excelente Northern Lights Village, também em uma cabana com teto parcial de vidro. O KP nesses dias estava alto, porém o que vimos foi nevasca pesada nas noites que ficamos lá! Mas faz parte né, afinal tinha lido relatos de pessoas que ficaram lá e viram aurora vários dias seguidos, das cabanas ou da montanha do centro de ski Kaunisppä.

Mais ao norte, em Ivalo, nos hospedamos na excelente Guesthouse Husky, e pegamos tempo mais fechado e encoberto, em 1 das noites ficamos algumas horas até achar a aurora boreal, mas conseguimos graças ao esforço e persistência do Gustavo! Vimos uma aurora boreal linda na beira do lago Ukonjärvi.

Aurora Boreal na Finlândia: céu verde na Lapônia, norte do país

Aurora Boreal na Finlândia: céu verde na Lapônia, norte do país

Ao longo da estrada E-75 da Lapônia é possível parar em alguns locais para admirar a aurora boreal  (como UjejärviRahajärvi) e vimos inclusive enquanto estávamos na estrada, de dentro do carro. Outro lugar reconhecidamente excelente para ver a aurora boreal na Lapônia, Finlândia é o lago de Inari. Lá nós fomos apenas visitar durante o dia, ainda bem que não precisamos ir dirigindo até lá à noite. O ideal é se hospedar na região.

Dicas Técnicas

Vamos dar aqui algumas dicas técnicas sobre as Northern Lights, para que sua experiência ao observar o fenômeno seja a melhor possível. O conhecimento das informações básicas abaixo é essencial para aqueles que querem “caçar” a Aurora Boreal na Lapônia, Finlândia, na escolha do melhor momento e local para observá-la.

ENTENDA O FENÔMENO: por que ele acontece? o sol, a todo momento, bombardeia nosso planeta com o vento solar. Ora mais forte, ora mais fraco, esse vento causa distúrbios no campo magnético terrestre. As luzes que vemos da Aurora Boreal são o resultado da “briga” constante entre o vento solar e o campo magnético da Terra.

KP INDEX: Existe um número que mede a intensidade dessa “briga” : é o “KP index” – que varia de 0 a 10. Quanto mais alto o número, mais intensa, bonita e colorida fica a Aurora Boreal:

KP entre 0 e 1: Aurora mais difícil de observar a olho nú, mas já aparece nas fotografias de longa exposição.
KP entre 1 e 2: Já é visível a olho nú – se o local tiver as condições adequadas de observação.
KP entre 2 e 3: O show de luzes já preenche boa parte do céu, bem fácil de observar a olho nú.
KP acima de 3: um espetáculo!

Mas mesmo que o Kp index esteja baixo, entre 0 e 1, ainda sim é possível ver a Aurora Boreal na Finlândia.

CORES DA AURORA:

COR VERDE: independente do KP, é a primeira cor a aparecer, e está sempre presente. Ela apareceu para nós na cor verde verde em 3 dos 8 dias que ficamos na Finlândia. Surge próxima do horizonte, na direção norte, e quanto maior o KP, mais ganha força e vai preenchendo o céu. É a cor mais comum de aurora boreal.

COR LILÁS: é a próxima cor a aparecer (Kp a partir de 3). Não vimos a aurora boreal de cor lilás na Finlândia, (mas vimos alguns dias depois em 2 oportunidades em Tromso, na Noruega) que ocupa grande parte do céu, atingindo o zênite – a parte mais alta do céu. As luzes ficam ficam bem visíveis a olho nú e dançando sobre as nossas cabeças, é muito impressionante!

COR VERMELHA: Não vimos essa cor de aurora boreal na Lapônia. A cor vermelha é mais rara, só aparece com KPs muito altos. Quem sabe em uma próxima viagem?

Céu com muitas nuvens, mas a aurora boreal apareceu!

NUVENS: Um céu muito carregado de nuvens pode atrapalhar sua observação. O excesso de nuvens “pesadas”, aquelas que nem a luz do sol passaria durante o dia, vão obstruir sua visão. Nuvens carregadas, mas esparsas por todo o céu, não devem atrapalhar – repare em nossas fotos desta matéria, em muitas há nuvens e ainda assim a Aurora Boreal está visível.

Em nossos 8 dias na Lapônia finlandesa pegamos dias bem encobertos e tivemos que sair em busca de céus mais limpos.

ESCURIDÃO: quanto mais escuro estiver o lugar onde você está, tanto melhor para observar a Aurora Boreal. Isso é ainda mais importante para os dias com KP muito baixo, entre 0 e 1. O ideal é se afastar das luzes das cidades nestas condições, ou você provavelmente não verá a Aurora.

A Lapônia, na Finlândia tem essa vantagem: as cidades são pequenas e não é preciso rodar muito para sair da cidade e achar um local sem luzes artificiais.

Apps Úteis para o seu Celular

Para ajudar na caça da Aurora Boreal na Finlândia, nós usamos 4 Apps de celular. Eles informam o KP, presença de nuvens no céu e a probabilidade do fenômeno aparecer.

Quando a probabilidade nos Apps atingia 12% , já era possível observar a Aurora no horizonte. Já em porcentagens maiores que 20%, as luzes ocupavam uma área enorme do céu, sobre as nossas cabeças! Foi assim na Finlândia e também em Tromso, na Noruega. Os Apps ajudaram também na Islândia, quando fomos em pleno verão e conseguimos ver o fenômeno no mês de agosto, quando é bem mais difícil!!

Veja os Apps que você mais gosta e baixe-os no seu celular, são todos gratuitos, com versão para iPhone e Android.

App My Aurora Forecast: Informa o KP no momento, a previsão do KP para as próximas horas, próximos dias e a porcentagem de nuvens no céu.

Não desanime com as baixas probabilidades de ver o fenômeno indicadas no App. Preste mais atenção no mapa, veja se onde você está já aparece uma área verde, que é onde há chances de ver as Northern Lights no momento. Conforme o KP aumenta, a área ganha cores mais fortes. Era uma empolgação só quando víamos que estávamos dentro de uma área dessas, íamos logo para fora procurar a Aurora Boreal!

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App Aurora Alerts / Northern Lights forecast: Informa o KP no momento, faz previsão do valor para próxima hora, próximos 2 dias, e previsão do tempo de forma simplificada. Informa também as chances das luzes aparecerem no horizonte e no topo do céu (“overhead”) – um diferencial desde App.

app ver aurora boreal laponia finlandia

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App Aurora Forecast: Este é um app um pouco mais técnico, informa o status da “briga” do Sol com a Terra com base na ocorrência de “tempestades” geomagnéticas. Mostra também uma imagem do globo, com indicação de onde as Northern Lights estão mais fortes no momento:

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App Northern Lights: Esse app funciona um pouco diferente dos demais, as informações são compartilhadas com base em uma comunidade de usuários. Quem consegue ver o fenômeno, registra o evento no App, o local onde foi visto e uma breve descrição do fenômeno.

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

Todas as dicas desta matéria são 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem e nas pesquisas que antecederam a mesma.

Agora que você já tem todas as dicas para ver a Aurora Boreal na Finlândia (Lapônia), leia também:

Tem também matéria na Noruega:

Reserve seu hotel com as melhores tarifas em nosso parceiro Booking.com! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer novidades e mais guias completos e independentes como este! Muito obrigada!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.