O que fazer em Helsinki: 20 atrações imperdíveis



Hoje no blog você vai conhecer a capital da Finlândia, Helsinki, e saber o que fazer na cidade. Veja quais são as atrações imperdíveis, os principais passeios e atividades culturais da cidade em nosso guia completo de viagem. Helsinque é bem compacta, segura e tranquila, sendo ideal para explorar os pontos turísticos a pé ou utilizando os bondes (trams). Nossa passagem por Helsinki foi rápida, porém cheia de atividades. Visitamos a cidade em meados de novembro, e enfrentamos as baixas temperaturas do fim do outono.

O que visitar em Helsinki: as 20 principais atrações turísticas da cidade

Estação Central

O prédio da estação central de trem, além de conectar a destinos nacionais, internacionais e ao aeroporto, é também ponto turístico de Helsinki: é um edifício em estilo Art-Nouveau, com uma bonita torre do relógio. Em sua entrada principal, o destaque fica para as 4 estátuas de homens gigantes segurando lanternas em formato de globo. A Estação de trem apareceu inclusive na lista da BBC das 10 estações de trem mais bonitas do mundo!

Museus de Helsinki

Se você procura o que fazer em Helsinki na parte cultural, a cidade é bem servida de Museus, dentre eles, o Ateneum, um museu de arte que fica em um belíssimo edifício de 1887; o Museu Nacional da Finlândia, que conta a história finlandesa desde os primórdios; e o Kiasma é para interessados em arte contemporânea. Para os interessados em tema específicos, é possível escolher entre os Museus do Design, Arquitetura Finlandesa, História Natural, Militar, Fotografia, dentre outros.

O bonito Ateneum, um dos museus de Helsinki

O bonito Ateneum, um dos museus de Helsinki

Catedral de Helsinki

A Catedral de Helsinki é o atrativo “cartão-postal” da cidade – a imensa igreja branca em estilo neoclássico é a grande construção da Praça do Senado. Originalmente, foi construída em homenagem ao Czar russo Nicolau I – já que a Finlândia fez parte do Império Russo até sua completa independência em 1917. A catedral abre todos os dias das 9h às 18h e, durante o verão, entre junho e agosto, os horários de visitação podem ser estendidos até a meia noite.

A Catedral: o ponto turístico mais famoso de Helsinki!

A Catedral: o ponto turístico mais famoso de Helsinki!

Nós visitamos a catedral fora de temporada, em um dia bem frio, e ainda assim, o local estava cheio de turistas de diversas nacionalidades.

Praça do Senado

A Praça do Senado é uma das principais atrações de Helsinki, mas não pode ser resumida à sua atração mais famosa, a Catedral luterana de Helsinki. Trata-se de um local importante para a arquitetura do país: um conjunto de prédios neoclássicos, com 4 edifícios de autoria do arquiteto alemão Carl Ludvig Engel: a Catedral, o Palácio do Governo, o prédio principal da Universidade de Helsinki e a Biblioteca Nacional da Finlândia.

Bem no centro da praça há um monumento de 1894: uma estátua de Alexandre II, imperador russo que foi assassinado em 1881.

Catedral de Uspenski

Outra atração turística em Helsinque é a bela catedral ortodoxa de Uspenski, do século XIX, mais um símbolo da herança russa na Finlândia. Fica próxima à Praça do Mercado e do Palácio Presidencial, em uma colina da cidade. Achamos muito bonita e fotogênica!

Antigo Mercado Central de Helsinki

Um dos locais para visitar em Helsinque se você está à procura de produtos regionais para experimentar! O edifício do Old Market Hall por si só é bem bonito, mas os turistas querem mesmo é saber o que tem lá dentro! O mercado abre diariamente das 8h às 18h (mas é fechado aos domingos!)

Desde 1888, produtores e vendedores locais comercializam pães, doces e chocolates artesanais, pescados (vimos muito salmão!), dentre outros produtos. Também tem alguns pequenos restaurantes e cafés.

delícias da gastronomia finlandesa no antigo mercado!

delícias da gastronomia finlandesa no antigo mercado!

A Praça do Mercado também fica ali perto, com uma feirinha de comidinhas e artesanato. No dia em que fomos, estava funcionando apenas parcialmente, mas aproveitamos e compramos em uma das barraquinhas nosso souvenir da Finlândia – um ímã de geladeira feito à mão!

Ainda falando de gastronomia em Helsinque, este site tem dicas diversas, desde restaurantes veganos, restaurantes japoneses, estabelecimentos com estrelas Michelin ou mesmo pet-friendly! Vale conferir a lista se você é um viajante gourmet!

Palácio Presidencial

Ao lado da Praça do Mercado, fica o imponente Palácio Presidencial, ocupando quase 3 mil m² na esquina das ruas Pohjoisesplanadi e Mariankatu. O edifício como o conhecemos hoje foi projetado pelo arquiteto “pai” da Helsinque “neoclássica”, Carl Ludvig Engel. Consulte o site oficial para mais detalhes!

Capela do Silêncio

A Capela do Silêncio (também chamada de Capela Kamppi) pode ser considerada uma atração inusitada para conhecer em Helsinque: confesso que quando passamos por ela, eu nem poderia imaginar que era uma igreja, pois o que me chamou atenção mesmo foi o design moderno da construção! Foi concebida para ser um “lugar de paz”, curiosamente em um dos pontos mais movimentados da cidade – a praça Narinkka, rodeada de restaurantes e shopping centers. Veja mais informações aqui.

Monumento a Sibelius

O monumento em homenagem ao compositor Jean Sibelius, no Sibelius Park desde 1967, tornou-se um dos mais conhecidos e visitados lugares turísticos de Helsinki. Representando um órgão de tubos, o monumento apresenta 600 deles, todos de aço – também há um busto de Sibelius no local, feito do mesmo material.

Monumento a Sibelius, uma das atrações em Helsinki

Monumento a Sibelius, uma das atrações em Helsinki

O monumento atrai os turistas em busca de fotos, mas vale a pena também explorar a imensa área verde dos arredores (Sibelius Park). Nós caminhamos um pouco por ali, tentando aproveitar uma fria tarde de outono, mas também vimos muitos grupos de amigos, famílias com crianças pequenas, um pessoal andando de bike e até um casal fazendo piquenique, mesmo com as baixas temperaturas!

Fortaleza Suomenlina

A Fortaleza de Suomenlinna teve um papel importante na história da região, já que sempre serviu de defesa a todos os povos que habitaram esse local – suecos, russos e por fim os finlandeses. Além disso, pelo seu excelente estado de conservação, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

créditos: Michal Pise, via commons.wikimedia.org

créditos: Michal Pise, via commons.wikimedia.org

Como visitar? A fortaleza pode ser acessada de ferry HSL a partir da praça do mercado. No verão, também operam os water bus da JT-line. Há museus, eventos especiais e restaurantes no local, que oferece infraestrutura completa para o turista. Os tours são oferecidos em vários idiomas (mas não em português!) e duram 1h. Veja mais detalhes clicando aqui.

Parlamento da Finlândia

O prédio do Parlamento da Finlândia, com suas 14 colunas, convida os turistas a mais um passeio em Helsinque – o Centro de visitantes fornece informações sobre o Parlamento e também sobre a União Européia. Abre de segunda a sexta das 8h às 16h (no local há toiletes e um café).

Igreja de Pedra

A Igreja de Pedra (Temppeliaukio kirkko) é um dos locais mais famosos para visitar em Helsinki. Apesar do seu design arquitetônico, seu diferencial está mesmo no interior: Suas paredes são de pedra e sua cúpula é revestida de cobre. Sua acústica é excelente e por isso a igreja ficou muito popular e requisitada para concertos. Curiosidade: em 2019, a igreja bateu recorde de visitantes, quase 900 mil pessoas!

Teatro Nacional

O Teatro Nacional da Finlândia foi fundado em 1872 e é o mais antigo centro de performances em finlandês do país. O edifício projetado pelo arquiteto Onni T. Tarjanne tem uma mistura de estilos: Romântico Nacional e Art Noveau. A estátua na praça à frente é de Aleksis Kivi, escritor finlandês.

Prefeitura de Helsinki

O prédio da prefeitura de Helsinque foi projetado por C.L Engel como um hotel, em meados do século XIX. Entretanto, funciona como o gabinete do poder local desde a década de 1930. O edifício foi completamente reconstruído na década de 1970, mas sua fachada ficou inalterada! Ao caminhar pela cidade, foi justamente a fachada com a bandeira do país hasteada que nos despertou interesse.

Porto de Helsinki

Na região portuária, barcos grandes e pequenos vem e vão na região que fica próxima ao Mercado, à Prefeitura e outras atrações de Helsinque. Dali saem os ferrys em direção à Fortaleza de Suonmelina e, no verão, os agradáveis tours de barco sightseeing.

Parque Hesperia

Visitamos o Parque Hesperia por acaso – não estava em nosso roteiro, mas passamos por ele no caminho entre uma atração e outra da cidade. Foi uma grata surpresa de passeio em Helsinque, o parque estava bem movimentado e ficamos lá na beira do lago fotografando. Deu até para usar o drone e fazer algumas imagens aéreas. Nos arredores do parque estão a Ópera da cidade, alguns museus e o Parlamento finlandês.

Além da nossa lista com o básico para conhecer em Helsinki, ainda tivemos um tempinho para descobrir mais lugares interessantes e que podem fazer parte de seu itinerário, como o My Helsinki Sign, que garante aquela foto bem “turistona” 😆!

pagando mico no letreiro "My Helsinki"!!!

pagando mico no letreiro “My Helsinki”!!!

Para quem quer visitar shopping centers ou está em busca de lanchonetes e restaurantes turísticos em Helsinque (como o Hard Rock Café e Starbucks), a região da Praça Narinkka e dos arredores da estação central de trem tem muitas lojas e centros de compras.

O que fazer em Helsinki: caminhar pela cidade é agradável, as ruas são planas e tranquilas

O que fazer em Helsinki: caminhar pela cidade é agradável, as ruas são planas e tranquilas

Próximo ao nosso hotel (o confortável Hotel Fabian), havia uma praça com uma escultura toda em aço, chamada Lightbringer, achamos que vale a visita – fica a apenas poucos minutos de caminhada da região do antigo mercado e do porto. A bonita escultura fica em frente ao prédio do Ministério da Defesa e é uma homenagem aos mortos no conflito com a Rússia em 1939/1940. Leia mais aqui.

Lightbringer: uma escultura metálica super moderna e interessante em Helsinki

Lightbringer: uma escultura metálica super moderna e interessante em Helsinki

DICAS GERAIS DE HELSINKI

CLIMA: O clima em Helsinque é de moderado a frio durante todo o ano. Mas em centros urbanos, a melhor época do ano para visitar vai depender do seus interesses específicos (como eventos, por exemplo) e sua tolerância ao frio. No verão, a cidade fica mais cheia e alegre, com mais vida ao ar livre.

  • Verão (junho a setembro): temperaturas entre 10 e 20°C.
  • Inverno (dezembro a março): temperaturas entre 0 e -10°C.
  • Primavera e Outono: transição entre verão e inverno, temperaturas ficam em média entre 0 e 10°C.

TRANSPORTE PÚBLICO EM HELSINQUE: Consulte nosso guia passo a passo para usar o transporte da Finlândia, clicando aqui. Como opções alternativas (e mais caras) estão: utilizar táxis ou aluguel de carro.

HELSINKI CARD: O Helsinki Card é um cartão desenvolvido para facilitar a vida dos visitantes, pois inclui diversas atrações, passeios e transporte público em um único passe. Para saber se vale a pena, você deve simular quais atrações pretende visitar e ver se o valor do passe é menor do que a soma dos ingressos individuais e tickets avulsos de transporte. Consulte aqui a lista de atrações completa e os preços.

CHIP DE CELULAR NA FINLÂNDIA/HELSINKI: consulte aqui nossa matéria completa para comprar um chip local a partir de 5 EUR.

SUGESTÃO DE BATE-VOLTA: Caso tenha 1 dia sobrando em seu roteiro de viagem por Helsinki, indicamos um bate-volta à simpática cidadezinha de Porvoo! Clique aqui e veja nossa matéria específica deste passeio.

SEGUINDO VIAGEM PELA REGIÃO? Veja nossos guias de viagem da Estônia (Tallinn fica a 1 hora de ferry de Helsinque) e dos Países Nórdicos – Suécia, Dinamarca, Islândia e Noruega.

Veja todas as nossas dicas da FINLÂNDIA clicando aqui.

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking! Você garante as melhores tarifas e nós recebemos uma pequena comissão, sem você pagar nenhum centavo a mais por isso! Desta forma, podemos continuar a produzir guias de viagem independentes e completos como este. Muito obrigada! Confira o Mapa de Ofertas de hospedagem em Helsinque!

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *