Sítios Arqueológicos na região da Riviera Maia



A Riviera Maia tem lindas praias, muito sol e calor, e também muito sítios arqueológicos para quem gosta e/ou se interessa por história e afins. Em nossa viagem ao México, visitamos 4 na região. Para conhecer todos estes locais, o ideal é 3 dias:

  • 1 dia para Chichén Itzá;
  • 1 dia para Tulum;
  • 1 dia para Ek-Balam e Cobá.
Tulum: ruínas e um mar lindo para completar o cenário

Tulum: ruínas e um mar lindo para completar o cenário

Sítio Arqueológico de Chichén Itzá

O primeiro sítio arqueológico que visitamos foi o de Chichén Itzá, muito vasto e cheio de mega estruturas como o campo de jogos dos prisioneiros, a praça das mil colunas, o cenote sagrado e a grande pirâmide de Kukulcán. Recomendo contratar um guia credenciado no local ou levar um guia impresso. Tudo é muito impressionante e interessante. Fomos por conta própria, de carro. Sinceramente, acho que um tour desde Cancun é muito puxado! Nós fizemos ainda melhor – nos hospedamos por 1 noite ao lado do parque (no charmoso hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza), e pudemos entrar para ver a iluminação noturna da pirâmide. Colocam-se cadeiras e é feito um show de som e luzes para contar a história do lugar (em espanhol). Valeu a pena!

IMG_4371

IMG_7294

IMG_7286

IMG_4404

IMG_4434

IMG_4442

À noite:

IMG_4522

IMG_4542

IMG_4534

E nosso hotel, que contava com piscina e um excelente restaurante:

IMG_4508

IMG_4510

IMG_4515

IMG_4500

IMG_7383

IMG_4553

Sítio Arqueológico de Cobá

O sítio arqueológico de Cobá, por sua vez, tem como highlight uma pirâmide de 42m de altura. Era uma cidade enorme e bem estruturada e foi construída no auge do domínio maia na região da península de yucatan. É possível subir nesta pirâmide (o que é probido atualmente em Chichen Itza), e basicamente todos os turistas fazem isso! É uma boa pernada em degraus irregulares e segurando em uma corda, e a vista do alto é uma mata verde bem densa! Pegamos chuva no dia da nossa visita,  que atrapalhou um pouco, mas nos divertimos do mesmo jeito. comprei uma capa de chuva e alugamos um carrinho-bike com motorista-guia para a gente.

IMG_5397

IMG_5396

IMG_5376

IMG_5350

IMG_8196

IMG_5340

IMG_5310

IMG_5313

Sítio Arqueológico de Ek-Balam

Em Ek-Balam, há vários (restos de) palácios e construções, mas a vista que se tem da pirâmide principal – ela sim, grande e imponente –  é a cereja do bolo, uma panorâmica das ruínas entre a mata – nos sentimos naqueles cenário de filme. A cidade teve seu auge em 800 D.C. De acordo com o site discovery mexico, a cidade foi habitada até a chegada dos espanhóis e tinha como atividades econômicas o cultivo de milho, mel e algodão.

IMG_7390

IMG_4560

IMG_7413

IMG_4565

IMG_7398

IMG_7402

Sítio Arqueológico de Tulum

Já o sítio arqueológico de Tulum é o 3º mais visitado do México, atrás de Chichén Itzá e Teotihuacán. A cidade murada ficava debruçada sobre o mar caribenho e como porto comercial e de pesca devido à sua proximidade com o mar. Também encontrava-se habitada há varios séculos até a chegada dos espanhóis, estima-se que tenha sido abandonada em meados do século XVI. O cenário hoje para os turistas é lindo. Um sítio super bem conservado, trilhas demarcadas e uma das mais lindas vistas da Riviera Maia. Fomos por conta própria mas há inúmeros tours organizados desde Cancun ou resorts da própria Riviera.

IMG_4857

IMG_4794

Adicione um mergulho no mar ao seu passeio pelas ruínas! Basta descer essa escadaria para ter acesso à praia!

IMG_7729

IMG_4865

IMG_7691

IMG_7724

Mapa com a localização

Abaixo, marquei em um mapa do google todos os sítios arqueológicos citados neste post.

Bom, adoramos conhecer essas antigas cidades maias, caso tenha ido e queira deixar uma dica ou perrengue, utilize as caixas de comentários!

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *