Boston: o que fazer | Principais atrações em roteiro de 1 a 3 dias 2



Neste post apresentamos um guia do que ver e fazer em Boston, com as principais atrações turísticas da cidade. Estruturamos nosso guia a partir das atividades que fizemos na cidade – vamos mostrar em detalhes como é cada passeio, quanto tempo demora para fazer, quanto custa, como chegar, links úteis, se vale a pena usar o CityPASS em Boston, etc.

Com os pontos turísticos e atrações principais mostrados aqui, você será capaz de montar um roteiro de 1, 2 ou 3 dias em Boston – assim você avalia os atrativos e escolhe o que mais lhe agrada, encaixando no seu próprio roteiro, conforme seus interesses e disponibilidade de tempo.

Passeio as margens do Charles River em Boston

Passeio às margens do Charles River em Boston, com o bairro de Back Bay e torres Prudential e John Hancock ao fundo

Ficamos apenas 2 dias e adoramos a cidade. Fomos em outubro (outono) e apesar do frio, pegamos dias lindos de céu azul. Boston tem uma atmosfera ótima – é jovem, cultural, e a despeito da modernidade, vista nos suntuosos prédios, conserva muito bem seu passado – histórico e revolucionário – em construções com excelente estado de preservação. Vamos lá!

O que ver e fazer em Boston | Principais atrações

1. Freedom Trail

A Freedom Trail, ou trilha da Liberdade, é uma das principais atrações turísticas de Boston. O passeio consiste em uma caminhada, que passa pelos principais pontos turísticos importantes no processo de independência dos EUA.

Após percorrer seus 4km, visitamos igrejas, cemitérios, um estaleiro da marinha e um campo de batalha, o Bunker Hill. Nós visitamos cada uma destas atrações, 16 no total:

  1. Boston Common
  2. Massachusetts State House
  3. Park Street Church
  4. Granary Burying Ground
  5. King’s Chapel & Burying Ground
  6. Boston Latin School Site/Benjamin Franklin Statue
  7. Old Corner Bookstore
  8. Old South Meeting House
  9. Old State House
  10. Boston Massacre Site
  11. Faneuil Hall
  12. Paul Revere House
  13. Old North Church
  14. Copp’s Hill Burying Ground
  15. USS Constitution & Museum
  16. Bunker Hill Monument

Todas elas estão distribuídas ao longo da trilha, que é toda demarcada por uma faixa vermelha, as vezes pintada, as vezes com tijolos vermelhos como na foto que tiramos abaixo, então é impossível se perder!

Freedom Trail em Boston - EUA

Mapa da Freedom Trail: o passeio começa no parque Boston Common e termina no Bunker Hill, do outro lado do Charles River.

freedom trail em boston mapa

Preço das atrações: apenas 3 das 16 atrações são cobradas, as demais ou são gratuitas ou sugerem doação para quem quiser dar.

É um passeio imperdível e muito importante para fazer em Boston, não apenas pelo contexto histórico dos 16 atrativos turísticos ao longo da trilha, mas também porque é batendo perna na cidade que você irá conhecê-la melhor. E Boston é uma cidade agradável para se caminhar.

Tempo de passeio: de 3 a 6hs, dependendo do seu interesse – nós fizemos em 4hs. Para mais detalhes das atrações, temos uma matéria específica aqui no blog, confira:

2. Observatório Skywalk na Prudential Tower

No topo da Prudential Tower fica o Observatório Skywalk, de onde tem-se uma linda vista panorâmica de toda a cidade.

O boston common e a John Hancoock Tower vistos do Prudential Tower

Lá de cima avistamos o MIT e a Universidade de Harvard, o parque Boston Common, o estádio de baseball Fenway Park, o bairro Back Bay, dentre outras importantes atrações da cidade.

A vista do Skywalk é legal porque te dará uma visão integrada das atrações que você ja visitou ou ainda irá visitar na cidade. Boston é uma cidade moderna, bonita e arborizada, merece ser observada do alto. Adoramos a visita, vale muito a pena!

Tempo de passeio: de 1 a 2h, dependendo do seu interesse. Preço: 19 USD/adulto (atração inclusa no CityPASS). Para sabe como visitar a Prudential Tower e como é a linda vista do Skywalk, consulte nossa matéria específica deste passeio aqui no blog:

DICA: ao descer do observatório, se tiver tempo visite a Christian Science Plaza, uma praça bem bonita e de onde você terá uma bela vista da Prudential Tower (é um passeio bem rápido, falo dele adiante neste post).

3. Harvard e MIT

Duas das mais importantes universidades do Mundo ficam na área metropolitana de Boston, mais especificamente em Cambridge: o MIT – Massachusets Institute of Technology e a Universidade de Harvard. Pela fama das duas, queríamos visitá-las, afinal também despertam interesse turístico.

Prédio clássico do MIT: Maclaurin Buildings e Killian Court

Tempo de passeio: de 2h a 3h. Como Chegar: o acesso é bem fácil, é só pegar a linha vermelha do metrô. Nós visitamos tanto Harvard quanto do MIT, se quiser saber mais detalhes da nossa visita, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

4. Museum of Science – Museu de Ciência de Boston

O Museum of Science (Museu de Ciência de Boston) é um dos melhores passeios na cidade, mostra a ciência não como uma coisa chata ou difícil de entender, mas divertida e interessante, ao revelar conceitos de uma maneira interativa e com exemplos práticos em atrações inteligentes e pensadas para adultos e crianças.

Museu de ciencias de Boston - simulador de raios de alta voltagem

Apresentação dos raios no Museum of Science em Boston

Tempo de passeio: de 3 a 6hs, dependendo do seu interesse. Preço: 25 USD/adulto (atração inclusa no CityPASS).

Gostamos tanto que passamos quase o dia todo dentro do Museum of Science – que apesar de não ser grande, prende muito sua atenção. Uma das apresentações mais legais é a dos raios, é impressionante. Para mais detalhes desta e outras atrações do museu, o que fazer dentro dele, como é a visita e como chegar, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

5. Copley Square

A Copley Square em Boston é uma praça bem famosa e muito procurada por turistas. Lá estão a Trinity Church (séc XVIII), o  John Hancock Tower – o prédio mais alto da cidade, e a Biblioteca pública de Boston.

John Hancock Tower - Copley Square - Boston

Tempo de passeio: 30min, é um passeio bem rápido.

Como chegar: de metrô (T), estação Copley Station. Se quiser ver mais fotos do nosso passeio, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

6. Jogo de Basquete no TD Garden

Mesmo que você não goste muito de basquete ou de esportes, recomendo que você assista a um jogo desses nos EUA. Além de uma ótima opção de entretenimento – e nisso os americanos são muito bons, será também uma ótima oportunidade para observar os norte-americanos de um ponto de vista antropológico! É seguro e organizado, além de toda estrutura – lanchonetes, lojas e banheiros.

Um jogo de basquete nos EUA: TD Garden - Boston Celtics

Além do jogo em sí, os intervalos entre os quartos no TD Garden são também um espetáculo e muito divertidos. Há shows com as cheerleaders, música, jogo de crianças na quadra, há os animadores de torcida, brindes são jogados para a platéia, tudo muito legal. Se puder, assista.

Para conferir como foi o jogo que assistimos, confira nossa matéria aqui no blog:

7. Fenway Park

O Fenway Park é o estádio mais antigo da Major League de baseball dos EUA, e a casa do Red Sox, um dos mais famosos e vitoriosos times de Baseball dos EUA.

O Fenway Park visto observatório Skywalk - Prudential Tower

Como nós não curtimos muito baseball, preferimos assistir a um jogo de Basquete no TD Garden. Mas conseguimos o ver o Fenway Park do observatório skywalk (de onde tiramos a foto acima). Para saber mais sobre o calendário dos jogos e horários de visitação, consulte o site oficial.

8. New England Aquarium (Áquário de Boston)

Outra atração muito procurada em Boston é o New England Aquarium (Aquário de Boston), há muitas espécies de peixes, tartarugas e até pinguins, que ficam no tanque maior – esse com a cor “verde” na foto abaixo:

Esqueleto de baleia no New England Aquarium - Boston - Estados Unidos

Dentre seus inúmeros aquários, há um que se destaca, enorme e impressionante, representa o ecossistema marinho do caribe.

Um ponto importante a destacar é o fato do New England Aquarium ser engajado na preservação da vida marinha, através de diversas atividades: usa a verba do seu ingresso para pesquisa, para educação e conscientização, e em programas de preservação de espécies ameaçadas. Achamos importante destacar este ponto, pois não somos fãs de aquários e zoológicos e não temos costume de visitá-los.

Tempo de passeio: de 2 a 4hs. Preço: 27,95 USD/adulto (atração inclusa no CityPASS). Para conhecer o aquário por dentro, e saber um pouco mas de como foi nossa visita e como chegar, consulte nossa matéria específica:

9. Bairro de Back Bay

É um bairro muito bonito e charmoso em Boston, cuja arquitetura se destaca pelos prédios vitorianos, construídos com pedras de arenito marrom, aquelas que vemos em muitos filmes americanos. Vimos as mesmas pedras em Nova York, nos bairros do Brooklyn e Greenwich Village.

charmoso caro bairro Back Bay…famosas casinhas…

É um bairro agradável para se caminhar, e conta com muitas opções de restaurantes. Apesar de ser um dos bairros mais caros de Boston para se morar e viver, há restaurantes para todos os bolsos.

Tempo de passeio: de 1 a 2hs. DICA: conjugue essa visita com a Copley Square e o Observatório Skywalk, todos ficam nesta região do Back bay.

10. Christian Science Plaza

É uma bela praça dedicada à ciência, com um belo e imenso espelho d’agua – reflection pool:

Espelho d'água próximo Prudential Center/Tower

Em uma das pontas da praça fica a imponente Christian Science Church, e na outra ponta (lá no fundo da foto) fica a Prudential Tower e o observatório Skywalk.

Christian Science Church Prudential Center/Tower

Tempo de passeio: 20min. DICA: faça o passeio após a visita do observatório Skywak, pois a Christian Science Plaza e sua reflection pool são vizinhos do Prudential center. Veja no mapa abaixo a localização destas atrações (a reflection Pool é retângulo azul no mapa):

11. Museum of Fine Arts e Isabella Stewart Gardner Museum

Esses museus ficam bem próximos um do outro. O Museum of Fine Arts é um dos 4 maiores museus dos EUA e o maior da Nova Inglaterra, com um acervo enorme, exibindo desde peças do Egito antigo a pinturas de Monet, Renoir, Van Gogh, Degas, etc, além de pinturas das culturas Chineses e Japonas, dentre outras. O bilhete de entrada custa 25USD (adultos). Para mais informações, visite o site oficial.

Mfinearts  StuGardner

[Fonte das imagens: Wikipedia, fotos 1 e 2]

O museu Isabela Stewart Gardner é um casarão muito bonito, fundado por Isabella Gardner, filha de um rico comerciante em Nova Iorque, amante de viagens e colecionadora de arte. Além das obras expostas, o jardim interno do museu também é muito bonito. O bilhete de entrada custa 15USD (adultos). Para horários de visitação, consulte o site oficial.

Tempo de passeio: de 4hs a um dia inteiro. Como chegar: vá de bonde, linha E, desça na estação Museum of Fine Arts. O Museu fica logo em frente (e o Isabella Stewart Gardener a 600 metros daí).

12. Parques Boston Common e Public Garden

Estes dois parques são vizinhos um do outro. O Boston Common foi o primeiro parque público dos EUA, inaugurado em 1634, apenas 4 anos depois de fundação da cidade – detalhe: já serviu de pasto para gado, local de enforcamento e campo militar.

Boston Public Garden é vizinho ao Boston Common. Foi o primeiro jardim botânico público dos EUA. No meio do parque fica a estátua de George Washington.

Parque Boston Common

Ambos os parques são uma ótima opção para passear, vá para admirar a área verde ou simplesmente descansar em seus gramados. O Boston Common também faz parte da Freedom Trail – ela começa nele. Para mais informações consulte os sites oficiais dos parques em Boston:

13. Descobrindo Boston a pé…

Diferente de outras cidades nos EUA, Boston é uma cidade amigável para se caminhar. Quando fizer a Freedom Trail, aproveite também para fotografar a cidade, há alguns pontos em que o o skyline de Boston aparece em destaque, como por exemplo no North End Park, no cruzamento da Hanover com a Cross street:

IMG 1458 2

Outra descoberta que fizemos caminhando foram os sebos de rua em Boston. Vimos um a céu aberto, em uma rua próxima ao Boston Common, com bastante gente olhando e comprando os livros, algo que nos impressionou positivamente:

Compra de livros usados em boston - próximo ao Boston Common

Outro passeio a pé muito agradável em Boston fizemos às margens do Charles River, ao lado do MIT. Toda essa área que margeia o rio tem uma passarela para pedestres, que se extende até Museum of Science. O dia estava lindo, e os barquinhos velejando no Charles River completavam o cenário perfeito para uma caminhada. Daí também tem-se uma excelente vista da Prudential Tower e John Hancock Tower.

skyline de Boston e barcos à vela no Charles River

Passamos pelo Centro Ray e Maria Stata, no MIT, com sua arquitetura super moderna. Aí dentro estão o Laboratório de Ciência da Computação do MIT e o Laboratório de Inteligência Artificial, dentre outros.

Centro Ray e Maria Stata, no MIT

Centro Ray e Maria Stata, no MIT

Em contraste, há 2 quadras daí fica o Metropolitan Storage Warehouse, um prédio do século XVIII em Boston! A cidade é assim, o antigo e o moderno estão em toda a parte. Bem legal.

Metropolitan Storage Warehouse em Boston, construído em 1895!

Metropolitan Storage Warehouse em Boston, construído em 1895!

Mapa das Principais Atrações Turísticas

Abaixo deixo um mapa das principais atrações em Boston, que citamos nesta matéria:

CityPASS de Boston vale a Pena ?

Dependendo das atrações que for visitar, comprar o CityPASS de Boston pode ser um bom negócio – você pode economizar tempo e dinheiro. As atrações inclusas são:

Como visitamos 3 destas atrações (Skywalk observatory, New England Aquarium e Museum of Science), fizemos um bom negócio: compramos o CityPASS por USD 56,00, já pagando separado por atração sairia USD 72,00!

Além de dinheiro, economizamos tempo também, pois com o CityPASS em mãos não é necessário pegar fila para compra do bilhete: basta apresentar o CityPASS na entrada da atração.

Como Comprar: nós compramos pela internet mesmo, aqui do Brasil, e recebemos um Voucher que imprimimos em casa. Após a data da compra, você tem até seis meses para usar. Para comprar pelo site oficial do CityPASS clique aqui.

Como usar: quando chegamos na primeira atração em Boston, trocamos o Voucher pelo CityPASS. A partir do primeiro uso, você tem 9 dias para visitar todas as atrações. Aí é só apresentar o CityPASS nas atrações e furar as filas da bilheteria! Bico!!

Como chegar em Boston de ônibus

Em nossa viagem, fomos a Boston de ônibus, saindo de Nova York. Se quiser dicas de como fazer esse trecho, consulte nossa matéria específica:

Como usar seu celular em Boston

Quer usar seu celular em Boston? Temos um guia completo aqui no site, onde explicamos onde e como comprar um chip de celular nos EUA, confira:

Onde se hospedar

Nós ficamos hospedados no hotel Hyatt Regency, no bairro de Downtown Crossing, bairro vizinho do Boston Common. Escolhemos o local por ser bem localizado, próximo a grande maioria das atrações e com fácil acesso ao transporte público da cidade.

Para pesquisar e reservar seu hotel em Boston com as melhores tarifas, faça sua busca através de nosso parceiro Booking, clicando no box abaixo:

Booking.com

E você, já passou por Boston? Tem alguma dica de passeio? Deixe aqui seu comentário!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Boston: o que fazer | Principais atrações em roteiro de 1 a 3 dias