O que fazer em Andorra: 10 atrações imperdíveis | Roteiro Completo



Hoje no blog, você vai conferir um roteiro completo para conhecer um dos menores países do mundo: Andorra. O que fazer e quais são as principais atrações turísticas deste principado, que faz fronteira com França e Espanha, e fica no coração dos Pirineus, região de belíssimas paisagens de montanha. São 10 atrações imperdíveis, destrinchadas em detalhes para ajudar em seu planejamento de viagem.

No verão, as caminhadas e passeios ao ar livre predominam entre as atividades, enquanto no inverno, milhares de turistas vêm ao país para esquiar (o país possui o maior complexo de ski do sul da Europa) e curtir o clima de frio e neve. Nós fizemos uma viagem de turismo para Andorra no mês de dezembro, portanto no inverno, e aproveitamos bastante (ficamos 4 noites/ 3 dias inteiros).

IMG 1716

Andorra é dividida em 7 paróquias – Andorra-a-Velha, Escaldes-Engordany, Sant Julià de Lòria, Encamp, La Massana, Ordino e Canillo, que funcionam como distritos, alguns deles têm subdivisões. Cada “cidade” dessas tem suas atrações, hotéis, mas os turistas vão sentir que estão indo de um bairro a outro.

Preste atenção nas estradas do país, são sinuosas e os motoristas em geral correm bastante! Em Andorra la vella, as ruas são estreitas e com curvas bem fechadas. Mas a paisagem é sempre bonita!

IMG 1756

O que fazer em Andorra – principais pontos turísticos

  1. Andorra La Vella
  2. Spas de águas termais
  3. Visitar as cidades (paróquias): Canilo, Soldeu, Encamp
  4. Mirantes
  5. Museus
  6. Igrejas Românicas
  7. Compra de produtos locais e artesanais
  8. Hospedar-se em um hotel de montanha
  9. Atividades na neve (somente no inverno)
  10. Atividades de verão

Andorra La Vella

Visitamos algumas das ruas de compras na capital, Andorra-la-Vella e também alguns pontos turísticos na região. Andorra é também um destino de compras: com shoppings gigantescos e várias lojas de diversas marcas e grifes internacionais, mas com um detalhe: a menor cobrança de impostos do continente europeu!

IMG 1855

O país é conhecido como paraíso fiscal e muitos produtos são comprados sem impostos. Vestuário, bebidas alcoólicas, cigarros, perfumes e eletrônicos são os itens mais buscados pelos turistas.

O melhor shopping em minha opinião, que vende boas marcas e tem de tudo!!! (inclusive uma Fnac, uma boa praça de alimentação e estacionamento enorme) é o Pyrénées Andorra. Outro com boa variedade de lojas e um bom supermercado é o Centre Comercial Illa Carlemany. As principais ruas de compras em Andorra são as avenidas Meritxell e Carlemany.

Centro de compras e restaurantes em Andorra la Vella

Centro de compras e restaurantes em Andorra la Vella

Mas vale a pena fazer compras em Andorra? a resposta é… depende. Em nossas andanças por lá, vimos que os produtos eletrônicos (como máquinas fotográficas, GoPro, drones, iPhone, etc) tinham preços abaixo da média na Europa, mas não se compara ao preços dos EUA, por exemplo.

De qualquer forma, os preços eram mais baratos que no Brasil para produtos de marcas como Dji, Apple, Canon, Nikon, JBL, entre outras.

Achei os preços de perfumes e cosméticos muito bons e havia muita variedade. Mesmo com o real super desvalorizado ainda saía 30% abaixo dos preços que encontramos em shoppings em São Paulo.

No quesito vestuário, recomendamos as lojas de departamentos para obter produtos com descontos. Queríamos comprar algumas roupas de esportes de inverno na The North Face, mas apesar de a loja ser enorme, os preços decepcionaram. Passamos também pela Mango, Zara, Pull & Bear, dentre outras. Exceto por promoções, os preços das roupas são elevados!

Alguns dos principais pontos turísticos de Andorra estão em Andorra La Vella, como a Pont de Paris sobre o rio La Valira, o Spa termal Caldea, os monumentos “A nobreza dos tempos”, de Salvador Dalí e “7 poetas”, de Jaume Plensa (no mesmo estilo que ele produziu em Nice, sul da França), além da igreja românica Sant Esteve d’Andorra la Vella e do Parc Central.

IMG 1826

Spas de águas termais

Andorra se orgulha de proporcionar a seus visitantes saúde, relaxamento e bem-estar. Escaldes-Engordany possui uma fonte termal natural, cuja água sai à temperatura de 70°C. O Centro Termolúdico Caldea (o maior spa termal do sul da Europa) e os diversos spas privados dos hotéis fornecem uma infraestrutura completa para o viajante que procura esse tipo de experiência em Andorra.

IMG 1846

Nós escolhemos nos hospedar em um hotel que tivesse um spa de qualidade, e conseguimos relaxar após os passeios em Andorra durante todos os dias de nossa estadia.

Visitar as cidades de Andorra: Canillo, Soldeu, Encamp

Cada cidade parece mais um bairro, é possível percorrer o país de ponta à ponta, da fronteira com a  Espanha à fronteira com a França, em pouco mais de 1 hora. Recomendamos como passeio em Andorra a visita às paróquias e suas respectivas atrações, restaurantes e centros de ski.

IMG 1682

Mirantes em Andorra

Há alguns mirantes no principado e o mais bonito deles é uma das principais atrações turísticas de Andorra: o Mirador del Roc del Quer. Além da bela vista para as montanhas, a estrada sinuosa que leva ao mirante também é uma atração à parte. Outro destaque é a escultura de um homem sentado sobre uma plataforma bem no deck de observação – é a obra “um pensador”, do artista Miguel Ángel González. A entrada é gratuita.

Mirante del Roc del Quer: ponto turístico em Andorra

Mirante del Roc del Quer: ponto turístico em Andorra

Museus de Andorra

Apesar de minúsculo, o principado tem 20 museus! Uma ótima atividade cultural para se fazer em Andorra é visitar alguns deles. Há alternativas para todos os gostos: O Museu Casa Rull leva os visitantes de volta no tempo com objetos antigos de Andorra; tem o Museu de Arte Sacra, o Museu da Miniatura, e os famosos entre turistas – Museu do Automóvel e Museu do Perfume de Andorra. Veja mais informações clicando aqui.

Igrejas Românicas

Em relação à arquitetura, as igrejas pré-românicas e românicas de Andorra são caracterizadas por sua construção simples e pequenas dimensões, permanecendo fiéis ao estilo da arte românica, desenvolvido entre os séculos XI e XII.

Igrejas românicas: umas das principais atrações em Andorra

Igrejas românicas: umas das principais atrações em Andorra

Nós visitamos algumas e recomendamos as igrejas Sant Joan de Caselles, Santuari de Meritxell e Església de Sant Climent de Pal para conhecer em Andorra. Estes monumentos, capelas e igrejas estão diretamente envolvidos com a história e religiosidade do país e que hoje formam seu legado cultural.

IMG 1777

Compra de produtos locais e artesanais

Há diversas lojas e mercados em Andorra para compra de produtos como licores, vinhos, linguiças, queijos e salames artesanais, o famoso jamón ibérico, além de doces e chocolates e claro, muitos souvenirs.

IMG 1796

Visitamos a Caves Manacor atraídos pela propaganda que vimos do carro, “degustació gratuíta” e fomos conferir os produtos e experimentar o que estava disponível! Presuntos, queijos de ovelha, chocolates, doces, muitas guloseimas para atiçar as lombrigas 🤣. Os preços eram bons, deu para comprar coisinhas para nossos lanches durante a viagem e também lembranças da viagem para levar para casa.

IMG 1800

Hospedar-se em um hotel de montanha

A maior parte dos turistas que visitam Andorra nem chegam a pernoitar no país, e quando o fazem, escolhem a capital para se hospedar. Em nossa opinião, para aproveitar o ar bucólico de Andorra, recomendamos escolher algum hotel mais afastado, em cidades (paróquias) menores.

Onde se hospedar em Andorra: o elegante Grau Roig hotel Boutique & Spa

Nós ficamos em Grau Roig e não nos arrependemos. Um hotel boutique aconchegante e charmoso, ao lado de uma estação de ski e a poucos km da fronteira com a França. Para mais detalhes sobre nossa estadia e dicas de hospedagem, veja nossa matéria abaixo:

Atividades na neve (somente no inverno)

Atividades na neve – seja para brincar, fazer esportes ou passear de teleférico – são os principais atrativos de Andorra no inverno. Há diversas opções para todas as idades como ski, tubing, tirolesa.. visite o site oficial do complexo de Grandvalira para se planejar e consultar os preços.

Ski e outras atividades de montanha: há muito o que fazer em Andorra

Ski e outras atividades de montanha: há muito o que fazer em Andorra

Atividades de verão

Caso visite Andorra entre Maio e Setembro, encontrará uma paisagem bem diferente das fotos que ilustram nossa matéria, com uma paisagem predominantemente verde e clima mais ameno!

É época ideal para explorar a natureza de Andorra através de inúmeras rotas de trekking, de bicicleta, a cavalo e parques com atividades para crianças, como o Naturlandia, que oferece opções de entretenimento diferentes no verão e no inverno. Também é a melhor época para um passeio ao lago d’Engolasters.

Algumas curiosidades sobre Andorra e dicas de planejamento de viagem:

  • Andorra é um país minúsculo e sua população total é de 80 mil habitantes!
  • Comida: muitos produtos locais, como chocolates, cogumelos, vinhos, azeites e mel, podem ser adquiridos em lojas e/ou saboreados em restaurantes locais.
  • O idioma oficial é o catalão, mas o espanhol e o francês são as outras línguas comuns por conta da proximidade geográfica. O inglês também é falado na maior parte dos locais turísticos.
  • Uma das mais altas expectativas de vida do mundo: Andorra tem oscilado em rankings internacionais entre a 5° e 6° posição nos ranking mundiais 😱, com média de 83 anos! Qualidade de vida, ar puro das montanhas, gastronomia saudável, tudo contribui né!?
  • A moeda é o Euro, o que facilita para os turistas que estão visitando vários países na Europa em uma mesma viagem.
  • 10% da área do país é Patrimônio da Unesco! O vale de Madriu-Perafita-Claror tem campos, florestas, montanhas… paisagens belíssimas.
  • Dica: por conta do tráfego intenso de carros na fronteira entre a Espanha e Andorra, evite o fluxo dos moradores de Barcelona e arredores, principalmente em alta temporada de ski. Na prática, evite ir para o país às sextas e/ou voltar do principado aos domingos. Os congestionamentos na aduana são horrorosos e você pode ficar horas (literalmente, não é exagero!) parado no trânsito.
  • Baixe o app Mobilitat Andorra, para ver mapas de trânsito, bloqueios na estrada por conta da neve e acidentes em tempo real.

Nós alugamos carro no aeroporto de Barcelona e seguimos viagem rumo à Andorra. Incluímos na reserva as correntes pois havia previsão de nevasca, mas no fim nem precisamos usar. A estrada é bem bonita e com belas paisagens de montanhas.

região dos Pirineus, entre Espanha e Andorra

região dos Pirineus, entre Espanha e Andorra

Caso vá visitar Andorra em um bate-volta a partir de Barcelona, não deixe de conferir nosso guia completo da capital catalã:

Reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós, um incentivo para produzir mais guias de viagem completos e independentes como este! Clique aqui para conferir as ofertas. Muito obrigada.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *