Nice e um roteiro na maior cidade da Riviera Francesa: o que fazer, como é a praia, onde comer e onde ficar 17



Este é o primeiro post de uma série de 7 matérias sobre nossa viagem à região mais badalada do litoral da França – a Riviera Francesa, ou Côte d’Azur . Montamos nossa base em Nice, a maior cidade do pedaço, onde ficamos por 6 noites e visitamos Èze, La Turbie, Villefranche Sur Mer, Cap d’ail,  Saint Tropez, Cannes, fizemos um dia de passeio em Mônaco e ainda tivemos tempo de sobra para aproveitar a cidade de Nice em si –  na matéria de hoje dou mais detalhes do que fazer, onde comer e onde ficar, como é a praia da cidade, enfim, você conseguirá algumas informações para montar sua própria lista de atividades em sua trip por lá.

IMG_9441

O quer fazer? As principais atrações e pontos turísticos da cidade de Nice e a praia da cidade.

Nice é uma cidade com 350 mil habitantes, e se contabilizadas as cidades menores que formam a região metropolitana (há muitas pessoas que não moram, mas trabalham na cidade) dá mais de 1 milhão de pessoas, uma das maiores da França. Confesso que não tinha grandes expectativas com relação a cidade em si.

IMG_0308_2

Justamente por isso e por ter ido em uma época recomendada (nossa viagem aconteceu no mês de junho), pegamos uma cidade ensolarada, alegre, cheia de vida e com vibe de verão, mas sem a muvuca do verão europeu. Falando nisso, qual é a melhor época para visitar a cidade de Nice? Tanto para Nice, como para toda a região da Riviera francesa, o clima mais quente e seco vai de meados de maio a setembro.

Como é um destino de praia, acho os meses mais quentes mais indicados. Nossa visita em junho foi excelente. Só evitaria agosto por conta da badalação e muvuca, mas se você quer muita festa, é o indicado. Claro que há outros programas a se fazer, alguns dos museus mais famosos da cidade (Marc Chagall e Matisse, por exemplo), nós não visitamos, pois nossa intenção nessa viagem era aproveitar as praias e paisagens.

A Promenade des Anglais é a avenida beira-mar, com um bonito calçadão para pedestres e ciclovia…um lugar delicioso para passear!

Promenade des Anglais - a avenida beira-mar de Nice

Promenade des Anglais – a avenida beira-mar de Nice

A região portuária (Port Lympia) é bem bonita e fotogênica, fomos de bike, como vamos mostrar mais adiante na matéria.

IMG_0653

A Quai de États Unis é a continuação da Promenade des Anglais, e lá fica o mirante do relógio solar (à esquerda na foto):

IMG_0306

A foto acima foi tirada no mirante da Torre Belanda, que fica no Ancien Château. O mirante é acessível de escada ou elevador, conforme imagem abaixo. A entrada é gratuita e funciona das 9h às 20h no verão (jun/jul/ago), das 10h às 18h de outubro a março e das 9h às 19h na média temporada (abr/mai/set).

IMG_0304

IMG_0305_2

De lá tira-se a foto clássica do panorama de Nice…

IMG_9398

O castelo tem um parque super agradável, com trilhas, atividades esportivas e mirantes. Um pouco do local e das lindas vistas panorâmicas:

IMG_0312

Casinhas e prédios coloridos e a Marina de Nice:

IMG_9407

Mesmo estando no litoral e quase no verão, avistamos as montanhas nevadas!

IMG_9408

IMG_0319_2

IMG_0310

Já a região antiga de Nice, Vieux Nice, tem construções históricas bem peculiares e conservadas. Place Massena, Place Rosseti, Cours Saleya e Les Ponchettes são regiões bem turísticas e fotogênicas, vale muito a pena bater perna nesses lugares.

IMG_9492

GOPR0833

IMG_9508

O Mercado de flores e o Mercado de frutas também valem a visita, principalmente por serem frequentados pela população local. É um bom lugar para comprar sabonetes artesanais, adorei!

IMG_9475

IMG_9485

IMG_9490

O centro histórico de Nice iluminado à noite: passeio charmoso na Riviera Francesa.

IMG_9685

IMG_9681

Visitamos um parque bem bonito, Promenade du Paillon, gostei bastante e recomendo a visita.

IMG_0275_2

A praia em si é bonita, pela cor do mar e a água bem limpa, mas não é exatamente o conceito brasileiro de praia. Primeiro porque é de pedras e não de areia, segundo porque não tem barraquinhas com tranqueiras para comer, terceiro que a água (pelo menos em junho) estava beeeem gelada.

IMG_0651

Ah, e topless aqui é super normal. Se você quiser pode alugar guarda-sol com cadeiras, ou pode pegar grátis algum cantinho da praia levando uma toalha e seu kit de diversão para o dia.

IMG_0646

IMG_0721

Fim de tarde na praia, em Nice.

IMG_7097

Onde ficar?

Dica de Hotel: Ficamos hospedados no hotel Mercure Nice Marche Aux Fleurs, na avenida beira-mar da cidade. O hotel fica em um prédio bonito, atravessando a rua você já está na praia, mas os quartos em si são bem pequenos. Tínhamos tudo que precisávamos, mas confesso que não foi um hotel memorável.

GOPR0816

Como tínhamos vouchers de sobra no programa de pontos Le Club da Accor, pagamos a estadia integralmente com esses pontos. A cidade é bem servida de hotéis para todos os gostos e bolsos, então confira no Booking aquele que melhor se ajusta ao seu tipo de viagem e orçamento. O ponto forte deste Mercure é sua localização, com várias atrações e pontos turísticos a poucos passos de distância.

GOPR0813

Se você gostou do hotel Mercure Nice Marché Aux Fleurs, clique aqui e reserve com a melhor tarifa.

Onde comer?

Nice me surpreeendeu positivamente, tivemos sorte na escolha dos restaurantes, a cidade é cheia deles, bem naquele estilo europeu com mesinhas na calçada. O fato de estarmos na França foi um plus, uma vez que o país tem gastronomia deliciosa. Jantamos em alguns pequenos bistrôs e restaurantes simples e familiares, com comida excelente e preços muito bons por preços fixos (o famoso menu do dia).

A cidade é grande que até Hard Rock Cafe tinha, assim como o Hippopotamus, rede presente em várias cidades na França!!! Paramos em ambos para tomar uns drinks no período da tarde. Tem também uma feira com legumes e frutas super saborosos e frescos, além de ser um lugar para passear, dá para compras coisinhas mais saudáveis.

Veja alguns pratos e sobremesas que experimentamos:

IMG_0338_2

IMG_0339_2

IMG_9479

É uma delícia passear por essas ruelas, com mesinhas na calçada seja de dia ou à noite.

IMG_9931

IMG_9954

Fomos super bem tratados em todos os restaurantes, geralmente éramos atendidos pelos donos, franceses, e eles sempre nos perguntavam sobre nosso roteiro de viagem e abriam um sorriso ao saber que éramos brasileiros. Foram todos muito simpáticos. E nós, ficamos super satisfeitos de apreciar a deliciosa culinária francesa!

IMG_0458

IMG_0459

IMG_0460_2

IMG_4013

IMG_0765

IMG_0767

IMG_0769_2

Como se locomover na cidade de Nice e para fazer os passeios bate-volta a outras cidades?

Nós fizemos os passeios em Nice basicamente a pé e de tram, pois ficamos bem perto das principais atrações turísticas da cidade. Também alugamos bike e foi um passeio bem agradável, pode ser uma alternativa para andar em Nice. Para usar o tram da cidade, bem moderno, você compra os tickets na hora, em uma máquina automática (com vários idiomas e bem intuitiva) que fica junto aos pontos – não esqueça de validar seu ticket antes de entrar no tram, ou logo que entrar no transporte.

IMG_9501

Se não fizer isso, corre o risco de ser pego por fiscais e ter que pagar multa. Para ir para o aeroporto, pegamos um ônibus que sai da estação central de trem, super fácil e prático. Sempre procuramos usar transporte público em nossas viagens. Também há ônibus de/para o Aeroporto em Nice.

IMG_9675

As ciclovias à beira-mar são incríveis (a ciclovia se estende por toda a Promenade des Anglais), é um passeio e um exercício saudável para as férias num lugar lindo! Fomos pedalando também para a área portuária da cidade (Port Lympia) cheia de construções do séc XVIII, de inspiração italiana.

IMG_0689

Fomos sempre seguindo o caminho da ciclovia, não tem como se perder. Alugamos em uma lojinha perto de nosso hotel, também na avenida na beira da praia, chama-se Roller Station.

GOPR1036

Para fazer os bate e volta, alugamos carro por 2 dias para fazer os passeios em Éze e La Turbie e também para Saint Tropez, já para as outras cidades e para Mônaco, fomos de trem.

IMG_0056

O carro é uma alternativa bacana no caso específico dessa região, pois lhe dá oportunidade de conjugar outras regiões da França, e mesmo frequentar lugares menos turísticos, fora a liberdade de parar quando e onde quiser.

IMG_0524_2

Além disso, as famosas corniches, estradas sinuosas que vão beirando o litoral, tem vistas magníficas e mirantes que valem a viagem de carro.

IMG_0068

IMG_0526

Os trens na Europa, assim como as estações, são todos organizados e já tendo viajado de trem por outros países e também outras vezes na França, não tem muito segredo. Nessa região em específico, fazer os passeios bate-volta de trem sai bem barato, pois os trechos são curtos e as passagens bem em conta.

IMG_0387

Abaixo, marquei no mapa do Google as atrações turísticas citadas neste post:

E você? Tem alguma dica de Nice ou perrengue de viagem? Conte-nos na caixa de comentários!

Acesse todas as nossas matérias da região da Riviera Francesa clicando aqui.

Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 pensamentos em “Nice e um roteiro na maior cidade da Riviera Francesa: o que fazer, como é a praia, onde comer e onde ficar

  • Erica

    Estou em Nice, e estou fazendo como você, de base!
    Só que aluguei um carro! Anotei todas as suas dicas!
    Parabéns pelo blog!! Esta sendo muito informativo!

  • Erica

    Estou em Nice, e estou fazendo como você, de base!
    Só que aluguei um para todos os dias, e já descobri que não compensa ir a monaco de carro, enfim, achei que seria útil ter todos os dias e vi que não há necessidade. Anotei todas as suas dicas!
    Parabéns pelo blog!! Esta sendo muito informativo!

    • Erika Autor do post

      Oi Alex, se a intenção é só conhecer os principais pontos não acho necessário. A cidade obviamente tem hotéis luxuosos e icônicos (nesses acho que vale o $$$), mas pensando por outro lado, acho que tem cidades que valem mais a pena gastar um pouco mais em um hotel do que Mônaco (em Nice mesmo, por exemplo), mas nesse caso é minha opinião pessoal.

  • Juliano Rocca

    Olá, boa tarde! Fechei uma viagem para Paris do dia 22 de agosto até o dia 2 de setembro, estou pensando na possibilidade de adiar a minha passagem de volta para São Paulo e me hospedar em Nice até o 7 de Setembro onde viajaria de volta para Paris e seguiria para São Paulo a noite. Será que vale a pena? Sou apaixonado por praia e ao mesmo tempo por história, adoraria passar um dia em Mônaco visitando o Palácio dos Grimaldis, e o Museu Oceanográfico do Principado além das paisagens deslumbrantes! Obrigado

    • Erika Autor do post

      Oi Juliano, acho que seria muito proveitoso se ficasse esses dias na Riviera, com base em Nice. Teria tempo de conhecer muitos lugares e tb Mônaco, como deseja.
      Além disso, vai pegar o fim do verão, o que significa cidades menos cheias e clima excelente!

    • Gustavo

      Irina, é muito fácil, você pode alugar no balcão lá mesmo (tem locadoras de carro no aeroporto ou estação central de trem), ou então reservar antecipadamente pelo site das locadoras de carro (ex: hertz.com , fiz um teste agora e tem carro disponível em nice). Boa sorte!

    • Erika Autor do post

      Oi José, tem várias matérias aqui no blog sobre a região, locais que visitamos em 1 semana 🙂 Se quiser deixar suas dicas enquanto estiver por lá, também fique à vontade!

    • Erika Autor do post

      Oi Douglas, sim, Nice é uma cidade grande. Alugamos com a Hertz, que é conhecida e confiável. É recomendável alugar com antecedência para pagar mais barato e garantir o carro para a data que voce deseja!

    • Erika Autor do post

      Oi Fabio! Estamos em viagem pelo exterior, e eu até tenho nos meu arquivos de viagem o nome desse restaurante em específico, mas somente em casa!
      Mas sinceramente, come-se tão bem em Nice que você pode escolher qualquer restaurante do centrinho que não vai se arrepender! Bistrôs aconchegantes e familiares com gastronomia autêntica e deliciosa! Boa viagem!