Zermatt, Suiça: Roteiro de viagem com dicas e passeios 18



Na matéria de hoje vou mostrar os passeios essenciais pela encantadora cidadezinha alpina de Zermatt. Uma das cidades mais famosas da Suiça por causa de seu apelo turístico, que reúne boa gastronomia, paisagens com montanhas nevadas de cair o queixo, umas das melhores estações de ski do mundo, excelente hotelaria e infraestrutura turística. Ainda farei um post com dicas de restaurantes na cidade e do hotel em que nos hospedamos, que de tão maravilhoso merece um post à parte. Fizemos essa viagem no inverno – precisamente em fevereiro, na semana do carnaval/2015 – e pegamos dias de céu azul e temperatura agradável para a época do ano.

Zermatt e o Matterhorn ao fundo

O que fazer em Zermatt?

Começando pelo essencial: Todo mundo visita Zermatt pela primeira vez depois de descobrir que lá é que se encontra a montanha mais fotografada da Suiça – o Matterhorn. Simplesmente onipresente na paisagem da cidade, por todos os ângulos não cansamos de observá-lo. Dica: no amanhecer, o seu cume fica iluminado (com um tom vermelho) pelos primeiros raios de sol, deslumbrante! De nosso hotel, tínhamos uma vista privilegiada, mas se não for o seu caso, há pontos na cidade em que você pode ver e fotografar o fenômeno, como a ponte depois da igreja da cidade. O Matterhorn é o símbolo do chocolate Toblerone, que tem a montanha estampada em suas embalagens.

Pico dourado do Matterhorn ao nascer do sol

A montanha Matterhorn é o símbolo do chocolate Toblerone

Uma vista incrível da cidade de Zermatt e com o Matterhorn de fundo, do nosso quarto (Hotel The Omnia):

Linda vista de Zermatt e Matterhorn da varanda do hotel The Omnia

E a vista a partir da ponte que mencionei acima:

IMG_1912

Os passeios de montanha são incríveis, mesmo para quem não vai esquiar. O passeio de trem de Gornergrat (Gornergrat Bahn), a subida ao teleférico mais alto da Europa (Glacier Paradise – Klein Matterhorn) e também os teleféricos Sunnega e Rothorn rumo aos picos das montanhas de mesmo nome. Fizemos todos esses passeios e todos tem vistas de tirar o fôlego, aquele mar de montanhas e neve para todo lado. Dica 1: De todos estes passeios você terá diferentes vistas do Matterhorn. Se tiver que escolher, acho que os 2 primeiros são os mais essenciais. Dica 2: Se estiver em uma trip pela Suiça que envolva mais cidades – considere adquirir o Swiss Pass, passe que permite andar de trem em todo país e nos transportes públicos das cidades. No caso de Zermatt, todos os passeios que mencionei acima tem 50% de desconto com a apresentação do Swiss Pass na hora da compra.

Para ajudar você a decidir, agora mostro as fotos do trem cremalheira de Gornergrat – a saída para o topo da montanha é feita em uma estação ao lado da estação de trem de Zermatt, no começo da Avenida principal da cidade. O trem vai ziguezagueando montanha acima, há algumas paradas em estações de ski intermediárias, até o topo/estação final. Lá tem um mirante e um restaurante bom, e lojinhas de souvenir claro. Há também um hotel, muito procurado por esquiadores.

IMG_1456

IMG_1485

IMG_1486

IMG_1488

iPhone - 086

IMG_1500

iPhone - 088

IMG_1501

A vista do Matterhorn é incrível Smiley de boca aberta \o/

IMG_1519

IMG_1625

Para a visita ao Sunnega-Rothorn, pega-se um funicular até Sunnega todo dentro de um túnel no meio da montanha, é meio claustrofóbico mas é rápido. De lá pegamos ainda 2 teleféricos até o topo do Rothorn.

IMG_1771

IMG_1772

IMG_1779

IMG_1803

No topo, há um café, em que sentamos para descansar e comer alguma coisinha. Há uma bandeira da Suiça e a vista é claro, para o Matterhorn.

IMG_6915

IMG_1816

IMG_1834

GOPR2168

Para o teleférico mais alto da Europa, a 3883m de altura, é preciso encarar vários teleféricos até o topo. Mas vista de 360º dos Alpes compensa o medo. De lá, é possível ver toda a cadeia de montanhas dos Alpes italianos, franceses e suíços, claro. Há um palácio de gelo, um mirante, restaurante, loja de souvenir, e até sala de cinema. O complexo do Klein Matterhorn-Glacier Paradise é completo!

IMG_6961

IMG_1962

IMG_1968

IMG_2081

IMG_1973

IMG_1980

IMG_1997

IMG_2055

IMG_1998

IMG_2030

Esse chocolate em forma de Matterhorn é muito bom! A Fuchs é uma marca tradicional de chocolates na cidade.

IMG_6973

IMG_6979

IMG_2044

IMG_6982

Além das atrações com paisagens, a cidade também tem restaurantes simpáticos, a Igreja, o Matterhorn Museum, e muitas lojas (na Bahnhofstrasse). Zermatt é lindinha, vale dar umas voltinhas, de dia ou à noite. O posto de informações turísticas – super completo e com mapas – fica ao lado da estação de trens. Tudo é muito bem sinalizado e organizado, não há como se perder. Há também lojinhas de souvenir aos montes, um bom supermercado (Coop) e farmácia. Zermatt é uma cidade feita para explorar a pé. Carros são proibidos na cidade desde a década de 70. Só circulam carrinhos elétricos.

IMG_2153

IMG_2150

IMG_2269

IMG_2157

IMG_2158

IMG_1860

IMG_1749

IMG_1750

IMG_6883

IMG_1327

IMG_6884

IMG_6867

IMG_2174

IMG_2165

IMG_2169

IMG_2189

Para consultar os eventos da cidade, indicações de hotéis, restaurantes, checar previsão do tempo e outras informações completas e atualizadas, usei muito o site da cidade: http://www.zermatt.ch/en/matterhorn. Não deixe de visitar Zermatt ao menos uma vez na vida! É lindo demais!

Se quiser saber mais sobre sobre Zermatt, confira nossas matérias:

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 pensamentos em “Zermatt, Suiça: Roteiro de viagem com dicas e passeios

  • Mario e Paula

    Ola, Erika. Tudo bem?
    Adorei seu post, servirá juntamente com o do Boia pra eu e minha esposa que vamos viajar pela bandas de lá por uns “míseros” 5 dias…..rs….mas com certeza serão uma das melhores viagens que vamos fazer na vida, se não for a melhor se Deus quiser. Gostaríamos de agradecer a vcs todos e que se possivel nos desse uma ideia de uma pousada ou hotel mais em conta, pois tenho acompanhado os sites como Decolar, Hotwire, Trivago e não achei muita coisa dentro do nosso orçamento. Enfim, assim como tambem dicas para se comer, pois vi tambem que é uma “bica” no estomago os valores la certo?…..tenho pegado ideias de comer numa rede de mercado chamado Ikea, apesar de falarem que a comida não é um “gourmet”…rsrsrs….mas vai valer a pena experimentar. Bom, agradeço a atenção de quem pode nos fornecer dicas, pois isso é um sonho antigo meu e de minha esposa e para realizarmos vendemos até o carro para fazer essa viagem….uffffaa….isso que é vontade de ir…rs. Mas a vida é passageira e temos que aproveita-la da melhor forma possivel não é mesmo, ainda mais se tratando de lugares tão maravilhosos como estes. Bom, espero contar com informações preciosas de lugares e restaurantes baratos para podermos economizar “alguns trocados”…..bjos a todos e fiquem com Deus

    • Erika Autor do post

      Ola Mario e Paula, acho que fizeram uma ótima escolha indo a Zermatt, as paisagens dos alpes suíços são lindas realmente. A má notícia é que a Suiça é caríssima para viajar. Em Zermatt, se forem fora de temporada talvez achem algo mais em conta. No meu caso, fui na alta temporada da cidade (fevereiro, pleno inverno) e as tarifas dos hotéis nas alturas. Fiquei no hotel The Omnia, que recomendo muito, e fui a alguns restaurantes, em breve tem post de dicas aqui no site. O problema é que o franco suíço também está valorizado em relação ao real, e isso torna nosso poder de compra ainda menor. Os restaurantes, ainda que vc ache algo mais em conta e coma os menus do dia, dificilmente vai gastar menos de 100 reais para o casal. Uma alternativa sao lanches e pratos prontos do supermercado e sair à noite para jantar e gastar um pouco mais.
      Boa viagem

  • Daniele

    Ola! Suas dicas são ótimas! Pretendo conhecer Zermatt em fevereiro/16 e gostaria de saber quantos dias vc sugere? Sou eu e meu marido, não vamos esquiar, só quero ver a neve! Em relação ao hotel, sei que vc sugeriu o The Omnia, mas qual região é melhor p conhecer a cidade? Sem ser p esquiar. Obrigada!

    • Erika Autor do post

      Oi Daniele, acho que para fazer os passeios básicos, sem pressa e curtir a paisagem de montanhas e neve, o mínimo ideal seria 2 dias, embora eu tenha ficado mais tempo.
      A cidade é pequenina, faz-se tudo a pé, entao todos os hoteis estao na mesma regiao. A cidade tem estrutura (restaurantes, passeios e paisagens) mesmo para quem nao vai esquiar. Aproveite, o lugar é lindo.

  • Rose Nadim

    Oi Erika
    Ótimas dicas! Eu vou para Zermatt em dezembro com meu marido e três filhos, nós queremos fazer aulas de esqui, vc acha que precisa reservar com antecedência ou chegando lá a gente acha, vc tem alguma dica em relação a isso. Obrigada

    • Erika Autor do post

      Oi Rose, acredito que não há necessidade de reservar com antecedência, mas seria o caso de vc consultar os sites das estacoes de ski da cidade ou mesmo entrar em contato com seu hotel, assim vc ja pode deixar tudo encaminhado e terá mais fontes de informação. No post eu deixei um link com o site oficial da cidade de zermatt. Acredito que se pesquisar deve achar algo por lá a esse respeito.
      Ótima escolha a sua e boa viagem

  • Cintya

    Oi Érika!
    Tudo bem?
    Adorei as dicas do seu post!
    Estamos organizando nossa viagem para Zermatt em 2017. Eu e meu marido queremos muito um hotel que tenha vista para o matterhorn, você pode sugerir algum hotel ou região para ter esta vista?
    Agradeço a sua atenção!
    Abraço

  • Anderson

    Olá Érika.
    Parabéns pelo ótimo post!!
    Iremos para a Suiça em março. Estou em dúvida sobre a melhor ordem das cidades: Montreux-Interlaken-Zermatt-Lucerna-Zurique ou Montreux-Zermatt-Interlaken-Lucerna-Zurique. Qual trajeto você acha melhor/com as melhores vistas?
    Grato,
    Anderson

    • Erika Autor do post

      Oi Anderson! Obrigada pela sua visita ao blog! Acho que todos esses locais tem passeios interessantes e belas vistas, apesar de ter ido à Suiça 6 vezes ainda não conheço Interlaken então fico te devendo uma opinião mais sólida. Em termos de vistas de montanha, acho que Zermatt e Interlaken tem os melhores passeios, mais impressionantes, assim como são trechos que se vc fizer de trem ou carro as paisagens no caminho são sensacionais. Em Lucerna você pode visitar o Monte Pilatus e também o Titlis (veja o post aqui no site). Espero ter ajudado! Boa viagem e depois deixe suas dicas por aqui!

  • Juliana

    Oi!!
    Queria conhecer uma estação de ski na Suiça (apesar de não fazer esses esportes, amo neve e todo o clima envolvido nessa época do ano!).

    Qual você indica entre Zermatt e Adelboden? E Chamonix, conhece?

    Obrigada desde já!

    • Erika Autor do post

      Oi Juliana, conheço os 3 lugares, e em passeios de neve você estaria bem servida em qualquer um destes locais. Particularmente prefiro sempre a Suiça porque sou apaixonada pelo país. Temos matérias aqui no site de todas as cidades, te aconselho a dar uma olhada e decidir, pois não posso decidir por você 🙂 obrigada pela visita ao blog

  • Luís Pires

    Boa noite.
    Muito bacana o site, parabéns!
    Pretendo passar alguns dias em Zermatt em janeiro, com minha esposa, comemorando aniversário de casamento. Não vamos esquiar.
    O hotel é romântico? Ou daqueles com muita criança (adoramos crianças, temos dois filhos, mas essa será uma viagem só nossa, por isso queremos um local onde não seja necessário desviar de garotos brincando de pega-pega…rss…)?
    Obrigado,
    Luís

    • Erika Autor do post

      Oi Luís, obrigada pela visita ao blog!
      Zermatt é uma cidade legal e romântica. Como você vai no inverno o clima é bem frio e com neve, acho que devem escolher um bom hotel e bons restaurantes na cidade. Gostamos muito do The Omnia e recomendo sem dúvida. Vimos apenas 1 casal com crianças e eram educadas, na piscina e na jacuzzi vimos um ou outro adolescente, mas rapidamente foram embora e também não nos incomodou (somos um casal sem filhos e geralmente escolhemos locais que sejam mais indicados para nosso perfil). Se ainda não escolheram o hotel, podem reservar tanto o The Omnia como outros hotéis em Zermatt pelas nossas caixas de pesquisa do Booking. A reserva é garantida e confirmada no ato, por e-mail. Espero que façam uma boa viagem e acertem na escolha do hotel!

  • Lucieli Bretas

    Olá adorei seu post. Iremos para Geneva em Janeiro 2018, meu marido e eu . Que você consegue nos ajudar a escolher entre Zermatt ou Mont Blanc? Obrigada Lucieli

    • Erika Autor do post

      Oi Lucieli, estivemos em Chamonix e visitamos o Mont Blanc, quando passamos também por Genebra (tem algumas matérias aqui no site), mas eu acho que em Chamonix se aproveita melhor no verão ou primavera (a nao ser que você vá para esquiar). Já Zermatt, como você pôde ler aqui no post, considero mais bacana para ir no inverno, ainda mais em casal. Boa viagem!