Como funciona o transporte público de Munique 18



Estive em Munique com minha esposa por cinco dias. Para onde quer que fôssemos, utilizamos o transporte público da cidade. E já adianto aqui: É excelente! É um sistema muito bem integrado, pontual, sem filas, sem catracas. Se você vive em São Paulo, e está acostumado a pegar ônibus ou metrô em pé, esmagado e frequentemente atrasado, vai achar Munique um paraíso!

Neste post vou explicar as principais características do sistema de transporte de Munique, tais como ausência de catracas; integração entre metrô, trens regionais, ônibus e trams; tarifa de acordo com o destino, pontualidade, diferentes tipos de bilhetes, etc. Essa lógica não é específica de Munique, ela está presente em outras cidades como Berlim, Frankfurt, Colônia, etc – é a lógica do sistema alemão de transporte coletivo.

O metrô na Alemanha é conhecido por U-bahn ( “U” de Untergrund = subterrâneo; Bahn = ferrovia) e S-bahn (“S” de Schnell = rápido).  As S-Bahn cruzam os limites da cidade, e vão até o subúrbio. Já na superfície há a opção de ônibus e bondes – que na Europa são conhecidos por Trams. E para os destinos mais longínquos, como Zugspitze e o castelo de Neuschwanstein, há os trem regionais –  ou Regional Bahns.

Você deve estar pensando: isso deve ser muito complicado, tem muitos tipos de transporte, nomes estranhos… como é que eu vou saber qual deles usar… ou onde comprar a passagem… Pois eu lhe digo, é muito fácil. E aqui, com as dicas do Próxima Trip, vai ficar bico!!

Em primeiro lugar, vá até o mapa da rede de transporte no site da MVV. Peque o “urban rail network” – esse você vai usar muito – é o mapa das linhas de metrô U-bahn e S-bahn. Abaixo, um pequeno recorte dele:

Como funciona o transporte público de Munique • Proxima Trip

Agora, vamos as explicações desse sistema de transporte, usando esse mapa como exemplo.

==> A tarifa depende do destino

Quanto mais longe você for, mas caro vai pagar. A rede de transportes de Munique é dividida em quatro zonas. Observe no mapa acima, no centro, bem na parte de baixo. A legenda diz: “Tariff zones”. A cor de fundo branca é a primeira zona. A maior parte das atrações turísticas que visitamos fica nessa região. A cor de fundo verde é a segunda zona, e por aí vai.

==> Tipos de bilhete

Vou comentar apenas os que usamos. Clique aqui para consultar os preços.

– Einzelne Fahrten (Single Trip): Válido para uma única viagem, em um único sentido. Ida e volta contam como duas viagens – portanto 2 single trips. Não é permitido viagens circulares, que voltam ao ponto de partida. Há dois tipos de single trips:

  • Streifenkarte (stripe tickets) – Nós compramos uma cartela com 10 “strips”, ou tiras. Para cada zona, conte duas tiras. Ou seja, passou por 3 zonas, serão 6 tiras. Agora, o interessante desse tipo de bilhete é o seguinte: se você andar somente duas estações de metrô ou até quatro de tram ou ônibus, você usa somente 1 tira. É o que eles chamam de short trip. Usamos muito isso na região central de Munique, para pequenos deslocamentos;
  • Einzelfahrkarte (single tickets) – Semelhante ao anterior, preço por zona. A diferença é a flexibilidade: enquanto o single ticket (menos flexível) só serve para uma zona específica (que você definiu no ato da compra), o stripe ticket é uma cartela com 10 tiras em “aberto”. Só na hora de embarcar você carimba as tiras que for usar, dependendo de quantas zonas for passar. Isso se chama validar o ticket – vou explicar mais adiante.

–  Tageskarten (Day tickets): Válido para todo o dia. Você faz quantas viagens quiser no dia e até as 06:0AM do dia seguinte. O preço é em função das tariff zones do mapa acima (Inner district, Munich XXL, outer distric e entire network).

Tageskarten - ticket de metro Munique para grupo

Os seguintes bilhetes são day tickets:

  • Single-Tageskarte (Single day tickets) – Válido para uma pessoa;
  • Partner-Tageskarte (Partner day tickets) – Válido para um grupo de até cinco adultos. Duas crianças de 6 a 14 anos contam como 1 adulto;
  • Há outros, como Airport-City Day, multiday ticket, etc.  Não utilizamos esses. Mais informações aqui.

Há ainda o cartão isarcard, com tarifas semanais e mensais. Esse é mais para quem mora lá, ou quem vai ficar na cidade mais de uma semana. Como ficamos só por 5 dias, não usamos.

==> Onde o bilhete é válido?

O bilhete é válido nos seguintes meios de transporte: S-bahn, U-bahn, Trams, ônibus e trens regionais (regionalzug). Isso significa que você pode descer de um e entrar em outro, quantas vezes quiser,  desde que o trajeto, dia e horário esteja de acordo com o tipo de bilhete que você comprou.

==> Onde e como comprar os tickets

Compre seu bilhete diretamente nas máquinas de auto-atendimento. Há dezenas delas espalhadas pelas estações. As mais modernas – DB Bahn (foto abaixo) –  são touch screen , aceitam cédulas, moedas, cartões visa e mastercard. E ainda há opção de outros idiomas – inglês, francês, italiano, espanhol.

Olha só a Erika comprando nossos bilhetes… é bico!!

Comprando um bilhete de trem na máquina de auto atendimento da DB bahn, em Munique - Alemanha

Abaixo, uma máquina um pouco mais antiga. Aceita somente cédulas e moedas. Ao invés do touch screen, existe uma tabela com a origem/destino. Encontre o código correspondente, coloque a moeda e ela te entrega seu bilhete!

IMG_7319

DICA: antes de você tentar usar uma dessas máquinas, é importante que tenha na cabeça o trajeto que irá fazer, com origem e destino, e o tipo de bilhete que irá comprar para esse trajeto.

Agora, alguns exemplos práticos:

1) TRAJETO:  Hauptbahnhof (HBF) até o Allianz Arena. Esse estádio é demais, tem uma torre eólica ao lado, que gera energia para iluminar seus painéis laterais… fantástico! Para chegar lá, pegue qualquer linha até a MarienPlatz, e depois a U6 até Fröttmaning. Para todo o percurso, use o stripe ticket: duas tiras para ir e mais duas para voltar. Pode usar também o single ticket, mas vai sair alguns centavos de euro mais caro. Dúvida: posso interromper a viagem, e depois continuá-la?  sim, mas há um tempo limite para isso. Para uma zona você tem três horas para completar o percurso. Para mais de uma zona, são 4 horas. Para short trips o tempo é de apenas 1 hora.

2) TRAJETO:  Hauptbahnhof até Peterskirche. Essa igreja tem uma torre muito legal, dá para subir nela, e a vista é demais, dá até para ver o Allianz Arena!! Para chegar lá, saindo da HBF (Hauptbahnhof), pegue qualquer linha até a MarienPlatz. Vai andar somente duas estações, portanto, é short trip. Neste caso, use o stripe ticket: uma única tira para ir e outra para voltar.

3) TRAJETO:  Hauptbahnhof até Dachau. Não deixe de visitar o campo de concentração de Dachau, ele foi o primeiro a ser instalado na Alemanha. Há muito o que aprender lá. Bom, vamos lá: você vai pegar a linha S2 na Hauptbahnhof – zona 1 (inner-district) e irá até Dachau, que está na zona 2 (Munique XXL), e depois pegar um ônibus. Para essa visita, eu e minha esposa compramos o bilhete Partner-Tageskarte (Partner day tickets) para Munique XXL, por volta de $ 13,10 euros – válido para nós dois por todo o dia. Se for sozinho, compre o Single-Tageskarte (Single day tickets) para Munique XXL por $7,50 euros, aproximadamente. Consulte o site da MVV para valores exatos.

==> Não há catracas!

Você compra o bilhete para o trajeto que escolheu e depois entra direto no metrô, trem, tram ou ônibus, sem passar por catracas! Mas não jogue o bilhete fora, porque ausência de catracas não significa ausência de fiscalização. Você pode ser abordado a qualquer momento por um oficial, que irá solicitar seu ticket. Se não o tiver, ou ele for inválido ou incondizente com o trajeto, vai receber uma multa de aproximadamente 40 euros.

==> Como validar seu ticket

validarValidar significa inserir seu bilhete numa maquininha como essa ao lado (créditos da imagem www.mvv-muenchen.de). Ela carimba no seu ticket a data, hora e o local. Se um fiscal pedir seu bilhete, um dos itens que ele irá verificar é se o bilhete está validado.

OBS: Bilhetes single trip tickets e day tickets comprados nas máquinas touch screen (DB Bahn) já saem validados. E você irá notar que eles nem entram nessa maquina azul… isso é proposital.

Já os stripe tickets tem que ser validados. Eles vem numa cartela com 10 tiras. Então, se o seu trajeto exige 4 strips, conte, a partir da última, quatro tiras e insira na maquininha azul. Somente a 4a. tira é carimbada, mas é isso que importa. Na volta, vai precisar de mais 4 tiras novas. Repita o processo. Agora, se você ficar na dúvida se deve validar ou não, faça o seguinte: se seu bilhete entra no buraco dessa máquina aí, enfie ele lá dentro, aguarde o carimbo e pronto… demora só 1 segundo!

Onde encontro essas maquininhas azuis que validam os tickets?

  • S-bahn, U-Bahn e regional trains:  nas plataformas;
  • Tram e ônibus: dentro do próprio veículo.

Bom, acho que já falei bastante sobre como funciona o transporte de Munique. Para trams, ônibus e regional trains, a lógica é a mesma, só muda o mapa da rede.  Pegue-os aqui.

Agora, algumas fotos:

Estação de metro - Munique - Alemanha

Foto acima: Observe os painéis LCD com informações das linhas e destinos. Dependendo da plataforma, podem passar por ali várias linhas. Portanto, preste bastante atenção nas informações para não entrar no trem errado!! Mas não se preocupe, tudo é muito bem sinalizado.

ônibus para Dahau

Na foto acima, eu conferindo o letreiro do ônibus – número da linha e destino – antes de entrar nele. Nosso destino: o campo de concentração de Dachau.

Tram - Munique - Alemanha

A Erika esperando o Tram chegar… note que há uma máquina de venda de bilhetes no ponto. Essa aí não é touchscreen, é das mais antigas, com uma tabelona, que eu mostrei lá no início do post.

Trens regionais - Munique - Alemanha

Foto acima: Plataforma com trens regionais. Tudo muito bem sinalizado. Nesse dia pegamos o trem regional para o castelo de Neuschwanstein.

IMG_8583

Uma bike numa rua com carros e um tram ao seu lado… cena impossível de imaginar em São Paulo…

Ahh, Munique, que saudades…

Vou ficando por aqui.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima Trip!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 pensamentos em “Como funciona o transporte público de Munique

  • Jackson

    Gustavo, boa tarde!

    Você saberia informar o horário de funcionamento do metrô de Munique(especificamente as linhas que vão para o aeroporto)? Haveriam trens com saida às 04:00 da manhã? Pesquisei no site da MVV, mas não localizei a informação.

    Por oportuno, parabéns pelo trabalho!

    Grato,

    Jackson

    • Gustavo Autor do post

      Jackson, obrigado. Essa informação você acha no site da MVV, vá em “timetable” (em inglês) ou Fahrpläne (em alemão). Dá até para baixar um PDF com todos os horários de uma linha específica (timetable book). Boa trip!

  • Danielly Facundo

    Olá, parabéns pelo conteúdo do blog, completíssimo!

    Não sei se você chegou a conhecer Ingolstadt (uma cidade universitária perto de Munique), se souber será de IMENSA ajuda, você sabe sobre o transporte público de lá? Se existe um passe semanal/mensal?

    Obrigada, um abraço!

    • Erika

      Olá Danielly! Infelizmente Ingolstadt não conhecemos, não poderei ajudá-la por agora, mas sabe que era uma das cidades que pensei em fazer um bate-volta na nossa próxima viagem a Munique, no próximo mês de novembro!

      Até mais!

  • robson bertezini

    Os 7X1 não são só no futebol.No ano passado estive na Alemanha, visitando, Munique, Frankfurt e Nuremberg, além de fazer a Rota romântica, a dos castelos,com a minha esposa.Tudo funcionou bem ,sem atrasos. O transporte público, usamos em Munique , Frankfurt e Nuremberg.Linhas de metrô,trens, bondes e ônibus, tudo pontual, com horário nos pontos e ótima cobertura.Na excursão, usamos ônibus turísitico e barcos.Da mesma forma, tudo organizado.Estradas ótimas.
    E ,quanto ao Brasil? HUMMMMMMMMMMMMM………..

  • IGOR

    Boa Noite Amigo

    Estive lendo vosso post devido viagem que tenho a munique na próxima semana, porem apenas 1 dia e 2 noites, e vou ficar apenas na zona branca Inside Zone, no segundo dia vou comprar Day tickets, porem tenho algumas duvidas relacionas para a primeira noite

    1- Horario de Funcionamento Metro

    2- Vou utilizar Linha U3 de Talkirchen até Marienplatz quantas #tiras# neste trajeto apenas para esta primeira noite

    Entendi que vendem apenas 10 tiras e como estamos em 6 facilita meus ajustes

    Abraços

    Igor A Schwingel

    • Erika

      Igor, consulte o site do transporte em Munique para detalhes de horário. Quantos aos tickets e suas modalidades, está tudo no post, no dia em que você estiver lá, pode simular as diversas opções e ver qual a mais vantajosa para seu caso.

  • Rosangela

    Sempre procuro informações sobre a Alemanha , um dia irei conhecer pessoalmente…
    Gostei de suas explicações, parece realmente o paraíso…rs

    Obrigada
    Rosangela

  • nelson ferreira de queiroz

    Gustavo, boa tarde parabéns pelo seu BLOG,fiquei com algumas duvidas se puder me esclareça:
    Por que você usou o Partner-Tageskarte, para ir até DACHAU e não o STRIPE TICKETS
    Pelas suas explicações ,nota-se que se pode utilizar o , TICKETS em trens REGIONAIS,dessa forma posso usar este tipo de TICKET, , Para ir da HAUPTBANHOF(Munich), até FUSSEN;?,
    O numero de TIRAS do Ticket, , Stripe utilizado por área (dois como vc.citou), é o mesmo independentemente, da área que se originou a viagem( da zona 1 para a 2 e vice-versa)?
    Os deslocamentos feitos por TRAM ou ONIBUS,, seguem os mesmos critérios, de zonas como no U Bahn e SBahn.?

    ,

    • Gustavo Autor do post

      Nelson, veja as contas ($) para Dahau: o campo de concentração está na zona XXL, ou seja, da HBF até lá são duas zonas = 4 stripes por pessoa para ir e mais 4 para voltar. Total ida e volta 16 stripes para 2 pessoas, hoje = 21,60 euros. Já com o tageskarten para região XXL custa hoje 15,90 euros, transporte ilimitado por um dia para todos no grupo, muito mais negócio. O stripe ticket só vale para as zonas distritais de munique (4zonas), e Fussen está fora do distrito de munique, então não dá para usar o stripe – veja o mapa e site da MVV nos links que eu deixei para mais detalhes, o site deles é super completo. Obrigado pela audiência e ótima trip!