Sul do Chile de Carro: Explorando Lagos e Vulcões no inverno. 10



A viagem que fizemos há algum tempo de carro pela América do Sul foi bem especial e marcante. Vimos diversas paisagens, e uma das belas regiões que visitamos foi o Sul do Chile com seus lagos e vulcões. Fomos no inverno, o que nos permitiu brincar na neve e ver as estações de esqui em funcionamento (mês de agosto) e apesar da época do ano, pegamos dias de céu azul e a direção foi bem tranquila e segura.

America do Sul de carro-100

[O sol, o imponente vulcão Osorno e o lindo lago Llanquihue]

A cidade-base para conhecer o vulcão Osorno (e não se confunda pois também existe uma cidade chamada Osorno no Chile!) é Puerto Varas. A cidade é bem pequena e simpática. Há lodges simples e excelentes hotéis, e toda infraestrutura de agências locais de turismo, restaurantes, lojas de souvenir. Ali perto também está o vulcão Calbuco (que em 2015 entrou em erupção e virou notícia!).

America do Sul de carro-098

[vulcão Calbuco, visto da estrada – menor, mas não menos impressionante…e coberto de neve!)

Um pouco da cidade de Puerto Varas:

America do Sul de carro-125

America do Sul de carro-128

America do Sul de carro-129

America do Sul de carro-127

Nosso hotel com vista para o vulcão Osorno:

America do Sul de carro-130

Após 1 dia relaxando à beira do lago, saindo para explorar a cidade à pé, e observando o impressionante Osorno de longe, no dia seguinte, o 2º de nossa estadia em Puerto Varas, resolvemos ir até pertinho do Vulcão, onde funciona um centro de ski no inverno. Foi simplesmente o máximo, neve fresquinha, paisagem bacana, enfim. Nós andamos com um pequeno teleférico, mas não esquiamos. Apesar da temporada, estava tranquilo.

America do Sul de carro-101

[foto tirada de dentro do carro, com o Vulcão Osorno ficando cada vez mais perto!]

 America do Sul de carro-102

America do Sul de carro-103

America do Sul de carro-104

America do Sul de carro-105

Bom…claro que ficamos zanzando pra lá e pra cá, “brincando” na neve como crianças e tirando muitas fotos. Para finalizar, o boneco de neve mais bonitinho que fizemos até hoje!

America do Sul de carro-106

America do Sul de carro-107

America do Sul de carro-111

America do Sul de carro-122

America do Sul de carro-123

America do Sul de carro-115

America do Sul de carro-112

America do Sul de carro-114

Na volta à cidade, um tempo feio, irreconhecível perto do dia bonito que pegamos! Mas é assim mesmo. O tempo nesses lugares muda muito rápido, clima doido mesmo.

America do Sul de carro-124

Seguimos viagem à Pucón, cidade onde montamos base para conhecer o vulcão Villarrica e ficamos em um hotel bem simples mas confortável. A cidade é adorável, com boa infraestrutura turística e  com bons restaurantes e lojas de esporte e roupas de inverno. Há uma loja da The North Face muito legal. Compramos casacos por um preço bom lá.

America do Sul de carro-133

[Na estrada…]

America do Sul de carro-134

e mais estrada… já com o vulcão Villarrica de fundo!

Um pouco de Pucón:

America do Sul de carro-135

America do Sul de carro-136

America do Sul de carro-138

America do Sul de carro-152

America do Sul de carro-139

America do Sul de carro-140

Nossa idéia era fazer a famosa escalaminhada até o topo do Vulcão Villarrica, mas no dia em que chegamos, fomos a uma agência local de turismo e nos informaram que naquele dia não seria possível devido às condições climáticas. Na verdade eu já estava com medo mesmo rsrs, e acho que o Gustavo que é mais corajoso para essas aventuras deve ter ficado mais frustrado.

Decidimos fazer algo mais simples e light. Simplesmente decidimos que iríamos de carro até o Parque Nacional Villarrica, onde está localizado o vulcão e iríamos explorar a região como desse.

America do Sul de carro-141

America do Sul de carro-151

America do Sul de carro-145

Foi muito legal. Alugamos umas pranchas e fizemos esquibunda, foi bem divertido. Havia poucos turistas, a pista ficou praticamente particular. Chegamos perto do vulcão, vimos até a fumacinha saindo da cratera do Villarrica!

America do Sul de carro-143

America do Sul de carro-146

America do Sul de carro-144

America do Sul de carro-150

É sempre bom relembrar e rever as fotos de trips passadas. Recomendo a todos que visitem esta região do Chile. É lindíssima.

Outras opções para seguir viagem são as cidades de Puerto Montt e Frutillar, fazer o Cruce de Lagos (de barco, atravessando do Chile à Argentina (Bariloche)),ir mais ao sul rumo à Patagônia ou seguindo viagem para o Norte – que foi nosso caso. Visitamos Santiago, e depois o Deserto do Atacama.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 pensamentos em “Sul do Chile de Carro: Explorando Lagos e Vulcões no inverno.

    • Erika Autor do post

      Oi Fernanda, essa região realmente é linda. A minha viagem também já tem alguns anos, mas vendo as fotos e lembrando dessa trip, resolvi postar. Obrigada pela visita ao blog

    • Gustavo

      Gilson, a estrada que sobe o vulcão Osorno é de terra + cascalho. Fomos em agosto, auge do inverno, portanto havia neve na estrada, que pode complicar um pouco o trajeto, dependendo do quanto nevou. Mas como nós fomos com um 4×4, foi tranquilo. Se for com um carro de passeio no inverno, leve correntes para os pneus. Boa trip.

  • Luís

    Olá, tudo bem?

    Estou pensando em ir ao Vulcão Osorno de carro alugado em Puerto Varas. Vou na primeira quinzena de Julho. Serão necessárias correntes nos pneus?

    Grato,

    Luís

    • Erika Autor do post

      Oi Luís, vc estará em pleno inverno, então as correntes tem que ter no carro. Pelas fotos pode ver que pegamos bastante neve no caminho até o Vulcão, mas não tem como saber se na data que vc vai terá mais ou menos neve. Cada ano é uma história, começa a nevar mais cedo, ou neva mais ou menos do que no ano anterior, é loteria. Só posso te dizer é que vc tem que ter as correntes no carro NO CASO de precisar. Boa viagem

  • Vitor Pascoal

    Ola, estou pretendendo sair de Bariloche e ir para Puerto Montt de carro e ai circular em algumas cidades, adorei seus post. Fiquei curioso aonde vocês alugaram o carro 4×4 e se possivel passar os hoteis que ficaram, obrigado desde já

    • Erika Autor do post

      Oi Vitor, não alugamos o carro, fomos com nosso próprio carro dirigindo desde São Paulo, fizemos uma road trip de mais de 10 mil km que passou por Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai.
      Nos posts de cada cidade mencionamos os nomes dos hotéis! Boa viagem!

  • Nilra Patricia Mendonça Pucca

    Oi Erika, vou para Perto Varas em 27/6/18, vi nos comentário que dá para subir no Osorno de carro, não aluguei um 4×4 e vou locar correntes; É difícil dirigir com correntes com gelo na pista se houver? e qual horário recomenda subir e descer? Obrigada

    • Gustavo

      Oi Nilra, o uso de correntes melhora bastante a aderencia dos pneus quando as condicões da estrada são escorregadias (lama/neve/gelo etc), então facilita a direção – mas use apenas nestes casos.
      O único trecho que você talvez precise instala-las é o do vulcão, que é de terra/cascalho. Todo o resto do trajeto é de asfato, que estava em ótimas condicões quando fomos, dispensando correntes. Nós visitamos o Osorno pela manhã.
      Boa sorte e bom passeio!