Hoje no blog, você vai conhecer a simpática cidade de Haarlem, na Holanda. De fácil acesso via transporte público, é uma excelente opção de bate-volta a partir de Amsterdam, pois suas atrações podem ser conhecidas facilmente em 1 dia. O que fazer em Haarlem? Confira nosso guia completo da cidade com as principais atrações e pontos turísticos.
O que fazer em Haarlem: as principais atrações da cidade
- Moinho De Adriaan
- Kruisbrug
- Prefeitura de Haarlem
- Igreja de São Bavão
- Catedral de São Bavão
- Grote Markt
- Antigo Portal (Amsterdamse Poort)
- Canais, bicicletas e ruas charmosas e floridas
- Museus em Haarlem
- Passeio de barco pelos canais
- Edifício da estação central de trem de Haarlem
Moinho De Adriaan
O De Adriaan é um moinho inaugurado em 1779. Em 1932, o moinho foi destruído por um incêndio, e entre várias tentativas de reconstruir o moinho ao longo do tempo, somente 70 anos depois ele foi reinaugurado. Atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Haarlem. O moinho está disponível para sediar conferências, seminários, workshops e casamentos. Para os turistas, o moinho é aberto para visitação diariamente. Para consultar horários e preços, consulte o site oficial.
Kruisbrug
Essa ponte é muito fotogênica e cobre um trecho da avenida que liga a estação central de trem ao centro de Haarlem, então certamente você passará por ela em sua visita à cidade. Fomos no final do verão e a ponte estava toda decorada com flores. Da ponte, temos uma linda vista das casinhas com arquitetura típica holandesa e do canal – é um excelente lugar para fotos.
Prefeitura de Haarlem
Localizada na Grote Markt, o edifício histórico da prefeitura (Stadhuis) é uma das principais atrações de Haarlem. Em estilo renascentista, o prédio do séc. XIV tem muitas peculiaridades e detalhes a serem observados, como por exemplo o terraço, onde eram anunciadas as decisões da suprema corte. E claro que a gente garantiu uma foto de lembrança!
Igreja de São Bavão
A Sint Bavokerk é a maior igreja de Haarlem e sua arquitetura em estilo gótico chama atenção dos turistas que circulam pela Grote Markt, onde está localizada. Foi construída entre 1370 e 1520. É aberta diariamente para visitas internas das 10h às 17h (aos domingos é fechada, abrindo somente no verão: jul/ago). A entrada custa EUR 2,50.
Catedral de São Bavão
A Catedral de São Bavão fica mais afastada do centro, mas sua decoração e imponência valem a visita. A catedral começou a ser construída em 1895, sendo concluída alguns anos depois. Sua arquitetura é eclética e mistura a estética neo-românica, neo-gótica e art nouveau. Veja mais aqui.
Grote Markt
A Grande Praça do mercado hoje é o epicentro turístico da cidade, onde se localizam os edifícios históricos mais importantes de Haarlem como a Igreja de São Bavão e a Prefeitura. Por ali há muitos artistas de rua, movimento de gente, bares e restaurantes nos arredores – um lugar imperdível em Haarlem!
Antigo Portal (Amsterdamse Poort)
O Amsterdamse Poort é um antigo portão da cidade, do século XIV, e fica no final da antiga rota de Amsterdã para Haarlem, sendo o único remanescente dos 12 portões originais da cidade. Vale a pena conhecer essa atração histórica de Haarlem!
Canais, bicicletas e ruas charmosas e floridas
A impressão que tivemos de Haarlem é de uma mini Amsterdam – estão lá os canais, ruelas, muitas bicicletas circulando, mas a cidade é bem menor e com menos turistas. Para ser sincera, em nossa última visita à Amsterdam a cidade estava tão lotada que foi um alívio conhecer as cidades menores nos arredores!
Se estiver com mais tempo livre, recomendamos o passeio de barco pelos canais! A Smidtje Canal Cruises tem passeios de 50 minutos, passando pelos principais pontos turísticos de Haarlem – o custo é de 14 EUR por pessoa.
Museus em Haarlem
Visitar museus pode ser uma alternativa do que fazer em Haarlem em dias de chuva. Apesar de pequena, a cidade tem vários museus, dentre eles o Museu Teyler, de artes, ciência e história natural, inaugurado em 1784; o Ten Boom Museum era a casa da família Ten Boom, que ajudou judeus durante a II Guerra Mundial. O esconderijo, as fotografias da família e objetos da época estão em exposição no local.
A cidade tem 15 museus no total, destacando-se ainda o Museu Arqueológico de Haarlem e o Frans Hals Museum. Clique aqui para ver a lista completa!
No caminho de volta para estação, passamos por uma bela casa com um bonito jardim, mas estava com o portão fechado. Apenas fotografamos do lado de fora. Procurei no app Maps, que mostrou apenas o nome do lugar (Hofje van Oorschot), mas ficamos sem saber se é apenas uma residência ou algum museu ou algo do tipo.
Edifício da estação central de trem de Haarlem
A Europa tem dessas coisas… às vezes até os prédios de estações de trem são atrações turísticas! Em Haarlem, o edifício que abriga a estação central é de 1839. A estação fazia parte da linha que conectava Amsterdam a Rotterdam, que foi a primeira rota de trem do país. Mais um detalhe interessante: o edifício também é considerado um monumento nacional, já que é a única estação de trem da Holanda em estilo Art Nouveau.
Como chegar em Haarlem a partir de Amsterdã?
É muito fácil planejar a visita: você pode ir de carro ou táxi (20 minutos), mas esta é a opção mais cara; de ônibus (30 minutos), que é mais lento, ou a melhor opção: de trem, a partir da estação central de Amsterdã até a estação de Haarlem, são 19 minutos! Esta última nós fizemos, muito rápido e simples. Além disso, ao sair da estação fomos caminhando até as atrações, conhecemos tudo a pé!
Viajando pela Holanda? Confira nossos roteiros por outras cidades:
- O que fazer em Amsterdã: 12 atrações em roteiro de 1, 2 ou 3 dias
- O que fazer em Rotterdam: 15 atrações imperdíveis
- O que fazer em Gouda: 10 principais atrações
Até a próxima trip!