O que fazer em Holambra: 20 atrações imperdíveis na Cidade das Flores


Hoje no blog, você vai conhecer todos os pontos turísticos e descobrir o que fazer em Holambra, maior produtora de flores do Brasil, fundada em 1948 e cujo nome é uma mistura de Holanda, América e Brasil. A também chamada cidade das flores é acessível de carro desde São Paulo em menos de 2 horas, e para turistas de outros estados, o aeroporto de Viracopos em Campinas está a 1h da cidade. Confira agora as 20 atrações imperdíveis para visitar em um fim de semana ou feriado!

Portal Turístico de Holambra

O portal turístico de Holambra dá as boas vindas aos visitantes. Tem algumas vagas para estacionar o carro e tirar uma foto de lembrança. Repare na arquitetura do portal, que remete às construções holandesas e também na inscrição 1948 – ano de fundação da cidade.

Memorial do Imigrante

Após passar pelo Portal, siga mais alguns minutos de carro e você verá o Memorial do Imigrante, um monumento em homenagem aos holandeses que fundaram a cidade.

Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês é assim chamado por conta das casinhas coloridas que imitam o estilo arquitetônico dos edifícios na Holanda. Ali você encontra muitas lojinhas de souvenir e de roupas, o banco Itaú e restaurantes. É um dos principais pontos turísticos de Holambra, fica na Rua Dória Vasconcelos.

O que fazer em Holambra: as casinhas coloridas em estilo holandês são imperdíveis!
O que fazer em Holambra: as casinhas coloridas em estilo holandês são imperdíveis!

Moinho Povos Unidos

O Moinho dos Povos Unidos é um dos melhores lugares de Holambra para visitar: um moinho típico holandês (o que posso confirmar porque já visitamos alguns moinhos na Holanda!), inaugurado em 2008. Há um parque enorme ao seu redor, onde acontecem feiras e eventos (no dia em que fomos, tinha uma tenda enorme funcionando como cinema). Também tem algumas lojinhas de souvenir e artesanato.

Moinho em Holambra, visto com drone!
Moinho em Holambra, visto com drone!

É possível visitar o moinho por dentro e subir nele, para ter uma vista panorâmica. O ingresso custa R$ 10 por pessoa (idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças pagam meia-entrada). Funciona de quarta a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Portal do Moinho

O portal do Moinho fica em uma das entradas da cidade, ao lado do Moinho Povos Unidos e é estilizado com um moinho no centro da pista da rodovia, além de ser decorado com diversos vasos de flores. Muito bacana!

Prefeitura de Holambra

O prédio do Paço Municipal também é estilizado com a arquitetura holandesa, mas o que chama atenção é seu jardim super florido e painéis com canais e bicicletas da Holanda. Estacionamos o carro em frente à prefeitura para fotografar e fazer vídeos!

Praça Beto Euzébio Tobias (Bentão)

A praça mais nova de Holambra tem um lindo paisagismo e foi inaugurada em outubro/2018. Quando a visitamos, estava toda florida, bem decorada e tinha uma pequena fonte e uma ponte. Vale a pena visitá-la, fica em frente à prefeitura municipal.

Admirar as lindas, diferentes e coloridas flores: o que você mais vai fazer em Holambra!
Admirar as lindas, diferentes e coloridas flores: o que você mais vai fazer em Holambra!

Recinto da Expoflora

No parque da Expoflora, a intenção é fazer o visitante se sentir um pouquinho na Holanda. Tem um painel com fotos de casas na Holanda, um jardim todo florido, casinhas coloridas de arquitetura típica e até o orelhão é temático: tem formato de tamanco! É nesse local que acontece a Expoflora, todos os anos. Um dos principais cartões postais para se conhecer em Holambra.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio (que não é só de enfeite não, marca as horas de verdade!) faz parte do complexo do Parque Linear, na Rua das Dálias. Enquanto os adultos fazem poses na frente do Relógio e do chafariz, a criançada aproveita os brinquedos do parquinho. A entrada é gratuita.

Torre relogio holambra
créditos: holambra.sp.gov.br

Praça dos Coqueiros

Esta é a praça que tem um letreiro (“Eu amo Holambra”) onde todos os turistas param para tirar fotos! A praça também tem um “boneco-flor” sentado no banco da praça e um coreto. Passeio gratuito.

O letreiro "Eu amo Holambra" não pode faltar na sua visita à cidade!
O letreiro “Eu amo Holambra” não pode faltar na sua visita à cidade!

Deck do Amor e Lago Vitória Régia

“Um espaço para eternizar o amor e celebrar a vida”, assim está escrito na placa que sinaliza o Deck do Amor, uma das mais bonitas atrações de Holambra. Ali, casais apaixonados deixam cadeados que simbolizam o amor na grade junto ao lago e ao deck, que foi inaugurado em 2015. Em nossa visita, o local estava todo florido e bem cuidado, com bancos de madeira com vista para o Lago Vitória Régia e uma bonita fonte. Passeio gratuito.

O Deck do Amor é o lugar mais romântico de Holambra!
O Deck do Amor é o lugar mais romântico de Holambra!

Parque Van Gogh e Lago do Holandês

O parque Van Gogh tem uma bela pista de caminhada e alguns bancos de descanso em frente ao Lago do Holandês, e tem esse nome em homenagem ao famoso pintor holandês, com algumas réplicas de suas obras expostas no parque. O parque abre de terça a domingo, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

Rua da Amizade

Também conhecida como Rua Coberta, abriga eventos especiais na cidade e é uma área diferente na cidade, com pilares coloridos. Fica próxima ao Lago Nossa Prainha. Em dias de semana, existem alguns quiosques vendendo bebidas e lanches.

Nossa Prainha

O Lago Nossa Prainha é um lugar para passear em Holambra com a família, tem um deck bem bonito e florido em frente ao Bar da Prainha, onde você pode comer e beber alguma coisa. Também dá para fazer caminhada e andar de bicicleta nos caminhos demarcados. No dia em que fomos vimos muitos gansos!

Praça da Cachoeira

Na verdade a praça não tem uma cachoeira, mas uma fonte com algumas pedras que lembra uma pequena cachoeira! De qualquer forma, tem um pequeno estacionamento para uma rápida parada para fotos.

Museu Histórico de Holambra

O Museu aborda a história local, mostrando as tradições e a fundação da cidade por imigrantes holandeses na década de 1940. Abre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada custa R$ 3,00.

Compra de Flores em Holambra

Gardencenter, Pronta Flora, Paraíso Garden e A Orquídea são apenas algumas das grandes lojas onde é possível comprar todo tipo de flores e plantas em Holambra. Vale a pena parar em alguma delas, nem que seja para admirar a variedade e beleza das flores! Todas abrem diariamente, em horário comercial.

Nós paramos no Garden Center e vimos flores lindas, de muitos tipos e tamanhos! Girassóis, crisântemos de várias cores, lindos lírios laranjas, begônias, uma explosão de cores!

Comprar Lembrancinhas de Holambra

Uma visita à cidade merece uma recordação – moinhos, tamancos, ímãs de geladeira, artigos para casa – toda essa mistura de Brasil e Holanda se reflete nos souvenirs. Na cidade você encontrará muitas lojinhas com produtos de qualidade. Nós gostamos da Casa Bela Presentes e Holambra by Designers e o Empório Yah Yah Armazém, todas localizadas no Boulevard Holandês.

Curiosidades: Você vai notar que até as placas de trânsito em Holambra tem formato de flor! Vimos também que terrenos e casas com placas de imobiliárias “Vende-se” e “Aluga-se” adotaram o mesmo padrão. Achamos bem curioso!

Holambra também tem muitos pontos para fotos – e sendo oficialmente uma estância turística, o que não falta para os visitantes são locais para fotos com painéis e muitas flores. Eu mesma garanti várias fotos para lembrar do passeio, um cantinho mais bonito que o outro!

Mapa das atrações turísticas de Holambra

Marquei em um mapa do Google a localização das 20 principais atrações de Holambra – em verde estão as praças, em laranja e rosa as atrações turísticas e em azul os restaurantes. O mapa é interativo, você pode dar zoom ou clicar nos marcadores.

DICAIS GERAIS DE VIAGEM PARA HOLAMBRA, INTERIOR DE SÃO PAULO

  • RESTAURANTES & COMIDINHAS: A cidade tem muitas opções de restaurantes, muitos deles servindo receitas holandesas. Na região do Boulevard Holandês, os melhores são o Casa Bela RestauranteMartin Holandesa (que é restaurante e confeitaria). Também na região, mas para quem está a fim de comer um bom lanche em um lugar bacana, o Hoek Burger é o lugar. Mais afastado e também servindo pratos típicos, está o The Old Dutch Restaurante. O restaurante Madurodam serve um bom buffet self-service e a Confeitaria Zoet en Zout, certamente a mais refinada da cidade, serve doces holandeses e cafés em um ambiente aconchegante, em frente ao Lago Vitória Régia.
  • EXPOFLORA: Simplesmente a maior exposição de flores da América Latina! Acontece todos os anos na cidade no mês de Setembro. É a época em que a cidade fica mais cheia. Imperdível para quem gosta de grandes eventos, com comes e bebes e flores para todo lado! Mais informações aqui.
  • NOELAND: Evento anual da cidade com temática de natal, ocorre todo mês de Dezembro. Há várias atrações especiais voltadas para a cultura do Natal, como apresentações de corais, teatro, dança, bandas de jazz e atividades recreativas para as crianças. Mais informações aqui.
  • VISITAS A CAMPOS DE PLANTAÇÃO DE FLORES E ESTUFAS: Para quem deseja conhecer os campos de flores e as estufas, é necessário contratar um passeio com agências locais. Infelizmente não é possível visitar por conta própria. A Real Receptivo Holambra e a Theos Turismo Receptivo são algumas das empresas que oferecem o passeio, que são feitos junto a guias cadastrados.
  • MAPA TURÍSTICO: Em várias lojas na cidade você encontra um mapinha gratuito com restaurantes e atrações de Holambra. Caso prefira se guiar pelo celular, o Google Maps também tem todas as atrações que citamos nessa matéria.
Visitando Holambra: um pedacinho da Holanda no Brasil
Visitando Holambra: um pedacinho da Holanda no Brasil

E você? Já visitou Holambra? Deixe sua dica de passeio ou restaurante na cidade nas caixas de comentários!

Quer mais opções de passeios para fim de semana e feriado perto de São Paulo? Clique aqui e confira nossas matérias!

Até a próxima trip!


30 comentários em “O que fazer em Holambra: 20 atrações imperdíveis na Cidade das Flores”

  1. Olá Erika Boa tarde
    Muito legal sua matéria….eu tbm não irei na época da Expoflora ..irei esse mês. Eu queria saber onde vc tirou essa foto que está acima dos mapas das atrações? E como faz pra ir lá …

    Obrigada

    Responder
    • Oi Daniela, não tenho filhos, mas acho que a cidade é bem ampla e agradável para passear com crianças. Os parques tem muito espaço para ela brincarem e correrem (talvez fosse necessário levar alguns brinquedos para distraí-las) e no lago tem capivaras e patinhos, o que pode prender a atenção dos pequenos. Na minha opinião é sim um passeio legal e interessante para ir mesmo com crianças! Boa viagem!

      Responder
  2. Olá boa noite!
    Sou a Zenaide e gostaria de visitar Holambra em um final de semana desses. Com a pandemia, como está funcionando?
    fico no aguardo.
    Obrigada!

    Responder
    • Olá Zenaide, para informações sempre atualizadas, consulte as últimas notícias no site da prefeitura de Holambra
      (www.holambra.sp.gov.br)
      No entanto, infelizmente ainda não recomendamos visitas turísticas à cidade. Nos últimos finais de semana a cidade instalou barreiras na estrada para impedir a entrada de visitantes!
      Talvez daqui algumas semanas, quiçá meses, será seguro e permitido!

      Responder
  3. Boa tarde, será possível fazer um ensaio fotográfico da minha filha sábado agora 10/04 em Holambra??? Tem barreiras pra entrar na cidade???

    Responder
    • Boa tarde Lilian, no momento de pandemia as prefeituras podem colocar barreiras para impedir ou controlar a entrada de turistas a qualquer momento, só acompanhando o noticiário local para saber com certeza. Com tantos casos de covid-19 atualmente, não encorajamos viagens até que a situação esteja sob controle.

      Responder
  4. Estou me orientando e pesquisando pra viajar pra Holambra. Nunca ouvi falar. Estou até surpresa. Estou querendo conhecer o moinho. Preciso saber se as atrações turísticas são perto. dá pra andar a pé? Caso não seja, tem transporte urbano local? deveria ter um trenzinho turístico.

    Responder
    • Oi Ilma, as atrações são próximas sim, mas o moinho e os campos de flores que são mais afastados você pode contratar um tour na própria cidade para visitar! Vale muito a pena conhecer a cidade de Holambra em um bate volta de SP ou se vier de mais longe ficar um final de semana! Boa viagem!

      Responder
    • Oi Bruno, para esta informação, melhor contatar as empresas que fazem passeios aos campos de flores (deixamos os nomes na matéria!!), pois como eles fazem tour o ano todo, podem te indicar qual a melhor época para ver campos de girassóis em Holambra. Bom passeio e depois volte aqui para nos contar como foi!!!!

      Responder

Deixe um comentário