iPhone SE no Exterior: veja preços com impostos e qual modelo escolher



Vale a pena comprar um iPhone SE no exterior? É mais barato? Vamos mostrar aqui o preço do iPhone SE na Europa, Ásia e outros países, já com todos os impostos inclusos, e comparar com os valores aqui no Brasil. Você vai ver em detalhes quanto custa comprar o celular da Apple na França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido, Hong Kong, Dubai, Cingapura, EUA,Canadá e Austrália e saber qual desses países tem o preço do iPhone SE mais barato. Quem sabe você não volta com um de sua viagem?

Nós já compramos iPhones lá fora e sempre deu tudo certo, e vamos das as dicas aqui para você fazer o mesmo. Há questões importantes para saber antes de comprar: como recuperar o imposto pago (tax free) e economizar seu dinheiro, qual modelo do iPhone SE é vendido no exterior, qual aparelho comprar para funcionar no Brasil e se terá garantia por aqui.

Se quiser, pode ir direto a um dos tópicos desta matéria:

  1. Preço do iPhone SE no Exterior
  2. Modelos do iPhone SE vendidos no exterior
  3. Qual aparelho comprar para funcionar no Brasil
  4. Terei Garantia?
  5. Serei taxado na Alfândega?

Uma curiosidade: por conta da pandemia do coronavírus, parte do lucro arrecadado pela Apple com os iPhone vermelhos (apenas nesta cor) será destinada ao Fundo Global para combater a COVID-19. O preço do celular não aumenta por conta disso. Quer contribuir? Então já sabe qual cor escolher…

Preço do iPhone SE no Exterior

Dez anos atrás, na época do real valorizado, o preço do iPhone no exterior era a metade do preço brasileiro. Com a desvalorização recente do real, é preciso fazer contas, e dependendo da cotação da moeda estrangeira, comprar um celular da Apple na Europa pode, por exemplo, não ser um bom negócio.

Para saber se vale a pena comprar o iPhone SE no exterior, deve-se em primeiro lugar, adicionar ao preço final os impostos:

  • IOF brasileiro para compras com cartão de crédito;
  • Impostos locais de cada país, quando aplicável.

Em segundo lugar, considere utilizar o benefício do tax free, que devolve o imposto embutido nas compras de produtos no exterior (em alguns países). Para mais detalhes de como funciona o tax free, temos uma matéria específica aqui no blog, leitura imprescindível se você quer economizar dinheiro em suas compras no exterior:

No caso do iPhone SE de 64Gb, nós fizemos todas as contas para você – adicionamos ao preço final todos os impostos e deduzimos o valor do tax free nos países onde é aplicável, confira:

preço iphone SE no exterior

Repare como o tax free faz diferença no valor que você economiza.

Na tabela abaixo, seguem os preços do modelo intermediário (128Gb) do iPhone SE comprado nos mesmos países:  Canadá, Austrália, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, EUA, Dubai, Cingapura e Hong Kong.

preço iphone SE 128GB comprado Canadá, Austrália, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, EUA, Dubai, Cingapura e Hong Kong

Veja o caso de Portugal e Itália. Na cotação atual do euro em 6 reais, sua economia sem o tax free é praticamente nula. Já com tax free, seu iPhone SE sai em média 400 reais mais barato em relação ao preço brasileiro.

IPHONE SE MAIS BARATO NA EUROPA: Da lista de países que citamos, o país mais barato para comprar é a Suíça.

QUAL PAÍS TEM O iPHONE SE MAIS BARATO: De todos os países que citamos aqui e na cotação atual das moedas, Estados Unidos e Hong Kong tem os melhores preços do iPhone SE.

SEU PAÍS NÃO ESTÁ NA LISTA? Para saber quanto custa o iPhone SE em outro país, vá no site da Apple, mude a bandeirinha do país no rodapé da página, e depois simule uma compra. Não esquente com o idioma no site, procure pelo botão azul no topo da tela, no canto direito – esse é o botão comprar, clique nele. Siga em frente, escolha o modelo o celular, a cor… até aparecer o preço. Ou então ative a tradução automática se estiver usando o Google Chrome como navegador. Fica aí a dica!

ECONOMIA x COTAÇÃO DO EURO: Quanto mais baixa a cotação do euro, menor será o preço do iPhone SE na Europa, e portanto maior será sua economia. Na via inversa, se o euro subir, sua economia cai, confira:

economia iphone SE comprado exterior

E agora a economia sem o tax free:

A partir de qual cotação do euro não vale a pena comprar o iPhone SE na Europa?

  • Para quem pedir o tax free, caso a cotação do euro supere R$ 6,75 não vale a pena comprar um iPhone SE na Europa.
  • Para quem NÃO pedir o tax free, caso a cotação do euro supere R$ 6,00 não vale a pena comprar um iPhone SE na Europa.

Modelos do iPhone SE vendidos no exterior

Cada país vende um modelo específico dos celulares da Apple. No caso do iPhone SE, existem 3 modelos a venda pelo mundo:

  • Modelo A2275: é vendido nos EUA, Canadá e Porto Rico. Vou chamar aqui de modelo “AMERICANO” do iPhone SE.
  • Modelo A2298: é vendido na China continental. Este é modelo “CHINÊS”.
  • Modelo A2296: é vendido na Europa, América Central e do Sul, Oriente Médio, África e Oceania – clique aqui para ver a lista de países. Este deve ser o modelo homologado pela Anatel e vendido no Brasil. Vou chamar de modelo “INTERNACIONAL” do iPhone SE.

Existe diferença de desempenho? Pode eventualmente existir, mas apenas com relação ao desempenho da internet 4G no Brasil, veja:

  • MODELO AMERICANO e CHINÊS (A2275 e A2298): A internet 4G destes celulares vão funcionar no Brasil apenas na banda 7 (2600 MHz).
  • MODELO INTERNACIONAL (A2296): A internet 4G deste celular vai funcionar no Brasil nas bandas 7 (2600 MHz) e 28 (700 APT MHz), portanto, com suporte em uma banda a mais em relação ao modelo AMERICANO e CHINÊS.

O que significa isso? Se você estiver em um lugar no Brasil sem sinal na banda de maior velocidade do seu iPhone, ele vai procurar (automaticamente) outra banda para se conectar. Se não encontrar, vai passar ao 3G e assim por diante até conseguir sinal. Por ter suporte a mais bandas brasileiras em 4G, o modelo A2296 (INTERNACIONAL) pode ter melhor desempenho neste quesito. Pela minha experiência – uso atualmente um iPhone (com bandas 7 e 28) em São Paulo, e nunca percebi o desempenho no 4G melhor em relação a outros iPhones AMERICANOS que já tive (apenas com a banda 7). Mas isso depende muito de onde você vive no Brasil.

Uma curiosidade: nenhum destes modelos apresenta a tecnologia 5G, que deve aparecer pela primeira vez nos celulares da Apple apenas no “iPhone 12”, com lançamento previsto para setembro/2020.

QUALQUER MODELO FUNCIONA NO BRASIL? Sim! Apesar da questão do desempenho do 4G, todos os modelos do iPhone SE (A2275, A2298 e A2296) vão funcionar no Brasil, desde que você compre um aparelho desbloqueado, nosso próximo tópico. Esta é a questão mais importante ao comprar um celular da Apple no exterior.

Qual aparelho comprar para funcionar no Brasil

QUAL COMPRAR: Para que seu iPhone SE funcione no Brasil – independente do modelo ou em que país você compre – a questão mais importante é: compre um iPhone SE desbloqueado no exterior. Anote esta dica, ela é fundamental! 

Os aparelhos desbloqueados são aparelhos livres de contrato com as operadoras locais, e funcionam com qualquer operadora no Brasil e no Mundo.

ONDE COMPRAR: Prefira as lojas oficiais da Apple (Apple Stores) ao comprar seu iPhone na Europa ou qualquer outro país. Deixe claro ao ao vendedor que você quer um iPhone SE desbloqueado – são chamados de unlocked no exterior. Geralmente os iPhones vendidos na Europa são desbloqueados – mas não custa enfatizar. Um iPhone bloqueado não irá funcionar no Brasil com as operadoras Claro, Vivo, Oi, Tim etc. Fica aí a dica!

Terei Garantia?

Ainda não consta no site da Apple, mas o modelo A2296 do iPhone SE deve ser o modelo homologado pela Anatel para venda no Brasil, e terá, portanto, 100% de garantia no país. No entanto, para os demais modelos do celular comprados no exterior, paira uma dúvida sobre a questão – veja o que está escrito no termo de garantia:

Garantia apple iphone celular comprado exterior

As restrições previstas acima já foram aplicadas pela Apple até o iPhone 6.  A partir do modelo 6s, segundo comentários de nossos leitores, a Apple tem dado garantia a qualquer modelo de iPhone, inclusive aos modelos não homologados pela Anatel. Apesar da frase acima, a Apple vem optando (até hoje) por estender sua garantia a todos os seus celulares, independente do modelo ou país onde você o comprou.

Serei taxado ao retornar ao Brasil?

A receita federal permite 1 celular por pessoa como item pessoal, e nesse caso, isento de imposto. Portanto, use seu iPhone SE antes de voltar para o Brasil! Aproveite e teste seu aparelho por lá! veja se está tudo funcionando (coloque seus dados, whatsapp, tire fotos, etc).

Para testar o 3G/4G do seu celular, vai precisar de um chip local. Para saber como e onde comprar o chip, consulte nossa matéria específica:

Caso pretenda comprar seu iPhone SE nos EUA, temos uma matéria específica aqui no site:

E você, já comprou um iPhone SE na Europa ou outro país no exterior? deixe aqui suas dicas e comentários.

Continuem nos acompanhando e até a próxima trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *