Lockers (guarda-volumes) nas estações de trem na Europa 24



Muitos roteiros de viagens de trem pela Europa nos permitem visitar cidades em apenas 1 dia, vindo de uma cidade bem cedo para já partir para outra cidade à tarde ou à noite. Muita gente faz isso com Bruges ou Bruxelas, na viagem entre Paris e Amsterdam, ou faz uma pit stop em Salzburg no caminho de Munique a Viena, ou uma parada em Bratislava de Praga a Budapeste, enfim, as combinações são várias. Ocorre que ninguém vai ficar zanzando e turistando de mala ou mochila nas costas. Por isso os lockers (guarda-volumes) presentes na maior parte das estações de trem na Europa são uma mão na roda. Já usamos várias vezes, sempre em viagens pela Alemanha, Áustria e Suiça.

IMG_8852

Como usar um locker? Quanto custa?

Bem, é muito simples. Basta escolher um que esteja disponível. Geralmente tem a chave e uma luz verde. Os ocupados ficam sem a chave na porta do armário e com a luz vermelha acesa. Você abre a porta, guarda seus pertences, então fecha a porta, insere o valor em moedas e fecha o armário com a chave. Pronto! O valor depende do tamanho do armário. Geralmente o valor cobrado vale para guardar seus pertences por até 24 horas, não podendo exceder 72h.

IMG_3712

Se tiver dúvidas, as explicações estão afixadas no local. Há também os centros de supervisão, em que ficam funcionários. Mas já vimos em alguns locais os balcões vazios, melhor não contar com eles rsrsrs. Tenha sempre moedas, não são aceitas cédulas. Em alguns locais, ao lado há aquelas máquinas que trocam cédulas por moedas, mas não conte com isso também. Esses modelos de locker são mais comuns na Alemanha e Suiça.

IMG_8850

IMG_8854

IMG_3714

Para encontrar onde ficam as áreas dos lockers nas estações, há placas e cartazes, veja nas fotos abaixo:

IMG_3715

IMG_8883

Em Viena, a máquina era mais moderna, mas seguindo as instruções (em vários idiomas) não tivemos maiores problemas. O armário não era com chave, mas com um sistema de senha. Quando você fechava o locker e inseria o valor em moedas, ele sai um ticket com o número do armário e a senha para liberá-lo.

IMG_9028

IMG_9029

IMG_9025

IMG_9024

IMG_9031

Conte aqui suas experiências com lockers na Europa na caixa de comentários!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 pensamentos em “Lockers (guarda-volumes) nas estações de trem na Europa