O que fazer em Tromsø, Noruega: 13 atrações imperdíveis



No post de hoje, você vai descobrir o que fazer em Tromsø no inverno, cidade ao norte da Noruega e muito procurada por quem deseja ver as famosas luzes do norte (aurora boreal). Mas quais outros pontos turísticos, atividades culturais e opções a cidade oferece? Confira agora as 13 atrações imperdíveis na cidade!

O que fazer em Tromsø: 13 atrações turísticas

  1. Aurora Boreal
  2. Tours de observação de baleias
  3. Tour pelos fiordes
  4. Teleférico Fjellheisen
  5. Noites Polares
  6. Ski, Dog sledding e Snowmobile
  7. Catedral do Ártico
  8. Catedral de Tromso
  9. Centro comercial
  10. Biblioteca de Tromso
  11. Monumento Amundsen
  12. Museus
  13. Ponte de Tromso

Aurora Boreal

Não tem jeito, a caça à aurora boreal é o motivo que leva os turistas a um ponto tão ao norte do planeta. É o principal atrativo de Tromso. Nós ficamos 8 noites em Tromso e conseguimos ver a Aurora Boreal em 6 noites, no entanto, nossa “taxa de aproveitamento” poderia ser até maior se tivéssemos saído na noite da chegada (mas preferimos descansar para as “caçadas” nas noites seguintes).

Consideramos nossa viagem um verdadeiro sucesso, pois em 3 das 6 noites o índice KP estava mais elevado e presenciamos auroras muito fortes! Leia nosso guia completo sobre a aurora boreal em Tromso:

IMG 2363

Tours de observação de baleias

Uma das atividades para se fazer em Tromso é o passeio de observação de baleias. Nós fizemos com a Arctic Explorers (1400 NOK por pessoa), e o passeio dura de 3 a 7 horas, com partida às 9h do centro de Tromso.

No dia em que fomos, tivemos muita sorte pois vimos 2 tipos de baleias! As enormes jubartes (Humpback whale) e as impressionantes orcas (killer whale). Apesar de caro, gostamos de todo o passeio! Durou quase 7 horas, pois fomos bem longe de Tromso, até ilhotas entre Skjervøy e Storslett – o local onde as baleias encontraram comida!

GOPR2996

O barco é grande e confortável, com poltronas confortáveis e grandes janelas. Dá para ir para o lado externo livremente para admirar a paisagem e fotografar. Biscoitos, chá e café são oferecidos como cortesia, mas há um pequeno stand vendendo lanches, refrigerante e outros snacks a bordo.

Baleias na região de Tromso: um passeio imperdível!

Baleias na região de Tromso: um passeio imperdível!

Tour pelos fiordes

Esse é um programa imperdível em Tromso e região, um tour pelos belíssimos fiordes do norte norueguês! Para esse passeio, preferimos ir de carro alugado, pois gostamos de ter tempo e flexibilidade para fotografar e também liberdade de escolher os lugares e paradas. A estrada em si é muito bonita, com um belo visual – mas tenha cuidado: é cheia de curvas e estreita (fora os noruegueses “pé pesado” passando de tempos em tempos pelo nosso carro!).

IMG 2483

Dirigimos até a ilha de Kvaløya e seguimos até a bela e remota “praia” em Grøtfjord. Descemos, ficamos por algum tempo observando a paisagem, as casinhas vermelhas de madeira, colocamos a mão na água e estava geladíssima!

Grotfjord e uma praia no bucólico cenário dos fiordes de Tromso

Grotfjord e uma praia no bucólico cenário dos fiordes de Tromso

Kvaløya também é um lugar popular para ver a aurora boreal em Tromso, mas não viemos para a região em nenhuma das noites.

IMG 2497

Foi nessa ilha mais remota de turistas que vimos dezenas de renas perambulando – inclusive pela estrada! cuidado! – e não poderíamos deixar de fotografá-las.

IMG 2455

Outra parada que não dá para perder é no Ersfjord, um cenário lindo, com fiordes nevados e o braço de mar compondo um lindo cenário com o céu meio rosado, meio alaranjado das noites polares.

Os fiordes em Tromso: um lugar remoto e belíssimo

Os fiordes em Tromso: um lugar remoto e belíssimo

Um pouco mais distante e remoto, mas merecendo algumas noites de pernoite, está a região do Malangen Resort, onde nos hospedamos por 3 noites. Na região, rodamos por MortenhalsMestervíkNordby. É um bom complemento para um roteiro de viagem para Tromso.

Lindas paisagens na Noruega

Lindas paisagens na Noruega

Teleférico Fjellheisen

O teleférico (cable car) Fjellheisen, que leva ao topo da Montanha Floya, é uma das principais atrações de Tromso. Mas prepare o bolso: além do valor do ingresso não ser nada barato, ainda é preciso pagar o estacionamento! Acho que só nesse passeio e somando um chocolate quente e um sanduíche que tomamos na lanchonete do local gastamos uns R$ 500 😂🔪!!!

Quem quiser economizar, pode subir a pé, através de trilha sinalizada. O trajeto leva de 1h a 2h.

Vista do teleférico em Tromso

Vista do teleférico em Tromso

Mas o passeio vale super a pena! A vista panorâmica de Tromso e região é espetacular e o local ainda é recomendado para ver o sol da meia noite no verão e a aurora boreal no inverno!

Veja as informações de horários, preços atualizados de ingressos e descontos no site oficial.

Noites Polares

As noites polares são uma atração da natureza não somente em Tromso, mas em todas as cidades dessa região do planeta durante o inverno. E o que tal fenômeno significa? Quer dizer que Tromsø fica sem ver o sol, que fica abaixo do horizonte durante 2 meses –  do fim de novembro a meados de janeiro.

Mas não se engane achando que é escuridão total, fica aquele tom twilight, e quando o céu está um pouco mais limpo, lindas cores de rosa e laranja aparecem para colorir a gélida paisagem. Para nós, foi a primeira vez na vida visitando um lugar nessas condições.

Mesmo que sua viagem não dure tanto tempo assim, alimente-se e durma bem, pois o metabolismo tende a funcionar mais devagar, o humor não ajuda tanto e a produção de vitamina D vai praticamente a zero! Adiciona-se tudo isso ao frio intenso e pronto, o sofrimento é total para nós brasileiros acostumados ao clima tropical.

as lindas noites polares na Noruega

as lindas noites polares na Noruega

Ski, Dog sledding e Snowmobile

diversas atividades de inverno, esportivas e de lazer, para se fazer em Tromso – Ski, o dog sledding ou reindeer sledding, que são os trenós na neve, puxados por cachorros huskies e malamutes ou renas, passeios de snowmobile, trilhas de snowshoeing, dentre outros. Há diversos operadores locais de turismo e hotéis que podem agendar a atividade de acordo com seu interesse.

Catedral do Ártico

A Catedral do Ártico tem uma arquitetura peculiar, sendo um dos principais pontos turísticos de Tromso – o design escandinavo fica bem evidente! Dica: há concertos durante todo ano – Midnight Sun Concerts no verão e The Northern Lights Concerts no inverno. Veja mais informações aqui. Você pode conjugar a visita à catedral com a ida ao teleférico, pois ficam bem próximos um do outro.

Catedral do Ártico: um dos pontos turísticos mais famosos de Tromso

Catedral do Ártico: um dos pontos turísticos mais famosos de Tromso

Catedral de Tromso

Uma das atrações de Tromso é a Catedral que leva o mesmo nome da cidade e – curiosidade – é a única catedral em madeira da Noruega. Além disso, a igreja de 1861 é a catedral luterana mais ao norte do planeta!

IMG 1655

Centro Comercial

O centro comercial é um excelente passeio em Tromso, dá para bater perna nas dezenas de lojas (com muitos calçados e roupas de inverno de qualidade), passar no mercado para compras algumas coisinhas (o que mais frequentamos foi o Coop Prix e a loja de conveniência Narvesen) e aproveitar bares e restaurantes da cidade.

Cidade de Tromso, na Noruega: a capital mundial da aurora boreal

Cidade de Tromso, na Noruega: a capital mundial da aurora boreal

A rua principal de Tromso é a Storgata, onde você encontrará de tudo. Também no centro está o pequeno shopping Nerstranda.

Biblioteca de Tromso

Em seu passeio pelo centro de Tromsø, não deixe de conferir a linda e moderna biblioteca pública da cidade, inaugurada em 2005!

IMG 1588

Monumento Amundsen

Outro ponto turístico de Tromso é a estátua de Roald Amundsen, um monumento em homenagem a um dos maiores exploradores da história norueguesa. Amundsen foi o 1° homem a atingir o Pólo Sul, em dezembro de 1911. Em nova empreitada em 1926, foi o primeiro explorador a sobrevoar o Pólo Norte no Norge (um dirigível!). O aventureiro morreu 2 anos depois, em uma missão de resgate ao Pólo Norte – seu corpo nunca foi encontrado.

IMG 1595

Museus de Tromso

Algumas das principais atrações turísticas de Tromso são os museus – que também concentram as atividades culturais na cidade. O Polarmuseet é um museu de natureza e história regional, o Polaria é um centro de lazer e entretenimento com focas, museu, cinema panorâmico e aquário. Não o visitamos por dentro mas só a parte externa já vale a pena: seu edifício imita vários blocos de gelo caindo um sobre o outro.

IMG 1635

O Perspektivet Museum é gratuito e tem mostras sobre fotografia. A cada exposição o tema é diferente; o MS Polstjerna é uma embarcação de 1949 que serviu para caça de focas durante 33 anos! Desde 2005, está em exposição, atracado em uma plataforma de madeira e coberto por uma estrutura de vidro (abre sazonalmente).

Ponte de Tromso

Com extensão de 1km e onipresente na paisagem, a Ponte Tromso é um cartão postal da cidade. Foi inaugurada em 1960.

IMG 1599

Como vocês puderam conferir, nossas dicas são mais focadas para a época de inverno, mas no verão a cidade continua atrativa, com possibilidade de caminhadas/trekkings na montanha, tours de caiaque nos fiordes e admirar, em vez de aurora boreal e noites polares, o fenômeno do sol da meia noite!

In love with Tromso!

In love with Tromso!

Também visitamos o Centro de Informações Turísticas de Tromso – é enorme, com muita informação, mapas, funcionários para esclarecer dúvidas de atrações, eventos e venda de tours. Para saber mais, clique aqui.

Confira todos os nossos posts da Noruega clicando aqui.

Reserve seu hotel com as melhores tarifas em nosso parceiro Booking.com! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer novidades e mais guias completos e independentes como este! Muito obrigada!

Booking.com

Até a próxima trip!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.