O que fazer em Haarlem, na Holanda: principais atrações da cidade



Hoje no blog, você vai conhecer a simpática cidade de Haarlem, na Holanda. De fácil acesso via transporte público, é uma excelente opção de bate-volta a partir de Amsterdam, pois suas atrações podem ser conhecidas facilmente em 1 dia. O que fazer em Haarlem? Confira nosso guia completo da cidade com as principais atrações e pontos turísticos.

O que fazer em Haarlem: as principais atrações da cidade

  • Moinho De Adriaan
  • Kruisbrug
  • Prefeitura de Haarlem
  • Igreja de São Bavão
  • Catedral de São Bavão
  • Grote Markt
  • Antigo Portal (Amsterdamse Poort)
  • Canais, bicicletas e ruas charmosas e floridas
  • Museus em Haarlem
  • Passeio de barco pelos canais
  • Edifício da estação central de trem de Haarlem

Moinho De Adriaan

O De Adriaan é um moinho inaugurado em 1779. Em 1932, o moinho foi destruído por um incêndio, e entre várias tentativas de reconstruir o moinho ao longo do tempo, somente 70 anos depois ele foi reinaugurado. Atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Haarlem. O moinho está disponível para sediar conferências, seminários, workshops e casamentos. Para os turistas, o moinho é aberto para visitação diariamente. Para consultar horários e preços, consulte o site oficial.

IMG 7923

Kruisbrug

Essa ponte é muito fotogênica e cobre um trecho da avenida que liga a estação central de trem ao centro de Haarlem, então certamente você passará por ela em sua visita à cidade. Fomos no final do verão e a ponte estava toda decorada com flores. Da ponte, temos uma linda vista das casinhas com arquitetura típica holandesa e do canal – é um excelente lugar para fotos.

IMG 7835

Prefeitura de Haarlem

Localizada na Grote Markt, o edifício histórico da prefeitura (Stadhuis) é uma das principais atrações de Haarlem. Em estilo renascentista, o prédio do séc. XIV tem muitas peculiaridades e detalhes a serem observados, como por exemplo o terraço, onde eram anunciadas as decisões da suprema corte. E claro que a gente garantiu uma foto de lembrança!

IMG 7861

Igreja de São Bavão

A Sint Bavokerk é a maior igreja de Haarlem e sua arquitetura em estilo gótico chama atenção dos turistas que circulam pela Grote Markt, onde está localizada. Foi construída entre 1370 e 1520. É aberta diariamente para visitas internas das 10h às 17h (aos domingos é fechada, abrindo somente no verão: jul/ago). A entrada custa EUR 2,50.

IMG 7934

Catedral de São Bavão

A Catedral de São Bavão fica mais afastada do centro, mas sua decoração e imponência valem a visita. A catedral começou a ser construída em 1895, sendo concluída alguns anos depois. Sua arquitetura é eclética e mistura a estética neo-românica, neo-gótica e art nouveau. Veja mais aqui.

Grote Markt

A Grande Praça do mercado hoje é o epicentro turístico da cidade, onde se localizam os edifícios históricos mais importantes de Haarlem como a Igreja de São Bavão e a Prefeitura. Por ali há muitos artistas de rua, movimento de gente, bares e restaurantes nos arredores – um lugar imperdível em Haarlem!

Grote Markt, um dos principais pontos turísticos de Haarlem, na Holanda

Grote Markt, um dos principais pontos turísticos de Haarlem, na Holanda

Antigo Portal (Amsterdamse Poort)

O Amsterdamse Poort é um antigo portão da cidade, do século XIV, e fica no final da antiga rota de Amsterdã para Haarlem, sendo o único remanescente dos 12 portões originais da cidade. Vale a pena conhecer essa atração histórica de Haarlem!

IMG 7890

Canais, bicicletas e ruas charmosas e floridas

A impressão que tivemos de Haarlem é de uma mini Amsterdam – estão lá os canais, ruelas, muitas bicicletas circulando, mas a cidade é bem menor e com menos turistas. Para ser sincera, em nossa última visita à Amsterdam a cidade estava tão lotada que foi um alívio conhecer as cidades menores nos arredores!

A cara da Holanda: canais e bicicletas na cidadezinha de Haarlem

A cara da Holanda: canais e bicicletas na cidadezinha de Haarlem

Se estiver com mais tempo livre, recomendamos o passeio de barco pelos canais! A Smidtje Canal Cruises tem passeios de 50 minutos, passando pelos principais pontos turísticos de Haarlem – o custo é de 14 EUR por pessoa.

Passeio de barco em Haarlem

Passeio de barco em Haarlem

Museus em Haarlem

Visitar museus pode ser uma alternativa do que fazer em Haarlem em dias de chuva. Apesar de pequena, a cidade tem vários museus, dentre eles o Museu Teyler, de artes, ciência e história natural, inaugurado em 1784; o Ten Boom Museum era a casa da família Ten Boom, que ajudou judeus durante a II Guerra Mundial. O esconderijo, as fotografias da família e objetos da época estão em exposição no local.

A cidade tem 15 museus no total, destacando-se ainda o Museu Arqueológico de Haarlem e o Frans Hals Museum. Clique aqui para ver a lista completa!

IMG 7876

No caminho de volta para estação, passamos por uma bela casa com um bonito jardim, mas estava com o portão fechado. Apenas fotografamos do lado de fora. Procurei no app Maps, que mostrou apenas o nome do lugar (Hofje van Oorschot), mas ficamos sem saber se é apenas uma residência ou algum museu ou algo do tipo.

IMG 7837

Edifício da estação central de trem de Haarlem

A Europa tem dessas coisas… às vezes até os prédios de estações de trem são atrações turísticas! Em Haarlem, o edifício que abriga a estação central é de 1839. A estação fazia parte da linha que conectava Amsterdam a Rotterdam, que foi a primeira rota de trem do país. Mais um detalhe interessante: o edifício também é considerado um monumento nacional, já que é a única estação de trem da Holanda em estilo Art Nouveau.

Estação central de Haarlem: a única em estilo Art Nouveau da Holanda

Estação central de Haarlem: a única em estilo Art Nouveau da Holanda

Como chegar em Haarlem a partir de Amsterdã?

É muito fácil planejar a visita: você pode ir de carro ou táxi (20 minutos), mas esta é a opção mais cara; de ônibus (30 minutos), que é mais lento, ou a melhor opção: de trem, a partir da estação central de Amsterdã até a estação de Haarlem, são 19 minutos! Esta última nós fizemos, muito rápido e simples. Além disso, ao sair da estação fomos caminhando até as atrações, conhecemos tudo a pé!

Viajando pela Holanda? Confira nossos roteiros por outras cidades:

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *