O que fazer em Turks and Caicos: 13 melhores praias e passeios em Providenciales



Hoje no blog você vai saber o que fazer em Turks and Caicos, um dos destinos mais caros e cobiçados do Caribe. Nosso guia de viagem será focado nas 13 principais atrações em Providenciales, a principal ilha das 40 que formam o arquipélago. Você conhecerá as melhores praias e passeios, vai saber onde explorar a barreira de corais com sua vida marinha diversa, anotar nossas dicas de restaurantes e descobrir os pontos turísticos mais famosos desse território ultramarino britânico. Ao final do post, daremos dicas gerais de planejamento – seja para suas férias ou outra ocasião especial, como lua-de-mel ou aniversário de casamento.

O que fazer em Turks and Caicos, Providenciales

Grace Bay, a mais bela praia de Turks and Caicos

Grace Bay é uma das principais atrações de Turks e Caicos. A praia sempre aparece em listas de renomadas revistas e sites de turismo como uma das praias mais bonitas do Caribe e também do mundo. Não é para menos! Com várias tonalidades de azul e verde, corais preservados e uma faixa de areia branca e fofa, a praia faz os turistas se encantarem!

A praia mais famosa de Turks and Caicos: Grace Bay Beach

A praia mais famosa de Turks and Caicos: Grace Bay Beach

Nós gostamos demais da praia, ficamos hospedados em um hotel pé na areia em Grace Bay (o resort Coral Gardens on Grace Bay) e deu para aproveitar os banhos de mar, atividades de snorkeling e muitas caminhadas matinais! Além disso, os hóspedes têm direito a toalhas, chuveiro, cadeiras e guarda-sol, além de ter sempre por perto algum funcionário do hotel caso queira algum drink ou petisco do bar.

IMG 7396

O Somewhere Cafe & Lounge fica à beira-mar, tem música ao vivo, pratos frescos e drinks variados. O lugar tem ambiente bacana e descontraído, mas achamos que o atendimento deixa um pouco a desejar e o custo x benefício é insatisfatório! Mas ficava ao lado de nosso hotel, então a comodidade de ter ao lado do resort um local para jantar ajuda muito.

Iguana Island e Half Moon Bay – Passeio de Barco em Turks and Caicos

diversos passeios de barco em Turks and Caicos e eles são muito populares em Providenciales. Há diversas empresas que fazem passeios, mas a que mais vimos recomendações positivas foi a Caicos Dream Tours.

Passeio de barco em Turks e Caicos

Passeio de barco em Turks e Caicos

São diversas opções de boat tours, seja para ver o pôr do sol, para fazer snorkeling, ter chance de avistar golfinhos ou visitar praias desertas (com direito à parada em uma praia cheia de iguanas e um almoço em uma praia isolada com direito à conch salad, prato típico de muitos locais no Caribe) e obviamente, paisagens paradisíacas com aquela cor turquesa do mar, tão característica de Turks & Caicos.

Os preços custam a partir de 99 USD por pessoa, podendo passar os 2.500 USD (!) caso você queira alugar um barco particular para o dia todo! Iguana Bay e Half-Moon Bay são alguns dos pontos turísticos mais famosos de Turks and Caicos e estão incluídas na maior parte dos tours.

DJI 0121

Snorkeling nos Coral Gardens

Depois de fazer Snorkeling nos principais reefs de Turks e Caicos, o Gustavo aproveitou 2 dias seguidos o snorkeling no recife de corais em frente ao hotel, chamado Coral Gardens. É um trecho de praia muito procurado para snorkeling em Grace Bay porque ali são vistos diariamente arraias, tartarugas marinhas e diversos peixes!

A área é demarcada, e não é permitido ficar em pé sobre os corais. Caso você nade fora da área permitida ou cometa alguma irregularidade, prepare-se para pagar mico, pois um funcionário do hotel fica ali apitando e brigando com quem sai da linha!

Stingray e cardume

Turtle Tail Drive – estrada cênica em Turks and Caicos

Uma estrada/avenida que passa por belas paisagens em Turks and Caicos e por diversos condomínios de casas. Não tem nenhuma parada específica, apenas um mirante em um restaurante (que estava desativado!), mas a vista a partir dele não tem nada de mais – a vista da estrada por todo o caminho vale mais a pena. No site de turismo do país, Turtle Tail Drive está listada como uma scenic drive e – curiosidade – mansões nessa região chegam a custar 5 milhões de USD!!!

Kitesurf em Long Bay Beach

Long Bay é uma praia extensa em Turks and Caicos e, por conta dos ventos, é ideal para quem deseja praticar kite surf ou andar de jet-ski. Nós fomos visitar e fotografar pela manhã e tinha bastante gente praticando o esporte. Até lembrou a Praia de Cumbuco, no Ceará, mas com a cor da água bem mais turquesa. Ali também são populares os passeios à cavalo (sim, eles andam dentro da água!!!). Em nossa opinião, não é uma boa praia para banho, mas é um dos lugares turísticos em Providenciales, Turks and Caicos.

IMG 7560

Leeward Beach

Praia deserta e estilo Maldivas! A nossa praia preferida em Turks and Caicos! Leeward Beach é super turquesa, com areia branca e fofa e águas tranquilas e límpidas. Foi difícil chegar pois o acesso é por um condomínio. Não tem estrutura nenhuma, então leve tudo o que precisar! Ficamos ali um bom tempo, tomamos banho de mar e tiramos várias fotos com o drone!

Praia de sonho em Providenciales: Leeward Beach foi nossa praia favorita em Turks and Caicos

Praia de sonho em Providenciales: Leeward Beach foi nossa praia favorita em Turks and Caicos

Compras em Providenciales, Turks and Caicos

Entre os pontos turísticos de Providenciales estão os shoppings e restaurantes concentrados em Grace Bay: fazer compras, passear no fim da tarde ou sair para jantar são algumas opções do que fazer em Turks and Caicos depois de passar o dia de praia em praia.

Nessa região há shoppings como o The Regent Village e o Salt Mills Plaza, além de lojas de roupas, ateliês e lojas de souvenirs. Eu e o Gustavo estranhamos um pouco o movimento na região. Achamos que seria mais animado e teria mais gente, mas estava tudo tranquilo até demais – e olha que nem gostamos de agito!

Atividades em Turks and Caicos: Compras e Shoppings em Providenciales

Atividades em Turks and Caicos: Compras e Shoppings em Providenciales

Para recomendação de restaurantes, há diversos bares e opções de gastronomia: Thai Orchid, The Vix Bar & GrillBella Luna Ristorante and Pizzeria, Lupo Restaurant, Le Bouchon du Village, Coco Bistro e The Landing. Não vimos redes de fast food americanas, somente o Outback. Caso queira passar no mercado e cozinhar seu próprio jantar, nesta região tem um supermercado da rede Graceway, mas em versão gourmet, com opções mais caras e requintadas!

Praias de Sapodilla Bay e Taylor Bay

Sapodilla Bay é uma das praias mais populares entre as famílias em Providenciales e é com certeza uma das praias mais bonitas de Turks e Caicos. Super rasa, com água super limpa e sem ondas e aqueles tons degradê de turquesa enchem os olhos de tanta beleza! É tão rasa que você caminha metros e metros mar adentro e a água fica na canela e joelhos! Por esse motivo, lembra uma imensa piscina, só que natural! Isso faz com que seja um excelente passeio para famílias com crianças pequenas!

Sapodilla Bay: Eu pequenina na foto e um cardume próximo de mim, bem no rasinho!

Sapodilla Bay: Eu pequenina na foto e um cardume próximo de mim, bem no rasinho!

Nós adoramos! Tiramos foto à vontade, com drone, Canon e GoPro, ficamos lá tomando sol dentro da água morninha e aproveitando o dia. Havia um pequena barraquinha vendendo drinks (mas não sei se fica lá permanente!) e também serviço de aluguel de cadeiras/guarda-sol (20USD para o dia) e o caiaque custava 45 USD para 1 hora (meio inflacionado, né!?).

A Praia de Taylor Bay em Providenciales tem um acesso complicado. Tentamos entrar por diversas ruas e depois que encontramos o melhor caminho, havia uma montanha de areia bloqueando a estrada, com alguns caminhões de obras na região. Provavelmente estavam construindo mais casas e no futuro pretendem bloqueá-la apenas para acesso dos proprietários locais.

Drone em Turks and Caicos: imensidão turquesa!

Drone em Turks and Caicos: imensidão turquesa!

Uma alternativa é alugar um caiaque em Sapodilla Bay e ir remando até lá, já que são praias vizinhas. Mas isso requer um pouco de preparo físico e um certo manejo ou experiência prévia com o caiaque.

Smith’s Reef

Uma das principais atividades para se fazer em Turks e Caicos é Snorkeling, então Smith’s Reef é a principal referência em Providenciales. Com vários pontos de snorkeling, é possível avistar cardumes e peixes bem diferentes como Parrot Fish e Lion Fish, além de tartarugas marinhas, tubarões inofensivos (nurse sharks) e arraias.

Snorkeling em Turks and Caicos: Smith's Reef é um lugar recomendado para a atividade em Providenciales

Snorkeling em Turks and Caicos: Smith’s Reef é um lugar recomendado para a atividade em Providenciales

Certifique-se de seguir as regras de segurança (há placas informando os lugares seguros, com dicas sobre as correntes e procedimentos que devem ser seguidos) e também de preservação (exemplo: usar protetor solar que não agrida os corais – são vendidos em farmácias e supermercados em Turks and Caicos). Veja mais clicando aqui.

O que fazer em Turks and Caicos: explorar a vida marinha nos corais bem preservados!

O que fazer em Turks and Caicos: explorar a vida marinha nos corais bem preservados!

Marina Turtle Cove – Providenciales

Praticamente um estacionamento de lanchas e iates, Marina Turtle Cove é a marina mais antiga de Providenciales e também uma opção de passeio em Turks e Caicos para o fim de tarde e noite com sua variedade de restaurantes com clima romântico e música ao vivo. Alguns deles são Sharkbite Bar and Grill, Baci Restaurant e o que experimentamos, o Mango Reef – gostamos bastante da comida (pratos com frutos do mar bem apresentados e saborosos e sobremesas muito boas!), o preço está na média para um casal em Turks & Caicos (100-120 USD), mas o atendimento é apenas Ok!

Atração turística em Providenciales, Turks and Caicos: Marina Turtle Cove

Atração turística em Providenciales, Turks and Caicos: Marina Turtle Cove

Chalk Sound National Park

Dirigimos até o Parque Nacional de Chalk Sound, um dos lugares mais bonitos de Turks e Caicos para admirar e fotografar a lagoa de cor azul turquesa fortíssimo! Seguimos o caminho do Google Maps até o mirante indicado no mapa, mas na verdade não havia exatamente um lookout estruturado – fomos nos enfiando com nosso carrinho verde nada discreto para tentar obter as melhores vistas. Havia várias casas de alto padrão por ali que dificultavam os acessos, mas o lugar é deslumbrante!!!

Lagoa Chalk Sound em Providenciales

Lagoa Chalk Sound em Providenciales

Outra alternativa é uma parada para almoço no Restaurante Las Brisas, com vista para a lagoa de Chalk Sound.

Five Cays – Providenciales

Five Cays é um lugar bem agradável para passear em Turks e Caicos, com uma bela praia de pescadores e um super visual, mas a atração principal da região é o Restaurante Bugaloo’s, que serve petiscos, drinks e os pratos típicos da ilha, como a conch salad. Falando nisso, mesmo que você não experimente a salada, vai ver um monte de conchas dos mais variados tipos e tamanhos na areia da praia!

Ponto turístico e gastronômico em Providenciales: Bugaloo's em Five Cays

Ponto turístico e gastronômico em Providenciales: Bugaloo’s em Five Cays

Malcolm’s Road Beach – Providenciales

Esta é uma das praias mais bonitas de Turks and Caicos (e também a mais longe do centro de Providenciales!). O acesso se dá pela Malcolm’s road (o longo trecho final é em estrada de terra), mas infelizmente o local é um pouco deserto e sem segurança. Há vários relatos de assaltos à mão armada nessa praia.

Mas deixando o lado negativo à parte, é uma das mais belas praias de Providenciales, um azul maravilhoso com recifes de corais bem preservados.

Malcolm's beach em Turks and Caicos

créditos: visittci.com

Para curtir com segurança, conforto e privacidade a Malcolm’s beach, indicamos uma estadia no hotel Amanyara (da rede Aman), super exclusivo e opção luxuosa de hospedagem em Turks and Caicos.

DICAS GERAIS DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM A TURKS & CAICOS – PROVIDENCIALES

Neste tópico, vamos falar um pouco mais sobre o que você deve saber sobre para uma viagem para Turks and Caicos, abordando os temas a partir da nossa própria experiência de viagem.

Curtindo as águas cristalinas das praias em Turks and Caicos!

Curtindo as águas cristalinas das praias em Turks and Caicos!

Documentos necessários para viajar para Turks & Caicos: para brasileiros, passaporte válido por 6 meses. Não foi solicitado o certificado de vacina contra Febre Amarela, mas nós levamos e recomendamos sempre levar, pois nunca se sabe se a regra vai mudar em algum momento.

Voos para Turks and Caicos: Não há voos diretos do Brasil (por enquanto…), então a alternativa é fazer conexão nos EUA (pela United, Delta ou AA) ou Canadá (Air Canada). Nós fizemos conexão em Miami, voando de American Airlines e achamos bem simples. Não esqueça que mesmo para trânsito/ conexão é necessário o visto americano!

Moeda em Turks and Caicos: Apesar do vínculo com o Reino Unido, a moeda oficial é o dólar americano. Os cartões de crédito/débito são aceitos em diversos lugares, mas é sempre bom levar alguma coisa em espécie para pequenas despesas. Também há boa disponibilidade de caixas eletrônicos em Providenciales.

Segurança: Segundo o relatório de Travel Advice do Departamento de Estado dos EUA, a principal área de crimes em Turks & Caicos está concentrada em Providenciales. Roubos à mão armada, arrombamento de carros e invasões a casas de temporada são os crimes mais comuns cometidos contra turistas. Na dúvida, tome as mesma precauções que você já toma em viagens pelo Brasil. Durante nossa viagem de quase 1 semana por lá, não tivemos nenhum problema.

Atendimento: No geral, o atendimento em hotéis, supermercados, lojas e restaurantes é apenas OK, não espere muita simpatia e cortesia. O serviço de maneira geral é sempre lento. Para nós, especificamente, foi um choque passar algumas semanas no Sudeste Asiático com tanta hospitalidade, sorrisos, delicadeza e alto nível de treinamento e depois comparar com o nível mediano de profissionalismo no Caribe, mesmo em bons hotéis e restaurantes.

Preços em Turks and Caicos: Os preços em Turks and Caicos são bem acima da média do Caribe. Estivemos em Cancún no México, Antígua e Barbuda, Aruba e Curaçao e nada se compara aos inflacionados preços da ilha. No entanto, até pelo perfil mais exclusivo e elitizado, já esperávamos por isso. Tudo é mais caro – hotéis, aluguel de carro, gasolina, restaurantes, passeios e mesmo adquirindo muita coisa nos supermercados, o orçamento precisa estar com certa folga para fazer essa viagem acontecer. Visitamos Turks e Caicos em fevereiro, mês que ainda faz parte da alta temporada. Portanto, pegamos uma época com preços nas alturas!

Melhor época: Se você está pensando “quando ir para Turks and Caicos?”, saiba que a melhor época para visitar Turks e Caicos é de Dezembro a Junho, já que faz tempo bom e ensolarado na maior parte do ano – é bom evitar a época de furacões (agosto a novembro) e, se quiser economizar, evite também os meses de dezembro e janeiro, altíssima temporada (quando os norte-americanos e canadenses visitam a ilha em massa). Nossa viagem para Turks e Caicos foi em fevereiro, pegamos dias quentes e ensolarados!

O que nos incomodou um pouco em Turks e Caicos: Acho que o que mais nos incomodou foi o difícil acesso às praias. O fato de a ilha ser destino de endinheirados da América do Norte deixa o balneário com um ar bem bairrista e elitizado. Às vezes sentíamos que era proposital a dificuldade de acesso às praias para deixá-las mais exclusivas para os proprietários das mansões dos diversos condomínios de luxo de Providenciales. Por outro lado, uma quantidade menor de turistas e moradores deixa as praias mais preservadas, tranquilas e limpas, em um cenário paradisíaco. É uma questão de difícil equilíbrio e interessante para a gente refletir.

Perfil do Viajante: Vimos muitas famílias com crianças pequenas e casais, acho que estes seriam os 2 perfis mais comuns de viajantes em Turks and Caicos. É um destino super exclusivo e com praias maravilhosas para quem quer passar férias ou lua de mel em uma ilha paradisíaca no Caribe.

Outros destinos no arquipélago, além de Providenciales: consulte o site oficial de turismo em Turks e Caicos! Além de ter sido super útil para nosso planejamento, ainda tem dicas de roteiros por outras ilhas do país e diversas dicas de hospedagem e restaurantes!

Veja mais destinos do Caribe no blog clicando aqui.

Reserve seu hotel através do Box de Ofertas do nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para continuar produzindo mais guias de viagens independentes como este! Muito obrigada!

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *