O que fazer nas Ilhas Maurício: Guia Completo | 15 principais atrações 2



No post de hoje, vamos apresentar nosso Guia Completo: as 15 principais atrações das Ilhas Maurício (Mauritius) – mostrando o básico de atrações e pontos turísticos deste cobiçado destino para saber o que fazer nesta incrível ilha no meio do Oceano Índico. Listamos atividades de diferentes categorias, você pode adaptar ao tempo que terá durante a viagem e também ao seu orçamento, o que importa é conhecer os lugares de acordo com seus próprios interesses e objetivo da viagem.

DJI 0076

Ilhas Maurício: O que fazer? As praias são bonitas? Que tipo de lugares tem para ver?

Mauritius é uma ilha grande – deslocamentos de uma praia a outra ou mesmo de uma atração a outra podem levar quase 2 horas, por isso aconselhamos você a dividir sua estadia em 2 pontos diferentes da ilha para aproveitar melhor os passeios. Nós ficamos 7 noites – 3 noites em Belle Mare Plage (no Resort Constance Belle Mare Plage) e 4 noites em Le Morne (no resort Lux Le Morne). Acho que menos de 1 semana não compensa, a não ser que a viagem seja só para ficar na praia do seu resort relaxando…

IMG 8913

Algumas praias são mais bonitas do que outras – escolhemos 2 das melhores praias para ficar – assim não teríamos que nos preocupar em gastar tempo e táxi do hotel atrás de praia boa para passar o dia. Leve isso em consideração antes de escolher um hotel mais barato ou “pior” localizado. Às vezes o barato sai caro!

Para um mar de cor bonita (azul e/ou verde daqueles de doer os olhos 😄) ou piscininha, escolha Belle Mare Plage e Le Morne que não vai se arrepender! Mauritius tem praias com recifes de corais, por isso as praias são boas para banho e tem essa bonita coloração!

IMG 8693

Mauritius tem atividades para todos os gostos – seja para ficar em um resort luxuoso em uma viagem de lua de mel, seja em férias com amigos ou mesmo em família (há diversas atividades para crianças).

DJI 0022

Além das praias e atividades no mar, há trilhas na natureza (hiking) pois a ilha é bem montanhosa, cachoeiras, templos, city tour na capital e compras (mas acho que esse não é um ponto forte), passeios de barco, enfim, vamos mostrar em detalhes nesta matéria tudo o que você precisa saber antes de viajar às Ilhas Maurício! Selecionamos as 15 principais atividades da ilha!

DJI 0116

1. Aproveitar as praias das Ilhas Maurício

GOPR2284

Este talvez seja o motivo n°1 para uma viagem às Ilhas Maurício, para conhecer mais opções de praias, consulte nosso post específico listando as praias mais bonitas da ilha:

IMG 9132

Nós indicamos principalmente Belle Mare Plage e Le Morne que foram as praias onde ficamos hospedados e passamos a maior parte do tempo, pegamos um clima incrível e ah! água é morna!

Em algumas praias você pode encontrar pontos de aluguel de cadeiras e guarda-sol, em outras não há estrutura – quando fica hospedado em um bom hotel/resort, não terá que se preocupar com isso pois o hotel já tem estrutura própria para os hóspedes.

DJI 0049

2. île Aux Cerfs

A ilha mais famosa de Mauritius – destino para passar um dia inteiro. Muita gente fala que é o lugar mais bonito das Ilhas Maurício, mas pessoalmente acho que tem muita muvuca (muita gente passa o dia lá) e atividades demais (jet ski, paraglider)…

Do meu ponto de vista, acaba estragando um pouco da beleza natural – fica aquele ar meio “disneyland” de praia – para quem gosta é um prato cheio, mas eu não troco por uma praia mais vazia e exclusiva! A cor do mar em várias praias de Mauritius é aquele azul lindo típico do Oceano Índico. Em île Aux Cerfs é assim também.

IMG 9166

Para chegar em île Aux Cerfs, há várias opções – combinar com um dos barqueiros que fazem o serviço de water táxi em Trou d’Eau Douce (peça um táxi no hotel para chegar até aqui), combinar um tour para île Aux Cerfs completo com transporte e refeição diretamente no hotel (vai sair um pouco mais caro, mas é mais fácil), ou contratar com alguma agência local o passeio em catamarã ou speedboat – já incluem o transporte terrestre até o ponto de embarque e também um almoço no estilo barbecue.

Consulte o site oficial de île Aux Cerfs clicando aqui.

3. Praticar esportes aquáticos nas Ilhas Maurício

Seja Stand Up Paddle, Caiaque, Pesca, Parasail, Kite Surf, Pedal boat (pedalinho) ou Jet Ski, tem para todos os gostos e bolsos em Mauritius.

IMG 8653

Meu marido fez SUP e Kayak, depois andamos de Pedal Boat (pedalinho) em Le Morne e simplesmente adorei! Nos hotéis em que ficamos, a utilização de muitos dos acessórios e atividades acima era gratuitas – apenas aulas com instrutores, que são opcionais, eram cobradas.

GOPR2322

Outro passeio que gostei e nunca tinha feito foi um Passeio de barco com fundo de vidro – Glass Bottom Boat. Estava incluído entre as atividades do Lux Le Morne. O passeio sai da praia do hotel e vai até os corais na parte mais profunda e dura 1 hora. Me deu medo no começo porque balançava um pouco mas achei que valeu a pena porque consegui ver vários peixes e também tartaruga marinha.

IMG 8922

4. Snorkeling & Mergulho nas Ilhas Maurício

Para quem gosta de mergulhar e apreciar a rica vida marinha – as Ilhas Maurício não decepcionam! Os grandes hotéis tem seu Dive Center e algumas praias tem empresas oferecendo serviços de mergulho (no entanto, como não testei não posso indicar nenhuma).

IMG 2982

Meu marido fez um passeio de barco para fazer Snorkeling e viu alguns peixes exóticos, entretanto disse que preferiu o Snorkeling nas Maldivas ao de Mauritius em termos de diversidade.

GOPR2265

Mas aqui conseguimos ver tartaruga marinha, que ficou faltando ver nas Maldivas!! Nas praias, mesmo na parte rasa você consegue ver muitos peixes, adorei!

IMG 2956

5. Passeio de barco para ver e nadar com Golfinhos

Esse é um passeio popular em Mauritius, nós não fizemos, mas nosso hotel oferecia. Não nos animamos em acordar muito cedo para pegar um barco que vai em mar aberto (por 1:30h). A chance de ver os golfinhos e nadar com eles é alta pelo que pesquisei na internet e pelas informações do staff de passeios do hotel Lux Le Morne.

Como já tínhamos visto golfinhos muito de perto em Pipa (RN) em outra viagem alguns meses antes e sem precisar pegar barco nem nada, não ficamos tão empolgados com esta atividade. Acho que fomos à Mauritius atrás de sombra e água fresca mesmo 😆

6. Le Morne – a montanha cartão postal das Ilhas Maurício

A montanha de Le Morne é o cartão postal de Mauritius! Em todas as agências de viagens, revistas e blogs, lá estará o monte enorme com as águas clarinhas e recifes de corais em volta fazendo propaganda do destino!

É possível inclusive fazer uma trilha (auto-guiada, pois é demarcada, ou com tours guiados, arranjados no seu hotel) até o topo da montanha e ter uma vista privilegiada da região. Veja esta linda imagem do Le Morne que fizemos com nosso drone Mavic:

DJI 0104

O Le Morne é Patrimônio da Unesco – se hoje é uma paisagem natural que atrai a atenção dos turistas, seu passado não é tão glorioso assim: escravos subiam a montanha para acabar com a exploração de seus “donos”.

Muitos subiam até o topo e preferiam se jogar lá do alto e perder a vida do que ter a chance de serem recapturados. No final do século XVIII, os escravos correspondiam a 80% da população! Uma história triste e pesada que felizmente ficou para trás!

DJI 0069

7. Macondé – A curva na estrada

Esta é uma atração inusitada e pode ser visitada em uma parada rápida de 5 minutos! Trata-se da curva Macondé, um ponto super acentuado da estrada B-9. O local está registrado no Google Maps, é facil de chegar e tem até um mirante no local. Se estiver de carro alugado vale a parada ou se estiver de táxi, peça ao motorista uma parada ali!

IMG 3169

8. Cascade Chamarel

Para visitar a Cascata/Cascade Chamarel, combinamos um táxi para nos levar até lá, o passeio também inclui a atração do tópico 9, Seven Coloured Earth. Elas fazem parte de um mesmo complexo e paga-se 225 rúpias para as 2 atrações.

IMG 3094

A cachoeira tem 2 mirantes – um no estacionamento e outro subindo uma trilha com uma pequena escadaria, de menos de 5 minutos. Na época de chuvas a cachoeira fica mais exuberante, mas achamos o lugar bonito mesmo com “pouca” água!

DJI 0093

Além da bonita Cascata/Cachoeira, no caminho para lá ainda paramos no meio da estrada em um bonito mirante: Uma vista panorâmica da beleza natural estonteante das Ilhas Maurício! Se for à Cascade Chamarel, acho que está incluída a parada, pois vimos todos os táxis e mini ônibus de turismo parando aqui. Foi muito bom porque eu nem sabia que tinha esse mirante, surpresa boa!

IMG 9161

9. Seven Coloured Earth

As dunas coloridas da atração conhecida como “Seven Coloured Earth” nas Ilhas Maurício foram formadas por eventos de antiga atividade geoclimática. Não há presença de vegetação no local e nem vai existir pois o solo está esgotado devido à ação do basalto presente nas formações.

IMG 9207

O parque é pequeno, tem jardins com algumas plantas diferentes, uma pequena lojinha de souvenir e uma lanchonete. Em 30 minutos você dá uma volta e fotografa o local, além de observar tartarugas gigantes. Aqui um pequeno adendo – não gostei muito de ver as tartarugas ali, presas em um espaço cercado tão pequeno. Não sabemos em que condições vivem ali.

IMG 9178

As tartarugas gigantes nas Ilhas Maurício habitavam a região até o começo do Século XVII. Infelizmente com a ocupação holandesa e depois francesa, a população da espécie foi diminuída até ser dizimada. Essas tartarugas do parque são “primas” da espécie original de Mauritius, e vêm das Ilhas Seychelles.

IMG 9217

10. Grand Bassin

O lago Grand Bassin, também conhecido como Ganga Talao, é uma das atrações turísticas mais famosas das Ilhas Maurício. É uma espécie de representação do Rio Ganges, na Índia. O local tem vários templos hindus e é também uma região de peregrinação.

Como se trata de um lugar sagrado para os hindus, deve-se retirar os calçados para visitar os templos e obedecer um código de vestimenta (vestir-se com discrição e bom senso). Se tiver interesse nestes aspectos culturais e religiosos das Ilhas Maurício e deseja visitar Grand Bassin, basta contratar um tour ou combinar com um táxi. A entrada é gratuita.

11. Black River Gorges National Park (Alexandra Falls e Gorges Viewpoint)

Este é um passeio que visita mirantes da paisagem montanhosa das Ilhas Maurício e a Cachoeira Alexandra Falls e também para os fãs de trilhas na natureza (há várias no Parque Nacional Black River Gorges). A menos que você goste muito desse tipo de paisagem, acho mais perto, mais rápido e mais barato fazer o passeio do trio Cascade Chamarel + Mirante + Seven Coloured Earth.

Ainda assim, se fizer realmente questão, pode visitar estes 3 e mais os 2 pontos deste tópico, Alexandra falls e Gorges Viewpoint (mirante) em um tour no mesmo dia. Neste caso, considere separar 1 dia da sua estadia para o tour completo.

Blackriver

créditos: photo by CEphoto, Uwe Aranas (via wikimedia.org)

12. Tour pela capital Port Louis

Vi que essa era uma das opções de passeio, mas sinceramente não perderia horas na praia ou no resort para fazer tour por uma capital sem muitos atrativos ou passar em shoppings na cidade, acho que destoa um pouco do objetivo de uma viagem a Mauritius, mas enfim, é questão de gosto pessoal.

Em sites como Viator e GetYourGuide, há algumas opções de tour à capital das Ilhas Maurício, Port Louis. Mas não é necessário reservar nada – é fácil combinar com um taxista um preço fixo e a quantidade de horas que deseja fazer o tour partindo de seu hotel.

13. Passeio de helicóptero ou Seaplane para ver a “Underwater Waterfall”

Algumas empresas de turismo nas Ilhas Maurício oferecem passeio de helicóptero ou Seaplane para vislumbrar a “Cachoeira” que se forma no mar, próximo à região de Le Morne. Infelizmente era distante demais para fazermos uma foto com o drone!

As diferenças de cor e profundidade e a areia trazida das praias e movimentada pelas correntes marinhas faz com que tenhamos essa ilusão de ótica, de uma cachoeira sob o mar! Se tiver estômago e $$$ para o passeio, vale a pena pela paisagem surreal!

Illusionwaterfall mauritius

créditos da imagem: wikimapia.org/29304675/Illusional-Waterfall#/photo/4765402

14.Aproveitar a estrutura de seu hotel

Curtir a praia, as piscinas, atividades e SPA que seu hotel oferece – afinal, Mauritius é um destino com cara de férias mesmo. Nos resorts em que ficamos, tinha 3 piscinas em cada um e ainda um monte de ambientes diferentes com sofás, gazebos e pufs para relaxar ❤️

IMG 8589

Dedique um tempo para o “fazer nada” com uns drinks na piscina. Neste ponto, aproveitamos muitíssimo nossos hotéis – excelente estrutura, redes, spa e atividades para passar dias e dias relaxando!

IMG 9149

15. Assistir ao nascer e ao pôr do Sol

Nas Ilhas Maurício tivemos o privilégio de ver o sol nascer e se pôr no mar… recomendo esse espetáculo diário e gratuito! O sol nasce no mar do lado onde está Belle Mare Plage (leste)…

IMG 8547

Lindo demais e para quem gosta de fotografia então…imperdível! Nesta imagem, o sol se despede na praia de Le Morne…

IMG 8784

Para auxiliar no planejamento de sua viagem, disponibilizamos uma tabela com os preços de táxis entre várias praias (em Rúpias de Mauritius), hotéis e atrações, do ponto de Táxi do Resort Lux Le Morne. Dá para ter uma idéia dos preços. A tabela é de MAIO/2018 e pode sofrer alterações.

21cbf3f8 c11c 4120 a253 63f8bed2328c

Espero que tenha gostado do nosso guia com atividades essenciais e pontos turísticos das Ilhas Maurício! As opiniões aqui são estritamente pessoais, baseadas em nossas experiências reais de viagem, portanto, é normal que discorde de algum item ou queira incluir atividades diferentes em sua trip! Deixe seu comentário abaixo!

Para ver todos as nossas matérias das Ilhas Maurício, clique aqui.

IMG 9282

Se este post ajudou a planejar sua viagem, reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking. Nós ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada a mais por isso e ainda contribui para que nosso site esteja sempre atualizado, com novas viagens e guias de destinos!

Booking.com

Até a próxima trip!

 


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O que fazer nas Ilhas Maurício: Guia Completo | 15 principais atrações