Sítios Arqueológicos na região da Riviera Maia 2



A Riviera Maia tem lindas praias, muito sol e calor, e também muito sítios arqueológicos para quem gosta e/ou se interessa por história e afins. Em nossa viagem ao México, visitamos 4 na região. Para conhecer todos estes locais, o ideal é 3 dias:

  • 1 dia para Chichén Itzá;
  • 1 dia para Tulum;
  • 1 dia para Ek-Balam e Cobá.
Tulum: ruínas e um mar lindo para completar o cenário

Tulum: ruínas e um mar lindo para completar o cenário

Sítio Arqueológico de Chichén Itzá

O primeiro sítio arqueológico que visitamos foi o de Chichén Itzá, muito vasto e cheio de mega estruturas como o campo de jogos dos prisioneiros, a praça das mil colunas, o cenote sagrado e a grande pirâmide de Kukulcán. Recomendo contratar um guia credenciado no local ou levar um guia impresso. Tudo é muito impressionante e interessante. Fomos por conta própria, de carro. Sinceramente, acho que um tour desde Cancun é muito puxado! Nós fizemos ainda melhor – nos hospedamos por 1 noite ao lado do parque (no charmoso hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza), e pudemos entrar para ver a iluminação noturna da pirâmide. Colocam-se cadeiras e é feito um show de som e luzes para contar a história do lugar (em espanhol). Valeu a pena!

IMG_4371

IMG_7294

IMG_7286

IMG_4404

IMG_4434

IMG_4442

À noite:

IMG_4522

IMG_4542

IMG_4534

E nosso hotel, que contava com piscina e um excelente restaurante:

IMG_4508

IMG_4510

IMG_4515

IMG_4500

IMG_7383

IMG_4553

Sítio Arqueológico de Cobá

O sítio arqueológico de Cobá, por sua vez, tem como highlight uma pirâmide de 42m de altura. Era uma cidade enorme e bem estruturada e foi construída no auge do domínio maia na região da península de yucatan. É possível subir nesta pirâmide (o que é probido atualmente em Chichen Itza), e basicamente todos os turistas fazem isso! É uma boa pernada em degraus irregulares e segurando em uma corda, e a vista do alto é uma mata verde bem densa! Pegamos chuva no dia da nossa visita,  que atrapalhou um pouco, mas nos divertimos do mesmo jeito. comprei uma capa de chuva e alugamos um carrinho-bike com motorista-guia para a gente.

IMG_5397

IMG_5396

IMG_5376

IMG_5350

IMG_8196

IMG_5340

IMG_5310

IMG_5313

Sítio Arqueológico de Ek-Balam

Em Ek-Balam, há vários (restos de) palácios e construções, mas a vista que se tem da pirâmide principal – ela sim, grande e imponente –  é a cereja do bolo, uma panorâmica das ruínas entre a mata – nos sentimos naqueles cenário de filme. A cidade teve seu auge em 800 D.C. De acordo com o site discovery mexico, a cidade foi habitada até a chegada dos espanhóis e tinha como atividades econômicas o cultivo de milho, mel e algodão.

IMG_7390

IMG_4560

IMG_7413

IMG_4565

IMG_7398

IMG_7402

Sítio Arqueológico de Tulum

Já o sítio arqueológico de Tulum é o 3º mais visitado do México, atrás de Chichén Itzá e Teotihuacán. A cidade murada ficava debruçada sobre o mar caribenho e como porto comercial e de pesca devido à sua proximidade com o mar. Também encontrava-se habitada há varios séculos até a chegada dos espanhóis, estima-se que tenha sido abandonada em meados do século XVI. O cenário hoje para os turistas é lindo. Um sítio super bem conservado, trilhas demarcadas e uma das mais lindas vistas da Riviera Maia. Fomos por conta própria mas há inúmeros tours organizados desde Cancun ou resorts da própria Riviera.

IMG_4857

IMG_4794

Adicione um mergulho no mar ao seu passeio pelas ruínas! Basta descer essa escadaria para ter acesso à praia!

IMG_7729

IMG_4865

IMG_7691

IMG_7724

Mapa com a localização

Abaixo, marquei em um mapa do google todos os sítios arqueológicos citados neste post.

Bom, adoramos conhecer essas antigas cidades maias, caso tenha ido e queira deixar uma dica ou perrengue, utilize as caixas de comentários!

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança fundamental para sua viagem ao Exterior
Vai viajar para alguma ilha paradisíaca do Caribe? Vai fazer algum safári na África? Ou visitar algum templo na Ásia? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem ao exterior.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 pensamentos em “Sítios Arqueológicos na região da Riviera Maia

  • Andre Luiz

    Boa noite, vimos que vocês se hospedaram no hotel Villas Arqueologicas Chichen Itza e assistiram o espetáculo noturno da pirâmide. Como foi feita a entrada? É necessário comprar ingresso?

    • Erika Autor do post

      Sim, compramos um ingresso à parte.. pelo hotel foi oferecido, mas nas redondezas tambem é vendido o ingresso, é simples de comprar quando está lá.
      Não lembro o valor, mas na época foi um valor barato, coisa de 10 a 15 reais por pessoa!