Segóvia: roteiro de 1 dia com aqueduto e principais atrações turísticas


Nesta matéria vamos mostrar o que fazer em Segóvia, cidade Patrimônio da Unesco desde 1985 e famosa por seu aqueduto romano do século I. Vamos mostrar aqui as principais atrações para visitar na cidade em 1 dia de passeio. Ao final da matéria, mostramos em detalhes a melhor maneira de chegar em Segóvia.

O que fazer em Segóvia

O Aqueduto de Segóvia

O aqueduto é a atração turística mais importante da cidade. O trecho mais famoso do aqueduto, uma “ponte” com 728 metros de comprimento, 166 arcos e 120 pilares, todos em granito. Esta obra de engenharia romana é impressionante, tem praticamente 2.000 anos de idade e ainda está de pé.

Aqueduto de Segóvia
O Aqueduto de Segóvia

Diz-se que as pedras estão apenas encaixadas, sem qualquer tipo de cimento entre elas:

O centro de informações turísticas da cidade fica bem aí, ao lado dessas mesinhas e do Aqueduto. Ao lado há uma escadaria, subimos por ela…

… nosso passeio continua pela parte alta da cidade:

aqueduto de segóvia

Caminho do Aqueduto Soterrado

Depois deste trecho, o aqueduto segue soterrado até o Alcázar (castelo). O trajeto soterrado do Aqueduto vai coincidir em grande parte com nosso trajeto a pé pelas atrações turísticas de Segóvia  principalmente o trecho final, depois da Plaza Mayor.

Nós seguimos pela Calle Obispo Guadásegui:

No caminho visitamos a Igreja e Praça de San Martin:

Seguimos pela rua de comércio Calle Juan Bravo:

… e depois pela continuação Calle Isabel La Católica, e finalmente chegamos na Plaza Mayor:

Ao fundo da praça fica a enorme Catedral da cidade.

Catedral de Segóvia

A catedral gótica de Ntra. Sra. de la Asunción y de San Frutos, também conhecida como Catedral de Segóvia, foi construída no século XVI:

Catedral de Segóvia
Catedral de Segóvia

IMG_1699

Da lista do que fazer em Segóvia, para mim os 2 pontos altos do passeio são a Catedral e o Aqueduto. Impressionante tanto por fora quanto por dentro, a catedral impressiona – vale muito a pena visitar por dentro também:

Catedral de Segóvia por dentro

Voltamos para a Plaza Mayor, toda a região em volta está repleta de restaurantes. Almoçamos no Café Casares, na calle Isabel la Católica. Pedimos o menu do dia: spaghetti a bolonhesa de entrada, prato principal um maravilhoso prato de bacalhau, água, taças de vinho e pudim de sobremesa:

Tudo isso adivinha por quanto?? apenas 24 euros para duas pessoas, uma pechincha!!

Seguimos pelas ruelas do bairro judeu, e achamos esse lugar com uma bela vista:

Um pouco adiante avistamos o Alcázar da cidade, ao fundo na foto:

Puerta de San Andrés

A Puerta de San Andrés faz parte da muralha de Segóvia e é também um mirante – o ticket de entrada você compra aí nesta porta onde tem o “i” em vermelho:

Visitamos também a parte de cima da muralha de Segóvia:

muralha de segóvia por cima

A vista da cidade, com a muralha de proteção:

muralha de segóvia

Um pouco sobre a reconstrução da muralha, iniciada no século XI:

O Alcázar

O Alcázar de Segóvia é um castelo do século XI. Na cultura popular diz-se que, junto com o castelo de Neuschwanstein, serviram de inspiração à Walt Disney para projetar o famoso castelo da Disneylândia. Lembra um pouco, não?

O Alcázar de Segóvia

Não entramos no castelo. Ao lado há um mirante com vista para o monastério Santa Maria del Parral…

monastério Santa Maria del Parral em segovia

… e a Iglesia de La Vera Cruz:

Iglesia de La Vera Cruz em segovia
Iglesia de La Vera Cruz (efeito miniatura aplicado na foto)

DICA: faça uma parada no café ao lado do Alcázar. aproveite para apreciar a vista e descansar as pernas.

Já eram 16:30h e nosso passeio por Segóvia estava chegando ao fim. Daí, retornamos para o Aqueduto.

Mapa das Atrações

Abaixo, marquei em um mapa do google as principais atrações para visitar na cidade, bem como a localização da estação de trem de alta velocidade “Segóvia Ave” e o ponto do ônibus 11 em frente ao Aqueduto. Dê uma olhada no mapa, planeje e aproveite melhor seu passeio por Segóvia. O mapa é interativo, você pode clicar, dar zoom, etc:

DICA: Para baixar um mapa completo em PDF com todas as atrações para conhecer em Segóvia, clique aqui.

Como Chegar em Segóvia

Hoje, de Madri, chega-se a Segóvia em trem de alta velocidade em menos de 30 minutos. Nós compramos as passagens de trem na estação Atocha em Madri, mas atenção, porque o trem de alta velocidade parte da estação Chamartin (e não da Atocha). A fila na estação atocha para comprar a passagem de trem:

Os bilhetes do trem de alta velocidade:

E o nosso trem bala, um AVANT, operado pela Renfe:

trem rápido de madri até segóvia

A velocidade é informada no painel dentro do trem:

Depois de 27 minutos chegamos na estação “Segóvia Ave”. Esta estação fica afastada 5km da cidade, então é necessário pegar um ônibus (número 11). Detalhe: como a estação de trem fica no meio do nada, todos os turistas que descem do trem pegam o ônibus 11 para Segóvia. Se ficar na dúvida, é só seguir o fluxo de turistas, e olha, tem bastante, porque o ônibus foi lotado!

O bilhete do ônibus nos custou 1 euro e 3 centavos, pagamos direto para o motorista. Esse ônibus é de linha, vai parando em vários pontos da cidade. Mas o melhor de tudo é que tem um ponto de ônibus bem em frente ao Aqueduto de Segóvia, onde praticamente todo mundo desce, não tem como errar. Olha aí, é bico!

onibus 11 segóvia

Na volta, o ponto de ônibus fica do outro lado da rua. Super fácil, você pega o ônibus do lado do Aqueduto! com essas dicas, fica tranquilo conhecer Segóvia em 1 dia de passeio. Espero que tenham gostado, porque eu e a Erika adoramos o passeio.

Para ver todas as nossas matérias sobre Madri e arredores, clique aqui.

Até a próxima trip!


4 comentários em “Segóvia: roteiro de 1 dia com aqueduto e principais atrações turísticas”

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei saber dos bate e voltas… Eu achava que Segovia deveria pernoitar, mas parece que não há nessecidade. Você então aconselha Segovia e Avila a fazer em bate volta cada um, partindo cada dia de Madri?

    Obrigada

    Responder
    • Oi Aline, foi isso que fizemos, 1 dia para cada cidade fazendo bate-volta de Madri. Achamos que 1 dia está de bom tamanho, mas se tiver interesse em explorar mais, vc é quem sabe sobre o pernoite 🙂
      Obrigada pela visita ao blog! Boa viagem

      Responder
    • Oi Fany, pode comprar diretamente na Chamartin também, nos guiches de atendimento pessoal ou nas máquinas de autoatendimento. Compramos na Atocha por conveniência, visto que já estávamos por lá comprando os tickets dos outros passeios que fizemos. E nossos cartões não funcionaram nos caixas automáticos de venda de bilhetes, tivemos que pegar a fila! Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário