Riviera Maia: dicas de praias, passeios e hotel 2



Uma região até há algum tempo não muito visitada no México – pelo menos por brasileiros – é a região da Riviera Maia. Talvez por ter sido muito tempo coadjuvante da famosa e badalada Cancún. Em nossa viagem pelo país resolvemos dividir nossa estadia meio a meio – 5 dias em Cancun e mais 6 na Riviera Maia, e foi ótimo pois cada região tem suas particularidades. No post de hoje deixo dicas de passeios que fizemos na região e do hotel/resort em que nos hospedamos.

IMG_5171

O Hotel: Barceló Maya Beach

A primeira foto do post é justamente a praia do Resort Barceló em que ficamos. Então começo a dica pela hospedadem. Recomendo muito este hotel, pela praia, pelo complexo de piscinas, o buffet de café da manhã e jantar é bom (tem mais 4 ou 5 restaurantes temáticos, mas ficamos com preguiça de reservar e ter que se arrumar um pouco para comer rsrsrs). O complexo do Barceló é gigantesco e engloba vários hotéis da rede.

Além do Barceló Maya Beach, resort all inclusive em que nos hospedamos, pertencem ao Barceló Maya Beach Resort os seguintes hotéis: Barceló Maya Palace Deluxe (o mais caro e luxuoso), o Barceló Colonial, Barceló Maya Caribe e  Barceló Maya Tropical. Ficando no Maya Beach, podíamos usar a piscina de todos os outros hotéis, assim como os bares e restaurantes, menos as instalações do Palace Deluxe. Foi muito bom. Todos os dias ficamos em uma piscina diferente relaxando após alguns dias de passeio. Detalhe: Eu morria de medo de iguanas, mas você vê tantas nessa região que o medo sai na marra rsrsrs. Elas fogem se você chegar muito perto, então não há perigo algum.

Os quartos são espaçosos, confortáveis e compatíveis com um local de praia. A decoração não é forçada, apenas reforça alguns elementos da cultura local. No hotel tinha gente do mundo todo (principalmente russos) e famílias em grande número, grupos de amigos, casais, casais com crianças, enfim, é bem democrático. À noite rolava uns shows temáticos de dança e música. Fomos em 1 noite e ficamos uns 20 minutos, mas logo fomos dormir. Estávamos mais a fim de acordar cedo e aproveitar a praia e os passeios.

IMG_7418

IMG_7427

IMG_4619

IMG_4616

IMG_4907

IMG_8108

IMG_8076

IMG_8014

IMG_4767

IMG_4630

IMG_8134

IMG_8123

O que eu mais gostei de ter ficado neste hotel, sem dúvida, foi a praia em frente ao complexo do resort – com muita disponibilidade de cadeiras, caiaques, toda infraestrutura necessária – e o píer, onde era possível fazer snorkeling ou dar um mergulho e nadar com os peixes bem de perto. Água limpa e transparente (mas nada de água gelada rsrsrs). Meu marido amou, pois ele adora esse negócio de ficar interagindo com bichos de perto. Quando viu aquele monte de peixes juntos ele quis pular na água na mesma hora!

IMG_5226

IMG_5202

IMG_8052

IMG_4891

IMG_4723

Os passeios pela riviera maia foram feitos todos de carro alugado, esse branco da foto…bem pequeno e básico, bem pobrezinho para guarda mexicano nenhum querer cobrar propina! Cheguei a ler em fóruns e blogs sobre problemas nas rodovias e tudo mais, mas todos os policiais que nos pararam foram corretos e educados. As estradas também são ótimas, bem sinalizadas e sem pedágios. Não tivemos nenhum problema. Sobre tours em grupo não sei dizer preços nem como funciona pois fizemos tudo realmente de carro, mas sei que no Barceló havia tours vendidos no hotel de algumas operadoras locais. Não se preocupe caso esteja sem carro ou não queira um, você poderá fazer os passeios de outra forma.

IMG_7894

Parque Xel-Há

Como opções mais conhecidas, existem os parques temáticos Xcaret e Xel-Há, e ficamos com este último, pois veríamos muitos peixes fazendo snorkeling no parque. Gostamos bastante. É um passeio de dia inteiro. A admissão era all inclusive então almoçamos um buffet meia boca por lá mesmo. Atividades como nado com golfinho são pagas à parte.

IMG_7752

IMG_7838

IMG_7794

IMG_7834

IMG_4933

IMG_7811

IMG_7783

IMG_7872

IMG_4932

Scan 121730010

IMG_4954

IMG_4917

IMG_7882

Praia Akumal

Outro passeio é pegar um dia de praia em Akumal, onde há muitas tartarugas. Não é preciso fazer mergulho nem snorkeling. Às vezes elas aparecem a poucos metros mar adentro. Areia branca e aquele mar calminho, a praia é linda demais.

 

IMG_7598

IMG_7613

IMG_7582

Mapa com a localização de Akumal:

Outra praia famosíssima, e minha preferida na região, é Playa del Carmen. Para ver o post exclusivo sobre ela, clique aqui.

Cozumel eu não gostei muito, como já havia dito, acho que é um destino muito focado nos cruzeiros e para quem mergulha. Fora que não tivemos muita sorte com o tempo no dia. Mas é mais um lugar para você visitar!

Sítios Arqueológicos

Outro local imperdível é Tulum, com sua praia e ruínas compondo um lindo cenário. Vai ter um post em breve só dos sítios arqueológicos da região, mas deixo uma imagem – a clássica – que vai te convencer a conhecer. O mesmo vale para Chichen Itza , Ek Balam e Cobá, que ficam mais próximos da Riviera Maia do que de Cancún! Aliás, para ver todas as nossas dicas de Cancún, clique aqui.
IMG_4844

IMG_4371

IMG_7402

IMG_5313

Se quiser saber mais sobre estes sítios arqueológicos, temos um post completo aqui no site.

Caso tenha mais alguma dica ou perrengue para compartilhar, deixe nas caixas de comentários!

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Riviera Maia: dicas de praias, passeios e hotel

  • Suzana

    Erika, estou indo para Riviera Maya em junho, também vamos alugar carro. Pretendemos ficar 3 dias em Cacun, 2 em Playa del Carmen e 5 em Akumal. Poderia nos passar teu roteiro de programação?

    • Erika Autor do post

      Oi Suzana, na verdade eu não fiz um roteiro com nada agendado, apenas fiz como você, dividi minha estadia para aproveitar as praias e sítios arqueológicos. Deixei os parques (cel-ha, xcaret, etc) listados mas só decidi quando já estava lá en qual eu iria e quando. A mesma coisas com os sítios arqueológicos (cobá, chichen itzá, tulum, etc). Pode montar teu roteiro de acordo com os posts que fizemos de Cancun e Riviera Maia aqui no blog. Boa viagem!