Como ver Aurora Boreal em Tromsø, Noruega | Guia Completo 2



Hoje no blog, você confere nosso guia completo “Como ver a Aurora Boreal em Tromsø, na Noruega” – o principal objetivo que leva os viajantes para um lugar tão ao norte no planeta! A cidade tem pouco mais de 70 mil habitantes e localiza-se acima do círculo polar ártico. Em nossa matéria, explicamos como funcionam os tours de caçada às northern lights, como ir atrás do fenômeno por conta própria, os melhores lugares da região para observá-la, dicas de apps úteis e como fotografar a aurora boreal.

  1. Quando ver a Aurora Boreal em Tromsø
  2. Como fotografar a Aurora Boreal
  3. Caçada à Aurora Boreal: Tours organizados x por conta própria
  4. Mapa com os melhores lugares em Tromsø para ver Aurora Boreal
  5. Dicas Técnicas
  6. Apps Úteis para o seu Celular

Quando ver a Aurora Boreal em Tromsø

A temporada para ver a Aurora Boreal em Tromso vai de Setembro a Abril, mas quanto mais períodos de noite e céus mais escuros e limpos, maior a chance de conseguirmos vê-la. Nós viajamos para Tromso no começo de dezembro – portanto, no período de inverno. Ficamos 8 noites no total, saímos em busca da Aurora 7 noites e vimos em 6 delas – foi um sucesso!

Após ter o privilégio de admirar as luzes do norte em 3 países até agora, um fator chave que destaco aqui é o tempo que você terá na viagem. Quanto mais dias tiver disponíveis, maior será sua chance de ver a aurora boreal. Não aconselhamos ninguém a pegar 2 ou 3 voos para chegar no extremo norte do planeta e ficar apenas 2 ou 3 dias.

Uma curiosidade: Tromsø é conhecida como a capital mundial da Aurora Boreal. Milhares de turistas viajam para a cidade todos os anos com a finalidade de vê-la com os próprios olhos. Se as fotografias já são magníficas, mal podemos explicar o sentimento de admirar ao vivo!

de queixo caído vendo a aurora boreal dançar incessantemente, em Tromso, Noruega

de queixo caído vendo a aurora boreal dançar incessantemente, em Tromso, Noruega

Em nosso planejamento para ver a Aurora Boreal em Tromso, focamos a viagem não nos lugares, mas na experiência – foi uma viagem dedicada a  vivenciar o fenômeno da aurora boreal e não para conhecer país x ou y.

Nosso roteiro contemplou 8 noites na região de Tromso e mais 8 noites na região da Lapônia na Finlândia. Tivemos tempo suficiente e na melhor época para ver a aurora boreal. Como um plus na viagem, ainda conhecemos as capitais dos 2 países, Oslo e Helsinki.

Outro ponto favorável para ver a aurora boreal em Tromso é seu clima mais “ameno” em relação a outros destinos tradicionais para admirar as luzes do norte, como a Finlândia, o norte do Canadá e Alaska, reconhecidamente com climas bem mais frios e rigorosos. Em nossos dias em Tromso, o pior dia pegamos -5°C, não é nenhum absurdo quando falamos de inverno na Europa.

Como fotografar a Aurora Boreal

Não é tão simples – mas também não é tão complicado quanto parece – fotografar a aurora boreal. A verdade é que, para além das características técnicas de fotografia e configurações, tipos de lentes e câmeras, você precisa também controlar a ansiedade, ter paciência, ficar a maior quantidade de dias que puder, não menosprezar o frio (que é intenso, principalmente no inverno!) e para este último ponto, ter as roupas, calçados e acessórios apropriados.

fotografando a Aurora Boreal: beleza indescritível

fotografando a Aurora Boreal: beleza indescritível

Veja nossa matéria específica:

Caçada à Aurora Boreal: Tours organizados x por conta própria

Tivemos experiências de 2 tipos de tours de caça à Aurora Boreal em Tromso, bem diferentes uma da outra. Uma delas (e que recomendamos demais) é com o caçador de auroras e fotógrafo Geir, que gerencia a Aurora Photo Guide. Ele é um senhor norueguês com inglês muito bom, então facilita a comunicação!

Foram 2 noites em lugares diferentes e vimos a aurora nos 2 dias!

parada no meio da estrada: a van de nosso tour com o Geir, em Tromso, Noruega

parada no meio da estrada: a van de nosso tour com o Geir, em Tromso, Noruega

Ele é muito atencioso, experiente e dá dicas de fotografia. Também tira fotos suas, caso você não tenha sua própria câmera. Achamos o passeio de altíssimo nível e com o adicional de ser um grupo pequeno. Pagamos 1400 NOK por pessoa para cada passeio. Veja mais detalhes no site dele.

Nosso grupo de caça à Aurora Boreal em Tromso

Nosso grupo de caça à Aurora Boreal em Tromso

Já o passeio com a Arctic Holidays, apesar de ter sido o dia que vimos a aurora boreal mais forte em Tromso, teve alguns pontos insatisfatórios – achamos o grupo grande demais, o guia era um fotógrafo francês, um rapaz esforçado e poliglota, mas jovem demais e sem o know how que consideramos necessário para uma completa experiência de Aurora chasing.

Além disso, o motorista era um italiano muito sem noção, que corria pra caramba, não falava quase nada de inglês (mas comentou com a gente que tinha uma namorada no Mato Grosso do Sul! 😂) e também parecia ser novato na função.

O valor foi um pouco mais caro do que os tours com o Geir, saindo 1800 NOK por pessoa. Inclui roupas e botas térmicas para quem precisar e um jantar com fogueira. Mas não compensa de jeito nenhum o valor a mais.

Aqui, faço um adendo – apesar de muitos tours oferecerem fogueira (e realmente ajuda por conta do frio), isso é péssimo para quem está no processo de caçar a aurora boreal. Os olhos se acostumam à claridade e só voltam ao normal depois de 20 minutos – atrapalha muito para quem quer ver e fotografar a aurora boreal. Foi por isso que no tour com o Geir ele não fez nada disso, só faria caso não desse mesmo para ver as northern lights no dia.

Céu com muitas nuvens, mas a aurora boreal apareceu!

Céu com muitas nuvens, mas a aurora boreal apareceu!

O céu mais estrelado que já vi na vida foi na Noruega… e olha que já viajamos para 66 países! Nunca vi céu mais lindo! Indescritível ver a Aurora Boreal e a Via Láctea no mesmo dia, além de satélites e estrelas cadentes.  Um belíssimo cenário de montanhas e fiordes e uma verdadeira aventura em Tromso!

Uma das noites mais bonitas da minha vida! Em Tromso, Noruega

Uma das noites mais bonitas da minha vida! Em Tromso, Noruega

Mapa com os melhores lugares em Tromsø para ver Aurora Boreal

Os melhores lugares para ver a Aurora Boreal na cidade de Tromso são o teleférico Fjell hei sen, a marina (Tromsdalshavna), o parque Folkeparken, os arredores do lago Prestvannet e quando a aurora boreal está muito forte, da cidade mesmo você consegue ver, mesmo com todas as luzes para “atrapalhar”. Foi o que aconteceu em um dos dias que estávamos em Tromsø – vimos do terraço do hotel!

Aurora Boreal em Tromso, vista a partir do hotel

Aurora Boreal em Tromso, vista a partir do hotel

Nos arredores de Tromso, há várias opções para avistar a aurora boreal, como em Ersfjordbotn e Grøtsjjod nos fiordes de Kvaløya, a região de Øverbygd e o lago RostavatnNordkjosbotn e o lago Takvatnet.

Aurora Boreal em Tromso: nosso sonho virou realidade!

Aurora Boreal em Tromso: nosso sonho virou realidade!

É importante salientar que há uma estrada (E-8) que é conhecida como a Estrada da Aurora Boreal. Com 622 km de extensão, ela liga Tromso à Tornio na Finlândia. A estrada leva também à Suécia. Praticamente todos os tours vão passar por ela em algum momento, e você também pode explorar por conta própria se estiver de carro.

Algumas regiões são pontos tradicionais para ver a aurora boreal na E-8. Quando o tempo está muito fechado no entorno de Tromso, os passeios chegam a cruzar a fronteira com a Finlândia (na região de Kilpisjärvi), como ocorreu em um dos nossos tours.

A caçada à aurora boreal é emocionante – a adrenalina fica lá em cima, não tem frio ou sono que consiga conter a ansiedade. Muitas vezes voltamos exaustos, depois das 3h da madrugada, com a sensação de gratidão por poder viver esse momento e o sentimento de dever cumprido.

Dicas Técnicas

Vamos dar aqui algumas dicas técnicas sobre as Northern Lights, para que sua experiência ao observar o fenômeno seja a melhor possível. O conhecimento das informações abaixo é essencial para aqueles que querem “caçar” a Aurora Boreal em Tromso, na escolha do melhor momento e local para observá-la.

ENTENDA O FENÔMENO: por que ele acontece ? o sol, a todo momento, bombardeia nosso planeta com o vento solar. Ora mais forte, ora mais fraco, esse vento causa distúrbios no campo magnético terrestre. As luzes que vemos da Aurora Boreal são o resultado da “briga” constante entre o vento solar e o campo magnético da Terra.

KP INDEX: Existe um número que mede a intensidade dessa “briga” : é o “KP index” – que varia de 0 a 10. Quanto mais alto o número, mais intensa, bonita e colorida fica a Aurora Boreal:

  • KP entre 0 e 1: Aurora mais difícil de observar a olho nú, mas já aparece nas fotografias de longa exposição.
  • KP entre 1 e 2: Já é visível a olho nú – se o local tiver as condições adequadas de observação.
  • KP entre 2 e 3: O show de luzes já preenche boa parte do céu, bem fácil de observar a olho nú.
  • KP acima de 3, um espetáculo!
Kp fortíssimo no céu e eu com a neve quase batendo no joelho!

Kp fortíssimo no céu e eu com a neve quase batendo no joelho!

Mas mesmo que o Kp index esteja baixo, entre 0 e 1, ainda sim é possível ver a Aurora em Tromso. Cito aqui o que aconteceu conosco: no primeiro tour que fizemos, o céu estava 100% nublado em Tromso, e o KP bem baixo naquela noite (=1).

O nosso guia nesse dia foi o Geir, bastante experiente, nos levou na fronteira com a Finlândia – um dos poucos lugares onde o céu estava parcialmente limpo – e não é que vimos as Northern Lights mesmo com KP super baixo?! Ficamos muito contentes – e olha que já tínhamos visto o fenômeno por 3 vezes na Finlândia – mas cada vez parece única!!

CORES DA AURORA: Como citei, conforme o KP aumenta, mais cores aparecem:

  • COR VERDE: independente do KP, é a primeira cor a aparecer, e está sempre presente – muitos chamam a Aurora de Green Lady por esse motivo. Ela apareceu para nós na cor verde verde em 6 dos 8 dias que ficamos em Tromso. Surge próximo do  horizonte, na direção norte, e quanto maior o KP, mais ganha força e vai preenchendo o céu. É a cor mais comum de aurora boreal.
  • COR LILÁS: é a próxima cor a aparecer (Kp a partir de 3). Vimos a Aurora em Lilás em 2 dias em Tromso, ocupa grande parte do céu, atingindo o zênite – a parte mais alta do céu. As luzes ficam ficam bem visíveis a olho nú e dançando sobre as nossas cabeças, é muito impressionante!
  • COR VERMELHA: Não vimos em Tromso. As Northern Lights na cor vermelha são mais raras, só aparecem com KPs muito altos. O guia mais experiente que contratamos, em mais de 10 anos só viu a Aurora vermelha por duas vezes em Tromso. Quem sabe em uma próxima viagem?

NUVENS: O fenômeno da aurora boreal acontece a dezenas de quilômetros de altura, então um céu muito carregado de nuvens pode atrapalhar sua observação. O excesso de nuvens “pesadas”, aquelas que nem a luz do sol passaria durante o dia, vão obstruir sua visão.

Em uma situação dessas, muitos tours se afastam de Tromso à procura de lugares com maior visibilidade – a região dos Fjords é famosa pela existência de microclimas diversos: enquanto em um Fjord o céu está 100% nublado, no Fjord vizinho pode estar estrelado!

caçadores de Aurora: missão cumprida em Tromso!

caçadores de Aurora: missão cumprida em Tromso!

Nuvens carregadas mas em pouca quantidade ou rarefeitas e esparsas por todo o céu, não devem atrapalhar – repare em nossas fotos desta matéria, em muitas há nuvens e ainda assim a Aurora Boreal está visível.

ESCURIDÃO: quanto mais escuro estiver o lugar onde você está, tanto melhor para observar a Aurora Boreal. Isso é ainda mais importante para os dias com KP muito baixo, entre 0 e 1. O ideal é se afastar das luzes da cidade de Tromso nestas condições, ou você provavelmente não verá a Aurora.

Apps Úteis para o seu Celular

Para ajudar a caçar a Aurora Boreal em Tromso, nós usamos e testamos 5 Apps de celular. Eles informam a probabilidade da Aurora Boreal aparecer, levando em conta fatores do KP index, presença de nuvens no céu e até mesmo mensagens de outros usuários. Veja os que você mais gosta e baixe-os no seu celular, são todos gratuitos, com versão para iPhone e Android.

App Norway Lights: Esse é o app mais simples de todos para usar, e o mais direto:

  • “GO” significa que a Green Lady vai dar as caras!
  • “TRY” significa que não é certeza, a ela pode ou não aparecer, vale a pena tentar!
  • “WAIT” significa que não vai aparecer por enquanto.

Esse app é muito útil e consultamos todos os dias em nossa viagem de Tromso. O legal é que ele dá a previsão para outras regiões em que é possível ver a aurora boreal na Noruega, como Alta, Senja e Lofoten. Nos 8 dias que consultamos, nunca vimos a pior condição “wait”, por sorte era sempre “Try” ou “Go”.

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App My Aurora Forecast: Informa o KP index e a porcentagem de nuvens no céu. Também informa previsão do KP para as próximas horas e próximos dias. E um ponto bem legal, mostra no mapa onde a aurora está visível. Nós usamos bastante este app.

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

Este app foi muito útil, consultamos todos os dias e várias vezes ao dia. Era uma empolgação quando víamos a nuvem verde se aproximar de nossa localização no mapa! Com relação à porcentagem da probabilidade de ver ou não a Aurora Boreal, não se engane ou desanime pelos números baixos informados no app.

Tomando como base o que aconteceu conosco, todas as vezes que aparecia chance de aurora 12% , já era possível vê-la no horizonte, e porcentagens acima de 20% era certeza que iríamos vê-la sobre as nossas cabeças! Assim foi na Finlândia e também em Tromso, na Noruega. Depois usamos esse app em pleno verão na Islândia e conseguimos ver uma aurora fraquinha no mês de agosto!!!

Os mesmos comentários que fiz sobre este aplicativo valem para os próximos 2 apps citados na matéria.

App Aurora Alerts / Northern Lights forecast: Informa o KP index e prevê seu valor para a próxima hora e próximos 2 dias (tem para mais dias na versão paga). Também dá a previsão do tempo de forma simplificada. Tem o diferencial de informar as chances de ver a Green Lady no horizonte e no topo do céu (“overhead”). Também usamos e testamos este app.

apps de celular auxiliam os viajantes para ver a aurora boreal em Tromso, Noruega

apps de celular auxiliam os viajantes para ver a aurora boreal em Tromso, Noruega

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App Aurora Forecast: O diferencial deste app é que ele informa o status da “briga” do Sol com a Terra… com base na ocorrência de ‘tempestades” geomagnéticas. Também mostra uma imagem bem legal do globo com a ocorrência do fenômeno:

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

App Northern Lights: O diferencial desse aplicativo é que funciona com base em uma comunidade de usuários. Quem consegue ver, registra o evento no App, que então informa em tempo real todos os usuários o local onde a Aurora foi vista e uma breve descrição do fenômeno.

Este aplicativo foi o que menos usamos, mas quando aparecia algum registro de que a Aurora foi avistada em algum local próximo, já nos animava para buscá-la.

=> Baixe aqui: para iOS (iPhone) ou  para Android.

Todas as dicas desta matéria são 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem e nas pesquisas que antecederam a mesma.

Agora que você já tem todas as dicas para ver a Aurora Boreal em Tromsø, leia também:

  • Melhores hotéis para ver Aurora Boreal: 5 hotéis testados e aprovados!

Tem também matéria para ver as Norhtern Lights na Lapônia finlandesa:

Reserve seu hotel com as melhores tarifas em nosso parceiro Booking.com! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer novidades e mais guias completos e independentes como este! Muito obrigada!

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Como ver Aurora Boreal em Tromsø, Noruega | Guia Completo

  • Dayse van de Riet

    Nossa, que conteúdo incrível! Vocês estão de parabéns por transmitir tanto conhecimento e experiências de forma completa, ao mesmo tempo simples. Muito fácil de entender e finalmente colocar os pés no chão e programar essa linda viagem.