A Riviera Maia tem lindas praias, muito sol e calor, e também muito sítios arqueológicos para quem gosta e/ou se interessa por história e afins. Em nossa viagem ao México, visitamos 4 na região. Para conhecer todos estes locais, o ideal é 3 dias:
- 1 dia para Chichén Itzá;
- 1 dia para Tulum;
- 1 dia para Ek-Balam e Cobá.

Tulum: ruínas e um mar lindo para completar o cenário
Sítio Arqueológico de Chichén Itzá
O primeiro sítio arqueológico que visitamos foi o de Chichén Itzá, muito vasto e cheio de mega estruturas como o campo de jogos dos prisioneiros, a praça das mil colunas, o cenote sagrado e a grande pirâmide de Kukulcán. Recomendo contratar um guia credenciado no local ou levar um guia impresso. Tudo é muito impressionante e interessante. Fomos por conta própria, de carro. Sinceramente, acho que um tour desde Cancun é muito puxado! Nós fizemos ainda melhor – nos hospedamos por 1 noite ao lado do parque (no charmoso hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza), e pudemos entrar para ver a iluminação noturna da pirâmide. Colocam-se cadeiras e é feito um show de som e luzes para contar a história do lugar (em espanhol). Valeu a pena!
À noite:
E nosso hotel, que contava com piscina e um excelente restaurante:
Sítio Arqueológico de Cobá
O sítio arqueológico de Cobá, por sua vez, tem como highlight uma pirâmide de 42m de altura. Era uma cidade enorme e bem estruturada e foi construída no auge do domínio maia na região da península de yucatan. É possível subir nesta pirâmide (o que é probido atualmente em Chichen Itza), e basicamente todos os turistas fazem isso! É uma boa pernada em degraus irregulares e segurando em uma corda, e a vista do alto é uma mata verde bem densa! Pegamos chuva no dia da nossa visita, que atrapalhou um pouco, mas nos divertimos do mesmo jeito. comprei uma capa de chuva e alugamos um carrinho-bike com motorista-guia para a gente.
Sítio Arqueológico de Ek-Balam
Em Ek-Balam, há vários (restos de) palácios e construções, mas a vista que se tem da pirâmide principal – ela sim, grande e imponente – é a cereja do bolo, uma panorâmica das ruínas entre a mata – nos sentimos naqueles cenário de filme. A cidade teve seu auge em 800 D.C. De acordo com o site discovery mexico, a cidade foi habitada até a chegada dos espanhóis e tinha como atividades econômicas o cultivo de milho, mel e algodão.
Sítio Arqueológico de Tulum
Já o sítio arqueológico de Tulum é o 3º mais visitado do México, atrás de Chichén Itzá e Teotihuacán. A cidade murada ficava debruçada sobre o mar caribenho e como porto comercial e de pesca devido à sua proximidade com o mar. Também encontrava-se habitada há varios séculos até a chegada dos espanhóis, estima-se que tenha sido abandonada em meados do século XVI. O cenário hoje para os turistas é lindo. Um sítio super bem conservado, trilhas demarcadas e uma das mais lindas vistas da Riviera Maia. Fomos por conta própria mas há inúmeros tours organizados desde Cancun ou resorts da própria Riviera.
Adicione um mergulho no mar ao seu passeio pelas ruínas! Basta descer essa escadaria para ter acesso à praia!
Mapa com a localização
Abaixo, marquei em um mapa do google todos os sítios arqueológicos citados neste post.
Bom, adoramos conhecer essas antigas cidades maias, caso tenha ido e queira deixar uma dica ou perrengue, utilize as caixas de comentários!
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Boa noite, vimos que vocês se hospedaram no hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza e assistiram o espetáculo noturno da pirâmide. Como foi feita a entrada? É necessário comprar ingresso?
Sim, compramos um ingresso à parte.. pelo hotel foi oferecido, mas nas redondezas tambem é vendido o ingresso, é simples de comprar quando está lá.
Não lembro o valor, mas na época foi um valor barato, coisa de 10 a 15 reais por pessoa!