Cancun: o que fazer | 12 principais atrações em roteiro de 3, 5 ou 7 dias 4



Nesta matéria mostro as 12 principais atrações turísticas em Cancún e arredores, para você saber o que fazer em Cancún e montar um roteiro de 3 a 7 dias pela região, adaptado ao tamanho de sua viagem. Nós fizemos quase todos os passeios citados aqui, e quando não é o caso fazemos menção. Como verão, alguns passeios podem ser combinados de 2 a 3 em um mesmo dia, sem correria – veja o tempo sugerido do passeio para se organizar. Para muitos deles temos posts específicos aqui no blog, com muitas dicas e informações do passeio, assim você avalia os melhores pontos turísticos e de interesse e monta um roteiro conforme seu gosto e disponibilidade de tempo.

Nós alugamos um carro na Hertz do aeroporto de Cancún. Fizemos a reserva pela internet mesmo, daqui do Brasil. Não se esqueça de incluir o seguro do carro contra roubo, batida e contra terceiros, muitas vezes ele não é incluso na reserva on line e você precisa solicitar por lá no balcão. O carro alugado foi nosso principal meio de transporte, usamos para chegar em praticamente todas as atrações.

O que ver e fazer Cancún – Principais atrações turísticas

1. Praias em Cancún

As praias na zona hoteleira de Cancún estão espalhadas em uma região com o formato do número “7”. O trecho mais extenso fica na perna vertical do sete, com 11 km de praias – aí ficam também a imensa maioria dos resorts. Já as melhores praias para banho ficam no biquinho do “7”.

Nós visitamos cada uma das praias da região do “7″, e montamos um guia completo – com mapa, fotos e dicas para você escolher a sua. Para acessar nosso guia de praias de Cancún, clique no link abaixo:

2. Isla Mujeres

Gostou das praias de Cancún? então espere até conhecer a Playa Norte em Isla Mujeres. Suas águas tem aquele degradê espetacular, do transparente ao azul bebê. O mar é calmo, sem ondas, uma verdadeira piscininha, ideal para banho.

IMG_4216

Este paraíso é facilmente acessível de balsa, são apenas 20min de viagem desde Cancún, com saídas a cada 30min de vários pontos da zona hoteleira. Pela beleza do lugar, vale muito a visita!

Tempo de passeio: de meio período a um dia inteiro, dependendo do seu gosto e interesse. Para ver todos os detalhes de como chegar, como pegar a balsa, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

3. Torre Giratória

Como nós adoramos vistas panorâmicas do alto, fomos até playa Linda, na região superior do “7” em Cancún. Ali fica a torre giratória, uma cabine panorâmica que vai subindo, girando, até 80 metros de altura – tudo bem devagar. Lá de cima, tem-se uma vista 360 graus de Cancún, suas praias e lagoa de Nichupté.

Dentro da Torre giratória em Cancun

Tempo de passeio: de 1 a 2hs. Temos uma matéria específica desta atração turística aqui no blog, para mais detalhes consulte:

4. Playa del Carmen

Dentre todas as praias que visitamos, foi em Playa del Carmen que tivemos a melhor experiência – a praia é linda, com águas relativamente mais calmas em relação a Cancún, e o centrinho da cidade, com lojinhas e restaurantes, fica bem próximo da praia – bem diferente de Cancún, onde tudo fica a quilômetros de distância. A cidade se assemelha mais às cidades praianas brasileiras, um clima mais rústico e descontraído que contrasta com os resorts enormes e impessoais de Cancún.

Fomos até la de carro, são 30min desde a Riviera Maya ou 1h (68km) se estiver em Cancún. Dá para ir de ônibus também, demora um pouquinho a mais, 1:20h, com saída do aeroporto de Cancún, pela empresa ADO.

Adoramos o passeio, as praias em Playa del Carmen são realmente muito boas, água quentinha, calma e com uma coloração azul bebê bem intensa.

Tempo de passeio: o dia inteiro. Temos uma matéria completa aqui no blog sobre este passeio, onde mostramos mais detalhes de como é a praia, onde estacionar, o centrinho comercial da cidade com lojinhas e restaurantes, confira:

5. Parque Xel-Há

O Xel-Há é um parque aquático onde você pode observar os peixes tropicais da região, livres e soltos. Considere o XEL-há como um enorme aquário natural a céu aberto, com o diferencial que você pode entrar dentro dele, com colete, máscara e snorkel, e nadar com os peixes!

Créditos da imagem: http://es.xelha.com

IMG_4932

Tempo de passeio: o dia inteiro. A comida é all inclusive, nós almoçamos um buffet por lá mesmo, bem básico.

Atividades como nado com golfinho são pagas à parte. Os golfinhos ficam presos em um tanque bem menor e separado dos demais peixes, apenas para entretenimento dos turistas. Não fizemos pois achamos isto errado, é um animal de grande porte para ficar preso.

No caso do nado com os peixes (foto acima), é uma atividade bem mais integrada com a natureza e que não interfere na liberdade destes bichos, que podem sair para o mar e voltar – passam por debaixo de uma ponte flutuante que delimita o parque com o oceano. Para mais fotos deste passeio, consulte esta nossa matéria aqui:

6. Parque Xcaret

Este é um parque temático que tenta mostrar os aspectos naturais e culturais mexicanos. O ingresso básico dá direito a alguns shows, toboáguas, passeios de barco pelo parque, etc. Para lista de todas as atrações consulte o site oficial do parque clicando aqui. Outras atrações como nadar com arraias, tubarões e golfinhos são pagas a parte.

Tempo de passeio: o dia inteiro. Fica a 75km de Cancun, e a apenas 5km de Playa del Carmen. Para nosso gosto pessoal, não nos empolgamos muito em visitá-lo, preferidos o Xel-Há.

7. Observar tartarugas em Akumal

Akumal é uma praia na Riviera Maya. Além de muito bonita, ficou famosa por ser ponto de observação de tartarugas marinhas. Se der sorte poderá observá-las sentado na praia, pois as vezes elas aparecem a poucos metros da areia. Areia branca e com mar calminho, a praia é linda demais!

IMG 4712b

IMG 7597

Não se preocupe em levar snorkel pois é possível aluga-los all na praia mesmo, há inclusive aluguel de caiaques.

Tempo de passeio: de 1,5 a 3hs. Akumal fica há 15min de carro (10km) do parque Xel-Há. Partindo de Cancún são 1,5 hs (100km). Pelas distâncias envolvidas, pode-se conjugar esse passeio com a visita ao parque Xel-Há. Para ver mais fotos e mapa com a sua localização de Akumal, consulte nossa matéria no link abaixo:

8. Sítios Arqueológicos

Se você se interessa por pirâmides, considere visitar alguns dos sítios arqueológicos da Riviera Maya, são impressionantes. Nós visitamos os 4 principais: Chichén-Itzá, Tulum, Cobá e Ek-Balam. Chichén-Itzá tem a pirâmide mais impressionate e bem preservada dos 4 sítios, mas já não se pode subir nela.

Chichén-Itzá:

IMG_4371

Já em Cobá e Ek-Balam ainda é permitido subir nas pirâmides – e como elas ficam no meio da mata, seu topo ultrapassa a copa das árvores, o que torna a vista la de cima mais impressionante ainda!

Cobá:

IMG_5340

Ek-Balam:

IMG_7402

O sítio arqueológico de Tulum é o único dos 4 que fica à beira mar, e apesar de não ter uma pirâmide grande, o lugar é maravilhoso pelo contraste das ruínas com o azul turquesa do mar:

Tulum:

IMG 4794

Como visitamos estes 4 sítios arqueológicos, montamos um guia aqui no blog onde contamos em detalhes como é a visita a cada um deles, como chegar, com dicas e mapa, confira:

9. Cenotes

Os cenotes são cavidades naturais com um sistema de água em sua parte inferior, existem dezenas deles no México. Tornaram-se um ponto turístico seja por sua beleza natural, seja porque em alguns deles pode-se nadar, ou simplesmente por sua história – na época Maya muitos foram utilizados em rituais de sacrifício.

Autor da foto: Luis Miguel B. Sanches – wikipedia

Próximo ao sítio arqueológico de Chichén Itzá existem 2, um dentro do próprio sítio – chamado Cenote Sagrado, que visitamos durante a visita ao sítio, e outro maior fora dele – o Ik Kil, distante 4 km da pirâmide. Próximo a Tulum tem o Gran Cenote e o Dos Ojos (seu sistema de cavernas se estende por 61km!), próximo a Valladolid: Cenote Dizitnup; de Playa del Carmen: Cenote Jardim del Eden.

10. Cozumel

Depois de visitar tantas praias lindas na região de Cancún e Riviera Maya, chegamos a Cozumel com expectativa de conhecer outras tão bonitas quanto. Elas até existem em Cozumel, mas são poucas – isso porque o grosso do litoral da ilha é formado por corais e rochas, ideal para mergulho e snorkeling:

IMG_8162

As (poucas) praias com areia ficam espalhadas pela ilha, mas como ela é enorme, é preciso alugar um carro para chegar até elas. Nós alugamos um no centrinho de Cozumel, mas nossa senhora! estava caindo aos pedaços e cheio de ferrugem.

O plano era dirigir até o sudeste da ilha, onde ficam algumas das praias que queríamos visitar, mas depois de rodar alguns quilômetros naquela lata velha desistimos – o carro não inspirava qualquer confiança!

A ilha de Cozumel recebe muitos cruzeiros, e muito de sua infra estrutura é destinada a este tipo de turistas, que procura por atividades rápidas. Se você quer pegar praia, achamos a logística muito complicada para chegar até elas, além do que são raras na ilha. Cozumel é para quem quer mergulhar ou fazer snorkeling, essa atividade vimos aos montes por lá.

Se quiser conhecer um pouquinho da ilha, como chegar e detalhes de nossa aventura (e carro podre!), confira nossa matéria específica aqui no blog:

11. Compras em Cancun

Cansou das praias? Então vamos a outra atividade que todo brasileiro gosta: compras! Cancún é bem servida de Shoppings Centers, nós visitamos 3 deles na região hoteleira, ao longo da avenida Blvd.. Kukulcan.

Shopping Kukulcan Plaza - vitral com simbologia maia

Nos shoppings e arredores, além das lojas (Tommy Hilfiger, Zara, Bvlgari, Nine West, Guess, Diesel, Rapsodia, Envy, Guess, Omega, Swarovski, etc.), você vai encontrar também lanchonetes e restaurantes ( Chili’s, Johnny Rockets, Hooters, Starbucks, Haagen- Dazs, Carlos’ n Charlies, HardRock Café, Planet Hollywood, etc), cinemas e casas de cambio.

Para escolher seu shopping favorito em Cancún, consulte nossas matérias específicas aqui no blog:

12. Museus em Cancún

O museu Maya tem uma boa seleção de peças dos sítios de Palenque, Chichén Itzá e Comalcalco, dentre outros. Já o Musa não é exatamente um museu, é mais uma experiência de se observar esculturas em baixo água.

Por falta de tempo, não visitamos o Museu Maya em Cancún – já havíamos visitado na Cidade do México o Museu Nacional de Antropologia (o maior e mais importante do planeta nesta área), então preferimos usar nosso tempo em Cancún para ir aos sítios arqueológicos. Para quem tiver tempo em Cancún, consulte os sites oficiais nos links abaixo:

Onde comer em Cancún

Bom, ninguém é de ferro… experimentamos algumas redes de fast food em Cancún, para ver nossas dicas consulte:

Como usar seu celular em Cancún

Quer usar seu celular em sua viagem para Cancún? a melhor maneira é comprar um chip de celular local para usar por lá, sai muito mais barato e você tem seu celular funcionando 100% do tempo. Para saber como, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

Onde se hospedar em Cancún

Em Cancún nos hospedamos na pontinha do “7”, onde estão as melhores praias. Para detalhes de nossa hospedagem, confira o review do nosso hotel:

Ou para pesquisar outros hotéis com as melhores ofertas, faça sua reserva através do box de ofertas abaixo, de nosso parceiro Booking:

Booking.com

Já pensou em se hospedar na Riviera Maya? Nós ficamos por lá, é uma região linda, vale muito a pena se tiver mais tempo. Para saber mais, consulte nossa matéria específica, com dicas de praias, passeios e hotel:

E até a próxima trip!

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Cancun: o que fazer | 12 principais atrações em roteiro de 3, 5 ou 7 dias