O que fazer em Porvoo, na Finlândia: bate-volta de 1 dia de Helsinki



Hoje no blog, você vai conhecer a cidadezinha de Porvoo, na Finlândia. O pequeno povoado medieval é a 2º cidade mais antiga do país e se transformou em um lugar muito procurado pelos turistas, pois é bem fácil fazer um bate-volta de 1 dia a partir de Helsinki – são apenas 50 km de distância! Saiba o que ver e fazer nesta simpática cidade de apenas 47 mil habitantes, em nosso mini-guia de viagem com os 10 principais pontos turísticos.

O que fazer em Porvoo – 10 atrações imperdíveis

Catedral de Porvoo

A Catedral de Porvoo é um dos principais lugares para conhecer na cidade e sua construção atual data do século XV. Esta catedral luterana é dedicada a Maria, mãe de Jesus. Além do uso para casamentos, funerais e batismos, uma curiosidade é o fato de as missas serem ministradas (todos os domingos) em finlandês (às 10h) e em sueco (às 12h). Para saber sobre os tours internos e horários de funcionamento, clique aqui.

IMG 0612

Centro histórico (Old Porvoo)

Caminhar por Old Porvoo, o centro histórico, é uma delícia – as casinhas coloridas, decoradas e super fofas, abrigam lojinhas, cafés, galerias de arte e artesanato. Nós amamos a loja de chocolates que encontramos por lá, a Brunberg, fundada em Porvoo em 1871! Tinha vários tipos de chocolates – sem lactose, recheados, em barra, bombons e até um 100% cacau (que nem parece chocolate!). Compramos alguns de lembrancinha e também para comer no restante da viagem, mas mesmo se estiver com orçamento apertado vale entrar – há degustação gratuita na loja!

IMG 0663

Recomendamos pegar o mapa turístico que é distribuído no centro de Informações turísticas ou no ônibus, em formato digital ou em papel. Como estava frio e eu não queria tirar as luvas para não congelar as mãos ao mexer no celular, ficamos nos orientando pelo mapa de papel mesmo 😅! Já vem com o trajeto pronto, passando pelos principais pontos turísticos de Porvoo!

Mapa de Porvoo com as atrações turísticas

Mapa de Porvoo com as atrações turísticas

As casinhas de madeira coloridas são puro charme. Além disso, o ar medieval está por toda parte e a cidade de Provoo oferece diversas opções de parques, estátuas e monumentos para conhecer.

IMG 0606

Escadaria do Diabo

Essa atração turística de Porvoo é bem curiosa… pois diz a lenda que o próprio diabo teria moldado essas pedras que formam uma escada bem irregular. Imagino que deve ser por causa dos tombos que ela provoca 😈😂, principalmente no inverno quando deve ficar ainda mais escorregadio por conta da neve e gelo. Para se garantir, melhor segurar no corrimão na hora de descer!!!

IMG 0634

Antiga Prefeitura e Museu de Porvoo

O fotogênico prédio da antiga prefeitura é uma das principais atrações de Porvoo – e fica bem na praça central, a principal do centro histórico. Hoje, o edifício abriga o Museu da cidade. Mesmo que você queria economizar na entrada do museu, vale a pena tirar fotos dos arredores e descansar nos bancos da praça para conferir o movimento de moradores e turistas na cidade. Clique aqui para ver dias e horários de funcionamento e o valor dos ingressos.

O que fazer em Porvoo: não deixe de visitar o Museu da cidade, no prédio da antiga prefeitura!

O que fazer em Porvoo: não deixe de visitar o Museu da cidade, no prédio da antiga prefeitura!

Antigos Armazéns (red warehouses)

Um dos principais pontos turísticos de Porvoo são as casinhas vermelhas (red warehouses), trata-se do local que abrigava antigos armazéns utilizados para estocar mercadorias. Casinhas que hoje compõem o cenário idílico da cidade.

Os antigos armazéns: um dos principais atrativos turísticos da cidade

Os antigos armazéns: um dos principais atrativos turísticos da cidade

Antiga Escola

A antiga escola é um dos pontos de interesse em Porvoo – um bonito casarão amarelo e imponente, próximo a casas residenciais e à Catedral. Uma placa na parede do edifício mostra que em 1760 as aulas já eram ministradas por ali!!!

IMG 0639

Parque e Museu de Runeberg

A estátua do poeta finlandês Johan Ludvig Runeberg fica no Runeberginpuisto. Também é possível visitar em Porvoo a casa em que ele viveu (Casa-Museu de Runeberg), que fica a apenas 2 quadras deste parque que visitamos com o monumento em sua homenagem.

IMG 0730

Busto de Fredrika Runeberg

Essa é a estátua de Fredrika Runeberg, esposa do poeta que citamos acima! A lenda diz que a esposa está olhando na direção da estátua do marido. Será mesmo?!

IMG 0594

De qualquer maneira, a cidade tem muitas estátuas e bustos espalhados por suas ruas e avenidas, geralmente homenageando pessoas ilustres da cidade e da Finlândia.

Ponte velha

A ponte velha de Porvoo liga o Marens Park e o centro histórico, é um lugar muito frequentado por turistas em Porvoo para tirar uma foto de recordação da cidade. Bem próximo à margem do rio, temos vistas lindas, ideais para fotografar. Também ao lado da ponte, há um marco histórico: um monumento de canhão em homenagem ao batalhão de artilharia das forças armadas finlandesas.

lindo cenário na cidade medieval mais charmosa da Finlândia!

lindo cenário na cidade medieval mais charmosa da Finlândia!

Marens Park

Finalizamos o dia visitando um parque próximo à ponte velha (Marens Park), do lado oposto ao do centro antigo, onde caminhamos um pouco – apesar da temperatura levemente negativa (-1ºC) – e aproveitamos para tirar uma fotografia aérea com o drone. O parque oferece diversas trilhas, inclusive com mirantes da cidade. Se você for no verão ou primavera, é um excelente programa para se fazer em Porvoo!

vista aérea de Porvoo, com drone

vista aérea de Porvoo, com drone

Como chegar em Porvoo? O jeito mais fácil de visitar Porvoo é pegando um ônibus no terminal da estação Kamppi, dentro do shopping de mesmo nome e bem no centro de Helsinki. A viagem dura menos de 1 hora e há várias partidas durante o dia. Recomendamos ir pela manhã para ter o dia livre para explorar a cidade. Pagamos 15 EUR por pessoa ida e volta (preço sujeito a alterações!). De carro também é possível, mas de ônibus é tão tranquilo e barato que os trâmites do aluguel do carro, somados aos gastos de combustível e tarifas de estacionamento, não compensam.

Leia todas as nossas matérias da Finlândia clicando aqui!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *