Aruba: O que fazer | 18 atrações e praias imperdíveis



Na matéria de hoje, vamos mostrar nosso Guia Básico de Aruba, onde explicamos o que fazer, o que ver e conhecer na Ilha conhecida como “One Happy Island”. Vamos mostrar os pontos turísticos, as 18 atrações essenciais (inclusive as praias imperdíveis), tendo como base nossa própria experiência de viagem – Este roteiro foi elaborado com base em nossa viagem de setembro, com duração de 7 dias e 6 noites. Reservamos tudo por conta própria – passagens aéreas, resort e aluguel de carro.

Palm beach em Aruba - vista com drone

Palm beach em Aruba ao amanhecer, vista com drone

Aruba faz parte das ilhas ABC do Caribe (junto com Bonaire e Curação) e está fora da rota de furacões, o que significa que a ilha tem um clima bom para você viajar em grande parte do ano! Consideramos 4 dias o tempo mínimo essencial para conhecer Aruba e as atrações listadas abaixo.

Também deixaremos links para nossas matérias sobre hospedagem em Aruba (onde ficar), Dicas de restaurantes que testamos em Aruba, Onde comprar chip celular em Aruba e você vai saber qual a melhor época para viajar para Aruba – quando ir e os melhores meses!

1. Praias: as principais e mais bonitas praias em Aruba

Vamos começar pelo essencial, já que quem vai para Aruba vai principalmente atrás das belas e convidativas praias da ilha. Se você quer saber o que fazer e tem pouco tempo ou vai apenas fazer uma parada em um cruzeiro pelo Caribe, essas são as 5 praias principais e mais bonitas de Aruba:

1. Baby Beach

A Baby Beach é uma das melhores praias para banho em Aruba. No canto direito, algumas ondas deixam o mar mais agitado, mas no canto esquerdo, onde há um restaurante e bar e guarda-sol e cadeiras disponíveis para locação é que fica o lugar perfeito para um banho de mar! Uma imensa piscina! O mar tem um verde de doer os olhos de tão lindo! Ideal para crianças pequenas!

Baby beach em Aruba, vista com drone

Baby beach em Aruba, vista com drone

2. Arashi Beach

Arashi Beach foi a primeira praia que passamos uma tarde inteira durante nossa viagem. Não é muito grande mas tem um mar gostoso para banho e conta com estacionamento, palapas (no sistema de quem chegar primeiro fica!, então chegue cedo ou no fim da tarde se não quiser ter que pagar para alugar cadeiras e guarda-sol). Também tem um restaurante vendendo snacks, drinks, água, etc.

Arashi beach em Aruba

Arashi beach em Aruba

3. Palm Beach

A principal praia de Aruba e a mais movimentada da ilha, cercada de shoppings, restaurantes e com os grandes resorts marcando presença em peso por toda a extensão da praia. Super calma e com um cor linda, em tons de verde e azul, parece uma imensa piscina! Se você estiver com crianças, também é boa opção. Vimos alguns tipos de peixes, bem no rasinho, em todas as vezes que entramos na água!

Praia Palm Beach em Aruba

Palm Beach – Aruba

4. Eagle Beach

Em Eagle Beach você pode alugar um jet-ski ou simplesmente passar o dia entre a larga faixa de areia e o mar (super calmo, o banho é uma delícia!). A praia tem a areia mais fofinha de Aruba, e o mar estava um azul de doer no dia em que a visitamos! 💙

Eagle Beach em Aruba

Eagle Beach – Aruba

5. Mangel Halto

Bem diferente das anteriores, tem cores hipnotizantes! Cercada por uma espécie de vegetação de manguee com estreita faixa de areia, é boa para snorkelling e no dia em que estivemos lá tinha um grupo fazendo aulas de mergulho! Ela é uma praia mais rústica e sem estrutura, mas há algumas palapas (espécie de guarda-sol de palha, presente em toda Aruba) e poucos turistas. Um bar caindo aos pedaços que tem ali deve vender água e snacks (não entramos para conferir!) Se faz seu estilo, não deixe de conhecer.

Tons de azul do mar Mangel Halto Aruba

Lindos tons de azul do mar em Mangel Halto – Aruba

Dicas gerais para as praias de Aruba:

  • Exceto se for pegar praia no seu hotel, não vai ter chuveiro na hora de tirar o sal do corpo, leve garrafas com água para se lavar após o banho de mar!
  • Há lockers nas principais praias de Aruba, de variados tamanhos, mas aceita somente cartão de crédito ou débito – não aceita dinheiro!
Lockers na praia de Palm Beach - Aruba

Lockers na praia de Palm Beach – Aruba

  • Há estacionamento em todas as praias – ainda que as vagas sejam reduzidas em algumas delas, não tivemos dificuldade para estacionar em nenhuma delas – em algumas, voltamos mais de uma vez e em horários diferentes.
  • Não deixe objetos de valor e pertences à vista dentro do carro!
  • Não se assuste se aparecer iguanas enquanto você está caminhando na praia ou tomando um banho de sol, elas fazem parte da fauna da região mas fogem se chegamos perto. Vimos nas praias, dentro do resort, estão em toda parte.
Iguana tomando sol ao lado da piscina em Aruba

Iguana tomando sol ao lado da piscina em Aruba

  • Não deixe seus pertences na areia dando sopa enquanto você tomar banho de mar – se tiver alguma sacola, amarre e deixe bem na beira da praia, à sua vista.
  • Aruba não tem aqueles ambulantes insistentes do Nordeste brasileiro ou mesmo de outras ilhas caribenhas, vimos isso como um ponto absolutamente positivo.
  • Não ouvimos música muito alta em nenhum ponto da praia – obviamente que alguns bares e restaurantes deixam o som mais alto (isso em Palm Beach somente), mas nada que você se afastando alguns metros não consiga paz e sossego – outro ponto muito bom!
  • Em Aruba não há barracas vendendo porções e drinks como no Brasil. Exceto se for ficar em Palm Beach (que tem alguns bares e restaurantes e os bares do hotéis) e Arashi beach e Baby Beach (essas 2 tem um bar e restaurante), leve sua própria comida e bebida (e se estiver em uma viagem mais econômica, certamente é a melhor escolha!).
  • As praias tem as placas indicativas (conforme imagem abaixo) com o nome da praia e as regras! Respeite!
Divi Beach

Divi Beach

  • Não se preocupe com a temperatura da água – a água do mar em Aruba é bem morna, uma delícia.
Água do mar quentinha Aruba

Água do mar é quentinha em Aruba

Para ver mais opções de praias na ilha, clique aqui para acessar nosso Guia de Praias em Aruba!

2. Oranjestad – o que conhecer no centro de Aruba

Oranjestad tem a Main Street, rua cheia de lojas onde também passa o bondinho gratuito. Passamos em um fim de tarde e ficamos um pouco desapontados que as lojas fecham às 18h, então ali só tem vida mesmo durante o dia.

Mesmo assim, caminhamos por ali para ver as construções que lembravam as casinhas holandesas (Aruba, apesar de independente, faz parte do Kingdom of the Netherlands, junto com Curaçao e St. Maarten) e ainda entramos em algumas lojas que estavam perto de fechar.

Casas em estilo holandês - Aruba

Casas em estilo holandês – Aruba

Ainda caminhamos ao lado da Marina, em um caminho bonito que levava ao Marketplace shopping – ali tem vários bares e restaurantes, gostamos que não estava muito cheio e jantamos por ali.

Casas em estilo holandês Aruba

Casas em estilo holandês – Aruba

Há vários shoppings em Oranjestad, com lojas para todos os gostos e bolsos (confira no próximo tópico mais detalhes). Algumas atrações que listarei a seguir também se concentram em Oranjestad: as esculturas dos cavalos azuis, o Parlamento de Aruba, um letreiro “I Love Aruba”, o trolley (bondinho) gratuito. Tudo isso está explicado com mais detalhes abaixo!

Shoppings Oranjestad Aruba

Shoppings em Oranjestad – Aruba

3. Shoppings e Compras em Aruba

Aruba tem muitos shoppings, principalmente em Palm Beach e Oranjestad. O estilo dos shoppings na ilha me lembrou muito os shoppings de Cancún. Nós não fomos exatamente atrás de compras em Aruba, mas certamente se você precisar de algo vai encontrar – roupas, bebidas, jóias, relógios.

Main Street Oranjestad Aruba

Main Street em Oranjestad – Aruba

Em Oranjestad, tem lojas de grifes top no Renaissance Mall, o mais elegante e caro; ao lado fica o Royal Plaza Mall, com uma decoração bem excêntrica, todo colorido e fica iluminado à noite. Perto da Marina do Renaissance, fica o MarketPlace, um centro com cinema e muitos restaurantes.

Royal Plaza Mall em Oranjestad Aruba

Royal Plaza Mall em Oranjestad – Aruba

Também tem algumas lojas na região da Main Street em Oranjestad, que é a rua onde passa o bonde de Aruba. E para completar ainda tem edifícios que lembram as casinhas holandesas ☺️

Casinhas holandesas Aruba

Casinhas “holandesas” em Aruba

Perto dos shoppings em Oranjestad, ainda havia um centro de artesanato e lojinhas de souvenir:

Lojas artesanato souvenir Oranjestad Aruba

Lojas de artesanato e souvenir – Oranjestad – Aruba

Em Palm Beach, tem o The Village, o Paseo Herencia (ambos a céu aberto) e o Palm Beach Plaza (com estacionamento enorme e um cinema). Em todos há opções de restaurantes, cafés, sorveterias, enfim, mesmo que você não queira comprar nada, são locais excelentes para aquela caminhada no fim de tarde.

Shoppings em Palm Beach - Aruba

Shoppings em Palm Beach – Aruba

No shopping Paseo Herencia, tinha um quiosque de picolés (esqueci de anotar o nome) que achei muito bons! 4 USD a unidade (meio caro com dólar alto), mas adorei os sabores (Côco, nutella, piña colada, 3 frutas mix, etc!)

Picolés deliciosos em Aruba

Picolés deliciosos em Aruba!

4. Parlamento de Aruba

O Parlamento de Aruba fica em Oranjestad, ao lado do Hotel Renaissance e tem um letreiro do “I love Aruba” em frente ao edifício!

Parlamento Aruba Oranjestad

Parlamento de Aruba em Oranjestad

5. Letreiro I Love Aruba (I ❤️ Aruba)

Há diversos letreiros do famoso “I love Aruba” espalhados pela ilha. Os que eu mais gostei e tirei fotos foram o de Oranjestad em frente ao Parlamento (por causa do tamanho!)…

Letreiro I love Aruba Oranjestad

Letreiro I love Aruba em Oranjestad!

…e o de Palm Beach em frente ao shopping The Village – estava à noite e o local estava bem bonito e iluminado, muitos turistas faziam fila e esperavam a sua vez de tirar a foto!

Letreiro I love Aruba Palm Beach

Letreiro I love Aruba em Palm Beach

6. Cassinos em Aruba

Os cassinos são bem populares em Aruba e tem alguns espalhados pela ilha. Alguns resorts tem casinos, então para quem estiver em um e quiser apostar alguns dólares fica mais fácil. O do nosso resort, Holiday Inn Resort Beach Resort & Casino, achei bem “caído”, não nos animamos. Achei bonita a fachada do cassino junto ao Renaissance Mall em Oranjestad, Crystal Casino, parecia mais organizado. O Tropicana e o Marriot são outros resorts que também possuem cassinos em Aruba.

Crystal Cassino Aruba

Crystal Cassino – Aruba

7. Arikok National Park

O Arikok National Park apresenta uma paisagem bem diferente do que imaginamos para Aruba. Aqui nada de praias de cor azul ou verde caribe. Aqui é lugar de mar agitado, paisagem desértica e estradas de terra. Para visitá-lo, só é permitido de 4×4 ou com tours organizados de jeep (a partir de 25 USD por pessoa).

Arikok National Park Aruba

Arikok National Park em Aruba

Quando alugamos um carro (básico), na própria locadora eles entregam um mapa e a área do parque aparece como restrita. A Natural Bridge (formação rochosa que não existe mais, mas a parada ainda é feita no passeio) e a Natural Pool são algumas das paradas do tour.

Poolaruba

Natural pool – Créditos: visitaruba.com

8. Esculturas dos cavalos azuis

A princípio, achamos curioso ver aqueles cavalos azuis espalhados em Oranjestad, achei que era somente uma street art depois fui pesquisar e descobri que são 8 cavalos e que eles tem um significado na história de Aruba. Nobreza, Beleza e Liberdade são algumas das características que os cavalos representam – uma analogia à colaboração de Aruba com as comunidades locais e internacionais e ao comércio internacional com Europa, América do Sul, ilhas caribenhas e o Mediterrâneo.

Esculturas dos cavalos azuis Aruba

Esculturas dos cavalos azuis em Aruba

9. Pôr do Sol em Aruba

O Pôr do Sol é sempre um fenômeno impressionante, mas ver o sol se pôr no mar e colorir o céu é ainda mais bonito! Não deixe de assistir ao pôr do sol em Aruba pelo menos em alguns dias da sua estadia! Nós achamos o sunset muito bonito em Palm Beach e Eagle Beach!

Lindo por do sol Aruba

Lindo por do sol em Aruba

Outra opção bacana é escolher um restaurante bacana e tomar um drink assistindo ao pôr do sol. Recomendamos o Moomba Beach bar e restaurante, em Palm Beach. O atendimento é bom e simpático e entre as 18h e 19h (coincide com o horário do pôr do sol) ainda tem o happy hour com drinks mais baratos!

Por do sol no Moomba Beach restaurante Aruba

Por do sol no Moomba Beach restaurante – Aruba

10. Farol California

O Farol Califórnia (California Lighthouse) fica na ponta norte de Aruba. É um local fotogênico e você pode inclusive subir no farol para ter uma vista 360 graus da ilha.

Farol Califórnia visto com drone Aruba

Farol Califórnia visto com drone – Aruba

Fica pertinho da Arashi Beach e da California Beach, esta última menos conhecida por ser de mar bravo e com dunas de areia e muitos cactos compondo a paisagem.

IMG 9849

11. Passeios de Barco em Aruba

Os passeios de barco em Aruba são muito populares e tem de todos os tipos – barco pirata (animado e com música), veleiros para pequenos grupos, passeios para snorkelling, passeio de catamarã incluindo refeições, passeios de barco para ver o pôr do sol, etc.

Passeios de barco em Aruba

Passeios de barco em Aruba

Tais passeios podem ser contratados em quiosques de empresas que organizam tudo. Em Palm Beach, tem a Jolly Pirates, no centro, em Oranjestad, a De Palm Tours Aruba, por exemplo. Os passeios também podem ser contratados no concierge do resort em que vai se hospedar, todos tem um guichê específico para vender tours aos hóspedes.

12. Esportes Aquáticos em Aruba

Aruba é um lugar excelente para esportes aquáticos de várias modalidades – desde snorkelling e mergulho, passando por atividades como parasail, jet-ski, kitesurf, SUP e até aqueles submarinos para turistas! Tem passeios para todos os bolsos e gostos. Nas maiores praias (principalmente em Palm Beach) e em Oranjestad (centro) há vários quiosques de empresas vendendo estes passeios e atividades. Também é possível contratá-los diretamente no seu resort. No caso de jet-skis e outras atividades motorizadas, você contrata nos stands na praia, na hora.

13. Renaissance Island (a famosa Ilha dos Flamingos)

Esse local da nossa lista do que fazer em Aruba nós não visitamos por questões pessoais – os flamingos são famosos e muito procurados por turistas para selfies, no entanto, esses animais tem as asas parcialmente cortadas para que não saiam da ilha. Não vimos muito sentido em visitar um local assim.

O acesso à praia privada do hotel Renaissance (Renaissance Island) é feito de barco e exclusivo e gratuito para hóspedes. No entanto, existe a possibilidade de você pagar pelo acesso day use, ao custo de 100 USD por pessoa.

14. Andar de bondinho em Aruba

O bondinho ou trolley de Aruba percorre parte do centro de Oranjestad, um trajeto popular entre os turistas é percorrer a Main Street a bordo do trem turístico. É gratuito e a frequência é a cada 30 minutos (teoricamente, pois li muita gente reclamando da falta de horário definido). Outras reclamações envolvem a demora nas paradas e que ele anda devagar 😆 Mas gente, é um passeio, não transporte – tendo isso em mente o passeio será bacana, principalmente se for com crianças!

Bondinho em Oranjestad

Bondinho em Oranjestad – Créditos: visitaruba.com

15. Aproveitar seu resort em Aruba

Esta dica é para quem vai se hospedar em algum dos hotéis da região dos High Rise Hotels, como é chamada a área em que estão os resorts de Palm Beach. Além da praia em frente – Palm beach, ótima para banho – os hóspedes tem estrutura excelente para aproveitar as férias no melhor estilo caribe – piscinas, coqueiros, gazebos, jacuzzis – cenário perfeito para relaxamento! Ainda escolhemos uma suíte com varanda com vista para o mar! Show! 😍

Nós aproveitamos muito bem as dependências do Holliday Inn Beach Resort & Casino  – piscinas deliciosas, redes e uma bela paisagem – gostamos demais!

Para quem fica em Eagle Beach, isto é possível também nos hotéis maiores da região, como Amsterdam Manor e Divi Resorts, que contam com piscinas e campos de golf.

IMG 9887

16. O antigo Moinho (The Old Mill)

O antigo moinho hoje abriga um restaurante, mas você sabia que originalmente ele foi construído na Holanda em 1804 e depois chegou de navio em Aruba e reconstruído em 1960? Pois é, este é mais um pouco do patrimônio holandês em Aruba!

Moinhos em Aruba

Moinhos em Aruba

17. Supermercado em Aruba

Não deixe de visitar o Super Food! Super completo – tem de tudo! Com produtos de qualidade, o supermercado vive lotado e ainda tem uma farmácia e um restaurante no local!

Supermercado Super Food em Aruba

Supermercado Super Food em Aruba

18. Árvores típicas de Aruba: Divi-Divi

As árvores com troncos retorcidos, sempre dramaticamente (e literalmente) tombadas para um lado são um dos símbolos de Aruba! Super fotogênicas, podem ser encontradas facilmente em toda ilha! Repare que nesta árvore da foto, colocaram até um suporte de ferro para a árvore aguentar, de tão tombada que ela estava!

Árvore Divi-divi símbolo de Aruba

Árvore Divi-divi símbolo de Aruba

Mapa com a localização das atrações turísticas de Aruba

Para ajudar você a organizar o que fazer em Aruba, marquei no mapa abaixo a localização de todas as atrações que citamos nesta matéria:

DICAS GERAIS ARUBA

  • Alugue um carro! A não ser que sua intenção seja ficar lagarteando no resort durante 1 semana, o carro te dá liberdade para explorar outras praias no horário que achar melhor, ir assistir ao pôr do sol em outra praia ou mesmo para sair à noite se não estiver em Palm Beach. Em nossa estadia, usamos o carro todos os dias, mesmo que rapidamente. Gastamos em 1 semana o equivalente a 30 USD de combustível. Se você preferir andar de táxi, eles estão na porta dos principais resorts em Palm Beach e em Oranjestad, mas para visitar praias mais afastadas, melhor combinar antes com o motorista!

IMG 8726

  • Gorjeta em Aruba: as gorjetas em Aruba funcionam no mesmo esquema dos EUA – de 15% a 18%. Em alguns restaurantes já vem na conta e em outros não, sempre confira antes de pagar!
  • Dinheiro em Aruba: a moeda oficial da ilha é o Florin Arubano, porém aceita-se dólar em todos os lugares. Em restaurantes, hotéis, postos de gasolina, lojas, tudo aparece o valor em USD e o valor em AWG. Dica: quando for pagar, peça o troco em dólares também. Geralmente os centavos eles devolviam moedas de florins, mas daí ou deixávamos na hora da gorjeta ou pegávamos para guardar como souvenir! A cotação oficial (set/18) é 1 florim AWG = 0,56 USD. Os cartões de crédito são largamente aceitos e tem caixas eletrônicos em shoppings, mercados e resorts.
  • Segurança em Aruba: Não presenciamos nenhuma cena de violência nem ouvimos relatos de furtos ou roubos a turistas. Nos sentimos seguros em todos os lugares, achamos a ilha muito tranquila para os visitantes. Apenas não dê mole com dinheiro vivo, não ande em locais ermos à noite sozinho, etc, dicas que valem para qualquer lugar do mundo!
  • Estradas em Aruba: A condição em alguns trechos não é excelente, mas em geral o asfalto está aceitável e sinalização para chegar nos locais é boa. Usando o Google Maps não tem erro nem como não achar os locais turísticos e praias! Nota: Aruba estava com vários trechos em reforma e recapeamento de vias, pode ser que quando for pra lá, pegue ruas e estradas em condições melhores do que nós encontramos!
Dirigindo nas estradas de Aruba

Dirigindo nas estradas de Aruba

  • O que levar para viagem à Aruba: Não esqueça do seu passaporte válido, Certificado de vacinação contra febre amarela(obrigatório), dinheiro e cartões, protetor solar, chapéu, óculos escuros!
  • Drones em Aruba: Nós usamos o nosso Mavic Pro sem problemas. Apenas respeite as regras da legislação do país, que podem ser encontradas no site da Agência de Aviação Civil de Aruba. O único “inconveniente” é: VENTA MUITO em Aruba (sempre na faixa de 35 km/h para cima!), voe com cuidado extra! Estude a direção do vento para não perder seu drone!
  • Bicicletas em Aruba: Alguns trechos de praias e em algumas partes de Oranjestad tem ciclovias e bom espaço para as bikes. No entanto, achamos caro para usar pelo sistema de aluguel de Aruba. No nosso resort, Holliday Inn, era gratuito pegar bikes por 3 horas – verifique no seu hotel se quiser fazer essa atividade porque nesse caso você pode economizar uma boa grana!
aluguel de bicicleta em Aruba

Aluguel de bicicleta em Aruba

  • Quando visitar Aruba? Qual o melhor mês para viajar e conhecer Aruba? Estas são algumas das perguntas mais comuns para quem pretende conhecer a ilha caribenha. Como está fora da rota dos furacões, a ilha apresenta altas temperaturas o ano todo, o que significa que o “quando ir” depende também de outros fatores – quer economizar? evite final de dezembro, janeiro e fevereiro, pico da temporada para os norte-americanos fugindo do inverno! Quer evitar pegar chuvas? (apesar de a ilha ser árida e chover muito pouco?) Evite outubro e novembro!
  • Reserva de palapas e cadeiras na praia – Se tem algo que não gostei em Aruba, acho que foi isso, e só! Os resorts tem um sistema bem chatinho de reserva para as palapas e cadeiras na praia. Você deve reservar no dia anterior e tem que pegar senhas e agendar em um certo horário. Achei uma burocracia para quem está em um destino para relaxar! Nas manhãs bem cedinho e no fim de tarde você usa livremente, assim como as cadeiras das piscinas, mas informe-se bem sobre a sistemática para uso da estrutura de praia no seu hotel. No Holliday Inn foi assim, e vi que no Hilton e Hyatt a mesma coisa (porque cogitei reservá-los).
  • Experimente as cervejas locais! Meu marido gostou da Balashi! A latinha tem uma divi-divi na embalagem!

IMG 8631

Para ler todas as nossas matérias de Aruba, clique nos links abaixo:

Espero que tenham gostado de nossas dicas, 100% baseadas em nossa experiência real no destino. Se ajudamos você a planejar a viagem para Aruba, faça sua reserva através de nosso parceiro Booking – nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Assim você nos ajuda a manter nosso site sempre com novos destinos e avaliações de hotéis!

Até a próxima trip!

Booking.com

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *