O que fazer na Lapônia, Finlândia: 10 melhores passeios



Hoje no blog, você vai descobrir o que que fazer na Lapônia, na Finlândia. São os 10 melhores passeios – opções de entretenimento, atividades culturais e de lazer, além é claro da principal estrela da região: a aurora boreal.

A Lapônia finlandesa é uma das áreas menos povoadas da Europa e isso torna a viagem ainda mais interessante. Você sabia que tanto o ar da Lapônia, quanto a água, são considerados os mais puros do mundo? Nós nos surpreendemos com a natureza local e vamos ajudar você a planejar seu roteiro de viagem!

O que fazer na Lapônia – Finlândia: principais atrações

  • Aurora Boreal
  • Vila do Papai Noel
  • Linha do círculo polar ártico
  • Trenó com renas ou huskies
  • Esportes e atividades na neve
  • Pôr do sol
  • Museus da Lapônia

Aurora Boreal

Não tem jeito, a aurora boreal é a principal atração na Lapônia. O fenômeno é um ímã de turistas para a região e nós vamos contar como foi nossa experiência de caça à auroral boreal por lá! Na Finlândia, optamos por “caçadas independentes”, ou seja, sem guia, sem tours – apenas com nosso carro, ajuda dos aplicativos e da própria sorte.

IMG 1415

Ficamos no total 8 noites na Lapônia finlandesa e vimos a aurora em 3 noites. Fomos no final de novembro e pegamos 2 dias bem nublados e 2 dias de nevasca. Mas como fizemos muitos passeios extra, nossos dias foram bem intensos.

hotel-iglu e aurora boreal: uma das melhores experiências da vida!

hotel-iglu e aurora boreal: uma das melhores experiências da vida!

E falando em aurora boreal, claro que não podemos deixar de citar os já famosos hotéis-iglu da região da Lapônia na Finlândia! Foi emocionante ver o céu verdinho de dentro do quarto com teto de vidro (já que a temperatura estava negativa do lado de fora!).

Ficamos em 2 hotéis-iglu e em 1 guesthouse e adoramos. Ambas as experiências foram ótimas e eu diria também que foram complementares. Leia mais na matéria abaixo:

  • Melhores hotéis para ver Aurora Boreal: 5 hotéis testados e aprovados!
Hotel com iglus com teto de vidro, na Lapônia - Finlândia

Hotel com iglus com teto de vidro, na Lapônia – Finlândia

Vila do Papai Noel na Lapônia

A Vila do Papai Noel fica em Rovaniemié uma das principais atrações turísticas da Lapônia. Tudo é montado para criar a verdadeira atmosfera do Natal – tem até o encontro com o papai noel para fotos! O complexo tem cafés, lojas, restaurantes e hotel. Consulte o site oficial para ver o calendário atividades e eventos.

Uma atração imperdível na Lapônia: a Vila do Papai Noel

Uma atração imperdível na Lapônia: a Vila do Papai Noel

Nós achamos a infraestrutura nota 10, e para quem vai com crianças realmente vale a pena. Jantamos em um dos restaurantes e depois fomos comprar alguns souvenirs. Há possibilidade de enviar um cartão postal da Aldeia do Papai Noel para qualquer endereço no mundo – fica aí a dica para surpreender um amigo ou familiar.

Outro lugar turístico na Lapônia finlandesa fica em Kemi, o Castelo de Gelo é construído todos os anos no inverno, desde 1996. Vale a pena visitar os aposentos, dar uma passadinha no bar, jantar no restaurante, visitar a capela ou mesmo dormir no hotel – lembre-se que é tudo feito e decorado com gelo!!!

Linha do círculo polar ártico – Lapônia, Finlândia

Um ponto turístico famoso na Lapônia é a linha imaginária do círculo polar ártico, que passa na latitude 66°33’45.9” ao norte do Equador. Fica em Rovaniemi, na Vila do Papai Noel e todo mundo quer garantir sua foto (inclusive eu! 💁🏻‍♀️).

Atravessando a linha imaginária do círculo polar ártico

Atravessando a linha imaginária do círculo polar ártico

Trenó com renas ou huskies

Os famosos trenós com huskies ou renas são passeios bem procurados por viajantes na Lapônia. Os dog sledding ou reindeer sledding percorrem longas distâncias pelas florestas nevadas do norte finlandês. Os passeios podem ser contratados no próprio hotel ou com agências locais.

Atração famosa entre turistas na Lapônia: Dog sledding

Atração famosa entre turistas na Lapônia: Dog sledding

Caso você não queira fazer o passeio, pode também ficar brincando com os cachorros ou ver as renas em fazendas. Como nos hospedamos em uma guesthouse em que os donos eram também operadores de dogsledding, havia mais de 80 cachorros! Queria trazer todos para casa 😂❤️

oi doguinho! 🐶

oi doguinho! 🐶

Esportes e Atividades na neve

A Lapônia no inverno tem ainda outras atrações imperdíveis para entretenimento e lazer, como snowshoeing, tours de snowmobile e centros de ski e cross-country. Durante nossa viagem, vimos preços a partir de 60 EUR por pessoa/ por atividade, mas esses valores podem variar com o tempo, tipo de excursão ou operadora. Um excelente guia com as opções (e diversas outras dicas) é o site oficial de turismo da Finlândia.

Nós fomos ao centro de ski Kaunispää, mas as pistas e o teleférico ainda não estavam em operação (funciona apenas de dezembro a março) e também vistamos a pequena cidade de Saariselkä, onde pegamos uma nevasca forte. Mas nos divertimos com o passeio, pois a paisagem na pequena montanha era muito bonita, vimos renas com galhadas enormes e ainda passamos no supermercado e compramos várias guloseimas diferentes para levar para nosso quarto-iglu.

Outro lugar super recomendado na Lapônia finlandesa é o Parque Nacional Pyhä-Luosto, que fica entre Rovaniemi e Sodankylä e oferece vários tipos de atividades e trilhas.

Ainda recomendamos incluir no roteiro de viagem à Lapônia o Parque Nacional Korouoma, para ver as cachoeiras congeladas. Fica perto de Rovaniemi, mas não tivemos tempo de visitar!

Pôr do sol na Lapônia

Admirar o pôr do sol é uma das atividades para se fazer na Lapônia – definitivamente entrou para nosso Top 5 de sunsets pelo mundo até agora, junto com Pantanal, Ilhas Maurício, Tailândia e África do Sul. Jamais imaginamos tamanha beleza.

As árvores já quase sem folhas com o outono indo embora e anunciando o inverno, lagos congelados e o céu parecia estar em chamas! Uma das tardes mais memoráveis foi em Sattanen!

paisagem no pôr do sol: A Finlândia nos encantou!

paisagem no pôr do sol: A Finlândia nos encantou!

Jamais esqueceremos das tardes geladas, mas coloridas – um mix de laranja, vermelho, rosa, lilás…por horas a fio… já que a duração do “dia” no outono/inverno da Lapônia tem poucas horas de luz e fica aquele twilight eterno. Durante nossa viagem, amanhecia por volta das 9:30h e às 14:30h já começava a escurecer de vez.

lindas cores no céu da Lapônia finlandesa

lindas cores no céu da Lapônia finlandesa

Museus da Lapônia

Um dos passeios imperdíveis na Lapônia é o Arktikum, um museu e centro de ciência em Rovaniemi, a capital da Lapônia finlandesa. Além de seu acervo, ainda tem uma arquitetura muito bonita e é um excelente local para observar a aurora boreal na cidade. O local ainda tem uma biblioteca e um café com muitas comidinhas boas!

Ponto turístico em Rovaniemi: o lindo museu Arktikum

Ponto turístico em Rovaniemi: o lindo museu Arktikum

Rovaniemi possui diversas atrações, restaurantes e oferta de hotéis. Uma curiosidade: no dia que visitamos a cidade, havia algum treinamento de caças, pois eles passavam voando baixo e fazendo um barulho do cão 😅 descobrimos depois que existe uma base militar em Rovaniemi.

Outra atividade cultural e turística na Lapônia, Finlândia, é o Centro Cultural Sami, em Inari. Na cidade, que parece mais uma vila, há alguns hotéis, mercado, posto de gasolina e restaurante. Muitos turistas visitam o local por conta do enorme lago – na época em que visitamos, estava 100% congelado.

Centro Cultural Sami - os sami são o povo tradicional da região da Lapônia

Centro Cultural Sami – os sami são o povo tradicional da região da Lapônia

Em Inari ainda visitamos uma loja de souvenirs da Lapônia com artesanato local e doces regionais. Lá também compramos um ímã de geladeira e outras lembranças do tipo.

Algumas dicas e observações sobre a viagem para a região da Lapônia, Finlândia:

  • As principais cidades base para explorar a Lapônia são Rovaniemi e Ivalo, seguidos por Inari-Saariselkä. Mas há várias outras cidades, com hotéis e passeios para as principais atrações turísticas da região.
Placa na estrada - explorando os confins da Finlândia!

Placa na estrada – explorando os confins da Finlândia!

  • Nós alugamos carro e não há jeito melhor de explorar a região da Lapônia, na Finlândia! Caso contrário, você ficará nas mãos dos tours para tudo ou dependerá do transporte público (quando existir!). Se sua viagem for no inverno, como a nossa, é preciso habilidade ou experiência dirigindo na neve e claro, ter os equipamentos de segurança necessários.
Selfie com o drone, em estrada na Lapônia

Selfie com o drone, em estrada na Lapônia

  • Também é preciso prestar atenção à renas na estrada, principalmente quando dirigindo no escuro. Você sabia que existem mais renas do que pessoas na Lapônia finlandesa? 200 mil renas e 180 mil habitantes!
renas atravessando a estrada, em Ivalo - Finlândia

renas atravessando a estrada, em Ivalo – Finlândia

  • Apesar da fama de “introvertidos” dos finlandeses, fomos bem recebidos em todos os lugares. Achamos o povo de lá bem tranquilo e educado, além de uma fluência no inglês de causar inveja! Às vezes os brasileiros, que culturalmente são mais extrovertidos e expansivos podem achar que eles são calados, mas o fato é que eles não gostam de conversa fiada, simples assim.
  • Uma característica cultural muito importante e presente na vida dos finlandeses é a sauna. Ela está presente na maior parte das casas e hotéis, além de milhares de estabelecimentos espalhados pelo país. Passar um tempo desintoxicando o corpo, para o bem da saúde, é um hábito do dia a dia de grande parte da população.
  • A natureza da Lapônia nos surpreendeu, ficamos boquiabertos com tanta beleza mesmo no inverno. E no inverno não tem urso, que estão hibernando! Dá para curtir a aventura sem medo😂. Pensamos que durante o dia iríamos apenas comer e dormir para à noite ver a aurora boreal, mas ainda bem que estávamos enganados. A melhor parte das viagens é surpreender-se 😍

IMG 0887

  • Com relação à comida na Lapônia, Finlândia, não tivemos nenhum problema pois gostamos de tudo que provamos. Como era inverno, em todos os locais havia sempre sopas, também comemos muito salmão (grelhado, defumado, em sopas…é bem comum por lá), carne de rena também é bem comum nesta região. As deliciosas frutas silvestres (como amora, mirtilo, framboesa) são as que mais vimos por lá, inclusive em receitas de tortas e bolos. As bananas são importadas da América Central, mas não são doces como as brasileiras. Saladas de folhas e até quinoa, achamos com facilidade. Pão e batatas também são bastante consumidos.
  • No quesito segurança, a Finlândia e em especial essa região da Lapônia são muito seguras, mesmo quando comparadas a outros países e regiões da Europa. Foi tudo bem tranquilo durante nossa viagem, considerando também o fato de saírmos sozinhos de madrugada por estradas e regiões ermas para caçar a aurora boreal. Lembro bem das palavras da nossa anfitriã em uma guesthouse que nos hospedamos: “Podem sair tranquilos para buscar a aurora boreal, a porta fica sempre aberta. Aqui não há crime…” Imagina nós, brasileiros, infelizmente tão acostumados à violência, ouvindo incrédulos ela falar isso com muita naturalidade.
Lago Inari

Lago Inari

  • Clima na Lapônia, Finlândia: o clima da Lapônia não é brincadeira, a região tem um dos invernos mais rigorosos do mundo! No dia mais frio da nossa viagem, pegamos insanos -19ºC, por volta das 1h da madrugada, na beira de um lago nos arredores de Ivalo. No pico do inverno, pode chegar facilmente nos -30°C. Invista em roupas, acessórios e calçados adequados. Indicamos marcas como The North Face e Columbia, que são as que sempre usamos em nossas viagens.
florestas da Lapônia, vistas com drone

florestas da Lapônia, vistas com drone

Nas duas imagens vocês podem ver como em 1 semana o tempo mudou e isto se refletiu na paisagem, ainda mais considerando que em nosso roteiro fomos nos movendo cada vez mais para o norte.

Inverno na Lapônia: a Finlândia fica coberta de neve!

Inverno na Lapônia: a Finlândia fica coberta de neve!

Todas as dicas desta matéria são 100% baseadas em nossa própria experiência de viagem e nas pesquisas que antecederam a mesma.

Agora que você já tem todas as dicas do que fazer na Lapônia, Finlândia, leia também:

  • Melhores hotéis para ver Aurora Boreal: 5 hotéis testados e aprovados!

E não deixe de ler nossos guias da Finlândia:

Reserve seu hotel com as melhores tarifas em nosso parceiro Booking.com! Desta forma, estará ajudando nosso site a trazer novidades e mais guias completos e independentes como este! Muito obrigada!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *