O que fazer em Barcelona: 25 atrações imperdíveis



Hoje no blog, você vai conhecer um pouco da cidade de Barcelona, na Espanha, e descobrir o que fazer na cidade – selecionamos 25 atrações imperdíveis para você visitar! É um guia de viagem ideal para quem vai para a cidade pela primeira vez ou para aqueles que estão retornando mas ainda não viram tudo que a capital da região da Catalunya tem a oferecer! Dependendo de quantos dias tem na cidade, você pode escolher os passeios e atrações que gostar mais e fazer seu próprio roteiro de 1, 2, 3, 4, 5 ou mais dias na cidade.

O que fazer em Barcelona: 25 atrações para conhecer

Barcelona se consolidou como uma das cidades mais turísticas e visitadas da Espanha, tem uma população de 1.600.000 habitantes, é a principal região exportadora do país (possui também um dos maiores portos da Europa) e é a maior metrópole da região do Mar Mediterrâneo.

Ultimamente a cidade tem aparecido nos noticiários mais em função da questão separatista da região da Catalunha (à qual pertence) com relação à Espanha, mas aqui na matéria não vamos nos ater a esse aspecto político. Para visitar a cidade, escolha de 4 a 5 lugares da nossa lista de atrações por dia, de um total de 25 passeios para fazer em Barcelona. Para ver tudo com calma, considere também o tempo para refeições e deslocamentos.

Sagrada Família

A atração turística mais famosa de Barcelona! A igreja idealizada por Gaudí teve seu projeto iniciado em 1882 e a conclusão da obra ainda não está definida. Mas não se assuste com os guindastes! Será uma das mais belas obras de arquitetura que você verá na sua vida! O local foi inscrito em 2005 como Patrimônio Mundial da Unesco.

Igreja Sagrada Família

Igreja Sagrada Família

Como é uma das atrações mais visitadas de Barcelona, recomendamos fortemente a compra antecipada do ingresso (no site você pode escolher data e horário!) para evitar as imensas filas! Aproveite e inclua na hora da compra a subida a uma das torres, para ter uma linda vista de Barcelona do alto!

Igreja Sagrada Família vista por dentro

Igreja Sagrada Família vista por dentro

Horários de visitação:

  • Março: das 9:00 às 19:00h;
  • De abril a setembro: das 9:00 às 20:00h;
  • Outubro: das 9:00 às 19:00h;
  • De novembro a fevereiro: das 9:00 às 18:00h;
  • 25 e 26/dez, 1 e 6/jan: das 9:00 às 14:00h.

Consulte o site oficial da Basílica Sagrada Família para ver preços, comprar antecipadamente os ingressos e outras informações.

Casa Batló

Mais um atrativo imperdível em Barcelona é o edifício modernista Casa Batló! Mais uma obra arquitetônica fascinante de Antoni Gaudí. É possível – e recomendável – comprar os ingressos com antecedência. Nós compramos na hora, mas pegamos um pouco de fila. A casa fica no n°43 da famosa avenida Passeig de Gràcia e também está inscrita na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Casa Batló

Fachada da Casa Batló

Horários de visitação:

  • todos os dias do ano: das 9:00 às 21:00h (última entrada às 20:00h);

Consulte o site oficial da Casa Batló para mais informações.

Casa Mila (La Pedrera)

Mais um prédio modernista assinado por Gaudí para conhecer em Barcelona, a Casa Mila ou  La Pedrera foi construída entre 1905 e 1907 e também está inscrita na Lista de Patrimônios Mundial da Unesco. É possível visitar os cômodos de um dos apartamentos, e as chaminés de estilo único e excêntrico!

Casa Mila (La Pedrera)

Casa Mila (La Pedrera)

Horários de Visitação:

  • De 01/Março a 03/Novembro: 9:00 h – 20:30 h (Noturno: 21:00 h – 23:00 h)
  • De 04/Novembro a 28/Fevereiro: 9:00 h – 18:30 h (Noturno: 19:00 h – 21:00 h)
  • de 26/dezembro a 03/janeiro:  9:00 h – 20:30 h (Noturno: 21:00 h – 23:00 h)
Consulte o site oficial da Casa Mila (La Pedrera) para mais informações.

Praça Catalunya

Como nos hospedamos na região da Praça Catalunya, começamos explorando essa região. É uma região bem movimentada e com muitas lojas, quem estiver interessado em compras é um bom lugar. Tem a famosa loja de departamento El Corte Inglés (não esqueça de apresentar seu passaporte na central de informações ao cliente para ganhar um cartão de desconto de 10% nas suas compras!), Fnac, Apple Store, H&M e um Hard Rock Café (com a famosa lojinha).

Na praça também tem uma parada dos famosos ônibus sightseeing de 2 andares. Por ali também tem uma Txapela, rede de tapas e drinks. Experimentamos algumas tapas e a Sangria, mas não achei nada demais (há opções melhores, falamos adiante).

Praça Catalunya

Las Ramblas

Um dos locais mais movimentados e turísticos de Barcelona, a avenida se estende da Praça Catalunya até o Porto Velho. Muitas lojas e restaurantes (bem pega-turista!) se espalham ao longo do calçadão de pedestres. Vale dar uma passadinha para conhecer, mas tome muito cuidado porque é um dos locais favoritos dos batedores de carteira (pickpockets) na cidade.

Las Ramblas

Las Ramblas

Mercado La Boqueria

O Mercado La Boqueria é bem turístico e por isso muita gente aconselha “fugir” dele. Como estávamos na região, decidimos visitar rapidamente e compramos um sorvete (passamos muito calor em Barcelona!). Estava super lotado! Além de tapas e comidinhas regionais, tem muitos outros produtos “genéricos” para turistas, talvez por isso a “birra” de alguns viajantes com este mercado.

Mercado La Boqueria

Mercado La Boqueria

Consulte o site oficial do Mercado La Boqueira para mais informações.

Praia de Barceloneta

Se for de fim de maio a começo de setembro, aproveite a excelente estrutura de praia que a cidade oferece (com aluguel de cadeiras, banheiros e chuveiros). Se você procura o que fazer em Barcelona nessa época mais quente, vai adorar o passeio!

Praia de Barceloneta

Praia de Barceloneta

Outra alternativa é alugar uma bike e explorar toda a orla (foi nossa opção!). Vimos muitas mulheres de topless (super normal em vários locais na Europa), mas curiosamente vimos também homens 100% peladões, totalmente desinibidos, com muita gente em volta!

Para comer na região de Barceloneta, recomendamos o Lonja de Tapas, e para a sobremesa, os sorvetes da Vioko, de excelente qualidade e que vende outros doces e guloseimas também!

Port Vell

Visitamos o Porto Velho, ou Porto Antigo, em um dia bem bonito e ensolarado. A região foi renovada para as Olimpíadas de 1992, ganhando inclusive um shopping center (Maremagnum) com diversas lojas, restaurantes e bares, além de um cinema. Achamos o shopping bem fraquinho, mas paramos para comer algumas tapas no Tapa Tapa.

Port Vell

Port Vell

Passeio de Bike

Barcelona é uma cidade alegre, jovem e bike-friendly. Alugamos bicicletas na região das praias e exploramos toda a região de Barceloneta sobre 2 rodas. Abaixo, estou fora da ciclovia, porque tínhamos ido fotografar e ver mais de perto a escultura do Peixe Dourado do arquiteto Frank Gehry! Fica nossa dica de passeio 🚲 para uma manhã ou tarde ensolarada de verão!

Passeio de Bike em Barcelona

MNAC e Font Magica

O Museu Nacional de Arte da Catalunha, também chamado simplesmente de MNAC, é um museu situado no Palácio Nacional, na colina de Montjuïc (você pode conjugar sua visita no mesmo dia que for ao parque Montjuic!). Consulte o site oficial para saber os horários de funcionamento e exposições que estarão acontecendo na época da sua viagem!

MNAC e Font Magica

MNAC e Font Magica

Construída para a Exposição Internacional de 1929, uma enorme fonte foi colocada na avenida que parte da Plaça Espanya e vai até o Palau Nacional. A Font Màgica (fonte mágica) é um espetáculo de música e luz, em sincronia com movimentos de jatos de água. Para consultar os dias de funcionamento e horários (que variam ao longo do ano), consulte o clicando aqui!

Parque Montjuic

O Parque Montjuic tem uma área verde enorme, e pode ser explorado em uma manhã ou tarde. Quando visitamos, demoramos bastante tempo porque caminhamos demais e calculamos mal o tamanho do parque! Dentre os principais pontos de interesse no local, estão o teleférico, o Parque Olímpico (estádios, ginásios e velódromos feitos para as Olimpíadas de 1992) e o castelo.

Parque Montjuic

Exceto o parque olímpico, as entradas no castelo e o teleférico são pagos! Consulte o site oficial de turismo de Barcelona para mais informações.

Parque Montjuic - Castelo

Um dos estádios das Olimpíadas de Barcelona:

Estádio da Olimpíadas de Barcelona

Parc Güell

Um parque que começou a ser construído em 1900 e hoje é um dos principais cartões postais de Barcelona, com a marca do trabalho de Gaudí! O parque, recheado de obras do arquiteto modernista, fica lotado diariamente! Um museu a céu aberto que merece a visita. Compre antecipadamente os ingressos escolhendo data e horário no site oficial.

Parc Güell

Em 1984, o parque foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco!

Famosa Salamandra no Parc Güell

Estádio Camp Nou (Barcelona)

Um dos principais pontos turísticos da cidade para quem gosta de futebol, o Estádio do Barcelona (Camp Nou) pode ser visitado também em dias fora de jogos para aqueles que não conseguirem ingressos para as partidas. Para programar uma visita ao estádio, verificar o calendário de jogos e mais informações, consulte o site oficial do clube.

créditos da imagem: JoJan

Avenida Passeig de Gràcia

A Avenida Passeig de Gracia é elegante, com restaurantes, lojas diversas e bons hotéis. Você vai passar por ela quando for visitar as obras de Gaudí – Casa Batló e Casa Mila. Se quiser comer tapas na região, indicamos o Tapas 24, as melhores tapas que experimentamos em Barcelona! Se quiser comidinhas bem baratinhas, tente os lanches e petiscos do 100 montaditos. Em um outro dia, jantamos no bar/restaurante Divinus.

IMG_0503

Algumas das tapas deliciosas do Tapas 24: cara de boteco e atendimento rápido!

IMG_4139

Museu Picasso

Ideal para quem tempo sobrando na cidade, ou procura o que fazer em Barcelona em um dia de chuva, a Museu Picasso, inaugurado em 1963, é uma boa alternativa. São mais de 4 mil itens do começo da carreira do pintor que fazem parte da exibição permanente do museu. Para horários e preços, consulte o site oficial.

Mercat Santa Caterina

Um mercado menos turístico e movimentado que o de La Boqueria! Nós gostamos porque tomamos sucos naturais fresquinhos e saboreamos nossas últimas tapas da viagem! Dê uma espiada no site oficial para horários de funcionamento e conhecer todos os stands disponíveis!

Mercat Santa Caterina

Torre Agbar

A Torre Agbar ou Torre Glòries é o arranha céu mais famoso de Barcelona, com seu formato bem peculiar e design moderno! São 142 metros de altura! Como um marco do skyline da cidade, pode ser avistada da torre da Sagrada Família!

IMG_0928

Parc de La Ciutadella

O parque mais antigo de Barcelona foi construído em 1881! Fundado sobre as áreas da fortaleza da cidade, teve seu projeto inspirado diretamente Jardim do Luxemburgo de Paris. No parque também está o Zoológico de Barcelona. Na nossa visita, pegamos um dia lindo, ensolarado. Estava uma manhã deliciosa e turistas e moradores se misturavam nas trilhas. Avistamos um grupo escolar que veio nos entrevistar para um trabalho do colégio!

Parc de La Ciutadella

Arc de Triomf

Construído para a Exposição Universal de 1888, o Arco do Triunfo fica bem próximo ao Parc de La Ciutadella e hoje é um dos monumentos mais conhecidos de Barcelona. Saiba mais aqui.

Arc de Triomf de Barcelona

Shopping Arenas

O Shopping Arenas, além das dezenas de lojas, tem um terraço panorâmico bem interessante, com excelentes bares e restaurantes (Recomendamos o Cinco Jotas). É curioso porque ele ocupa o antigo local das touradas (Plaza de Toros de Las Arenas).

Shopping Arenas em Barcelona

Para mais informações, consulte o site oficial do shopping Arenas clicando aqui!

Monumento a Colombo

O Monumento a Colombo é uma das mais famosas estátuas da cidade de Barcelona. Foi construída em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo. Está na praça do Portal da Paz, em frente ao Porto de Barcelona. Foi inaugurado em 1888 e tem 60 metros de altura. A estátua aparece apontando na direção do mar, caminho para descobertas de novos mundos. No entanto, há controvérsias e outras histórias são contadas a respeito do local para onde Cristóvão Colombo estaria realmente apontando!

Parque Tibidabo

Uma boa dica de lugar para visitar em Barcelona se estiver com crianças e adolescentes em seu grupo de viagem. Fica um pouco afastado do centro, mas dá para fazer o passeio tranquilamente em 1 dia!

Parque Tibidabo

Parque Tibidabo – Créditos da imagem: wikipedia

Consulte o site oficial do Parque Tibidabo para mais informações.

Aquário de Barcelona

Não gostamos muito desse tipo de passeio, mas igualmente ao tópico anterior, pode ser um passeio interessante em Barcelona se estiver com crianças.

Consulte o site oficial do Aquário de Barcelona para mais informações.

Ônibus Turístico

Esta não é uma atração propriamente dita, mas é importante saber que existe a possibilidade de usar os famosos ônibus turísticos de 2 andares (o famoso hop on hop off) para visitar os principais pontos turísticos de Barcelona, principalmente se estiver com pouco tempo para explorar a cidade, ou se deseja pegar 1 dia da viagem para ter uma idéia de roteiro ou ter um panorama inicial da cidade.

Ônibus Turístico em Barcelona

Consulte o site oficial do Ônibus Barcelona City-tour para mais informações.

Bate-volta a Montserrat

Com dias a mais em Barcelona? Conheça o incrível Monastério de Montserrat, em um lugar acessível por trem cremalheira ou teleférico e uma linda paisagem montanhosa! Um dos lugares mais bonitos da Europa!

Bate-volta a Montserrat

Para saber como chegar a partir de Barcelona e o que ver e fazer por lá, consulte nossa matéria específica aqui no site:

Para ler todas as nossas matérias sobre Barcelona, clique aqui.

Seguindo viagem pela Espanha?

Clique aqui e leia todas as nossas matérias sobre o país.

Se nossa matéria ajudou no planejamento da sua viagem, faça sua reserva através de nosso parceiro Booking! Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o site a produzir novos guias de destinos! Muito obrigado! Confira as melhores ofertas de hospedagem abaixo:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *