Como visitar a Muralha da China em Mutianyu: guia completo 51



Veja neste post como visitar a Muralha da China em Mutianyu de forma 100% independente. Damos aqui nossas dicas e todos os detalhes do nosso passeio, do que fazer por lá, mapa do lugar, como ir  de Pequim até Mutianyu, qual ônibus pegar, onde pega-lo  – emfim, a ideia deste post é apresentar um guia completo de como visitar a  Grande Muralha da China em Mutianyu, para que você possa planejar sua visita a muralha se forma independente e sem perrengues.

Como ir até a Muralha em Mutianyu

Mutianyu fica um pouquinho mais distante de Pequim quando comparado à Badaling, mas ainda assim perfeitamente acessível para um bate e volta. Quando estávamos em Pequim, montamos dois planos para chegar até a Muralha de China em Mutianyu: o plano “A” era usar o transporte público, nossa opção preferida. Porém, em virtude da barreira da língua na China e a falta de informações detalhadas em sites oficiais, consideramos um plano “B”, contratar um tour através do concierge do nosso hotel:

Pelo concierge poderíamos comprar tours de agencias como a da foto acima, ou tours privados. O tour privado consistia em motorista que nos levaria de carro até a muralha e ficaria o dia todo a nossa disposição, retornando no meio da tarde para o hotel. O preço naturalmente era salgado, 800 yuans, algo em torno de 450 reais pela cotação atual.

Mas, depois de alguns dias em Pequim, nos habituamos de tal forma ao metrô da cidade que andávamos para lá e para cá sem qualquer dificuldade. Além disso, já havíamos ido de forma independente até Badaling. Encorajados, escolhemos a opção do transporte público.

Para nossa alegria, deu tudo certo, foi mais fácil do que imaginamos. Vou mostrar abaixo nosso guia completo de como chegar até lá, bem detalhado, com o caminho das pedras e tudo mais, quem sabe você não se anima a fazer o mesmo!

Como Chegar à Grande Muralha da China – setor Mutianyu – usando o transporte público

Em Pequim, pegamos o metrô até a estação Dongzhimen – as linhas 2, 13 ou airport express do metrô levam até esta estação. Chegando lá, seguimos as placas para “Bus Transfer Hall”, de onde sai o ônibus para Huairou, a cidade mais próxima de Mutianyu.

IMG_1748IMG_1749

Ao chegar no bus transfer hall, seguimos as placas para o ônibus 916. Esse ônibus tem como destino final a cidade de Huairou, é bem frequente, tem saída de 20 em 20min, pela plataforma norte, mas verifique a informação atualizada no painel de LCD:

IMG_1751

Entramos na fila onde estava escrito 916:

Ônibus 916 de Pequim até Huairou - Muralha da China em Mutianyu

O bilhete compramos aí mesmo, na fila. Dica: há dois ônibus 916, um expresso e outro local, ambos fazem o mesmo caminho, mas o expresso para menos e é portanto mais rápido. Pergunte na hora de comprar se é 916 expresso ( express bus , fast bus ) ou o se é o 916 local (regular bus, local bus). Nós compramos o 916 expresso.

Outro dica: cuidados com os espertalhões, uma mulher nos abordou na fila dizendo que havia um jeito mais fácil para chegar até a Mutianyu, não acreditamos, na hora lembrei de um relato que li no tripadvisor, algumas pessoas ficam na fila procurando turistas, orientando para pegar o ônibus “X” e descer em tal lugar, mas quando chegam lá não é nem Huairou e nem Mutianyu, daí aparece um taxi (combinado com a pessoa que te deu a falsa dica), que te cobrará os olhos da cara…

O ônibus por dentro:

Ônibus 916 de Pequim até Huairou - Muralha da China em Mutianyu

Estávamos no caminho certo, a plaquinha na estrada indicava Huairou a 8km.

Ônibus 916 de Pequim até Huairou - Muralha da China em Mutianyu

Em pouco mais  de 1 hora chegamos lá. Já nos preparávamos para descer quando um chinês vestido de uniforme azul entrou no ônibus e veio falar conosco, perguntou se íamos a Mutianyu… olhei para a Erika e pensamos, bom… éramos os únicos ocidentais aí, então o ônibus inteiro sabia que a gente ia visitar a muralha da China!! Ficamos desconfiados… pensando se aquilo seria algum golpe, então ele nos entregou o panfleto abaixo:

IMG_1766

O que estava escrito:

Enfim, o panfleto só dizia o que já sabíamos, apresentava um mapa da Muralha da China de Mutianyu com informações de como chegar lá, mas serviu para quebrar nossa desconfiança com o chinês… pensamos também: já estávamos em Huairou, e umas das atividades dos taxistas daí é levar turistas até Mutianyu.

Fechamos com ele o translado Huairou – Mutianyu – Huairou, com o adicional dele nos esperar em Mutianyu por algumas horas até concluirmos nosso passeio pela Muralha. O pagaríamos apenas no final – isso é importante, se forem de taxi, só pague no final, quando retornar para Huairou!

Caso esse chinês não tivesse aparecido, o plano original era descer no ponto final do ônibus 916 (um grande estacionamento onde ficam vários ônibus parados, foto no final do post). Daí até Mutianyu, há diversas alternativas: taxi, minivan ou micro-ônibus (h23, h24, h35 ou h36).

Entramos no taxi do chinês de uniforme azul e seguimos viagem.

IMG_1868

São 20 minutos de Huairou até Mutianyu. Paramos no estacionamento e seguimos caminhando até o teleférico, no caminho há várias vendinhas com uma infinidade de tranqueiras.

IMG_1772

iPhone5_1480_2

Como é a visita à Muralha da China em Mutianyu

Como Mutianyu fica no alto de uma montanha, existe um teleférico que te leva o topo. Nós fomos no início de novembro, e pegamos as árvores todas coloridas com as cores do outono, em lindos tons de vermelho, laranja e amarelo.

T4i_2812

Na foto abaixo, repare que o teleférico passa por cima da pista de tobogã, uma alternativa divertida que nós usamos para retornar lá de cima da muralha. Se não quiser voltar de tobogã, a outra alternativa é o próprio teleférico.

T4i_2804

Daqui já dava para ver a Muralha da China!!

IMG_28151

Mapa do setor de Mutianyu da Grande Muralha da China, texto bilíngue, em mandarim e inglês:

IMG_1782

E a muralha serpenteando sobre as montanhas…

T4i_28213

Tickets de entrada para a Grande Muralha da China em Mutianyu

Nossos bilhetes.

Tickets do teleférico e Tobogã - Grande Muralha da China em Mutianyu

Abaixo, o teleférico visto lá de cima da Muralha da China, e a belíssima coloração de outono das árvores em Mutianyu.

 Teleférico - Grande Muralha da China em Mutianyu

Há um detalhe muito importante nesta imagem, e que irá nos acompanhar por todo o nosso passeio: quanto mais longe olhamos, o cinza vai tomando o lugar das cores de outono. Esta atmosfera densa de “fumaça” é na verdade uma combinação de neblina com poluição do ar, chamada smog e infelizmente muito comum na China atual. Para saber mais sobre este assunto, confira nosso post de como a poluição do ar pode afetar sua viagem a China.

Como verão pelas fotos a seguir, apesar prejudicar a visibilidade a longa distância, a poluição do ar não chegou a  comprometer nosso passeio a este lugar fantástico que é a Grande Muralha da China!

Grande Muralha da China em Mutianyu no outono

Grande Muralha da China em Mutianyu

Comparativamente a Badaling, que tem as torres e guarnições mais parecidas entre si e mais espaçadas umas das outras, na Muralha da China em Mutianyu elas são em diferentes estilos e mais próximas entre si. Há torres com um telhadinho, três telhadinhos, torres sem telhado, cada qual com sua arquitetura particular. No total, são 23 torres espalhadas ao longo de 5Km de muralha.

T4i_28331

Em Badaling, o campo de visão é maior, e você enxerga aquela muralha enorme serpenteando pela montanha. Em Mutianyu você se sente mais inserido na montanha e envolvido pela natureza. No outono, a vegetação natural se transforma praticamente em um imenso jardim todo colorido ao redor da muralha, realmente um diferencial em Mutianyu.

Grande Muralha da China em Mutianyu no outono

Há muitos trechos de subida e descida em Mutianyu. Haja pernas!

Grande Muralha da China em Mutianyu no outono

IMG_2843

Grande Muralha da China em Mutianyu no outono

Grande Muralha da China em Mutianyu no outono

Paramos para descansar um pouquinho…

IMG_17991

.. e tirar uma foto, empolgados, estávamos na Grande Muralha da China de Mutianyu!!

IMG_28591

Continuamos…

Grande Muralha da China em Mutianyu

IMG_28711

Neste trecho de Mutianyu, a natureza tomou conta da muralha, com árvores e uma infinidade de arbustos crescendo em cima do próprio piso da Muralha da China:

T4i_29181

Aqui, realmente vemos a muralha original, sem restauração. As primeiras construções da muralha de Mutianiu começaram no século VI durante a dinastia Qi.  Entre os séculos XIV e XVII ela sofreu um “upgrade”, durante a dinastia Ming. Nós estávamos em cima de 1.400 anos de história!!

Grande Muralha da China em Mutianyu - ruinas

Grande Muralha da China em Mutianyu - ruinas

Grande Muralha da China em Mutianyu - ruinas

Daqui para frente a muralha estava em ruínas, achamos melhor não continuar, e retornamos.

T4i_29091

A Erika fazendo graça, estávamos contentes de estarmos aqui!

Grande Muralha da China em Mutianyu

IMG_18322

 

T4i_29401

Outra comparação que merece ser feita é que a muralha em Mutianyu é muito, mas muito mais vazia do que em Badaling. Acho que isso ficou bem nítido nas (muitas!) fotos que tiramos – depois compare com a nossa visita a Muralha em Badaling e verá a diferença. Tirar uma foto sem uma manada de chineses ao lado é tarefa praticamente impossível em Badaling, enquanto em Mutianyu isso acontece sem muito esforço. Se você gosta de paz e tranquilidade, a Muralha da China de Mutianyu é para você!

Grande Muralha da China em Mutianyu

Já estava na hora de ir embora. Nos despedimos da Muralha com um último olhar e seguimos rumo ao tobogã (slideway), a plaquinha abaixo indica o caminho.

 

IMG_1849

Para quem não comprou o ticket de retorno, dá para comprar aí:

IMG_1784

As instruções de como usar o tobogã, demos uma rápida lida nas imagens.

IMG_18501

O Tobogã de Mutianyu:

Grande Muralha da China em Mutianyu - tobogã

Lá fomos nós!

Grande Muralha da China em Mutianyu - tobogã

É bem divertido! Nas curvas mais fechadas ficam fiscais com um bandeirinha na mão, se você estiver muito rápido eles acenam a bandeira para você diminuir a velocidade. Depois de alguns minutos chegamos lá em baixo.

Demos uma passada no banheiro, em estilo de muralha:

Grande Muralha da China em Mutianyu - banheiros

Alguns chineses jogando cartas, como eles adoram jogar!

IMG_1860

Fomo atrás no nosso motorista de uniforme azul…

iPhone5_1482

Encontramos ele nessa outra rodinha, e adivinha? jogando carta!

IMG_1864

Voltamos para o estacionamento…

iPhone5_1483

E seguimos para Huairou. O motorista nos deixou naquele grande estacionamento de ônibus que eu mencionei – uma espécie de rodoviária – daí que parte o ônibus 916 para Pequim. Lembre-se da dica, se der pegue o 916 expresso, ele é muito mais rápido.

IMG_1870

Para nossa sorte, esse aí era um 916 expresso.

Ônibus 916 de Pequim até Huairou - Muralha da China em Mutianyu

Uma hora e 20 minutos depois chegamos em Pequim.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do passeio, porque eu e a Erika adoramos. Se tiver oportunidade, visite o lugar, é muito bonito! Abaixo, marquei em um mapa do google a localização da Muralha da China em Mutianyu e os lugares que citei aqui no post:

Caso tenha interesse em conhecer outro setor da Muralha da China, em Badaling, temos um post específico aqui no blog:  Muralha da China: nossa day trip a Badaling – de forma 100% independente.

Ou para ver todo o nosso conteúdo publicado sobre Pequim, clique aqui.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

51 pensamentos em “Como visitar a Muralha da China em Mutianyu: guia completo

  • Caren floret

    Oi Gustavo e Erica,

    estou indo para a China esta semana, e sou daquelas que gosta de se aventurar e pegar metro onibus, até pra economizar na viagem.
    eu estava a quase um mes procurando em blogs, sites, um meio certo de chegar até a esta estação de Mitianyu de tranporte publico e nunca encontrava.
    sempre muitos iam ou à bandaling de tramsporte publico, ou contratavam transfer para ir a Mitianyu
    O Blog de vocês foi o primeiro que encontrei que mostra as informações precisas, de uma maneira fácil e clara de chegar até lá.
    agora estou muito mais tranquila de verdade de ir, pois sei que pode dar certo!

    Muito obrigado pelas informações detalhadas do blog, e boa viagem!!!!!!!!!!!!!

    • Erika

      Oi Caren, muito obrigada pelas suas palavras, nos deixa muito lisonjeados. Espero que tenha uma excelente viagem à China e tenho certeza que irá se encantar com o país assim como nós. Volte sempre ao nosso blog!

  • Milena

    Vim aqui pois cheguei tem umas 2 horas D muralha e sem VOCÊS nao teria sido possível.
    Pesquisei vários sites mas a quantidade de detalhes (fotos, comentários, dicas) daqui fez toda a diferença e decidi me guiar por vocês!! Foi PERFEITO!! Só não foi melhor porque o ônibus de retorno eu não consegui pegar o Express já que ninguém me entendia. A viagem dura o dobro do tempo!!! 😞 Mas ainda assim valeu o dia!!! MUITO OBRIGADA mais uma vez!!! ❤️

    • Erika

      Milena que bacana!! Ainda bem que deu certo, e viagem para a China não tem como não ter um perrengue 😀 rsrsrs
      Ficamos muito felizes com suas palavras e obrigada por compartilhar seu relato 🙂

      • Gustavo Autor do post

        Júlia, veja os comentários para o valor do ônibus. Quanto ao metrô em Pequim, a partir de 2014 paga-se por distância, então não há um preço fixo, depende das estações de origem/destino – preço inicial de 3 rmb (pouco mais de 1 real, e como a Erika já comentou, é super barato!). Dica: para usar o metrô de maneira rápida e fácil, compre o cartão Yikatong já ao chegar no aeroporto internalcional de Pequim, para mais detalhes veja nosso post do “Airport express” em Pequim. Boa viagem, e se puder, volte aqui para contar como foi!

  • Emilie Erbetta Mahas Kawamoto

    Olá!
    Gostaria de agradecer as dicas, pois foram super úteis.
    Eu e meu marido fomos a Mutianyu há duas semanas (13 de outubro, 2016) e seguimos exatamente o que fizeram, com uma única diferença que na volta optamos pelo transporte público desde a muralha até Beijing.
    Só para compartilhar aos interessados: Na ida fizemos tudo como vocês, metrô, ônibus e táxi até mutianyu, na volta atravessamos a rua, logo que saímos da muralha, e havia um ponto de ônibus, decidimos esperar por uns 20 minutos, e caso não aparecesse nenhum busao voltaríamos de táxi. Por nossa sorte, tinha um senhor no ponto e nos disse (por mímica, e falando em mandarim) que ele támbem ia pra Beijing, que o ônibus estava chegando (foi o que deduzimos) e deu certo 😱.
    Pegamos um ônibus até o último ponto em Beijing, onde todos desceram, e há uns 200 metros havia estação de metrô (descobrimos isso acompanhando todos os outros chineses que estavam no ônibus). Deu super certo. Na volta gastamos apenas o dinheiro da passagem de busao, usando o cartão do metrô.

  • Nei Alves

    Olá.
    Muito Bom as dicas sobre a muralha Parabéns!
    Podem me ajudar com algumas perguntas?
    1) Quanto custa o express 916 e qual é o primeiro horário que ele sai de pequim e o último que ele volta da Muralha?
    2) Embora não tenha utilizado, qual é o valor do taxi, onibus e mini vans desde o ponto final do onibus até a entrada da muralha?
    3) Qual o valor do ingresso pra entrar na muralha e do cable car?

    Muito Obrigado!

    • Erika

      Olá, não nos recordamos do preço do ônibus, mas lembro que era bem barato, como todo o transporte publico na China. Quanto aos outros não sei o preço porque não utilizamos. O preço da muralha na época foi 45 yuan/cada, para crianças e idosos tem desconto. Boa viagem

  • Piti Ruas

    Olá, iremos para Pequim em fevereiro, e pretendemos adotar suas dicas, nossa maior duvida é com a comunicação com os chineses…
    Nosso inglês é satisfatório, e só…
    Como vcs se viraram? Indicam algum acessório?
    Att.

    Piti Ruas

    • Erika

      Olá Piti,
      A comunicação é dificl, o inglês deles é bem tosco, mesmo nos hotéis e locais turísticos. Mímica ajuda também 😄
      Se tiver um app no celular de tradução de mandarim ajuda bastante! Ou um que tenha leitor de caracteres chineses, compramos o Pleco, para iPhone. Boa viagem!

  • Carlos

    Olá!!
    Primeiramente, muito obrigado pelas informações foram muito úteis, fomos la dia 22/03/17 e foi de mais, muito legal e bonito.
    Algumas informações:
    Descemos no final dá linha, ali pegamos “carona” com um chinês, valor de 50 Rmb( só para ir e 50 para voltar, não combinamos a Volta, quando vimos ele estava lá no esperando).
    O valor dá passagem de Beijing até a cidade lá foi 24 Rmb para duas pessoas.
    Valor do Parque: Ônibus para ir até o início do parque+ bondinho+entrada no parque = 320 Rmb Para duas pessoas.
    Tobogã: 80 o adulto é 60 criança.
    Foi emocionante estar lá.
    Abraço

  • Stephan

    Boa noite!!

    Ótimo post!!
    Estou indo em novembro para a Tailândia e o voo fará uma escala de 12 horas em Pequim.
    Visto que entre migração e tempo de embarque irei gastar umas 4 horas no total, terei umas 8 horas para turistar.
    Gostaria de saber se vocês acham viável uma visita a esse trecho da muralha nesse período. Têm dicas de como chegar lá pelo aeroporto?
    Obrigado!

    • Erika

      Oi Stephan, acho que em 8 horas dá para fazer um passeio bem legal pela muralha, mas como a logística de transporte público para Mutianyu é mais complicada, te aconselho a pegar um táxi, combinando com o motorista te levar, esperar seu passeio e te levar de volta para o aeroporto. Até tem como ir de transporte público como contamos nesse post, mas como você está com tempo contado, pode ficar um pouco apertado no caso de algum imprevisto. Para ir de transporte público (trem do aeroporto para centro + metrô + trem para muralha) é mais perto e fácil o setor de Badaling. Espero ter ajudado!

  • S

    Parabéns pela dica de como chegar à Muralha de forma independente! Vou à China e seguir suas instruções! Obrigada por compartilhar! Acredito que viajar de ônibus é mais emocionante do que simplesmente pegar um tour privado ou coletivo…

  • Paulo

    Valeu Gustavo,

    Muito bem explicado esse seu roteiro complicado para a Great Wall. Vai ser muito útil pra mim que planejo ir para a Copa da Russia em junho/18, e dar um “bate volta” prolongado de uma semana Moscow-Pequim.
    Caso possível, me informe quanto vc pagou para o chinês do táxi, do ponto final do buzão 916 em Houairou até a subida do teleférico em Mutyanu, ida e volta com a espera de mais ou menos umas 3-4 horas, acredito eu.
    Desde já muito grato.
    Que Buda continue iluminando os seus caminhos!
    Forte abraço pra vc e pra Érica,
    Do amigo “Coroa Mochileiro Baiano”
    Paulo

    • Erika

      Oi Paulo, quem responde é a Erika! Obrigada pela visita ao site! E esse seu roteiro China e Russia vai ser bem legal hein!
      Quanto à informacao do preço do taxi ida e volta e mais espera de algumas horas pagamos 200 yuan, o que dá por volta de 95 reais. Nao achamos caro porque o trecho é longo, e ele ainda nos esperou varias horas… juntando com o preço do transporte publico sai pela metade do preço de um tour de agencia de turismo e ainda ficamos mais tempo na Muralha!

  • Maryam el khouri

    Olá,adorei o post de vocês sobre a muralha.
    Pretendo conhece-la agora em novembro poia tenho uma escala grande em pequim.Saberia me informar o valor que pagou pelo onibus 916 e pelo taxi?
    Qual o valor da entrada na muralha?
    Obrigada

    • Gustavo Autor do post

      Maryam, ônibus e taxi são muito baratos em Pequim, dá uma lida nos comentários aqui do post, os leitores já postaram preços atualizados dos transportes e nós já respondemos esta questão anteriormente. Boa viagem!

  • Sander

    Oi Gustavo e Erika!

    Voltando aqui pra agradecer pelas informações! Fomos a Mutianyu conforme vocês disseram! Tudo certo, apenas o dia chuvoso que atrapalhou um pouco, mas super valeu a pena!

    Sobre o ônibus 916, apenas uma informação a mais em relação aos demais comentários: não dão troco! Foram 24 rmb (2 pessoas), e contamos as moedas pra conseguir o dinheiro exato! Por pouco teríamos que ter deixado 100 rmb lá na caixinha de coleta do dinheiro das passagens, por não ter a quantia exata… Rsrs

  • Lourival

    Olá. Muito legal o relato. Estou indo em março para Tailândia e temos uma conexão de 10 horas em Xangai no pudong. Acham que dá pra ir lá e voltar nesse espaço de tempo? Qual seria. O meio mais rápido possível? Obrigado.

  • BEATRIZ AMORIM

    Quanto em media por dia em dolares voce sugere que se deve levar para conhecer Pequim e Muralha da China? Preco de celular, maquinas fotograficas, GOPRO vale a pena la ? Irei em Maio. Obrigada!

    • Erika

      Oi Beatriz, evitamos falar de valores pois é muito subjetivo, gastamos desde 10 dólares no Mcdonalds até 80 dólares em uma steakhouse em Pequim, então depende do perfil de cada um, também entra nesta conta o tipo de hotel que vai ficar… para compras no geral achei que os preços eram semelhantes aos de SÃo Paulo, inclusive eletrônicos. Barato mesmo só para falsificados, então não vale a pena!!! Obrigada pela visita ao blog!

  • Elizeu Reis de Andrade

    Boa tarde, desde já agradeço às informações.
    Estaremos indo a um cruzeiro em fevereiro/19 que ficará em Beijing 02 dias, sendo que em um deles pretendemos ir a Muralha(Mutianyu)
    pelas informações, é necessário 01 dia inteiro para este passeio, é possível ir do porto ( tianjin)?
    Nesta época como é o clima, Frio?
    Qual o valor médio de uma van ou um taxi para fazer este percurso?
    Sei que podemos ir de metro, onibus e.t.c mas desta forma é bastante estressante e demanda algum tempo a mais.

    Agradeço o retorno.
    Elizeu

    • Erika

      Oi Elizeu, em fevereiro em Pequim é bem frio, podendo até nevar. Você vai no inverno. Com certeza no porto deve ter taxistas para levar e trazer da muralha, em passeios combinados. Não faço idéia do valor do táxi do porto à muralha. Certamente a agencia de viagens pela qual você adquiriu seu cruzeiro tem essa informação, uma vez que a visita à muralha é o principal passeio dos turistas em Pequim. Boa viagem!

  • Lucas

    Excelente Post!!!

    Por favor, queria a opiniao de voces:

    Estou morando na CHina ha alguns meses e ainda nao conheci a muralha de Pequim. Vou fazer uma viagem mes que vem, e chego em pequim as 9:30 da manha do domingo, e tenho voo para Dalian (onde moro) somente as 11 da noite.

    Acho que considerando todas as burocracias de aeroporto, tenho das 10:30 ate as 21h (no aeroporto) para fazer alguma coisa, e quero ir em um dos trechos da muralha (me agrada mais esse de Mutianyu).

    Podem opinar se fica muito apertado de tempo? Acredito que nao. Algum dos trechos facilita as coisas? Vou em agosto, nessa epoca do ano favorece algum dos dois trechos ? Imagino que Badaling esteja ainda mais lotado. Qual expectativa de tempo total, contando as confusoes e imprevistos? Imagino que cerca de 8h?

    Muito obrigado!!!

    • Gustavo Autor do post

      Oi Lucas. Badaling tem acesso mais fácil, já Mutianyu como viu dá um pouquinho mais de trabalho para chegar, mas com o tempo que tem dá pra ir a qualquer uma delas. Mutianyu é menos lotada sim. Nesta época do ano deve pegar a vegetação mais verde. Se seu orçamento estiver muito apertado, pode ir de onibus desde Pequim como nós – atenção ao onibus expresso x local, mas se estiver mais folgado, feche um passeio com um taxista em Pequim, vai sair mais caro, mas simplifica as coisas para vc que está em conexão. Boa sorte!

  • Luciana

    Oi Gustavo e Erica,
    Amei o relato super bem explicativo, tenho só uma pergunta consigo fazer este passeio sem ter o visto, somente aquela concessão de 144 horas de transito em pequim?
    Obrigadooo
    Bjos

    Luciana

  • Roberson Fontenele

    Olá, primeiramente venho aqui agradecer todas as dicas dadas nesse post de vcs… fui hoje na muralha, e mesmo após anos desse post, continua qse sendo a mesma coisa para se chegar nessa parte da Muralha, o que mudou mesmo acho que foi só a parte lá da entrada que tem todaaaa uma estrutura e fizeram tipo um serviço de “shuttle bus” para levar do ponto que os táxis/vans deixam os turistas até a entrada mesmo dos bondinhos. Foi bem fácil conseguir chegar lá, pensei que passaria por algum perrengue, mesmo sem tá usando internet aqui, consegui chegar lá sem muitos problemas. Agora vamos para os preços atualizados
    (Ida e volta):
    Metrô (Qianmen-Dongzhimen) – 8 rmb
    Ônibus 916 – 24 rmb (como dito antes, se vc não tiver o cartão, tem que levar o dinheiro trocado pq eles não dão troco)
    Taxi (do ponto final do 916 até a base de Muntianyu que dividi com mais 2 chinesas) – 40 rmb (pode ser usado o transporte público tb nesse trecho com os ônibus h36, …. e outros que tem no post, porém eles demoram mto a passar, como smp tem gnt indo pra lá tb, o ideal eh se juntar e dividir a corrida do táxi)
    Entrada+Shuttle bus: 60 rmb
    Subida ropeway + descida tobogã: 120 rmb (a dica se vc quiser descer no tobogã é não deixar para comprar lá em cima, compra logo a subida e descida no próprio guiche do tobogã, pois tem 2 tipos de teleféricos lá)

    TOTAL: 252 rmb

    Esse valor foi ida e volta para uma pessoa! Como estava sozinho tentei economizar ao máximo.

    Obrigado pelas dicas e ótimo passeio a todos! Vale muitoooo a pena conhecer!

  • Lizya

    Olá, que relato excelente!
    Estou me sentindo um pouquinho mais segura.
    Deixa eu te perguntar .. qual horário vocês foram? Digo, a chegada na Muralha? So pra ter um ideia de quantitativo de gente
    hahahahaha costumo sair bem cedo nos meus passeios, mas fico em duvida sobre a abertura do metro, onibus, da propria muralha etc. Obrigada!!

    • Gustavo Autor do post

      Oi Lizya, obrigado. Nós chegamos na muralha em Mutianyu entre 10:00 e 11:00 horas. Mutianyu não lota tão rápido quanto Badaling (essa sim tem que sair cedo porque os trens para lá esgotam rápido). Pode ir tranquila, dá uma lida nos comentários, várias pessoas seguiram esse nosso passo a passo e, como no nosso caso, deu tudo certo com elas também. Boa sorte e boa viagem!

    • Erika

      Demos o passo a passo do passeio que fizemos, em um lugar onde a comunicação é o mais difícil, isso é o essencial; os preços podem sofrer alteração, então mesmo se tivesse mencionado na matéria eles podem ficar defasados. De qualquer forma, ninguém vai para o outro lado do mundo com dinheiro contado. É um passeio barato e nos vários comentários pode ser que tenha alguém que foi recentemente, tem que dar uma lida.