Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Gouda, na Holanda. A cidade é conhecida pelo queijo de mesmo nome (pronuncia-se “rráuda”) e também por ser o local de surgimento do doce holandês mais querido de todos: o stroopwafel, uma delícia cuja receita original é de 1784! Além disso, o centro histórico é super charmoso e Gouda é um bate-volta perfeito de 1 dia a partir de Amsterdam. Confira agora 10 atrações para visitar na cidade!
Markt
A praça Markt é o coração da cidade, com muitas das atrações concentradas ali e nas proximidades. É também o lugar para almoçar e ver a vida passar em Gouda. Há diversas opções de restaurantes e bares. No dia em que visitamos, estava bastante calor (30°C), pois fomos no verão e pegamos um dia lindo e ensolarado. Como não poderia deixar de ser na Holanda, muitas pessoas circulam na região e na cidade como um todo, de bicicleta.
Prefeitura de Gouda
Do holandês Stadhuis, é um prédio com linda arquitetura e fica no centro da Markt. Uma curiosidade do edifício e que junta turistas e curiosos é o relógio que apresenta bonequinhos fazendo uma representação da história, em que o Conde Floris V concedeu direito de cidade a Gouda no ano de 1272. A apresentação dos bonecos acontece 2 minutos depois da hora cheia e da meia hora.
Casa de Pesagem
Do holandês De Goudse Waag, era o local onde era feita a pesagem dos queijos, o prédio é um monumento histórico de 1968! Hoje em dia, funciona como lojinha, museu turístico e de informações (e também degustações) do queijo Gouda. É um dos principais atrativos da cidade. Abre das 10h às 17h.
Experimentar o famoso queijo Gouda
Há várias lojas especializadas em Gouda com foco na divulgação e venda do famoso queijo, e o melhor de tudo é que podemos fazer degustação grátis! Entramos na Gouda Kaashuis (Gouda Cheese House) e provamos queijos Gouda sabor pesto, trufado, com Heineken (sim, a cerveja!), jalapeño, dentre diversos outros sabores. Há queijos de diversos preços e tamanhos, para levar para comer no hotel ou mesmo de souvenir para o Brasil.
Provar o Stroopwafel
Nada melhor do que provar o legítimo stroopwafel estando na Holanda e, especificamente, na cidade onde o doce surgiu! Na cidade há muitas lojas vendendo os stroopwafles de todos os tamanhos, com diversas embalagens e versões. É possível até mesmo agendar uma visita à fábrica. Veja aqui para saber mais. Visitamos a linda loja da Kamphuisen, fica na Markt, n°69.
Mas do que é feito o docinho, afinal? O stroopwafel é um biscoito de origem holandesa, quem em tradução livre significa waffle com calda. Trata-se de um biscoitinho de duas finas partes de massa, unidas por uma espessa calda de recheio, em formato de disco. Pode ser encontrado em diferentes tamanhos e em diversos lugares da Holanda, onde são feitos e servidos na hora.
Sint-Janskerk
Igreja linda, enorme e famosa pelos seus 72 vitrais. No estilo gótico, a igreja de São João é mais longa da Holanda, com 123 metros. Fica pertinho do Markt, de onde vemos com mais clareza sua torre, pois o restante da construção fica com a vista “obstruída” pelos edifícios da praça principal. Para saber preços de ingresso e horários de visitação, consulte o site oficial.
Museu de Gouda
O Museum Gouda fica em um charmoso prédio nas redondezas de Markt. Com o calor, passamos em frente e resolvemos parar no café do museu para tomar um suco. O café tem ótimo atendimento e cardápio saudável, além de ficar em um bonito jardim na entrada do museu com mesinhas ao ar livre.
Depois, fomos explorar alguns corredores do museu com exposição gratuita. Entre os itens que achamos mais interessantes, alguns mapas de séculos atrás da cidade – que não mudou muito seu desenho desde então. Em pequenas cidades acho que esse tipo de preservação histórica e geográfica é mais plausível do que em grandes centros.
O Museu da cidade abre de terça a domingo das 11h às 17h.
Moinhos em Gouda
Como não poderia deixar de ser em terras holandesas, há possibilidade de conhecer 2 moinhos na cidade, pela proximidade que ficam do centro histórico: o Molen De Roode Leeuw (de 1727), na Rua Vest 65 e o Molen’t Slot (de 1832), que fica na Rua Punt 17. Para visitá-los internamente, ler sobre outros moinhos, consultar horários e preços, verifique nesse site.
Gouwekerk
A bela igreja com torres pontiagudas chama a atenção pela beleza da construção. Infelizmente não conseguimos visitá-la por dentro. Fica na Hoge Gouwe 39, abre de terça a sábado das 10h às 18h e aos domingos, das 12h às 18h.
Kleiweg
A avenida comercial da cidade, com lojas de marcas famosas (como H&M e C&A), junto a lojinhas de produtos típicos holandeses e souvenirs. Estava super movimentada quando fomos devido ao tempo bom. É a avenida pela qual você vai passar para ir e voltar da estação de trem, uma vez que ela termina bem na Markt, no centro histórico.
Apesar de não ser fechada ao trânsito de carros, o maior movimento é mesmo de pessoas e bicicletas. Ali perto, vimos um banquinho muito fotogênico em frente a um canal, com flores lindas – resolvemos parar ali para tirar uma foto de recordação ♥️
Mapa das atrações
Marquei em um mapa do Google a localização das principais atrações de Gouda (em laranja no mapa), que citamos nesta matéria. O mapa é interativo, você pode dar zoom ou clicar nos atrativos.
Como chegar
A partir de Amsterdã, cidade em que a maior parte dos turistas se hospeda, basta pegar um trem intercity (em alguns horários, é possível que haja troca de trem no meio do caminho) na estação Amsterdam Centraal para Gouda. O trajeto demora em em média 1 hora. Há vários horários por dia, você pode comprar na hora ou um dia antes pela máquinas localizadas na estação.
Em Gouda, caminhe da estação de trem (em azul no mapa) até o trecho histórico – aproximadamente 1 km de distância – e explore a cidade a pé. A cidade é enxuta e é possível conhecer com calma todos os pontos turísticos.
E você, já conhece a cidade? Tem alguma outra dica ou lugar para recomendar? Deixe seu comentário!
Quer conhecer mais lugares na Holanda, clique aqui para acessar todas nossas matérias.
Até a próxima trip!