De Trem na Alemanha: A viagem entre Frankfurt e Munique de ICE 16



Trem de alta velocidade, de Frankfurt a Munique de ICE

Gustavo aguardando a chegada do nosso InterCity Express em Frankfurt

Em nossa trip pela Alemanha, fizemos todos os deslocamentos dentro do país através de trens – tanto rápidos (ICE) entre as cidades maiores, como trens regionais mais lentos, até cidades menores. O post de hoje trata da viagem de Frankfurt até Munique. Compramos o ticket de trem (e-ticket) pela internet no site da Deutsche Bahn. Como fizemos a compra com antecedência, achamos o preço ótimo – 60 EUR para nós dois. O trecho é bem rápido. Essa viagem dura pouco mais de 3 horas.

Espaço na segunda classe: bem melhor que uma classe econômica de avião!

Por dentro do ICE: classe econômica, melhor que a do avião!

Os assentos são confortáveis.

O painel dentro do vagão mostra o número do trem (625), a hora certa e a velocidade no momento, bem como a luz “wc” para sinalizar se o banheiro está ocupado.

ICE: velocidade de 200 km/h!!

Um pouco da paisagem durante a viagem….

Conhecendo a alemanha de trem, trecho Frankfurt - Munique

A estação principal de Munique (HBF):

HBF de Munique

Um pouco da estação de Munique: muitas lojinhas, lanchonetes, casas de câmbio. E muita gente…dia e noite!

HBF de Munique por dentro

Por dentro da HBF de Munique

Vai viajar para Frankfurt ou Munique?

Acesse nos links abaixo todos as dicas do blog sobre essas cidades!

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com
Booking.com

Até a próxima Trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 pensamentos em “De Trem na Alemanha: A viagem entre Frankfurt e Munique de ICE

  • George de Oliveira

    Boa noite Erika! Seu blog é muito bom, meus parabéns! Eu gostaria de tirar uma dúvida, se possível: tem um prazo mínimo de antecedência pra comprar ticket de trem partindo de Munique para Frankfurt? Pois tentei reservar agora pra usar no final de setembro e não consegui… Grato! Abraços!

    • Erika Autor do post

      Olá George, geralmente são 3 meses de antecedência (90 dias). No seu caso, me parece que se tentar nos próximos dias, vai dar certinho esse prazo. (compra e reserva no final de junho –> sistema do ICE libera para comprar tickets para viajar até final de setembro.), mas tem que ter atenção às datas porque se passa de 92 dias o sistema realmente não libera para compra.

      boa trip!

  • Renata Borges de Mattos

    boa noite…
    estou pensando de ir pra Alemanha agora em setembro/outubro…
    como faço para comprar essas passagens de trem de munique para frankfurt??? posso deixar pra comprar na hora?? estou perdida quanto a deslocamente dentro do país….

    • Erika Autor do post

      Olá Renata!

      Você pode comprar pelo site da companhia de trens alemã, DB. o site é http://www.db.de
      Pode comprar na hora, mas dependendo do dia, pode não encontrar pro horário que deseja ou mesmo para o mesmo dia. Até pelos descontos que são oferecidos, que compensam muito, aconselho vc a comprar com antecedência, assim que tiver um cronograma da sua viagem.
      quanto aos deslocamentos dentro da Alemanha, é um dos melhores países na Europa para viajar de trem. Pontuais, rápidos e seguros.

      Obrigada pela visita!

  • adriana

    Ola erika parabéns pelompost, só queia mesmo confirmar o tempo de deslocamento entre a central de Frankfurt e Munique! E que vi na rail europe,mnao sei se consultei errrado, mas deu cerca de 5h….nesse trem de alta velocidade sai por menos?

    • Gustavo

      Olá Adriana, o tempo do trajeto depende do tipo do trem, se vai ter conexões, etc. No nosso caso, nós fizemos este trecho em pouco mais de três horas, como a Erika citou. Esta opção existe, refaça sua consulta direto no site da Deutsche Bahn (link no início do post) e compare diversos horários.

  • Mateus

    Parabéns pelo site e pelas informações, bem claras. Eu estou indo fazer um curso em Munique em Julho que vem, e queria saber se é melhor descer de avião em Frankfurt ou Munique, pela diferença de preço (não sei quanto custaria o trem de Frank pra Munchen e se é cômodo fazer o transbordo da bagagem).

    Vc tem dicas nesse caso?

    Grato!!!

    • Gustavo

      Mateus, para preços da viagem de trem consulte o site da Deutsche Bahn (DB), o link está no post. Com relação a bagagem, acomodá-la no trem é muito fácil, sem qualquer “burocracia”, é você mesmo quem faz. Se sua mala for pequena dá para colocá-la em um pequeno bagageiro que fica em cima das janelas. Se for grande, geralmente há um bagageiro maior em cada carro reservado a esta função, que fica geralmente próximo as portas do vagão. Simule uma compra no site da DB e verifique se há trens diretos para Munique partindo do aeroporto, ou se será necessario ir até a estação central de Frankfurt (HBF) para de lá pegar o trem para Munique. Lembre que o transbordo da bagagem é por sua conta. Boa trip!!

  • Ana

    Oi Érika/ Gustavo
    Gostei muito do blog de vcs, parabéns! Estamos olhando passagem de trem de Frankfur para Munique agora em abril, mas estamos com dúvida quanto aos valores das tarifas. Tanto segunda quanto primeira classe aparecem dois valores, onde o mais em conta diz que o trem não é determinado. Sabem explicar a diferença por favor? Grata, Ana

    • Gustavo

      Ana, como você observou, há duas tarifas para cada trem: a tarifa da coluna da esquerda é “savings fares”, ou seja, mais econômica e com restrições. Na outra coluna temos a tarifa “full price”, de preço cheio e portanto sem restrições – nesta tarifa, por exemplo, se você perder o trem é possível pedir o reembolso da passagem ou embarcar em outro trem de outro horário. Na tarifa economica, como há restrições, há casos que a troca de trem não é permitida – perdeu o trem, perdeu o dinheiro, ou pode haver taxas para reembolso ou remarcação de horário. As restrições da tarifa, quando existirem, são sempre informadas no site durante o processo de compra, não se esqueça de consultá-las. A lógica é a mesma das tarifas da aviação. Quanto mais barato fica tanto mais restrições existem. Boa trip!

  • Joao Bosco

    Oi Érika e Gustavo

    Esse post ajudou muito, pois estão indo para Alemanha agora em Maio.

    O passeio vai terminar em Munique e o voo de volta sai de frankfurt.

    Pretendo fazer Munique x frankfurt de trem, neste caso onde fica a estação em Frankfurt? É perto do aeroporto? Qual a melhor maneira da estação até o aeroporto?

    Obrigado deste já – JBosco

    • Gustavo

      Joao, nestas cidades, a melhor maneira de se chegar ou sair do aeroporto é trem/metrô. O aeroporto de Frankfurt fica aprox. de 15 a 20min da HBF (estação central de trem). Já o de Munique fica um pouco mais afastado, aprox. 50min da HBF. Recomendo que pegue os mapas da rede de metrô de cada cidade: mvv-muenchen.de e rmv.de . E leia também nosso post específico sobre como funciona o transporte público de Munique. Boa trip!

  • Eduardo

    vou de trem de frankfurt para munique e depois de munique ´para bolonha na Italia

    Munique possui mais de uma estação de trem? Ou chego de Frankfurt para munique e depois embarco para Bolonha pela mesma estação?

    Obrigado

    • Erika Autor do post

      Oi Eduardo, basta verificar no seu ticket. Se estiver Munique ou (Munchen) HBF é a estação central. Às vezes alguns trens passam em outras estacoes, como a do aeroporto, mas se voce vem de Frankfurt de trem rapido ICE com certeza os trechos serão pela estação central. Verifique se tem o HBF (hauptbanhof, que significa estacao central em alemão). Boa viagem