Hoje no blog você vai saber o que fazer em Turks and Caicos, um dos destinos mais caros e cobiçados do Caribe. Nosso guia de viagem será focado nas 13 principais atrações em Providenciales, a principal ilha das 40 que formam o arquipélago. Você conhecerá as melhores praias e passeios, vai saber onde explorar a barreira de corais com sua vida marinha diversa, anotar nossas dicas de restaurantes e descobrir os pontos turísticos mais famosos desse território ultramarino britânico. Ao final do post, daremos dicas gerais de planejamento – seja para suas férias ou outra ocasião especial, como lua-de-mel ou aniversário de casamento.
O que fazer em Turks and Caicos, Providenciales
- Grace Bay, a mais bela praia de Turks and Caicos
- Iguana Island e Half Moon Bay – Passeio de Barco em Turks and Caicos
- Snorkeling nos Coral Gardens
- Turtle Tail Drive
- Kitesurf em Long Bay Beach
- Leeward Beach
- Compras em Providenciales, Turks and Caicos
- Praias de Sapodilla Bay e Taylor Bay
- Smith’s Reef
- Marina Turtle Cove
- Chalk Sound National Park
- Five Cays
- Malcolm’s Road Beach
Grace Bay, a mais bela praia de Turks and Caicos
Grace Bay é uma das principais atrações de Turks e Caicos. A praia sempre aparece em listas de renomadas revistas e sites de turismo como uma das praias mais bonitas do Caribe e também do mundo. Não é para menos! Com várias tonalidades de azul e verde, corais preservados e uma faixa de areia branca e fofa, a praia faz os turistas se encantarem!

A praia mais famosa de Turks and Caicos: Grace Bay Beach
Nós gostamos demais da praia, ficamos hospedados em um hotel pé na areia em Grace Bay (o resort Coral Gardens on Grace Bay) e deu para aproveitar os banhos de mar, atividades de snorkeling e muitas caminhadas matinais! Além disso, os hóspedes têm direito a toalhas, chuveiro, cadeiras e guarda-sol, além de ter sempre por perto algum funcionário do hotel caso queira algum drink ou petisco do bar.
O Somewhere Cafe & Lounge fica à beira-mar, tem música ao vivo, pratos frescos e drinks variados. O lugar tem ambiente bacana e descontraído, mas achamos que o atendimento deixa um pouco a desejar e o custo x benefício é insatisfatório! Mas ficava ao lado de nosso hotel, então a comodidade de ter ao lado do resort um local para jantar ajuda muito.
Iguana Island e Half Moon Bay – Passeio de Barco em Turks and Caicos
Há diversos passeios de barco em Turks and Caicos e eles são muito populares em Providenciales. Há diversas empresas que fazem passeios, mas a que mais vimos recomendações positivas foi a Caicos Dream Tours.

Passeio de barco em Turks e Caicos
São diversas opções de boat tours, seja para ver o pôr do sol, para fazer snorkeling, ter chance de avistar golfinhos ou visitar praias desertas (com direito à parada em uma praia cheia de iguanas e um almoço em uma praia isolada com direito à conch salad, prato típico de muitos locais no Caribe) e obviamente, paisagens paradisíacas com aquela cor turquesa do mar, tão característica de Turks & Caicos.
Os preços custam a partir de 99 USD por pessoa, podendo passar os 2.500 USD (!) caso você queira alugar um barco particular para o dia todo! Iguana Bay e Half-Moon Bay são alguns dos pontos turísticos mais famosos de Turks and Caicos e estão incluídas na maior parte dos tours.
Snorkeling nos Coral Gardens
Depois de fazer Snorkeling nos principais reefs de Turks e Caicos, o Gustavo aproveitou 2 dias seguidos o snorkeling no recife de corais em frente ao hotel, chamado Coral Gardens. É um trecho de praia muito procurado para snorkeling em Grace Bay porque ali são vistos diariamente arraias, tartarugas marinhas e diversos peixes!
A área é demarcada, e não é permitido ficar em pé sobre os corais. Caso você nade fora da área permitida ou cometa alguma irregularidade, prepare-se para pagar mico, pois um funcionário do hotel fica ali apitando e brigando com quem sai da linha!
Turtle Tail Drive – estrada cênica em Turks and Caicos
Uma estrada/avenida que passa por belas paisagens em Turks and Caicos e por diversos condomínios de casas. Não tem nenhuma parada específica, apenas um mirante em um restaurante (que estava desativado!), mas a vista a partir dele não tem nada de mais – a vista da estrada por todo o caminho vale mais a pena. No site de turismo do país, Turtle Tail Drive está listada como uma scenic drive e – curiosidade – mansões nessa região chegam a custar 5 milhões de USD!!!
Kitesurf em Long Bay Beach
Long Bay é uma praia extensa em Turks and Caicos e, por conta dos ventos, é ideal para quem deseja praticar kite surf ou andar de jet-ski. Nós fomos visitar e fotografar pela manhã e tinha bastante gente praticando o esporte. Até lembrou a Praia de Cumbuco, no Ceará, mas com a cor da água bem mais turquesa. Ali também são populares os passeios à cavalo (sim, eles andam dentro da água!!!). Em nossa opinião, não é uma boa praia para banho, mas é um dos lugares turísticos em Providenciales, Turks and Caicos.
Leeward Beach
Praia deserta e estilo Maldivas! A nossa praia preferida em Turks and Caicos! Leeward Beach é super turquesa, com areia branca e fofa e águas tranquilas e límpidas. Foi difícil chegar pois o acesso é por um condomínio. Não tem estrutura nenhuma, então leve tudo o que precisar! Ficamos ali um bom tempo, tomamos banho de mar e tiramos várias fotos com o drone!

Praia de sonho em Providenciales: Leeward Beach foi nossa praia favorita em Turks and Caicos
Compras em Providenciales, Turks and Caicos
Entre os pontos turísticos de Providenciales estão os shoppings e restaurantes concentrados em Grace Bay: fazer compras, passear no fim da tarde ou sair para jantar são algumas opções do que fazer em Turks and Caicos depois de passar o dia de praia em praia.
Nessa região há shoppings como o The Regent Village e o Salt Mills Plaza, além de lojas de roupas, ateliês e lojas de souvenirs. Eu e o Gustavo estranhamos um pouco o movimento na região. Achamos que seria mais animado e teria mais gente, mas estava tudo tranquilo até demais – e olha que nem gostamos de agito!

Atividades em Turks and Caicos: Compras e Shoppings em Providenciales
Para recomendação de restaurantes, há diversos bares e opções de gastronomia: Thai Orchid, The Vix Bar & Grill, Bella Luna Ristorante and Pizzeria, Lupo Restaurant, Le Bouchon du Village, Coco Bistro e The Landing. Não vimos redes de fast food americanas, somente o Outback. Caso queira passar no mercado e cozinhar seu próprio jantar, nesta região tem um supermercado da rede Graceway, mas em versão gourmet, com opções mais caras e requintadas!
Praias de Sapodilla Bay e Taylor Bay
Sapodilla Bay é uma das praias mais populares entre as famílias em Providenciales e é com certeza uma das praias mais bonitas de Turks e Caicos. Super rasa, com água super limpa e sem ondas e aqueles tons degradê de turquesa enchem os olhos de tanta beleza! É tão rasa que você caminha metros e metros mar adentro e a água fica na canela e joelhos! Por esse motivo, lembra uma imensa piscina, só que natural! Isso faz com que seja um excelente passeio para famílias com crianças pequenas!

Sapodilla Bay: Eu pequenina na foto e um cardume próximo de mim, bem no rasinho!
Nós adoramos! Tiramos foto à vontade, com drone, Canon e GoPro, ficamos lá tomando sol dentro da água morninha e aproveitando o dia. Havia um pequena barraquinha vendendo drinks (mas não sei se fica lá permanente!) e também serviço de aluguel de cadeiras/guarda-sol (20USD para o dia) e o caiaque custava 45 USD para 1 hora (meio inflacionado, né!?).
A Praia de Taylor Bay em Providenciales tem um acesso complicado. Tentamos entrar por diversas ruas e depois que encontramos o melhor caminho, havia uma montanha de areia bloqueando a estrada, com alguns caminhões de obras na região. Provavelmente estavam construindo mais casas e no futuro pretendem bloqueá-la apenas para acesso dos proprietários locais.

Drone em Turks and Caicos: imensidão turquesa!
Uma alternativa é alugar um caiaque em Sapodilla Bay e ir remando até lá, já que são praias vizinhas. Mas isso requer um pouco de preparo físico e um certo manejo ou experiência prévia com o caiaque.
Smith’s Reef
Uma das principais atividades para se fazer em Turks e Caicos é Snorkeling, então Smith’s Reef é a principal referência em Providenciales. Com vários pontos de snorkeling, é possível avistar cardumes e peixes bem diferentes como Parrot Fish e Lion Fish, além de tartarugas marinhas, tubarões inofensivos (nurse sharks) e arraias.

Snorkeling em Turks and Caicos: Smith’s Reef é um lugar recomendado para a atividade em Providenciales
Certifique-se de seguir as regras de segurança (há placas informando os lugares seguros, com dicas sobre as correntes e procedimentos que devem ser seguidos) e também de preservação (exemplo: usar protetor solar que não agrida os corais – são vendidos em farmácias e supermercados em Turks and Caicos). Veja mais clicando aqui.

O que fazer em Turks and Caicos: explorar a vida marinha nos corais bem preservados!
Marina Turtle Cove – Providenciales
Praticamente um estacionamento de lanchas e iates, Marina Turtle Cove é a marina mais antiga de Providenciales e também uma opção de passeio em Turks e Caicos para o fim de tarde e noite com sua variedade de restaurantes com clima romântico e música ao vivo. Alguns deles são Sharkbite Bar and Grill, Baci Restaurant e o que experimentamos, o Mango Reef – gostamos bastante da comida (pratos com frutos do mar bem apresentados e saborosos e sobremesas muito boas!), o preço está na média para um casal em Turks & Caicos (100-120 USD), mas o atendimento é apenas Ok!

Atração turística em Providenciales, Turks and Caicos: Marina Turtle Cove
Chalk Sound National Park
Dirigimos até o Parque Nacional de Chalk Sound, um dos lugares mais bonitos de Turks e Caicos para admirar e fotografar a lagoa de cor azul turquesa fortíssimo! Seguimos o caminho do Google Maps até o mirante indicado no mapa, mas na verdade não havia exatamente um lookout estruturado – fomos nos enfiando com nosso carrinho verde nada discreto para tentar obter as melhores vistas. Havia várias casas de alto padrão por ali que dificultavam os acessos, mas o lugar é deslumbrante!!!

Lagoa Chalk Sound em Providenciales
Outra alternativa é uma parada para almoço no Restaurante Las Brisas, com vista para a lagoa de Chalk Sound.
Five Cays – Providenciales
Five Cays é um lugar bem agradável para passear em Turks e Caicos, com uma bela praia de pescadores e um super visual, mas a atração principal da região é o Restaurante Bugaloo’s, que serve petiscos, drinks e os pratos típicos da ilha, como a conch salad. Falando nisso, mesmo que você não experimente a salada, vai ver um monte de conchas dos mais variados tipos e tamanhos na areia da praia!

Ponto turístico e gastronômico em Providenciales: Bugaloo’s em Five Cays
Malcolm’s Road Beach – Providenciales
Esta é uma das praias mais bonitas de Turks and Caicos (e também a mais longe do centro de Providenciales!). O acesso se dá pela Malcolm’s road (o longo trecho final é em estrada de terra), mas infelizmente o local é um pouco deserto e sem segurança. Há vários relatos de assaltos à mão armada nessa praia.
Mas deixando o lado negativo à parte, é uma das mais belas praias de Providenciales, um azul maravilhoso com recifes de corais bem preservados.

créditos: visittci.com
Para curtir com segurança, conforto e privacidade a Malcolm’s beach, indicamos uma estadia no hotel Amanyara (da rede Aman), super exclusivo e opção luxuosa de hospedagem em Turks and Caicos.
DICAS GERAIS DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM A TURKS & CAICOS – PROVIDENCIALES
Neste tópico, vamos falar um pouco mais sobre o que você deve saber sobre para uma viagem para Turks and Caicos, abordando os temas a partir da nossa própria experiência de viagem.

Curtindo as águas cristalinas das praias em Turks and Caicos!
Documentos necessários para viajar para Turks & Caicos: para brasileiros, passaporte válido por 6 meses. Não foi solicitado o certificado de vacina contra Febre Amarela, mas nós levamos e recomendamos sempre levar, pois nunca se sabe se a regra vai mudar em algum momento.
Voos para Turks and Caicos: Não há voos diretos do Brasil (por enquanto…), então a alternativa é fazer conexão nos EUA (pela United, Delta ou AA) ou Canadá (Air Canada). Nós fizemos conexão em Miami, voando de American Airlines e achamos bem simples. Não esqueça que mesmo para trânsito/ conexão é necessário o visto americano!
Moeda em Turks and Caicos: Apesar do vínculo com o Reino Unido, a moeda oficial é o dólar americano. Os cartões de crédito/débito são aceitos em diversos lugares, mas é sempre bom levar alguma coisa em espécie para pequenas despesas. Também há boa disponibilidade de caixas eletrônicos em Providenciales.
Segurança: Segundo o relatório de Travel Advice do Departamento de Estado dos EUA, a principal área de crimes em Turks & Caicos está concentrada em Providenciales. Roubos à mão armada, arrombamento de carros e invasões a casas de temporada são os crimes mais comuns cometidos contra turistas. Na dúvida, tome as mesma precauções que você já toma em viagens pelo Brasil. Durante nossa viagem de quase 1 semana por lá, não tivemos nenhum problema.
Atendimento: No geral, o atendimento em hotéis, supermercados, lojas e restaurantes é apenas OK, não espere muita simpatia e cortesia. O serviço de maneira geral é sempre lento. Para nós, especificamente, foi um choque passar algumas semanas no Sudeste Asiático com tanta hospitalidade, sorrisos, delicadeza e alto nível de treinamento e depois comparar com o nível mediano de profissionalismo no Caribe, mesmo em bons hotéis e restaurantes.
Preços em Turks and Caicos: Os preços em Turks and Caicos são bem acima da média do Caribe. Estivemos em Cancún no México, Antígua e Barbuda, Aruba e Curaçao e nada se compara aos inflacionados preços da ilha. No entanto, até pelo perfil mais exclusivo e elitizado, já esperávamos por isso. Tudo é mais caro – hotéis, aluguel de carro, gasolina, restaurantes, passeios e mesmo adquirindo muita coisa nos supermercados, o orçamento precisa estar com certa folga para fazer essa viagem acontecer. Visitamos Turks e Caicos em fevereiro, mês que ainda faz parte da alta temporada. Portanto, pegamos uma época com preços nas alturas!
Melhor época: Se você está pensando “quando ir para Turks and Caicos?”, saiba que a melhor época para visitar Turks e Caicos é de Dezembro a Junho, já que faz tempo bom e ensolarado na maior parte do ano – é bom evitar a época de furacões (agosto a novembro) e, se quiser economizar, evite também os meses de dezembro e janeiro, altíssima temporada (quando os norte-americanos e canadenses visitam a ilha em massa). Nossa viagem para Turks e Caicos foi em fevereiro, pegamos dias quentes e ensolarados!
O que nos incomodou um pouco em Turks e Caicos: Acho que o que mais nos incomodou foi o difícil acesso às praias. O fato de a ilha ser destino de endinheirados da América do Norte deixa o balneário com um ar bem bairrista e elitizado. Às vezes sentíamos que era proposital a dificuldade de acesso às praias para deixá-las mais exclusivas para os proprietários das mansões dos diversos condomínios de luxo de Providenciales. Por outro lado, uma quantidade menor de turistas e moradores deixa as praias mais preservadas, tranquilas e limpas, em um cenário paradisíaco. É uma questão de difícil equilíbrio e interessante para a gente refletir.
Perfil do Viajante: Vimos muitas famílias com crianças pequenas e casais, acho que estes seriam os 2 perfis mais comuns de viajantes em Turks and Caicos. É um destino super exclusivo e com praias maravilhosas para quem quer passar férias ou lua de mel em uma ilha paradisíaca no Caribe.
Outros destinos no arquipélago, além de Providenciales: consulte o site oficial de turismo em Turks e Caicos! Além de ter sido super útil para nosso planejamento, ainda tem dicas de roteiros por outras ilhas do país e diversas dicas de hospedagem e restaurantes!
Veja mais destinos do Caribe no blog clicando aqui.
Reserve seu hotel através do Box de Ofertas do nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para continuar produzindo mais guias de viagens independentes como este! Muito obrigada!
Booking.comAté a próxima trip!