Trilha de inverno no Parque Frontenac em Kingston, Canadá



Neste post vou falar do parque Frontenac, localizado a 40 quilômetros de Kingston – por volta de uma hora de carro. Este parque é uma ótima opção para quem quer um passeio tranquilo, em contato com a natureza.  Ao longo dos 6 quilômetros de trilha que percorri, encontrei apenas um coelho. Pessoas? nenhuma… apenas eu e um colega meu de trabalho estávamos visitando o parque naquela manhã de sábado.

IMG_4259

Era dezembro e o inverno já havia chegado por ali, os lagos estavam todos congelados, pelo menos em sua superfície. Também, com aquela temperatura… o painel do carro indicava 20 graus negativos!  Estava muito, muito frio!!

IMG_4576

A estrada que leva ao parque está em ótimo estado de conservação, como todas no Canadá.

IMG_4230

A estrada é de asfalto até a entrada do parque, depois de terra.

IMG_4239

No caminho, lagos e mais lagos congelados:

IMG_4238

Em um dos lagos que passei, uma cena inusitada: duas pessoas caminhavam sobre suas águas congeladas. Na foto abaixo, dá para ver o homem que vai a frente testando a rigidez do gelo com uma vareta. Corajosos, para não dizer loucos. Imagina se a superfície racha…

IMG_4288b

No parque Frontenac tudo é muito bem sinalizado, uma característica geralmente ausente nos parques brasileiros – para citar alguns dos que já visitamos: Aparados da Serra e Itatiaia – parques belíssimos, mas sem nenhuma sinalização. O Frontenac é o oposto disso. Logo na entrada, o usuário é informado sobre o risco de incêndio:

IMG_4242

Depois, uma placa informa que todos os veículos dentro do parque devem possuir uma autorização de permanência a ser colocada dentro do carro e de forma visível. Esta autorização você obtém na administração do parque.

IMG_4241

Na recepção você encontra algumas informações para sua segurança, como por exemplo não caminhar nos lagos congelados (!)

IMG_4249b

Mas não havia qualquer funcionário por lá. Então como obter a autorização de permanência no parque?

Logo descobri: você mesmo faz tudo, preenche um formulário marrom claro, destaca a parte serrilhada – que você vai colocar no para-brisa do seu carro – e o formulário preenchido você coloca junto com o dinheiro dentro de uma urna.

Para acampamento deve-se informar o nome de todas as pessoas, dentre outras informações.

IMG_4253

Nessas horas notamos o contraste de culturas. Primeiro, com relação ao atendimento – o brasileiro em geral está acostumado a ser atendido, não gosta de auto atendimento. Segundo, com relação ao pagamento: você está sozinho ali, paga se sua consciência decidir pagar. Claro que há fiscalização, mas ela é por amostragem, nem todo mundo será fiscalizado. No Canadá funciona… no Brasil, com a nossa cultura da malandragem… por enquanto acho difícil.

Paguei os 14 dólares, deixei o posto de auto atendimento, voltei ao carro para colocar a permissão no parabrisa e fui fazer uma das trilhas do parque, a “corridor trail” – mapa abaixo.

SCAN0025

Abaixo, um mapa do google com a localização do Parque Frontenac:

Segue abaixo algumas fotos da trilha:

IMG_4263

Não havia uma única folha nestas árvores, estávamos no meio de dezembro e todas as folhas já haviam caído! Que diferença em relação a outubro, quando visitei o Canadá com a Erika! Pegamos as árvores com as tonalidades de outono, folhas amarelas, laranjas, vermelhas, verdes. Para quem quiser comparar, confira como fica a belíssima coloração do outono Canadense nestes post: Cataratas do Niagara e   parc Omega.

IMG_4275

Próximo aos lagos congelados, há pinheiros que ainda sustentam suas folhagens:

IMG_4565

Da trilha que fiz (“corridor trail”) partem outras trilhas, com acesso pela Big Salmon Lake Road:

IMG_4282

Informações da distância e tempo de percurso das trilhas na imagem abaixo:

IMG_4281

Para maiores informações sobre o Parque Frontenac, consulte o site oficial.

Para ver outros passeios para fazer em Kingston, clique aqui.

Ou clique aqui para ver todas as nossas matérias do Canadá.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *