Museum of Science em Boston: interessante e criativo


Nesta matéria você verá como é a visita ao Museum of Science em Boston, um passeio muito legal para se fazer em Boston, nos EUA. É uma atração muito legal, porque mostra a ciência de uma maneira didática e com exemplos práticos. Eu e meu marido passamos quase o dia inteiro no Museu da Ciência, que apesar de não ser grande, prende sua atenção,  pois as atrações são bem instrutivas e criativas.

Museu de ciências de Boston - módulo de sobrevivência lunar

O legal é que há muita interação entre o visitante e as coisas que estão sendo apresentadas, o que descomplica o entendimento da ciência – posso dizer por mim mesma, que não tenho a mente nerd (no bom sentido) e brilhante de engenheiro como meu marido.

Já tinha entrado no site do Museu alguns dias antes da viagem, então sabia que havia apresentações como a da foto abaixo, que ensinam como se formam os raios, relâmpagos e como se proteger dessas poderosas descargas elétricas em casos de tempestade, por exemplo. O encarregado dessa apresentação chamava pessoas da platéia para fazer suas demonstrações e ficava fazendo piadas para divertir e ensinar ao mesmo tempo.

Achamos particularmente interessantes as atrações abaixo:

Eletricidade & Raios

Esta apresentação acontece dentro do teatro de eletricidade, é uma das partes mais legais do museu. Mostram desde eletricidade estática, chamam algumas pessoas da platéia e deixam o cabelo delas em pé, até chegar na parte mais impressionante, quando mostram como funcionam os raios com exemplos práticos – eles tem simplesmente um gerador de raios dentro do museu!

Museu de ciencias de Boston - simulador de raios de alta voltagem
Apresentação no Museu da Ciência de Boston: como funcionam os raios na Terra

São geralmente apenas duas apresentações de 20min cada por dia, para se programar consulte o site oficial clicando aqui.

Tornados

Essa parte é outra bem legal, existe um mini gerador de tornados, mostrando como eles se formam:

Como se formam os tornados (com uma demonstração miniatura) - Boston museum of science

Matemática

A demonstração – na prática – dos gráficos da teoria das probabilidades, dá para ver a distribuição normal se formando em tempo real!

Registro das eras pela Natureza

Demonstração de eventos que ocorreram na história utilizando o tronco de uma sequóia com 2000 anos de idade como linha do tempo – recomendo muitíssimo!

Tronco de sequóia de 2000 anos, desde nascimento de Cristo até hoje - Museu de ciências de Boston

O que enxergamos?

O que você vê na figura abaixo? uma caveira? um casal jantando? ou os dois?

O que você vê nessa foto ... uma caveira, um casal jantando ou os dois ? Museu de ciências de Boston

Eu e meu marido… vistos pela nossa temperatura do corpo…

Museu de ciências de Boston - visão infravermelha do predador!!

uma sala dedicada a Escher…

Escher - Boston Science Museum

Há uma seção do museu com tiranossauro em tamanho real!

Tiranossauro Rex no museu de ciências de boston

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados pela internet ou no local.

  • Adustos: 25 USD.
  • Crianças: 20 USD.
  • Idosos: 21 USD.

Nós, como tínhamos o City Pass de Boston, que inclui a entrada para o Museu da Ciência de Boston, não precisamos pagar nem pegar a fila dos tickets. Fica aí a dica.

Horário de funcionamento

  • de sábado até quinta: das 9:00 às 17:00h;
  • sexta-feira: das 09:00 às 21:00h.

Para demais informações, exibições permanentes, horários nos feriados e valores atualizadas dos ingressos, consulte o site oficial aqui.

Como chegar

Veja abaixo o mapa com a localização do Museum of Science em Boston. É muito fácil chegar lá: pegue o metrô (linhas B, C, D, E) e desça na Science Park. Mais 5min de caminhada e chegará no Museu da Ciência!

Se você estiver de carro, o museu possui estacionamento.

Abaixo, fomos pegar o metrô na estação Science Park, depois de visitar o Museum of Science.

Science Park station - estação de metro do Museu de ciências de Boston

O museum of Science é segmentado por assuntos – planeta, dinossauros, arte, matemática, física. Além de ser um ótimo passeio para crianças, pois elas vão se sentir em um verdadeiro playground, é também uma ótima atração para os adultos – ver a ciência com exemplos práticos, descomplicada! Adoramos a visita e recomendamos!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário