O que fazer na Praia de Pipa (RN): 10 passeios e praias imperdíveis | roteiro de 1 a 3 dias



Hoje no blog, você vai descobrir o que fazer na Praia de Pipa (RN), um dos principais destinos turísticos próximos de Natal. Fizemos uma viagem em novembro/2017 e ficamos 4 noites no vilarejo. Confira quais são as melhores praias, os passeios imperdíveis, nossas dicas e furadas. A partir dessas informações, você pode escolher as atrações e pontos de interesse para montar seu próprio roteiro, seja para 1, 2 ou 3 dias. Confira agora o Guia Completo do que fazer em Pipa: 10 passeios e praias imperdíveis que preparamos!

IMG 1094

Praia de Pipa – informações gerais e curiosidades

A estrutura da vila é composta basicamente por pousadas, restaurantes, bares, pequenos shoppings, lojas e sorveterias. Tudo se concentra na única avenida da cidade – a Avenida Baía dos Golfinhos e suas ruas próximas.

IMG 1057

As calçadas praticamente inexistem, então tome cuidado pois os pedestres dividem espaço com os carros. Não espere requinte e organização, pois em Pipa a vibe é bem rústica e despojada mesmo. É um vilarejo simples, com ar mais hippie e alternativo.

IMG 1049

Há muitos turistas estrangeiros em Pipa e curiosamente vimos muitos jovens argentinos, morando em Pipa, vendendo artesanato ou lanches na praia. Na pousada em que ficamos, por exemplo, mais de metade dos hóspedes eram gringos.

IMG 1034

Consulte a tábua de marés (eu sempre consulto o completo site da Marinha) para fazer seus passeios, pois tanto a condição para banho nas praias (e o acesso a algumas delas) como a paisagem mudam bastante em função disso. Clique aqui para consultar a tábua de marés para a data da sua viagem.

IMG 7568

Quando Visitar

Quando visitar Pipa (RN)? A melhor época para visitar Pipa, no Rio Grande do Norte é de setembro a março, com os meses de maio e junho sendo os mais chuvosos. De qualquer forma, a temperatura é alta o ano inteiro (média de 27˚C) e a temperatura média da água do mar é de 28˚C (fonte: guia.pipa.tur.br, versão impressa/ed.37)

A minha última dica dessa parte introdutória é: evite fazer os tours de 1 dia para a Praia da Pipa partindo de Natal. Você perde muito tempo na estrada e aproveita muito pouco de Pipa, que merece ao menos 1 pernoite para sua viagem ser mais proveitosa em termos de passeio. No fim você passa por vários lugares e não aproveita efetivamente nenhum deles.

O que fazer em Pipa – 10 Principais Praias & Passeios

1. Avistar Golfinhos em Pipa (RN)

Uma das atividades principais para quem vai à Pipa no Rio Grande do Norte é (tentar) avistar golfinhos. Quando eu pesquisava a respeito e lia na internet, achava que o pessoal forçava a barra, que deveria ser propaganda exagerada para atrair turistas. Estava enganada e ainda bem, pois fui surpreendida por uma praia linda (Baía dos Golfinhos), de natureza ímpar e fui agraciada com a presença não de um, mas de pelo menos 10 (!!!) golfinhos. Olha eu filmando um deles… (adorei que o Gustavo conseguiu fotografar este momento!)

IMG 7556

Abaixo, turistas se aproximam de 2 golfinhos com um caiaque:

IMG 7561

Foi o que mais gostei em Pipa com certeza (tanto que fomos à Baia dos Golfinhos 2 dias seguidos, e vimos golfinhos nos 2 dias!) pois até então só tinha visto golfinhos em seu habitat natural na Reserva de Paracas, no Peru, e muito rapidamente. As vezes que vimos em parques como o Xel-Há no México, para “entretenimento”, nem comento 🙄. Toda vez que me lembrar da viagem à Pipa vou me lembrar dos golfinhos 💙🐬. Cabe aqui uma informação – é bem difícil fotografá-los ou fazer um vídeo decente.

IMG 7574

Além de contar com um pouco de sorte, é preciso uma boa dose de paciência e levar uma máquina/celular com zoom para melhores resultados.

IMG 7575

Confira nosso vídeo observando os golfinhos em Pipa:

2. Baía dos Golfinhos

Além da possibilidade de ver os golfinhos, a praia da Baía dos Golfinhos é super indicada para banho, por suas águas mornas e por não ter muitas ondas na maré baixa. Por conta disso, há locação de pranchas de SUP e caiaque por ali.

IMG 7542

Não há infraestrutura com barracas (ainda bem), mas há vendedores de lanches, açaí, saladas de frutas e água. Além disso o visual é lindo com aquela imensa falésia serpenteando toda a praia.

IMG 7573

Com certeza a Baía dos Golfinhos é uma das praias mais bonitas do Brasil. O acesso é somente possível a pé (ou por barco) na maré baixa. Vindo da vila de Pipa e saindo da Praia do Centro à esquerda, são 1,5 km de caminhada pela areia da praia, atravessando um caminho com pedras (por isso o acesso só é indicado na maré baixa). Na imagem abaixo, estávamos fazendo a travessia a pé com a tábua de marés marcando 0.8,  a maré mais baixa do dia.

IMG 1158

3. Praia do Centro

A praia do Centro tem esse nome por ser a praia mais central com relação à vila. Foi a praia que menos gostei. Não por causa da sua beleza natural, pois na maré baixa formam-se piscinas naturais e a praia é ótima tanto para banho como para contemplação, mas a superlotação e a forma desordenada como é ocupada desencoraja qualquer um que queira curtir praia com sossego.

IMG 1151

O pouco que aproveitamos aqui foi quando nos afastamos da muvuca e fomos para os bancos de areia que se formam na maré baixa, onde havia menos gente. Mesmo assim, vimos lixo e embalagens de plástico boiando nas piscinas naturais.

GOPR2111

A praia é ideal para famílias com crianças pequenas, que podem brincar com segurança nas piscinas naturais, bem rasinhas.

IMG 7529

Cadeiras de plástico, lixo espalhado por turistas sem educação, gente demais, vários restaurantes e bares de praia de péssima estrutura e música alta tocando o dia inteiro e vendedores insistentes (às vezes até inconvenientes) estragam o lugar em minha opinião.

IMG 7477

Arte inteligente em Pipa, abordando o problema do lixo nas praias:

IMG 1242

Fomos em época fora de alta temporada e feriados…imagino como deve ficar mais cheio (e sujo) nestas épocas!!! Uma pena, pois o lugar é lindo demais!

IMG 7534

4. Praia do Amor

Fomos caminhando até a praia do Amor desde o centro de Pipa (1,5 km) e levamos por volta de 25 minutos (pela cidade, pois era horário de maré alta/cheia). Como a Baía dos Golfinhos, a Praia do Amor também pode ser acessada por caminhada apenas nos horários de maré baixa.

IMG 1067

A Praia do amor é uma praia de mar aberto e a melhor para quem vai à Pipa atrás de Surf, com suas ondas fortes e mar agitado.

IMG 7508

Antes de descer para a praia, aproveite para contemplar a paisagem no mirante!

IMG 7505

5. Praia das Minas

Depois da Baía dos Golfinhos, foi a praia que mais gostei. Ela é quase deserta, com falésias e dunas. Não é boa para banho por conta do mar agitado (é praia de mar aberto), mas é excelente para uma caminhada na areia.

IMG 0960

A praia é uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas do Brasil, protegida pelo Projeto Tamar. Para quem quer tranquilidade é a praia ideal em Pipa. Infelizmente não vimos nenhuma de perto nem nenhum ovo!

IMG 0968

Como estávamos hospedados na Pousada Toca da Coruja, desfrutamos de um Bar de Praia muito bom que eles mantêm na Praia das Minas. Super charmoso e rústico. Um sossego! O transfer pousada/praia/pousada é feito pelo próprio hotel gratuitamente.

IMG 7421

Eles servem desde petiscos até cerveja, drinks e água de côco. No dia em que passamos a manhã por lá, só havia nós e mais 1 casal, também hóspede da pousada. No entanto, é aberto para o público geral.

IMG 0951

Para mais detalhes, veja nosso vídeo (com drone) da praia das Minas:

6. Chapadão

O Chapadão é uma enorme falésia que faz as vezes de mirante, fica entre a Praia das Minas e a Praia do Amor. Se você já vai visitar o mirante da Praia do Amor, é um passeio bem parecido e nesse caso dispensável. Uma parada para fotos no Chapadão geralmente faz parte dos tours de bugue pelas praias da região.

IMG 7497

7. Passeio de Bugue e Quadriciclo

Não sou muito fã de passeios de bugue, então não fizemos nenhum. Se tiver pouco tempo na cidade e quiser conhecer o maior número de praias possível, há vários bugueiros oferecendo serviço na rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos. Como alternativa, também são populares os tours de quadriciclo.

8. Passeio de Barco para avistar golfinhos em Pipa (RN)

Olha vou ser bem sincera – achei estes passeios um pouco furada. Primeiro porque os barcos vão bem cheios, com pessoas no maior aperto disputando um espaço minúsculo. Segundo porque se você for caminhando até a praia da Baía dos golfinhos, você verá com mais facilidade os golfinhos, terá mais tempo para ficar procurando e observando os famosos mamíferos e também vai ter mais tempo para (tentar) tirar uma foto decente. Terceiro, ainda economiza a grana do passeio do barco 💸. Se você gosta deste tipo de passeio, então vá em frente, mas ele não é primordial para ver os golfinhos. Não fiz e não me arrependi!

IMG 7551

9. Pôr do Sol na Lagoa Guaraíras

Não chegamos a fazer este passeio, apesar de recomendado pelo recepcionista da nossa pousada. Geralmente contrata-se um tour que passa por algumas praias de Tibau do Sul e tem parada na Lagoa para almoço em um restaurante, depois tempo livre para nadar, andar de caiaque e apreciar o pôr do sol no local! Quem sabe na próxima trip para a Praia de Pipa?

pipa lagoa guaraira

imagem: wikimedia.org

10. Santuário Ecológico

Um parque aberto das 8h às 17h que oferece trilhas ecológicas, preservação da mata atlântica nativa e mirantes para contemplar as bonitas praias e falésias da região de Pipa. Infelizmente não chegamos a visitá-lo.

Sorveterias em Pipa

Viagem para destinos de Praia não pode faltar sorvete! Experimentamos então algumas sorveterias famosas na Praia de Pipa.

1. Sorveteria Preciosa: O ambiente é bem moderno, a decoração é bonita mas destoa um pouco do clima relaxado de Pipa. Os sabores que experimentamos são bons (chocolate belga e côco), mas há pouca variedade e não achei nada de excepcional. Havia 10 tipos na tarde que visitamos. Eu tinha lido antes de viajar que os donos eram italianos e o gelato tinha uma super cremosidade e tudo mais….talvez porque em São Paulo tenha inaugurado muitas gelaterias de qualidade nos últimos tempos eu não tenha me surpreendido. Não gostei muito do atendimento, as moças estavam com muita má vontade.

IMG 1246

2. Real de 14: Já ganhou prêmio de melhor sorvete pelo Guia Comer & Beber da revista Veja. Experimentamos cajá, maracujá e côco com doce de leite. Havia várias opções mais refrescantes e de frutas regionais, e ao menos 25 sabores (Por isso gostei mais daqui do que da Preciosa). A decoração gostei bastante, mas o atendimento não é bom.

IMG 1055

3. Que Gostoso Sorveteria: Talvez o sorvete mais comum dentre as 3 sorveterias, mas o ambiente é bem decorado e o atendimento é bom.

Onde Comer em Pipa?

Nos hospedamos na Pousada da Toca da Coruja que coincidentemente tem o melhor restaurante da cidade, o Oca Toca. Gostamos tanto do nosso jantar lá que não conseguimos comer em outro lugar. Vimos muitas opções de restaurantes na vila, para todos os bolsos, mas achamos que o custo x benefício do Oca Toca era melhor. Uma gastronomia refinada, uma comida deliciosa com toques regionais e a simpatia dos funcionários nos conquistaram. Claro que a comodidade de jantar na própria pousada também foi um plus. Gastamos em média R$200,00 para um jantar para casal, com bebidas e serviço.

Pratos que experimentamos e aprovamos no Restaurante Oca Toca em Pipa (RN):

1. Medalhão de carne de sol artesanal, grelhado e recheado com quejo coalho, acompanhado de farofa de feijão verde com bacon e purê de macaxeira:

IMG 1084

2. Peixe Grelhado na folha de bananeira, recheado com farofa de camarão e banana, acompanhado de arroz de côco fresco e vinagre de trio de pimenta:

IMG 1005

3. Lombo de atum fresco sobre couscous marroquino vermelho e molho ponzu ao mel de engenho:

IMG 1006

4. Peixe assado coberto por castanhas caramelizadas, purê de mandioquinha e molho de limão siciliano e côco.

IMG 1265

As sobremesas também adoramos, além do brinde do chef, amuse bouche 😋

IMG 1266    IMG 1083    IMG 1010

Onde ficar em Pipa?

Há várias opções de pousadas e hotéis, mas nossa escolha não poderia ter sido melhor – escolhemos a Pousada Toca da Coruja, uma das melhores pousadas do Brasil, membro da Associação Roteiros de Charme. Clique aqui para ver nossa matéria específica sobre a pousada.

Para pesquisar outras opções, confira o Box de ofertas do nosso parceiro Booking:

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *