O que fazer em Berna: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas 2



Neste post mostro nosso roteiro para 1 dia de passeio em Berna, o que fazer na cidade, os principais pontos turísticos, onde comer e como chegar, já adianto que fomos de trem em um bate e volta de Zurique, tudo isso em um dia de passeio super tranquilo. Darei aqui dicas de como visitar a cidade usando um app para celular muito legal (e gratuito!), com mapa das ruas integrado e as principais atrações turísticas integradas no app.

Capital da Suíça desde 1848, Berna foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco por conta de seu lindo centro histórico, com construções que remontam ao século XII (Idade Média), e mesmo assim muito bem preservadas. Diz-se que a cidade foi fundada em 1191 pelo duque Berthold V. Ele nomeou o povoado em homenagem ao animal que matasse em sua próxima caçada: no caso, o pobre coitado acabou sendo um urso (Bär em alemão). Berthold V chamou o novo povoado de Bärn.

A Marktgasse,  uma das muitas encantadoras ruas da old town de Berna, já existia nesta época. Hoje, vemos ela toda enfeitada com bandeirinhas da Suíça e bandeirinhas regionais – em algumas delas vemos o coitado do urso, o símbolo da cidade, desenhado nelas.

T4i2015 - 0006

Muitas das ruas do centro histórico de Berna foram transformadas em grandes calçadões, carros não transitam aí (exceto veículos locais). Porém, ônibus e bondes elétricos (trams) são permitidos, e dividem o espaço com os pedestres (foto abaixo). Os bondes modernos, em particular, merecem um cuidado especial, pois são muito silenciosos, então vai aqui nossa primeira dica: fique bem atento ao caminhar, e se for parar para tirar foto, faça como esses dois aí da foto acima, pare fora dos trilhos!

T4i2015 - 0008

Mapa de Berna gratuito com atrações turísticas no seu celular

Para ajudar você a se localizar, vai aqui nossa primeira dica: existe um app para smartphone muito bom chamado city Guide Bern App, ele tem um mapa de Berna integrado, te guia pelas principais atrações turísticas da cidade, te dá uma breve descrição dos pontos turísticos, informa onde tem cafés e restaurantes, realmente vale muito a pena, e é gratuito!

Nós usamos e aprovamos! Abaixo, mostro uma telinha dele abaixo – detalhe, não precisa de conexão à internet para funcionar, ele te localiza pelo GPS do seu celular:

IMG_7955

Como podem ver pela mapa acima, nosso roteiro começou na estação de trem de Berna (a esquerda no mapa). Tem uma saída da estação, com escada rolante, que te leva direto para a rua Neuengasse:

T4i2015 - 0003

As principais atrações turísticas de Berna em um dia de passeio

Da Neuengasse seguimos para a Markgasse, essa linda rua da foto abaixo. Ao fundo da imagem está a torre medieval Käfigturm, originalmente construída em 1256, demolida no século XVII e reconstruída no anos seguintes.

Käfigturm: uma das principais atrações turísticas de Berna

Quase no fim da Markgasse você irá encontrar a primeira de uma série de fontes de água do nosso roteiro, bem no meio da rua. Cada uma dessas fontes tem um ornamento diferente, o que faz delas uma atração turística a parte em Berna. O Schützenbrunnen (foto abaixo), foi construído no século XVI, e tem um ursinho em baixo das pernas do homem com armadura. E detalhe, o ursinho está segurando uma espingarda! … provavelmente a que o matou!! Segundo detalhe, a água dessas fontes é potável, muitos turistas enchem suas garrafinhas de água aí.

 Fontes de água potável em Berna

Outras fontes mais a frente – o Kindlifresserbrunnen (um ogro comedor de crianças), fica na Kornhausplatz; e o Zähringerbrunnen, com mais um ursinho sob as pernas do homem, fica na Kramgasse. Muito legal essas fontes de água potável de Berna, não deixe de reparar nos detalhes!

T4i2015 - 0015   T4i2015 - 0023

A Kornhausplatz, praça entre a Marktgasse e a Kramgasse:

T4i2015 - 0013

Aí ficam muitos cafés e restaurantes. Se vocês está procurando onde comer em Berna, neste lugar não vai te faltar opções. Há mesas dentro e fora dos restaurantes, bem agradável para uma refeição:

Onde comer em Berna

Seguindo o caminho, deixamos a Kornhausplatz e entramos na Kramgasse:

Kramgasse

T4i2015 - 0027

Na Kramgasse ficam duas das principais atrações turísticas de Berna:

O Zytglogge, a torre com o relógio astronômico, que aparece ao fundo na foto acima. Foi erguida no começo do século XIII, e como todas as torres da época, com o objetivo de proteger a cidade. Pegou fogo no início do século XV, foi reconstruída, abrigando um sino e relógio. A partir daí, ficou conhecida como torre do relógio:

O relógio astronômico, uma das principais atrações turísticas de Berna

E a casa onde morou o físico alemão Albert Einstein – na época jovem, 24 anos, recém casado com Mileva Maric, que conheceu durante seus estudos de física e matemática na escola politécnica de Zurique. Mudaram-se para Berna e alugaram, de 1903 a 1905, o apartamento na rua Kramgasse número 49, esse aí da foto abaixo:

o que fazer em berna: visitar a casa de Albert Einstein

Na rua paralela a Kramgasse, fica outra importante atração turística muito bonita para se visitar: a catedral de Berna, cuja construção começou em 1421. Fica na Münsterplatz:

T4i2015 - 0044

É possível subir na torre da igreja, há um mirante lá em cima, é a torre de igreja mais alta da Suiça, são 344 degraus. Consulte os horários de funcionamento aqui.

T4i2015 - 0057

T4i2015 - 0059

Seguindo em frente pela Kramgasse, chegamos na ponte nydeggbrücke, sobre o rio Aare. Logo à direita fica o BärenPark, ou parque dos ursos de Berna. Fica aberto os 365 dias do ano, entrada livre:

T4i2015 - 0035

Os ursos ficam nesse gramado com cavernas artificiais, às margens do rio Aare. Se der sorte, verá alguns deles. Nós não vimos nenhum.

IMG_7980

Seguindo em frente, nos dirigimos ao Rosengarten, um lindo parque onde os bernenses vão passear, brincar, jogar bola, namorar, conversar ou simplesmente descansar…

o que fazer em berna: passeio no resengarten

T4i2015 - 0050

T4i2015 - 0039

Sentamos nesta mureta aí de cima, e ficamos apreciando a linda vista da centro histórico de Berna e o rio Aare:

Centro histórico de Berna visto do Rosengarten

Como chegar em Berna

Berna está há apenas uma hora de trem de Zurique, duas horas se partir de Geneve. No nosso caso, viemos de São Paulo em voo da Swiss, classe executiva, e chegamos bem descansados no aeroporto de Zurich. Pegamos de manhã cedo um trem direto para Berna – para horário dos trens consulte o site oficial da SBB – a operadora nacional de trens da Suíça.

Os trens são bem frequentes, a cada 20 ou 30 min você encontra um, não há reserva de assentos nesses trens – já pegamos trens que tivemos que ir em pé, mas não foi o caso desta vez. Para saber a lotação prevista do trem, repare na quantidade de homenzinhos vermelhos no site da SBB. O número “1.” ao lado significa primeira classe, e o “2.” segunda classe; “Chg.” significa changes, ou seja, ou número de trocas de trens – os trens diretos são portanto os com o número de trocas igual a zero:

image

Pouco mais de uma hora depois, chegamos em Berna, deixamos nossas malas nos lockers da estação de trem, é super tranquilo, você coloca alguns francos suíços em moeda no locker, tranca, e leva a chave. Na volta, é só abrir o guarda volumes com a chave e pegar as malas. Para saber mais consulte nosso post de como usar os lockers (guarda volumes) nas estações de trem da Europa.

Abaixo, deixo um mapa com todas as atrações turísticas citadas neste post e nosso itinerário pelo centro histórico de Berna:

Bom, é isso aí, vou ficando por aqui. Como sempre digo, espero que tenham gostado, porque nós nos encantamos com Berna.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que fazer em Berna: roteiro de 1 dia com principais atrações turísticas

  • Maristela

    Boa tarde, sou brasileira, estou indo com minha colega a Paris no dia 20 de abril, com retorno no dia 28. Ocorre que na volta farei uma conexão em Zurique de 12 horas. Me disseram que poderíamos ir a Berna. Sendo assim precisamos de um guia que nos buscasse no aeroporto e ficasse conosco até o final da tarde nos mostrando alguns pontos turisticos, com retorno ao final da tarde.

    • Erika

      Oi Maristela, essa matéria é para aqueles que querem fazer a viagem de forma independente. Mostramos todas as atrações então não é preciso guia. Você pode baixar o app oficial de Berna disponibilizado pela secretaria de turismo da Suiça. Ajuda muito. E com esse tempo de conexão em Zurique dá para conhecer a cidade tranquilamente em um bate volta de trem!