Sul do Chile de Carro: Explorando Lagos e Vulcões no inverno. 10



A viagem que fizemos há algum tempo de carro pela América do Sul foi bem especial e marcante. Vimos diversas paisagens, e uma das belas regiões que visitamos foi o Sul do Chile com seus lagos e vulcões. Fomos no inverno, o que nos permitiu brincar na neve e ver as estações de esqui em funcionamento (mês de agosto) e apesar da época do ano, pegamos dias de céu azul e a direção foi bem tranquila e segura.

America do Sul de carro-100

[O sol, o imponente vulcão Osorno e o lindo lago Llanquihue]

A cidade-base para conhecer o vulcão Osorno (e não se confunda pois também existe uma cidade chamada Osorno no Chile!) é Puerto Varas. A cidade é bem pequena e simpática. Há lodges simples e excelentes hotéis, e toda infraestrutura de agências locais de turismo, restaurantes, lojas de souvenir. Ali perto também está o vulcão Calbuco (que em 2015 entrou em erupção e virou notícia!).

America do Sul de carro-098

[vulcão Calbuco, visto da estrada – menor, mas não menos impressionante…e coberto de neve!)

Um pouco da cidade de Puerto Varas:

America do Sul de carro-125

America do Sul de carro-128

America do Sul de carro-129

America do Sul de carro-127

Nosso hotel com vista para o vulcão Osorno:

America do Sul de carro-130

Após 1 dia relaxando à beira do lago, saindo para explorar a cidade à pé, e observando o impressionante Osorno de longe, no dia seguinte, o 2º de nossa estadia em Puerto Varas, resolvemos ir até pertinho do Vulcão, onde funciona um centro de ski no inverno. Foi simplesmente o máximo, neve fresquinha, paisagem bacana, enfim. Nós andamos com um pequeno teleférico, mas não esquiamos. Apesar da temporada, estava tranquilo.

America do Sul de carro-101

[foto tirada de dentro do carro, com o Vulcão Osorno ficando cada vez mais perto!]

 America do Sul de carro-102

America do Sul de carro-103

America do Sul de carro-104

America do Sul de carro-105

Bom…claro que ficamos zanzando pra lá e pra cá, “brincando” na neve como crianças e tirando muitas fotos. Para finalizar, o boneco de neve mais bonitinho que fizemos até hoje!

America do Sul de carro-106

America do Sul de carro-107

America do Sul de carro-111

America do Sul de carro-122

America do Sul de carro-123

America do Sul de carro-115

America do Sul de carro-112

America do Sul de carro-114

Na volta à cidade, um tempo feio, irreconhecível perto do dia bonito que pegamos! Mas é assim mesmo. O tempo nesses lugares muda muito rápido, clima doido mesmo.

America do Sul de carro-124

Seguimos viagem à Pucón, cidade onde montamos base para conhecer o vulcão Villarrica e ficamos em um hotel bem simples mas confortável. A cidade é adorável, com boa infraestrutura turística e  com bons restaurantes e lojas de esporte e roupas de inverno. Há uma loja da The North Face muito legal. Compramos casacos por um preço bom lá.

America do Sul de carro-133

[Na estrada…]

America do Sul de carro-134

e mais estrada… já com o vulcão Villarrica de fundo!

Um pouco de Pucón:

America do Sul de carro-135

America do Sul de carro-136

America do Sul de carro-138

America do Sul de carro-152

America do Sul de carro-139

America do Sul de carro-140

Nossa idéia era fazer a famosa escalaminhada até o topo do Vulcão Villarrica, mas no dia em que chegamos, fomos a uma agência local de turismo e nos informaram que naquele dia não seria possível devido às condições climáticas. Na verdade eu já estava com medo mesmo rsrs, e acho que o Gustavo que é mais corajoso para essas aventuras deve ter ficado mais frustrado.

Decidimos fazer algo mais simples e light. Simplesmente decidimos que iríamos de carro até o Parque Nacional Villarrica, onde está localizado o vulcão e iríamos explorar a região como desse.

America do Sul de carro-141

America do Sul de carro-151

America do Sul de carro-145

Foi muito legal. Alugamos umas pranchas e fizemos esquibunda, foi bem divertido. Havia poucos turistas, a pista ficou praticamente particular. Chegamos perto do vulcão, vimos até a fumacinha saindo da cratera do Villarrica!

America do Sul de carro-143

America do Sul de carro-146

America do Sul de carro-144

America do Sul de carro-150

É sempre bom relembrar e rever as fotos de trips passadas. Recomendo a todos que visitem esta região do Chile. É lindíssima.

Outras opções para seguir viagem são as cidades de Puerto Montt e Frutillar, fazer o Cruce de Lagos (de barco, atravessando do Chile à Argentina (Bariloche)),ir mais ao sul rumo à Patagônia ou seguindo viagem para o Norte – que foi nosso caso. Visitamos Santiago, e depois o Deserto do Atacama.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança fundamental para sua viagem ao Exterior
Vai viajar para alguma ilha paradisíaca do Caribe? Vai fazer algum safári na África? Ou visitar algum templo na Ásia? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem ao exterior.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 pensamentos em “Sul do Chile de Carro: Explorando Lagos e Vulcões no inverno.

    • Erika Autor do post

      Oi Fernanda, essa região realmente é linda. A minha viagem também já tem alguns anos, mas vendo as fotos e lembrando dessa trip, resolvi postar. Obrigada pela visita ao blog

    • Gustavo

      Gilson, a estrada que sobe o vulcão Osorno é de terra + cascalho. Fomos em agosto, auge do inverno, portanto havia neve na estrada, que pode complicar um pouco o trajeto, dependendo do quanto nevou. Mas como nós fomos com um 4×4, foi tranquilo. Se for com um carro de passeio no inverno, leve correntes para os pneus. Boa trip.

  • Luís

    Olá, tudo bem?

    Estou pensando em ir ao Vulcão Osorno de carro alugado em Puerto Varas. Vou na primeira quinzena de Julho. Serão necessárias correntes nos pneus?

    Grato,

    Luís

    • Erika Autor do post

      Oi Luís, vc estará em pleno inverno, então as correntes tem que ter no carro. Pelas fotos pode ver que pegamos bastante neve no caminho até o Vulcão, mas não tem como saber se na data que vc vai terá mais ou menos neve. Cada ano é uma história, começa a nevar mais cedo, ou neva mais ou menos do que no ano anterior, é loteria. Só posso te dizer é que vc tem que ter as correntes no carro NO CASO de precisar. Boa viagem

  • Vitor Pascoal

    Ola, estou pretendendo sair de Bariloche e ir para Puerto Montt de carro e ai circular em algumas cidades, adorei seus post. Fiquei curioso aonde vocês alugaram o carro 4×4 e se possivel passar os hoteis que ficaram, obrigado desde já

    • Erika Autor do post

      Oi Vitor, não alugamos o carro, fomos com nosso próprio carro dirigindo desde São Paulo, fizemos uma road trip de mais de 10 mil km que passou por Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai.
      Nos posts de cada cidade mencionamos os nomes dos hotéis! Boa viagem!

  • Nilra Patricia Mendonça Pucca

    Oi Erika, vou para Perto Varas em 27/6/18, vi nos comentário que dá para subir no Osorno de carro, não aluguei um 4×4 e vou locar correntes; É difícil dirigir com correntes com gelo na pista se houver? e qual horário recomenda subir e descer? Obrigada

    • Gustavo

      Oi Nilra, o uso de correntes melhora bastante a aderencia dos pneus quando as condicões da estrada são escorregadias (lama/neve/gelo etc), então facilita a direção – mas use apenas nestes casos.
      O único trecho que você talvez precise instala-las é o do vulcão, que é de terra/cascalho. Todo o resto do trajeto é de asfato, que estava em ótimas condicões quando fomos, dispensando correntes. Nós visitamos o Osorno pela manhã.
      Boa sorte e bom passeio!