Na matéria de hoje selecionamos 12 lugares para você conhecer em sua viagem para Amsterdã (ou Amsterdam), são atrações que (com algumas exceções) visitamos em nossa viagem, desde atrações básicas e imperdíveis até lugares menos conhecidos e comentamos cada uma delas (com links para os sites oficias, dicas e furadas). A partir disso, você pode descobrir o que fazer na cidade de Amsterdã e montar seu próprio roteiro seja para 1 ou mais dias na cidade holandesa. Nossa passagem pela cidade foi rápida mas deu para conhecer o básico!
O que fazer em Amsterdã? Conheça 12 atrações interessantes na cidade!
1. Conhecer e explorar os lindos canais da cidade
Para conhecer e desbravar a cidade de Amsterdã e seus lindos canais, há 3 maneiras: alugando uma bike (principal meio de locomoção na cidade), fazendo um tour de barco pelos canais (compare os diferentes tours aqui) ou caminhando. Explorar a cidade a pé foi a forma que escolhemos nesta viagem.
2. Van Gogh Museum
Visitamos o Museu do Van Gogh em nossa viagem e adoramos! O museu é pequeno, ideal para visitar em uma manhã ou tarde e além de contar fatos da vida pessoal do artista, tem um acervo incrível com algumas de suas principais obras como Os Girassóis, Os comedores de batatas e O Quarto em Arles. Nem preciso dizer que a lojinha do museu dá vontade comprar tudo! Foi um dos museus mais incríveis que visitamos na Europa! Consulte o site oficial para compra de ingressos e mais informações.

Créditos da imagem: artenarede.com.br
3. Letreiro I Amsterdam & Rijksmuseum
O letreiro I Amsterdam faz muito sucesso entre os turistas para tirar aquela selfie e provar que esteve na cidade! O I Amsterdam fica bem próximo ao Rijksmuseum, que possui um acervo gigantesco de arte holandesa.
Acesse o site oficial para mais informações. Ambas atrações ficam em Museumplein (ou Praça dos Museus, região em que também está o Museu de Van Gogh).
4. Casa de Anne Frank (Museu)
A Casa onde Anne Frank viveu com a família hoje abriga um museu, onde é possível ver o esconderijo anexo em que ela e seus familiares ficaram por quase 2 anos praticamente confinados durante a perseguição nazista aos judeus.
O local foi onde a menina de 13 anos escreveu seu diário, que virou um livro traduzido para vários idiomas, famoso e reconhecido no mundo inteiro por sua comovente história. Por ser um local histórico e de interesse geral, recebe 1 milhão de visitantes por ano. Para evitar longas filas, compre antecipadamente seu ingresso no site oficial.
5. Conhecer os famosos Moinhos Holandeses em Zaanse Schans
Em sua viagem à Amsterdã, talvez queira conhecer um dos símbolos da Holanda e ver com seus próprios olhos os famosos moinhos. Zaanse Schans fica a apenas 20 minutos de trem da cidade e além de conseguir ver os moinhos em ambiente tranquilo e bucólico, ainda terá contato com a vida de uma típica vila holandesa entre os séculos XVIII e XIX.
Veja mais imagens da nossa visita neste post:
6. Vondelpark – o parque mais famoso de Amsterdã
Como toda grande cidade, Amsterdã também tem um grande parque, aberto ao público em 1865. Trata-se do Vondelpark, com 45 hectares de área verde, onde moradores relaxam, passeiam com cachorro, fazem piquenique, e turistas dão uma folga das atrações da cidade. Nós almoçamos no Hard Rock Café, que fica próximo dali e depois passamos 1:30h no parque. É aberto todos os dias, 24h e tem entrada grátis.
7. Praça Dam e Palácio Real
Não gostei muito dessa parte da cidade, confesso que ao ver as fotos na internet o lugar parecia mais agradável do que ao vivo. Um lugar bem central em Amsterdã, a Praça Dam fica próximoa à estação principal de trem e do centro comercial com diversas lojas e o Museu Madame Tussauds, com certeza você vai ao menos passar por lá durante sua viagem.
O Palácio Real fica em um bonito prédio do séc. XVII, que pode ser visitado internamente quando não está em uso para eventos oficiais da família real holandesa. Visite o site oficial para mais informações e compra de ingressos.

Créditos da imagem: commons.wikimedia.org
8. Keukenhof – O mais belo Jardim de Tulipas do mundo
Infelizmente esta atração não pudemos visitar por conta da época de nossa trip (fomos em setembro), pois apenas na primavera o parque fica aberto para visitação (geralmente do fim de março a meados de maio). Com certeza é uma das mais bonitas atrações da Europa e na nossa próxima viagem para lá vou incluir no roteiro e contar aqui no blog em detalhes! O Keukenhof é um ótimo programa para todas as idades. O imenso jardim tem mais de 5 milhões de tulipas de mais de 800 variedades da flor. Para comprar os ingressos e saber as datas exatas de funcionamento, consulte o site oficial.

Imagem: keukenhof.nl
9. Biblioteca de Amsterdã
Essa dica peguei no blog Ducs Amsterdam, fomos principalmente por causa da vista panorâmica de Amsterdam, com a qual você é contemplado ao subir no último andar da biblioteca. O que não esperávamos era um acervo interessante de filmes, música (cds), além claro dos próprios livros em vários andares. Sofás, pufes, computadores espalhados para consulta. Achei muito bacana e seria legal ter várias bibliotecas espalhadas assim pelo Brasil 📚🖥. Para ver mais fotos da nossa visita, veja nosso post específico.
10. Erotic Museum
O Erotic Museum mostra o papel do erotismo e sexualidade em várias sociedades – tem objetos e pinturas da China, Japão, Indonésia.

É um passeio interessante e o acervo vai render boas risadas, principalmente no último andar e na lojinha de souvenir! Leia mais (e veja as imagens reveladoras 😂 !) em nosso post específico:
11. Heineken Experience
Se você for um fã de cervejas, já que a bebida é a preferência nacional, talvez se interesse pelo tour na antiga fábrica da Heineken – uma das marcas mais famosas de cerveja no mundo é holandesa, fundada em 1863 especificamente em Amsterdã. Abriu suas portas aos visitantes como um museu em 1991. Consulte mais informações no site oficial.

Imagem: amsterdamcanalcruises.nl
12. Maconha (Coffee Shops), Prostituição (Red Light District) e Curiosidades de Amsterdã
A cidade de Amsterdã sempre foi conhecida pelo ar liberal, então os coffee shops são os locais onde você pode consumir maconha sem ter problemas com a lei.
Os coffee shops viraram praticamente pontos turísticos na cidade, agradando tanto a “consumidores” como turistas curiosos.
Com relação ao Bairro da Luz Vermelha (Red Light District), visitamos rapidamente os arredores durante o dia. É aquilo que todo mundo já sabe: mulheres vendendo serviços sexuais expostas em (poucas) roupas insinuantes em janelas enormes nas casas da rua. Em Amsterdã a prostituição é uma atividade tolerada e legalizada.
Para ver outras curiosidades da nossa viagem, veja as matéria abaixo:
- Visitando lojinhas de souvenirs politicamente incorretos em Amsterdã
- Atrações bizarras e curiosidades em Amsterdã
Onde ficar em Amsterdam?
Além da opção vasta de hotéis para se hospedar em Amsterdã, descobrimos vários Bed & Breakfast com muito conforto e a bons preços. Nossa escolha foi bem acertada, pois o B&B The Posthoorn nos atendeu muito bem – nos sentimos morando em uma casa em Amsterdam, com aqueles janelões enormes com vista para um canal e ao mesmo tempo tínhamos serviços de hotel – café da manhã completo e fresquinho servido pelo anfitrião e arrumação do quarto todos os dias. É uma das melhores lembranças de hospedagens que tenho nestes mais de 10 anos de experiências em hotéis e pousadas pelo mundo. Pagamos 150 EUR na diária na época, mas o valor varia dependendo da época.
Veja nosso review da hospedagem, se gostar pode fazer a reserva pelo nosso blog, através do Booking:
Reserve seu quarto em Amsterdam com a melhor tarifa em nosso parceiro Booking!
Booking.comAté a próxima trip!