O que fazer em Oxford, Inglaterra: 15 atrações | Roteiro de 1 dia



Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Oxford, na Inglaterra. Fundada no século IX, é popular entre viajantes ávidos por conhecer a tradicional universidade da cidade. Vamos listar 15 atrações para um roteiro de 1 dia em Oxford, com várias opções para fazer seu planejamento de viagem: dar dicas de passeios ao ar livre e de entretenimento, atrações culturais, museus, faculdades e prédios históricos.

Pessoalmente, achamos pouco tempo para poder visitar e conhecer todos os pontos turísticos e importantes em Oxford em detalhes, principalmente porque fomos no inverno, quando os dias são mais curtos. Se tivesse mais tempo, teria ficado 2 dias em Oxford! Achamos a cidade bem animada e “friendly”.

Programando com antecedência e estabelecendo prioridades no roteiro, fica mais fácil escolher o que ver em Oxford – a cidade fica a menos de 100 km de Londres, sendo ideal para um passeio de bate-volta a partir da capital inglesa.

Oxford é um excelente passeio de bate-volta de 1 dia a partir de Londres!

Oxford é um excelente passeio de bate-volta de 1 dia a partir de Londres!

O que fazer em Oxford – principais pontos turísticos:

Castelo de Oxford

O antigo Castelo, construído em 1071, é um passeio imperdível em Oxford. Hoje, o Castelo de Oxford funciona como museu, mas durante anos funcionou como prisão e toda essa história é contada nas visitas guiadas.

Curiosidade: a Asa A (A Wing) abrigava dezenas de celas e os últimos prisioneiros ficaram ali até 1996, quando foi fechada. Em 2006 o prédio reabriu como um hotel. Bem melhor né!?

o que fazer em Oxford: a visita ao Castelo é imprescindível!

o que fazer em Oxford: a visita ao Castelo é imprescindível!

Veja os horários de funcionamento e valor do ingresso no site oficial.

Bem em frente ao castelo, fica uma “mini montanha” (castle mound), que é um monumento histórico. O acesso está incluído no ingresso do castelo, ou você pode pagar o acesso à parte.

IMG 1452

Museus de Oxford

Há diversas opções de Museus para visitar em Oxford – e com entrada gratuita! – como o Museu de História Natural & Pitt Rivers Museum, o Ashmolean Museum (fundado em 1683!) conta com vasta coleção de arte que inclui obras de Cezanne, Picasso, dentre outros.

Outro Museu com entrada free e interessante para quem gosta de música é o Bate Collection of Musical Instruments – são mais de 1000 peças em exposição! Veja os horários de funcionamento e mais informações clicando aqui.

Locais de filmagem de Harry Potter

Uma das principais atividades para fazer em Oxford, principalmente para os fãs de Harry Potter, é visitar locais quer serviram como cenário para o filme.

Confira os lugares em que os filmes de Harry Potter foram filmados em Oxford:

  • New College (Claustro e Jardins)
  • Christ Church (Great Hall, Bodley Tower, Escadaria do Hall e Claustro)
  • Bodleian Library: (Divinity School e Duke Humfrey’s Library (a sala de leitura mais antiga na biblioteca)).
Locais de filmagem de Harry Potter em Oxford: créditos C.C.college

Locais de filmagem de Harry Potter em Oxford: créditos C.C.college

Além disso, vários outros filmes de sucesso no cinema foram filmados na cidade: Dr. Estranho, Transformers (the last knight), O Resgate do Soldado Ryan e X-Men: First Class.

Carfax Tower

A Carfax Tower é uma das principais atrações turísticas de Oxford, ideal para uma vista panorâmica da cidade! Você sabia que a torre é a única edificação que restou da antiga St. Martin’s church, que ocupava o local 1000 anos atrás? A torre foi adicionada à construção no século XIII.

Vista de Oxford do alto, a partir da Carfax Tower!

Vista de Oxford do alto, a partir da Carfax Tower!

Dica: Caso você esteja com saudade da comida de casa, há um restaurante brasileiro, Fernando’s cafe, bem ao lado da torre Carfax!

Oxford Town Hall (prefeitura)

Um lugar interessante para conhecer em Oxford é o prédio de estilo vitoriano onde fica a prefeitura (o City Council da cidade), o Museu de Oxford (que conta a história da cidade) e um completo centro para eventos públicos e de entretenimento. Caso esteja apenas de passagem, pode fazer uma pausa no Town Hall Cafe!

Town Hall: Prefeitura e Museu de Oxford, em prédio da era vitoriana

Town Hall: Prefeitura e Museu de Oxford, em prédio da era vitoriana

Universidade de Oxford e os principais colleges

Alguns dos principais lugares para conhecer em Oxford são os famosos colleges que formam a universidade de Oxford. São 38 faculdades vinculadas à universidade, dentre as mais famosas e visitadas pelos turistas estão Queen’s CollegeTrinity College, New College, e Christ Church.

IMG 1584

Entre os formados na University of Oxford, estão 28 primeiro-ministros britânicos, o filósofo John Locke, o autor de Alice no País da Maravilhas, Lewis Carroll; o escritor e poeta Oscar Wilde, o comediante da TV Rowan Sebastian Atkinson (o Mr.Bean 😂), o bilionário da mídia Rupert Murdoch, dentre outros.

Entre os viajantes, sem dúvida Christ Church College é mais visitada por ser um dos locais que serviram de cenário para os filmes da série de Harry Potter. Pessoalmente, achamos um dos edifícios mais bonitos da Universidade, super fotogênico e com linda arquitetura!

Christ Church College - um dos colleges mais tradicionais da Inglaterra

Christ Church College – um dos colleges mais tradicionais da Inglaterra

Ainda em Christ Church, nos chamou atenção a Tom Tower – a torre e seu sino tem tanta importância para a história da cidade como o Big Ben para Londres. Leia mais aqui.

Bodleian Library

A Bodleian Library é um espetáculo – um lugar histórico, de arquitetura ímpar e importância cultural e um dos locais imperdíveis para visitar em Oxford. Consulte no site oficial os horários de visita ,do Café e dos tours.

Além de ocupar o posto de uma das mais antigas libraries da Europa, é também a 2ª maior biblioteca do Reino Unido, com mais de 13 milhões de livros, manuscritos e outros itens impressos.

IMG 1536

Radcliffe Camera

Construído no século XVIII em estilo neoclássico, um dos prédios mais icônicos de Oxford abriga uma biblioteca e faz parte do complexo da universidade. No período de nossa viagem, não era permitido visitar internamente. Consulte o site oficial para mais informações.

O lindo edifício de Radcliffe Camera

O lindo edifício de Radcliffe Camera

Folly Bridge e Passeios de Barco

Passeios de barco são opção do que fazer em Oxford durante os meses de Abril e Outubro, passando pelos rios Tâmisa e Cherwell, com vista para o bonito parque da faculdade Christ Church – o Christ Church Meadow. Como visitamos no inverno, a ponte (Folly Bridge) era apenas um ponto de contemplação da paisagem, não havia muitos turistas por ali.

IMG 1590

Há tanto boat tours estilo sightseeing como aluguel de pequenos barcos, veja mais informações aqui.

St.Mary the Virgin (University Church)

A St. Mary the Virgin é a principal igreja da cidade e “igreja oficial” da Universidade de Oxford. A visita interna é gratuita e vale a pena por conta de sua bonita arquitetura. Caso queira subir na torre para admirar Oxford do alto, é possível comprar antecipadamente na internet ou na hora (depende de disponibilidade). Consulte os horários de funcionamento e preços clicando aqui.

IMG 1521

Covered Market

Um dos pontos turísticos mais famosos de Oxford é o Covered Market – que traduzindo ao pé da letra significa Mercado Coberto –  e é isso mesmo, dezenas de lojas (de artesanato, vestuário, frutas, comida, serviços, etc) em um prédio de 1770! Consulte horários de funcionamento aqui.

IMG 1572

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é tão fotogênica que acabou sendo incorporada nos roteiros de turismo de Oxford! Não é exatamente uma ponte, mas uma passarela coberta que liga dois prédios no Hertford College.

A construção tem esse nome pois foi inspirada em uma ponte de mesmo nome em Veneza na Itália… ou seria porque os alunos passavam pelo local suspirando de ansiedade antes das provas 😅📚?!?

Sheldonian Theatre

O famoso edifício do Sheldonian Theatre, projetado pelo renomado arquiteto britânico Christopher Wren, é um dos marcos arquitetônicos de Oxford e tem um importante papel cerimonial dentro da Universidade de Oxford: aqui ocorrem as admissões nas faculdades e os eventos de formatura dos alunos. Veja mais informações aqui.

Jardim Botânico de Oxford

Um ponto turístico interessante em Oxford para quem gosta de natureza é o Jardim Botânico da cidade. Foi fundado em 1621, o que lhe dá o título de 1° jardim botânico do Reino Unido na também mais antiga universidade do Reino Unido! Clique aqui e planeje sua visita a esse local histórico que mistura pesquisa acadêmica e natureza em um só passeio!

crédito: wikimedia.org-photo by Toby Ord

crédito: wikimedia.org-photo by Toby Ord

Atividades extras em Oxford

Este último item da lista pode ser qualquer lugar aleatório ou evento que você gostaria de incluir no seu roteiro de viagem para Oxford. Em nossas viagens, sempre gostamos de deixar um tempo livre para descobrir alguma coisa que não estava nos planos.

No caso de Oxford, visitamos a loja temática de Alice no País das Maravilhas – Alice’s Shop, com objetos e livros para quem gosta do clássico. A loja é conhecida, mas eu confesso que nem imaginava que existia antes de eu chegar na cidade!!

Loja temática de Alice no País das Maravilhas, em Oxford

Loja temática de Alice no País das Maravilhas, em Oxford

Outro lugar que passeamos um pouco foi em uma feira de artesanato bem organizada no centro – demos sorte pois visitamos a cidade em um sábado.

IMG 1569

Se você tiver mais tempo e quiser visitar a parte moderna de Oxford, seja para fazer compras, almoçar ou simplesmente bater perna, há um enorme calçadão com shoppings (como o Westgate), lojas (como Uniqlo, Primark, Lush, H&M…), além de restaurantes, bares e lanchonetes no trecho entre a Castle Street, a Bonn Square e Queen street.

IMG 1481

Como ir de Londres a Oxford?

Há várias maneiras de fazer um bate-volta a partir de Londres:

  1. Ônibus (que geralmente é mais barato), pela Oxford Bus Company e Oxford Tube.
  2. De trem, (a forma mais tranquila e rápida), veja preços e horários clicando aqui.
  3. De carro (a maneira mais confortável e com liberdade de roteiro e horários). Nós optamos por esta modalidade pois visitamos a cidade durante uma road trip Inglaterra + País de Gales. A dica neste caso: tenha um $ extra no orçamento, pois os estacionamentos na cidade são caros: a partir de 3,50£/hora e nos car parkings com melhor localização é difícil achar vagas dependendo do horário!
  4. Tours: a opção de muito turistas é conhecer os pontos turísticos de Oxford contratando tours a partir de Londres. Não gostamos muito desse tipo de roteiro pré-estabelecido, acho que fica um pouco engessado e acabamos não tendo tempo suficiente para fazer nossas próprias “descobertas” na cidade. Mas, se for de seu interesse, há inúmeros tours se prefere já ter tudo organizado de antemão. Pela internet ou através do hotel em Londres é possível contratar o passeio.

Para ver todas as matérias da Inglaterra no blog, clique aqui.

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com – você consegue as melhores tarifas e nós, uma pequena comissão. Você estará ajudando o site a produzir mais guias de viagem completos e independentes como este! Muito obrigada! Clique aqui e confira as ofertas!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *