Cenas de Amsterdam: Os canais…e as bicicletas…



Muitas coisas me chamaram atenção na nossa viagem à Amsterdam, nesse post falos de 2 dessas coisas – as bicicletas, afinal Amsterdam é “a” cidade das bicicletas – dezenas delas, pelas ruas, velhas e novas, estacionadas por toda a cidade, ou circulando na mão de moradores e turistas; e os canais – eles realmente não são apenas clichês da cidade, eles são resultado de planejamento urbano. Foram construídos a partir do século XVII para fins de desenvolvimento residencial,  do transporte e também para permitir a circulação segura das águas evitando alagamentos, por exemplo.

Cenas de Amesterdam - os canais e as bicicletas

Confesso que em um primeiro momento, bicicleta em Amsterdam dá medo. Tem que ser profissional da bike, porque o tráfego é intenso – e cruel – ai de você se ficar enrolando e pedalando com cara de turista na frente de um holandês apressado para ir ao trabalho! Em Amsterdam quem tem prioridade são as bicicletas!

Está de pedestre? Pois preste atenção porque as bikes não vão parar pra você! Logo que chegamos à cidade nos dirigimos à casa onde ficamos hospedados – e o dono, François, logo foi avisando a respeito dos ciclistas, num inglês com sotaque francês: “they think they are the kings of the city”, e é mais ou menos isso mesmo…

Já os canais, de projeto urbano que deu certo passou à identidade da cidade, um verdadeiro marco na arquitetura de Amsterdam. Hoje há quem queira morar neles (nas famosas casas-barco) e existem os canal boats, barcos que fazem transporte em várias rotas diferentes pelos canais da cidade, atendendo turistas e moradores.

Dias nublados são o mais comum em Amsterdã, é corriqueiro céu cinza e também muita chuvinha chata.

Particularmente achei um pouco caótico o sistema das bikes em Amsterdam . Sou 100% favorável a ciclovias e uso das bikes em grande cidades, mas gosto das coisas muito bem organizadas como em Berlim ou Montreal, por exemplo. Contudo, Amsterdam parece estar 100% adaptada à vida sobre duas rodas. Centenas de estacionamentos para bikes em vários pontos da cidade, espaço para elas em todo o sistema de transporte público e o mais importante – a população QUER andar de bike. Sensacional.

IMG_4069

IMG_4057

IMG_4063

Dias de céu limpo… A cidade fica ainda mais bela com céu azul…

Lindo canal em Amsterdam refletindo o céu azul, com barcos tipo "casa" flutuante

IMG_9780

Sua bicicleta é bem-vinda no organizado sistema de transporte público da cidade…

IMG_4154

A noite cai em Amsterdã e sobre os canais… espero voltar à cidade em breve para ficar mais tempo!

Canais de Amsterdam no por do sol

Prédios característicos de Amsterdam ao entardecer

Bom, a reflexão ou crônica sobre as bikes e os canais de Amsterdam, chegou ao fim…e você, o que achou das bikes e dos canais da cidade? Deixe seu comentário!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *