Trem rápido de Paris a Amsterdam: nossa viagem no Thalys 22



Viajar de trem pela Europa é demais, se for entre grandes cidades de países como Alemanha, França, Holanda, etc, fica ainda melhor pois há trens rápidos (ou trens de alta velocidade, como TGV, ICE, Eurostar, dentre outros) conectando cidades e países em poucas horas. Hoje falo de nossa viagem com o trem Thalys, que abrange viagens na França, Bélgica, Holanda e algumas cidades da Alemanha. Fizemos a “train trip” de Bruxelas a Paris, de 2ª classe. Muito fácil, confortável e rápido. Realmente neste trecho acho melhor até do que avião, pela rapidez e pelo fato de as estações de trem estarem muito bem localizadas em ambas as cidades. Foram apenas 1:20h de viagem!

O trem: vermelho por fora e também na decoração interna…

IMG_0301

IMG_4604

Compramos as passagens pela internet no site da Thalys, com cartão de crédito, muito mais prático. Lembrando que para os trens Thalys, a reserva do assento (você escolhe o assento, como em passagens de avião) é obrigatória no momento da reserva e a taxa pela reserva já estará incluída no valor da sua passagem. As passagens de trem podem ser compradas com até 4 meses de antecedência, então para quem gosta de se planejar e obter melhores preços, fica a dica!

Mesmo quem está viajando pela Europa (ou de trem) pela primeira vez não deve ter muitas dificuldades, visto que a identificação do trem, trecho, o número do vagão e do assento aparecem na passagem, e você poderá conferir essas informações na estação e no display externo dos trens. Este trem é muito popular entre brasileiros pois faz rotas entre cidades que são muito visitadas por nós – Paris-Amsterdam (e vice-versa), Paris-Bruxelas (e vice-versa), Amsterdam-Bruxelas (e vice-versa), além de cidades como Roterdam, Antuérpia, Bruges, e Colônia e Dusseldof na Alemanha.

IMG_4599

A malha coberta pelo trem Thalys (créditos – www.b-europe.com)

 

mapa thalys

Em nossa viagem de trem, o Gustavo registrou a velocidade no GPS: 308km/h!!

IMG_4610

E um pouco da paisagem pelo caminho:

IMG_0295

Há opções de alimentação (snacks e bebidas) no bar do trem (créditos da imagem: Rail Europe):

bar do trem thalys

Há internet wi-fi, mas era paga para a 2ª classe e não utilizamos, é gratuito para quem viaja de 1ª classe.

E você tem dicas e perrengues de viagens de trem na Europa? Deixe na caixa de comentários!

Veja também nossas dicas dos países atendidos pelo trem Thalys:

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 pensamentos em “Trem rápido de Paris a Amsterdam: nossa viagem no Thalys

    • Erika Autor do post

      Rafael, para preços consulte a empresa que faz o trecho que lhe interessa, a thalys tem na França, Holanda, Bélgica. Na Alemanha acesse o site da deutsche bahn (db.de), na Áustria, Öbb, na Suiça Sbb, e assim por diante… Se não souber inglês, pode comprar pelo site da raileurope versão brasileira, mas pagará por volta de 20% a mais nas passagens.

    • Erika Autor do post

      Oi Murillo, fizemos o trecho inverso, de Amsterdam a Paris, e a passagem (e-ticket) com codigo de barras foi enviada por e-mail. Não é preciso validar, apenas apresentar esse ticket eletronico junto ao documento de identificacao, mas somente quando for solicitado pelo fiscal, durante a viagem. Nele já sai o assento, vagão e classe. Boa viagem!

  • Thiago de Freitas

    Olá, tudo bem?

    Estarei fazendo os trajetos BRU-AMS e AMS-PARIS, no final deste ano.
    Vou comprar as passagens pela Thalys na próxima semana e queria tirar uma dúvida.

    Após escolher o trajeto, horário, poltronas e colocar os dados dos passageiros, terá uma parte onde escolho a emissão do bilhete, a impressão ou o envio do e-ticket?

    ou é tudo automático? (ao finalizar a compra já é gerado o e-mail, etc, etc)

    Obrigado pela atenção

    • Erika Autor do post

      Oi Thiago, na hora da compra o site mesmo já indica o tipo de bilhete, que no seu cado será o e-ticket. Após efetuar a compra o site manda um e-mail para você com os tickets em pdf. Pelo menos conosco foi assim. Boa viagem!

  • IANYE

    Olá, eu comprei uma passagem no próprio site da empresa Thalys e no ticket está como “carriage 35″… To achando estranho pq eu verifiquei no mapa do trem e são apenas 8 ou 9 “carriage”. Eu não sei o que fazer, não sei se foi erro de processamento, se isso vai ser um problema no dia da viagem e tbm não sei como resolver, você pode me ajudar? Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Erika Autor do post

      Oi Ianye, talvez sejam 8 ou 9 vagoes, mas pode ser que eles tenham a numeracao de 30 a 38 por exemplo, mas não se preocupe. Com as passagens em mãos, peça orientação nos guichês de atendimento, sempre há balcões com funcionários para sanar as dúvidas! Ou se ainda assim não quiser esperar até a data da viagem, entre em contato com a Thalys por email… mas acho que não tem motivo para dar errado! Boa viagem!

  • Albani Cunha

    Olá, Boa Noite, Estaremos fazendo um tour pela Europa no começo de maio/2018. Vamos fazer Amsterdam x Paris de trem, pela Thalys e gostaríamos de saber se tem como comprar um bilhete da seguinte forma: Amsterdam x Antuérpia x Paris. queremos parar em Antuérpia por 5 horas e depois seguir viagem para Paris. Será possível adquirir esses bilhetes sem ter que pagar mais ? ou seja, Paris x Antuérpia e depois pagar Antuérpia x Paris. Grato.

    • Erika Autor do post

      Oi Albani, como esse trecho é de trem rápido, exige reserva de assento e ticket com trecho/horário definido. Já fiz isso que você falou mas usando trens regionais, no caso do Thalys eu compraria o trecho Amsterdam – Antuérpia e depois o trecho Antuérpia – Paris.

    • Erika Autor do post

      Oi Juliane, é possível, mas muito arriscado. Como são trens rapidos e os assentos con reserva obrigatória, esgotam rapidamente. Praticamente todas as vezes que peguei estavam lotados. Fora que você vai pagar muito caro em cim da hora. Entre no site da Thalys e simule uma compra para hoje ou amanhã, por exemplo, você vai ver que a disponibilidade será nula ou escassa.

  • Rodrigo

    Oi Erika

    Gostaria detirar ua duvida com vpcê
    Estou tentando comprar uma passagem na Thalys o trecho Amsterdam – Paris no dia 11/11/18, porem o site diz que não tem term disponivel, mas se eu colocar a data do dia 12/11/1O consigo achar passagens, estou tentando fazer esta reserva desde o dia que foi disponibilizada a data para reservas. Coloquei todos os domingos dehoje até o fim de novembro e percebi que em alguns outros finais de semana e percebi que em setembro também ocorreu a mesma situação.
    Gostaria de saber se existem finais de semana que realmente não tem o trem ou se eles disponibilizaram passagens mais para frente!!!

    grato pela atenção

    • Erika Autor do post

      Oi Rodrigo, é normal acontecer, tanto que tivemos que ir de Amsterdam para Bruxelas de ônibus pois não tinha trem para a data que queríamos. Às vezes tem manutenção de trens, vias e estações e eles cancelam a circulação de trens nesses dias. Melhor alterar a data da sua viagem ou tentar comprar de ônibus. Fomos pela Eurolines e pagamos barato. Tem um post aqui no site sobre isso! Boa viagem

  • Isabela

    Olá!!! Estou indo para a Europa em Setembro e decidimos ir de Paris pra Amsterdam via trem.
    No site da RailEurope diz que existe uma escala em Bruxelas de 6 minutos.
    Sabes me dizer se há desembarque nesta escala?

    • Erika Autor do post

      Oi Isabela! Essa “escala” pode ser uma troca de trens, mas geralmente na hora de comprar aparece o nome e número de trem (e se tiver troca de trem, aparece os dados do seguinte). Viajando há anos por vários países da Europa nunca peguei “escala” nesses trens!
      Eu aconselho você a comprar direto no site da Thalys, a RailEurope brasileira geralmente cobra preços 20% maiores do que a tarifa normal. Boa viagem!

  • Denise

    Boa noite . Comprei passagem no Talys de Colônia para Paris com escala em Bruxelas. Porém mudamos o roteiro e vamos antes para a Bélgica e pegaríamos o trem na escala. Isso pode ter algum problema?

    • Erika Autor do post

      Oi Denise, problema só se o fiscal encrencar na hora de conferir o bilhete, mas teoricamente você está coberta no trecho que quer fazer (seria Bruxelas para Paris, certo!?). Como o Thalys tem reserva de assento, você tem direito a ele no trecho todo. Eu acredito que não teria problema, mas em todo caso você pode enviar um e-mail para a Thalys pois somente a empresa pode confirmar isso. Depois volte aqui para contar o desenrolar dessa trip de trem!