O que fazer em Curaçao: 20 atrações imperdíveis


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Curaçao, conhecer os principais pontos turísticos, as melhores praias e passeios na ilha caribenha. São 20 atrações imperdíveis com o melhor do país. Junto com Aruba e Bonaire, Curaçao é uma das ilhas ABC, um destino paradisíaco para todas as idades e visitável o ano todo, já que chove pouco e a ilha está fora da rota de furacões do Caribe. Na matéria ainda damos dicas gerais de viagem para Curaçao com tópicos de saúde, segurança, melhor forma de se locomover, que moeda levar e documentos necessários para a viagem.

20 atrações para visitar em Curaçao

A capital de Curação, Willemstad, é uma das cidades históricas mais completas do Caribe: está inscrita desde 1997 na Lista de Patrimônio da Unesco. Está situada nas margens do canal da baía de Santa Ana. A parte sul se chama Punda e a parte norte, Otrobanda. Estas são as 2 regiões mais frequentadas por turistas, e estão conectadas pela ponte flutuante (Queen Emma). Se preferir, dá para fazer a travessia de um lado a outro de balsa (gratuita). Sinceramente, em algumas regiões achamos a cidade decadente, mas as praias valem completamente a viagem! Confira nossas dicas selecionadas!

A linda praia de Kenepa Grandi, em Curaçao
A linda praia de Kenepa Grandi, em Curaçao

Conhecer as praias

Este é o motivo n°1 que leva os turistas a Curaçao – as belas praias com aquele azul matador. Nós visitamos as principais praias da ilha e ficar pulando de praia em praia é uma das principais atividades para se fazer em Curaçao. Seja para quem curte um delicioso banho de mar e tomar sol, ou adora nadar com muitos tipos de peixes e tartarugas marinhas e deseja fazer snorkel ou mergulhos, há opções para todo mundo.

Tartarugas marinhas em Curaçao
Tartarugas marinhas em Curaçao

Consulte nossa matéria específica sobre as praias de Curaçao, com fotos, características de cada uma, valores de entrada (muitas praias são pagas) e outras informações complementares:

Ver Flamingos Selvagens

A Salina Sint. Marie (no caminho para as praias de Cas Abao e Porto Mari) é o melhor local para avistar Flamingos – é um bom passeio em Curaçao se você gosta de observar e fotografar a vida selvagem. Nós vimos também em outros locais da ilha por acaso, mas esse é o que indicamos!

Flamingos selvagens em Curaçao
Flamingos selvagens em Curaçao

Ponte flutuante Queen Emma

A Ponte móvel articulada liga Punda e Otrobanda na capital Willemstad, é um dos cartões postais de Curaçao. Super movimentada durante o dia e também à noite, quando fica iluminada. Se der sorte (como nós!), pode ver a ponte ser recolhida para algum mega navio de cruzeiro ou algum cargueiro passar.

Ponte flutuante Queen Emma
Ponte flutuante Queen Emma

Letreiro de Curaçao

O letreiro de Curaçao fica bem ao lado do prédio amarelo ocre do Ministério Público do país, no Queen Wilhelmina Park. Quando visitamos, estava um pouco bagunçado pois havia uma manifestação acontecendo, sindicatos, equipes de TV, fora o monte de turistas!

Há também um outro letreiro, com a palavra Dushi, traduz-se por “bom”, “querido” e é um termo muito utilizado em Curaçao. Assim como na vizinha Aruba, o idioma na ilha é o Papiamento.

Fort Rif & Renaissance Mall

O Forte Rif e o Shopping interligado ao hotel Renaissance ficam em Otrobanda, e concentram algumas lojas de marcas conhecidas (Nautica, Hilfiger, Mango) e lojas de souvenir, cinema, bares e restaurantes. Durante o dia o movimento fica por conta dos passageiros de cruzeiros. À noite, tem mais animação. É um bom local para passear e bater perna em Curaçao.

Fort Rif

Frequentamos bastante o local porque nos hospedamos no Renaissance Casino & Resort. Recomendamos ainda o restaurante Oporto, onde jantamos 2 vezes.

Renaissance Mall

Sea Aquarium

Além do Aquário em si, no Sea Aquarium há apresentações e interações com animais como golfinhos, tubarões e arraias. Funciona diariamente das 8h às 17h. Pessoalmente não gostamos desse tipo de atração, mas talvez famílias com crianças considerem um bom local para visitar em Curaçao. Fica bem próximo de Mambo Beach.

Fábricas de Licor e Rum

Conhecer o processo de fabricação, degustar diversos tipos de licores e o rum local ou ainda experimentar o original Curaçao Blue. Há diversos locais onde é possível fazer esse tour de bebidas em Curação, como Curaçao Liqueur Distillery e The Blue Experience.

The Blue Experience em Curaçao

Brionplein

A BrionPlein é uma praça em Otrobanda, com um letreiro com o nome do bairro, uma bandeira do país hasteada e alguns bancos onde vimos a população local conversando e descansando. É um ponto de passagem rápida, apenas para algumas fotos. Nós paramos ali porque fomos na loja da Digicel (operadora de celular) comprar um chip. Ali pertinho, vale muito a pena jantar no Restaurante e Café Gouverneur De Rouville! Amamos a comida e o atendimento foi bem atencioso! convém fazer reserva, pois lota todas as noites!

Brionplein

Casinhas coloridas de Punda

As casinhas coloridas de Punda são praticamente o símbolo de Curaçao. Em todos os anúncios de agências de viagens e matérias de revistas de turismo sobre a ilha, lá estão elas! Atravessando a ponte flutuante de Otrobanda, você vai caminhar poucos minutos até chegar nelas. Restaurantes, lojas e shoppings estão instalados por ali.

Casinhas coloridas de Punda em Curaçao

Aproveite e caminhe pelas ruas próximas, com edifícios conservados. No entanto, achamos que o local tinha um ar decadente e talvez seja dependente em excesso do turismo de cruzeiros.

IMG 7162

Mercado Flutuante

O mercado flutuante é uma feira de rua, mas em vez de barracas, encontramos barcos atracados vendendo frutas e legumes. Havia muitos turistas e também locais fazendo compras. Achamos bem diferente e interessante.

Mercado Flutuante

Pôr do sol

Todo lugar de praia sempre combina com pôr do sol, e em Curaçao não é diferente! Separe algumas tardes para relaxar nas praias ou em algum restaurante bacana com vista para o sunset!

IMG 6959

Balanço em Kokomo Beach

A praia de Kokomo Beach abriga um dos photo spots do momento em Curaçao – um singelo balanço na praia! Particularmente acho que no pôr do sol fica mais bonito, mas o balanço fica acessível aos turistas durante todo o dia e é gratuito. O restaurante no local tem comida cara e atendimento péssimo, a praia é pequena, mas bacana. O acesso ao balanço é meio complicado, com pedras grandes, vimos uma moça saindo com o pé cortado. Tenha cuidado!

IMG 7072

Feirinha de Artesanato de Otrobanda

A feirinha de artesanato não é algo imprescindível para visitar em Curaçao, é bem pequena e fraquinha e está ali para vender souvenirs para os passageiros de cruzeiros, até pela localização. De qualquer forma, é uma forma de ajudar a população local.

IMG 7111

Hato Caves

Um complexo de cavernas de limestone de 300 mil anos, localizada a 4 minutos de carro do aeroporto de Curaçao. Para acessar o lado interno da maior delas, é necessário subir uma escadaria de quase 50 degraus. O passeio é bem civilizado, com caminho pavimentado (com corrimão) e iluminado dentro da caverna. Para mais informações, consulte o site oficial.

Passeios de Barco

Há passeios em Curaçao para ver golfinhos, fazer snorkel e também tours de barco para ver o pôr do sol. A Pelican Boat Trips é a empresa mais famosa que organiza esses passeios.

IMG 7181

Museu Kurá Hulanda

O Museu retrata a vida, cultura e história africana à época do tráfico de escravos. No acervo há exposição de objetos e materiais do período  –  a ilha serviu como um porto durante o tráfico negreiro. O ingresso custa 10 USD. Fica na Klipstraat, 9 em Otrobanda.

Compras

Vimos lojas de perfumes (como a Penha, que ocupa um lindo casarão e tem bons preços), mas relógios, roupas e tênis não achamos os preços bons não. Quem vai para a ilha de Curaçao geralmente faz conexão de voo em Miami ou Cidade do Panamá, então acho que em ambas as cidades os preços em geral são melhores para compras.

IMG 7142

Museu Marítimo

O Museu Marítimo fica em Punda e conta os 500 anos de história marítima da ilha, através de exibições de barcos, equipamentos de navegação, dentre outros. Consulte o site oficial para saber horários de funcionamento e valores de ingresso. Uma boa atração caso esteja procurando o que fazer em Curaçao em dia de chuva.

IMG 7176

Palácio do Governo

Desde 2010, Curaçao se tornou um país autônomo no Reino dos Países Baixos, então, em cada um dos países caribenhos (Curaçao, St. Marteen e Aruba), o rei é representado por um governador. O Palácio do Governo em Curaçao fica em Punda, em um bonito edifício do lado histórico de Willemstad.

IMG 7115

DICAS GERAIS DE VIAGEM PARA CURAÇAO:

  • Documentos para a viagem: Apenas passaporte válido. Não é necessário nenhum tipo de visto. É recomendado levar o certificado internacional de vacina de febre amarela (em nossa viagem, não nos pediram para apresentar, mas melhor levar, essas coisas mudam rapidamente!).
  • Moeda local: A moeda em Curaçao é o Florim das Antilhas Neerlandesas, mas você não precisa trocar. Nós utilizamos dólares americanos em lojas, posto de gasolina, loja de celular e restaurantes. Apenas o troco pequeno (moedas) será devolvido na moeda local. Vira um souvenir de viagem!
  • Idioma: A língua oficial de Curaçao é o papiamento: uma mistura crioula de línguas africanas, espanhol, português, holandês, francês, inglês e indiano. As outras línguas oficiais são holandês e inglês, mas o papiamento é usado sobretudo em programas de televisão locais, no parlamento e nas ruas.
  • Alugar carro: Uma dica essencial. Nós alugamos na Sixt diretamente no aeroporto. Rodamos 300 km em 4 dias inteiros e gastamos R$ 70 de gasolina. O carro dá liberdade de tempo e roteiro, e ainda fica mais fácil de carregar as coisas para as praias (chapéu, água, chinelos, protetor solar, celular…). Recomendamos fortemente que você alugue carro em Curaçao para melhor aproveitamento da sua viagem.
  • Segurança: Com relação à segurança pessoal, andamos tranquilamente pelas áreas turísticas e praias. Apenas 2 pontos merecem atenção: Não deixe pertences na praia, na areia ou nas cadeiras, furtos são comuns nesses casos de “oportunidade”. A outra precaução é com relação a deixar pertences à vista dentro do carro quando for às praias ou estacionamentos de hotéis e restaurantes. O funcionário da locadora Sixt nos avisou assim que pegamos as chaves: Não deixem nem uma garrafinha, nem uma toalha! Seguimos as orientações e não tivemos qualquer incidente.
  • Saúde: Contrate Seguro Viagem, leve uma farmácia básica na mala (dependendo do medicamento pode ser difícil de encontrar), tenha as vacinas em dia e para evitar picadas de pernilongos (em algumas praias e locais do centro havia uma concentração maior desses bichinhos chatos) leve repelentes com DEET ou Icaridina na fórmula.

Para ver todos os nossos posts de Curaçao, clique aqui.

Vai fazer Aruba e Curaçao na mesma viagem? Veja todas as nossas matérias de Aruba clicando aqui.

Quer ler sobre outros destinos no Caribe? Clique aqui.

Reserve seu hotel em Curaçao com as melhores tarifas através de nosso parceiro Booking! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Desta forma, você estará ajudando o blog a produzir novos guias de destinos como este aqui! Muito obrigada!

Booking.com

Até a próxima trip!


16 comentários em “O que fazer em Curaçao: 20 atrações imperdíveis”

    • Oi Diego! Quantos dias você tem? Dependendo pode conjugar as 2 ilhas em uma mesma viagem!
      Escolha Aruba se quer uma praia sempre disponível em frente ao hotel, mais opcoes de shoppings e restaurantes.
      As praias são na maior parte de areia fofinha e mar morno e calmo.
      As opcoes de hoteis e resorts também são superiores às de Curaçao.
      Em Curaçao, as praias são mais bonitas, um azul lindo, mas as melhores tem que ser acessadas de carro. Aconselhamos comprar calcados para proteger das pedras nas praias. Achamos a água levemente mais fria do que em Aruba.
      A vida marinha em Curaçao também é mais rica, peixes diversos e tartarugas em varias praias, excelente snorkeling!
      Boa viagem!

      Responder
      • Oi Erika! Muito obrigado por sua resposta!
        Os dias não seria muito o problema, pensamos em 7 dias. O problema seria o $$. Pensamos em gastar 10 mil contando Passagem + Hospedagem + Aluguel de carro + Passeios. A comida seria fora a parte. A grande questão é que em Curaçao nos facina é as praias e a vida marinha, e em Aruba seria também as praias e a interação com os flamingos. Aí estamos na dúvida.

        Responder
        • Oi Diego, agora com mais detalhes entendo melhor seu caso. Com essa quantidade de dias e orçamento, eu iria para Curaçao (que achamos um pouco mais barato do que Aruba). Em relação aos flamingos, você com certeza vai ver em Curaçao, mas selvagens. Em Aruba a praia do Renaissance deixa alguns domesticados e com asas cortadas para os turistas tirarem fotos.
          Temos matérias completas de Aruba aqui no blog também, espero que te ajude a decidir! Boa viagem!

          Responder
    • Olá.
      Parabéns pelo blog, dicas muito úteis.
      Vejam se conseguem me ajudar.
      Não encontro muitas informações sobre preços para alimentação em Curaçao.
      Minha dúvida é em estimar um valor para alimentação em uma semana.
      Alguns hotéis não incluem nem o café da manhã.
      Como são os preços nos restaurantes? E nas praias?
      Existem mercados com preços bons (considerando o valor do dolar) para comprar alguns itens para café da manhã e um lanche básico pra levar à praia?
      Desde já agradeço pela ajuda.

      Responder
      • Oi Rodrigo, podemos falar da experiência que tivemos….nós tomamos café no hotel, buffet completo em média 50 reais por pessoa por dia. Jantares em restaurantes estime gastar ao menos 150 reais para o casal por dia, nos melhores, a conta facilmente passa de 200 reais.
        Para economizar mesmo, só comprando itens no supermercado para preparar lanches por sua própria conta.
        Nas praias, a maioria tem apenas 1 bar/restaurante, que cobra caro por drinks, cervejas e refeições. Apesar da moeda local, tudo é cobrado em dólar, então com o real desvalorizado fica caro mesmo para o brasileiro que está viajando pra lá! Boa sorte

        Responder
  1. Em fevereiro de 2020 estarei em Curaçao, Aruba e Bonaire, por um único dia em cada lugar, com o cruzeiro da Pullmantur. Somos uma família composta por um casal com 2 filhos. Como nosso tempo em cada ilha será curto, adoraria ter boas dicas para onde vale pena irmos sem perder tempo com compras…Nosso interesse é pela arquitetura, história e praias(amoooo!) Desde já agradeço sua atenção!

    Responder
  2. Boa Tarde Diego,
    Parabéns pelo excelente BLOG, estou indo para Aruba e depois para Curaçao, pretendo adquirir um chip de dados Digicel em Aruba, vc sabe me dizer se o mesmo chip funciona em Curaçao? ou terei que comprar outro lá.

    Responder
    • Oi Eber, nós compramos um chip em cada ilha, pois visitamos as 2 em viagens diferentes! Algumas operadoras permitem a opção de roaming dependendo do plano, mas você teria que verificar com a Digicel na hora de comprar o chip se eles tem essa possibilidade.
      Mas é tão fácil comprar os chips nas ilhas que caso não consiga não vai perder mais que 10 minutos da viagem para resolver isso!

      Responder
  3. Boa noite!
    Estamos em dúvida em qual hotel ficar em Curaçao:
    1ª opção seria Santa Barbara Beach & Golf Resort e a 2ª opção Marriot Curacao.
    Iremos dia 18/01/20 a 23/01/20 6 pessoas adultas.

    Qual hotel seria melhor opção, considerando deslocamento para outras praias, restaurantes, estrutura…??? etc….

    Obrigado.

    Responder
    • Olá, pela localização eu ficaria no Marriot, mas ficando em qualquer um dos dois vai precisar se deslocar de carro ou taxi para os restaurantes e praias. Leia nossa materia de praias de Curaçao e verá que são várias e afastadas da capital da ilha.

      Responder
  4. Oi, Erika. Muito legal seu post!
    Pode falar um pouco mais sobre a segurança nas praias? Estou indo com minha esposa e pelo que você falou não é uma boa, por exemplo, irmos os dois juntos no mar e deixar nossas coisas na areia, é assim mesmo? Fiquei assustado com o que você escreveu.
    Mesmo nas praias particulares?
    Obrigado!

    Responder
    • Oi Ricardo, o alerta vale para objetos deixados tanto no carro como na areia da praia… podem entrar juntos na praia mas fiquem de olho nas coisas. No meu caso e do meu marido, temos uma preocupação extra por conta dos equipamentos , como câmera profissional, drone, etc.
      Na verdade essa recomendação vale para qualquer praia do Brasil ou do mundo!
      Lá a maior parte das praias são pagas, mas isso não quer dizer que tenham mais ou menos segurança, é só uma coisa a mais para você ter que pagar rs!
      Vá tranquilo, no geral a segurança lá é bem melhor do que nas praias brasileiras e espero que você e sua esposa curtam muito essa ilha maravilhosa!
      Bom passeio!

      Responder

Deixe um comentário