Castelo de Neuschwanstein: dicas para um bate-volta perfeito de Munique 5



No post de hoje conto sobre nosso bate-volta de trem a partir de Munique para conhecer um dos cartões postais da Alemanha: o Castelo de Neuschwanstein. Adianto que nem vou tentar contar a história do lugar, ouvi coisas distintas e o que sabemos é que ele é fruto da obsessão do Rei Ludwig II, para saber mais consulte a wikipedia ou um bom livro de história da Baviera. E como não posso deixar de citar, dizem que ele foi a inspiração de Walt Disney para fazer seu famoso castelo no parque da Disney. Tendo visitado ambos, posso dizer que o original é bem melhor, mais bonito e num lugar mais bonito ainda. O foco deste post é dar impressões da nossa visita, bem como dicas práticas.

Vista clássica do Castelo de Neuschwanstein tirada da ponte Marienbruke

Vista clássica do Castelo de Neuschwanstein

1ª dica prática: De onde tirar esta foto clássica do castelo?

Esta foto você tira a partir da Marienbrucke (A ponte Maria), uma ponte que é acessível por uma pequena caminhada no meio do mato: é a ponte que você avista ao fundo, na foto abaixo. Esta foto, por sua vez, foi tirada do castelo. Como chegar na Marienbrucke? Lá terá plaquinhas indicando a direção. Você está na Alemanha, num de seus principais pontos turísticos. Apenas relaxe. Sem segredos nem maiores dificuldades.

Vista da ponte marienbruke tirada do interior do Castelo de Neuschwanstein

Vista da ponte marienbruke tirada do interior do Castelo de Neuschwanstein

Uma vez na ponte, olhe para baixo e sua vista será essa:

IMG_3010

Ok. Mas vamos começar do começo…é muito trabalhoso ir de Munique ao Castelo? Não. Envolve apenas um planejamento. Se você estiver fazendo um trajeto de carro pela Alemanha, pode incluir uma parada em Füssen (cidade onde fica o castelo). Nós optamos pelo trem. Fizemos o trajeto Munique-Füssen. Fomos pela manhã e voltamos no fim da tarde. É um passeio de 1 dia inteiro, até porque esse deslocamento de trem consome 2h para ir e mais 2h para voltar.

Trem Munique-Füssen, que leva ao ao Castelo de Neuschwanstein

Pegando o trem em Munique para Füssen (cidade onde fica o Castelo de Neuschwanstein)

2ª dica prática: Deixe para comprar o ticket de trem quando já estiver em Munique.

Este trecho é feito em um trem regional e não é preciso reservar com antecedência. Também não há assentos marcados. Digo isso porque como se trata de um local onde você irá fotografar, caminhar (ainda que o mínimo necessário) e contemplar (afinal, a natureza aqui é linda!), você não fará nada disso se o tempo não ajudar. Ou seu passeio ficará no mínimo comprometido. Fizemos o seguinte: como tínhamos 5 dias em Munique –  e em 2 deles pegamos dias feios – olhávamos a previsão do tempo todos os dias. Até que escolhemos um dia mais indicado, fomos na estação e compramos o ticket. Lembrando que visitamos o castelo no mês de agosto, portanto, verão na Europa.

Qual bilhete de trem comprar? nós compramos o Bayern ticket (passo a passo de como comprar no Viaje na Viagem). Esse bilhete permite a você usar toda a rede de trens regionais da DB na Baviera, além de ônibus, metrôs (U e S-bahn) e trams. Se for em mais de uma pessoa, melhor ainda, porque há desconto para bilhete de grupo. Para saber sobre como usar transporte público em Munique, leia o post completo que o Gustavo escreveu clicando aqui.

Tudo organizado: tickets, timetable (com info de horários e trocas de trem):

Timetable do trem para Füssen

Timetable do trem para Füssen

O "Bayern ticket", que permite usar toda a rede de trens regionais da DB, além de metrôs (S e U-bahns), ônibus e trams

O “Bayern ticket”, que permite usar toda a rede de trens regionais da DB, além de metrôs (S e U-bahns), ônibus e trams

3ª dica prática: Agendamento da visita ao castelo de Neuschwanstein

Na verdade, esta 3ª dica prática entra em contradição com a 2ª dica prática. Se você quer garantir sua visita em um dia e horário determinado, obviamente que você terá que ter decidido em qual dia da sua viagem você vai ao castelo, o que significa jogar a 2ª dica prática fora. Na verdade é isto mesmo. Esta 3ª dica só vale se for mais importante que a 2ª para você, assim como a 2ª só vale se você descartar esta 3ª dica. Eu, particularmente, fiz o que recomendei na 2ª dica. Ao invés de comprar antecipadamente o ingresso pela internet, deixei para comprar na hora. Preferi garantir um dia de tempo bom do que garantir o horário do meu ingresso. Peguei uns 20 minutos de fila, mas deu tudo certo. Claro que em dias mais cheios, você pode conseguir só para 4 horas depois, mas daí você pode andar, conhecer os arredores, tirar fotos com calma, parar para tomar um sorvete, etc.

IMG_6700

IMG_6703

Nossa fila para entrar no castelo era a de número 487 para o horário das 15:15h

Nossa fila para entrar no castelo era a de número 487 para o horário das 15:15h

Como vocês podem ver pelas imagens acima, o tour tem uma numeração, com horário e dia específico. Perdeu o horário já era, sem choro nem vela. Repare que escolhemos a opção do tour em inglês. E por favor, guarde este ingresso! Ele é lindo, um verdadeiro souvenir Smiley de boca aberta.

4ª dica prática: Tá, ok, agora chegando lá na estação de trem..o que tem que fazer, como chego até o castelo?

Uma vez que você desembarcou do trem, você vai seguir o fluxo da multidão que desembarcou junto com você. Na verdade, vai todo mundo atrás do busão 73 ou 78. Embarque em qualquer um deles – ah! e apresentando o Bayern ticket, você não paga nada, porque já está incluso no ticket!

Trem regional Munique - Füssen

Trem regional Munique – Füssen

IMG_2978

O ônibus 78, que sai da estação de trem e leva até os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein

O ônibus 78, que faz o translado da estação de trem em Füssen até os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein

O trajeto de ônibus dura por volta de 10 minutos até Hohenschwangau (que é outro castelo que você poderá visitar, tanto por dentro como por fora!), onde todo mundo desembarca. Para subir ao Castelo Neuschwanstein e à Marienbrucke (que eu citei anteriormente), dá pra ir de charrete, ônibus ou a pé, nossa opção.

dentro do busão, a caminho do castelo

dentro do busão, a caminho do castelo

Infelizmente, as fotos internas no Castelo são proibidas. Na verdade, a visita interna não me entusiasmou. Nada comparado à visita ao Residenz. O castelo é bem mais bonito e fotogênico por fora. Agora, mais imagens do nosso passeio:

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein, visto de longe, a partir do Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Neuschwanstein, visto de longe, a partir do Castelo de Hohenschwangau

IMG_3029

IMG_3030

Mais imagens do Castelo de Hohenschwangau (este não visitamos internamente, somente o lado externo):

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

5ª dica prática: Lago Alpsee

Apesar da grande estrela deste passeio ser o Castelo de Neuschwanstein, não deixe de visitar, próximo ao Castelo de Hohenschwangau, o Lago Alpsee. Maravilhoso. A natureza exuberante em volta, com as árvores verdinhas, a água parecia brilhar, tinha um lindo tom, meio azul, meio verde, não sei definir a cor, só sei que era bonito aos olhos. Há várias trilhas por ali e vale uma caminhada. Não deixe também de fotografar e observar os arredores. Paisagens de tirar o fôlego!

O belíssimo Lago Alpsee, próximo ao castelo de Hohenschwangau

O belíssimo Lago Alpsee, próximo ao castelo de Hohenschwangau

Lago Alpsee em detalhe

Lago Alpsee em detalhe

Castelo de Hohenschwangau e o lago Alpsee (a esquerda), vistos do Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Hohenschwangau e o lago Alpsee (a esquerda), vistos do Castelo de Neuschwanstein

Vista do lago Forggensee, cidade de Schwangau (vizinha de Füssen)

Vista do lago Forggensee e cidade de Schwangau (vizinha de Füssen)

Igreja de Saint Coloman e Lago Forggensee ao fundo, vistos do Castelo de Neuschwanstein

Igreja de Saint Coloman e Lago Forggensee ao fundo, vistos do Castelo de Neuschwanstein

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Castelo de Neuschwanstein: dicas para um bate-volta perfeito de Munique

  • Maíra

    Olá! Gostei muito desse post! Muito boas as dicas, fotos e comentários. Irei para Munique no final desse mês e está nos meus planos visitar o castelo de Neuschwanstein, fazendo bate-volta. Com certeza seguirei as dicas de vocês, pois foram extremamente úteis. Porém, se puderem me ajudar em uma dúvida que ficou… quanto a volta do castelo para Munique, faço o mesmo trajeto? Pego o trem no mesmo local onde vou chegar?

    Muito obrigada.

  • francisco filho

    Boa tarde!
    Adorei seu blog.
    Tenho uma dúvida: com o Bayer Ticket eu posso sair de munique até o castelo com todos os transportes inclusos?
    vale por um dia inteiro?
    exemplo: cheguei no aeroporto e compro o Bayer Ticket, com ele eu consigo ir até meu hotel de metro, de lá pegar outro metro pra ir até a estação central e depois ainda pegar um trem regional até fussen?
    desde já agradeço

    • Erika Autor do post

      Oi francisco

      Sim o Bayern ticket vale para o transporte público e para os trens regionais, com ele vc anda no metrô, trams e trens que levam ao castelo, e até Salzburg, na Áustria, outra sugestão de bate-volta de Munique

  • leonardo

    bom dia,
    otimo seus posts.
    estou com receito de comprar tickets desnecessarios, ficarem 5 dias, e penso em ir no castelo e nas atraçoes do centro.
    comprando o bayer ticket, ele tem validade para 1 dia ou mais dias? ou seria melhor comprar os tickets singles?
    obrigado.