O que fazer em Berlim: Roteiro de 3, 4 ou 5 dias com as top atrações da cidade 2



Berlim foi a cidade grande que mais gostei na Alemanha e hoje faço um post aqui no blog contando um pouco dos nossos dias na capital alemã. Você poderá usar nossas dicas para montar roteiros de 3,4 ou 5 dias em Berlim de acordo com seus interesses e ficar por dentro do que fazer e visitar na cidade. Os passeios que tiverem posts mais detalhados aqui no site eu vou deixando os links. Vamos então para lista das top atrações e pontos turísticos!

1 – Onde ver o Muro de Berlim?

Imagino que quem planeja uma visita à Berlim se interesse pelo muro e todo o contexto político e histórico envolvido. Há vários lugares na cidade em que se pode visitar as ruínas do que restou do muro e também aprender mais sobre sua história. Dentre esses locais, estão a Potsdamer Platz (no lado ocidental de Berlim). Lá fica um postinho turístico onde podemos carimbar nosso passporte com todos os stamps dos checkpoints à epoca do muro. Claro que nós garantimos nosso souvenir!

muro de berlim na estação de metrô potsdamer platz

Outro local que se pode ver o berliner mauer  com detalhamento histórico é na exposição Topographie des Terrors, onde existe uma parte do muro intacta e muitas informações históricas, além de um acervo fotográfico enorme.

IMG_3669

Muro de Berlim na Topographie des Terrors

IMG_3667

IMG_3666

Nós ainda fomos no Memorial Gedenkstätte Berliner Mauer, na Bernauer Strasse. O local é meio triste, o clima pesado já começa dentro da estação de metrô. O muro estava também dentro da estação… e tem várias imagens comparativas do passado e presente, muito interessante – tem que visitar pra ver e sentir!

Muro de Berlim no Memorial Gedenkstätte

IMG_8979

IMG_8969

IMG_8998

Muro de Berlim no Memorial Gedenkstätte

Você vai ver várias placas de metal no chão como essas em suas caminhadas pela cidade – elas indicam por onde passava o muro.

IMG_3823

Outro local sinistro no passado e que virou ponto turístico foi o Checkpoint Charlie, foi o nome dado pelos Aliados ao posto militar que separava a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental à época da Guerra Fria.

Muro de Berlim: Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

Mas o local mais interessante em que se pode ver o Muro de Berlim em minha opinião é o East Side Gallery, onde vários artistas fizeram intervenções no muro e exprimiram sua opinião a respeito com seus desenhos. Fizemos um passeio de bike para explorar essa região, clique aqui para conferir! Eu e meu marido em frente a um dos mais famosos murais do East Side Gallery:

2 – Onde ver Berlim do alto? Quais as vistas panorâmicas da cidade?

Eu amo vistas do alto, adoro prédios com observatórios e mirantes. Berlim tem algumas opções, sendo que a mais famosa delas é a Torre de TV (Fernsehturm), clique aqui para ver fotos da nossa visita noturna!

Torre de TV (Fernsehturm)

Na parte ocidental da cidade, visitamos o Panorama Punkt, que fica praticamente ao lado do Sony Center.

 Panorama Punkt

Também gostei da vista privilegiada da cidade a partir do Parlamento Alemão, onde fica a cúpula de vidro de Norman Foster. Como esse lugar é lindo e top demais, temos um post exclusivo do Reichstag aqui no blog, clique aqui para conferir.

Parlamento Alemão, dentro da cúpula de vidro de Norman Foster

Parlamento Alemão, no interior da cúpula de vidro de Norman Foster

IMG_3583

Outro lugar com vista legal da cidade e do parque Tiergarten é a Coluna da Vitória (Siegessäule):

IMG_3847

Para ver as fotos de nossa visita por lá, clique aqui.

3 – Ilha de Museus e Monumentos

A cidade tem uma região cheia de museus para todos os gostos – Bode Museum, Pergamon Museum, etc. Clique aqui e fique por dentro das exposições em cada um dos museus da cidade! A Ilha de Museus (museumsinsel) foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Também há igrejas e monumentos para todos os lados. Dentre eles podemos citar a Catedral de Berlim e a Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, que foi bombardeada na 2º Guerra Mundial  e está conservada apesar de sua torre estar parcialmente destruída. Clique aqui para ver imagens dela e de outras atrações em Berlim Ocidental.

Bode Museum

 

Catedral de Berlim

Ao lado da Catedral visitamos a Humboldt Box, onde tem algumas exposições e maquetes da cidade.

Humboldt Box em Berlim

IMG_8909

O Portão de Brandemburgo talvez seja o mais famoso cartão postal de Berlim, um monumento que não vai ficar de fora de um roteiro na cidade. Perto do Parlamento e da Avenida Unter den Linden. Para ver mais do Brandenburger Tor, confira nosso post específico sobre ele  aqui no site.

Portão de Brandemburgo em Berlim

Ainda falando de monumentos, as catedrais gêmeas da Gendarmenmarkt são impressionantes – uma é a Catedral Francesa e a outra a Catedral alemã. Entre elas fica a Konzerthaus.

as catedrais gêmeas da Gendarmenmarkt

as catedrais gêmeas da Gendarmenmarkt

IMG_3712

4 – Parlamento Alemão (Reichstag) e Memorial das vítimas do Holocausto

O Parlamento Alemão (Reichstag) foi um dos meus locais favoritos para visitar na cidade. A cúpula de vidro de Norman Foster é a cereja do bolo e dá um toque de modernidade neste marco arquitetônico da cidade. Veja nossa visita detalhada clicando aqui.

Outro local muito interessante e que fica perto do Parlamento podendo ser visitado no mesmo dia é o Memorial às vitimas do Holocausto – na verdade, Monumento aos judeus mortos da Europa. Muito interessante. Só não entendo porque vejo algumas pessoas postando fotos no instagram subindo em cima dos blocos cinza e pulando igual macaco em um lugar que lembra morte e tempos tão tenebrosos. Era pra ser um local de reflexão e silêncio, e não de selfies e caras e bocas, enfim.

Memorial às vitimas do Holocausto - Monumento aos judeus mortos da Europa

IMG_3566

5 – Potsdamer Platz e Alexanderplatz

As praças mais famosas das antigas Berlim ocidental e oriental. Para ver mais da Alexanderplatz e arredores, confira nosso post específico aqui no site.

IMG_9077

Na Potsdamer Platz tem um complexo de lojas, restaurantes e cinemas bem moderno, o Sony Center.

Sony Center em Berlim, na Potsdamer Platz

Sony Center de Berlim, na Potsdamer Platz

6 – Transporte público e como explorar a cidade de Berlim

A cidade de Berlim conta com trams, ônibus, extensa linha de metrô e ciclovias por toda parte. Adorei a cidade neste sentido, andamos basicamente de metrô, a pé e de bike. Só pegamos táxi 1 vez, para ir para a estação de trem porque saímos de madrugada e estávamos com uma mala grande e pesada. Recomendo que você use o transporte público para explorar a cidade porque na cidade eles tem um sistema muito bom e que funciona. Se você quer ver um roteiro para explorar os pontos turísticos de Berlim de bike, clique aqui e aqui.

IMG_8965

metrô de berlim

IMG_9191

Os famosos faróis da cidade:

famosos semáforos de pedestres de berlim - homenzinho com chapéu

7 – Mapa das atrações turísticas

Para você se localizar melhor, deixo abaixo um mapa do google onde marquei todas as atrações turísticas citadas aqui:

Vou me despedir com mais 2 belas imagens da cidade, deixe suas dicas de Berlim na caixa de comentários!

IMG_3785

IMG_9302

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que fazer em Berlim: Roteiro de 3, 4 ou 5 dias com as top atrações da cidade