Trem de Estocolmo a Copenhague: como é a viagem e dicas 41



Hoje no blog eu conto como é viajar de trem entre a Suécia e Dinamarca, mais especificamente a viagem de trem rápido no trecho entre Estocolmo e Copenhague. Vou descrever um pouco da nossa própria experiência com dicas para você deixar seu roteiro de viagem nos países nórdicos redondinho!

DCIM\100GOPRO

Compra da passagem de trem no site da SJ

Compramos nosso ticket de trem de Estocolmo para Copenhague com antecedência de 1 mês, pela internet no site da SJ  e pagamos com cartão de crédito. O site é bem amigável, tem versão em inglês o que facilita bastante e o procedimento de compra é bem simples. No valor do ticket já está incluído a reserva de assento. Repare que o site fornece na tela de compra e reserva todas as informações necessárias: Tempo de viagem (que neste trecho é de 5:03h), tipo de trem (no caso o X2000, trem de alta velocidade) e número do trem. Fique atento para os símbolos dos serviços que são oferecidos, como internet wifi gratuita à bordo, acessibilidade para deficientes e vagão restaurante/bar. Outro ponto importante é a tarifa do ticket de trem. A não remarcável (e não reembolsável!) é mais barata (foi a que escolhemos), em compensação se quiser mais flexibilidade deve escolher a remarcável (para até 90 dias) e se quiser se prevenir de qualquer imprevisto sem ter prejuízo, escolha a reembolsável. Repare que quanto mais garantias, mais cara fica a tarifa.

tela site trem suécia

Após a compra, você receberá um e-mail de confirmação com o seu e-ticket em formato PDF. Basta imprimir e levar no dia. Ele já tem todas as informações e código de barras para leitura do agente de fiscalização, não sendo necessária nenhuma troca de ticket na estação.

O trem rápido X2000 e a viagem entre Estocolmo e Copenhague

Chegamos à estação central de trem de Estocolmo vindo de metrô mesmo, com certa antecedência. Uns 10 minutos antes procuramos no telão nosso trem para confirmar a plataforma e fazer o embarque. Como esperávamos, o trem SJ X200 é bem moderno. Por dentro estava novo também e nossos assentos tinham muito espaço e eram bem confortáveis (viajamos na 2a classe). Fique atento ao número do vagão e dos lugares. Viajamos no vagão 3, lugares 53 e 54, corredor e janela. O trem partiu e chegou sem atrasos.

IMG_9773

IMG_9733

Meu marido usou a internet wifi por pouco tempo e dormiu. Eu aproveitei e comi um lanche (tem a mesinha, como nos aviões), e fiquei tirando fotos e navegando na internet.

DCIM\100GOPROIMG_9746

O trem parou por 15 minutos em Malmo, na Suécia. É uma possibilidade fazer um pit-stop na cidade se você tiver tempo. Conseguimos conhecer bem Estocolmo, mas em Copenhague nosso tempo estava mais apertado, então ficou para uma próxima trip. Uma informação interessante: nesta viagem de trem, passamos pela maior ponte rodoferroviária da Europa, com quase 8km de extensão – a Ponte de Oresund, que liga os 2 países (Suécia e Dinamarca). a construção começou em 1995 e foi oficialmente inaugurada em junho do ano 2000.

IMG_9771

IMG_9776

E você, tem dicas ou perrengues viajando de trem na Suécia ou Dinamarca? Deixe nas caixas de comentários!

Para saber mais dicas de viagens de trem na Europa, clique aqui. Para montar seu roteiro de viagem pela Europa, clique aqui.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

41 pensamentos em “Trem de Estocolmo a Copenhague: como é a viagem e dicas

  • Tatiane

    Oi , achei seu blog muito legal. Vou a Viena (já li o que escreveu aqui no blog) e também a Copenhague. Gostaria de saber como foi seu passeio em Copenhague, ficaremos só um dia e estou tentando otimizar o máximo o tempo que estaremos lá!

  • Stefany

    Muito legal as informações que você compratilha! Estou montando um roteiro para esses países e é ótimo ler experiências de outras pessoas, ainda mais com tantos detalhes… parece simplificar a vida dos próximos viajantes. 🙂

  • Alessandra

    Oi, parabéns pelo blog!!!
    Por engano comprei a passagem (non rebookable) saindo do aeroporto de Copenhagen, ao invés de sair do Centro de Copenhagen (que fica no caminho para Estocolmo, certo?). Será que com esse ticket posso embarcar no Centro (acho que é Copenhagen H)? Na volta aconteceu o mesmo, mas acho q não teria problemas em saltar antes do destino final…
    Já mandei um e-mail para a SJ, mas não tive retorno…

    • Gustavo

      Olá Alessandra, obrigado pela visita ao blog. Como a sequencia é: centro Copenhague – aeroporto Copenhague – Estocolmo, não dá para fazer o que vc sugeriu. Vai precisar comprar um bilhete de metrô até o aeroporto (bem simples), e de lá vc embarca com o seu ticket para Estocolmo. Boa viagem.

  • Aparecida

    Oi Erika, adorei suas dicas. Estarei alguns dias em Copenhague em Junho e gostaria de conhecer um poquinho de Estocolmo. São tantas coisas que eu gostaria de fazer e ver q precisaria ficar meses. Vi q uma opção legal é viajar à noite. Será que ficar 1 dia e voltar à noite dá para conhecer algo? Que sugere? Bjs e obrigada

    • Erika Autor do post

      Oi Aparecida, obrigada pela visita ao blog! Na minha opinião pessoal, acho muito longa a viagem de trem de Copenhague para Estocolmo para fazer apenas um bate-volta. Não sei quantos dias voce tem, mas poderia dividir a estadia. Até dá para você fazer essa viagem à noite, mas o cansaço, as poucas horas efetivamente na cidade para turistar e o preço da passagem ida e volta acho que o custo x benefício não é bom. Essa é minha sincera opinião, mas só você pode decidir. Na volta, se quiser deixe suas dicas aqui no blog. Boa viagem!

  • marcelo caetano vieira da silva

    desejo ir de teen Copenhagem para Gotemborg e depois de Gotemborg para Estocolmo..quais os nomes das estaçoes nessas cidades para nao haver erro n omomento da compra pelo site.?
    qual nome da estacao central de trem de Copenhagem?
    e para chegar em Cotemborg qual estacão devo escolher na hora da compra pelo site?

    • Erika Autor do post

      Marcelo, o trecho que fiz foi de Estocolmo para Copenhague, entao para simular outros trechos voce deve entrar no site indicado no post. As estacoes centrais geralmente sao as sugeridas na compra, no post estao as respectivas estacoes centrais de Copenhague e Estocolmo em uma figura do trajeto capturada no site da SJ. Fiz todas as compras na versão em inglês entao nao houve dificuldade em encontrar a estação correta.

  • Maria Cavalcanti

    Adorei a matéria sobre o trem de Estocolmo para Copenhagen. Fiquei com uma dúvida: o trem em Copenhagen vai até o aeroporto Kastrup? Grata

  • Ana brant

    Olá!! Fiz uma pesquisa no site da eurorail também para a compra do trecho Estocolmo-Copenhagen. E a diferença de preços foi gritante! Posso realmente confiar no site indicado? Não vi tb a especificação X200, apenas trem rápido…. obrigada e excelente blog!!! Amando as dicas! Ana

    • Erika Autor do post

      Oi Ana, eu nunca compro passagens de trem por sites intermediarios, mas sempre nos sites das proprias companhias. Eu comprei no site da SJ, pois as informacoes sao mais detalhadas. Esses sites “paralelos” costumam cobrar até 20% mais caro nos preços! Obrigada pela visita ao blog!

  • Marilene Machado

    Gostaria de uma indicação de uma cidade na Suécia que seja bem perto de Copenhagen ( Estolcomo está muito longe). Será somente um dia – bate e volta

    • Erika Autor do post

      Oi Marilene, vc pode fazer um bate-volta para Malmo (pode ir de trem ou con um day tour), cidade que faz divisa entre Suécia e Dinamarca. Infelizmente não conseguimos conhecer, fomos apenas de passagem… boa viagem!

  • Lauana Ribeiro

    Oi!
    Acabei de me mudar para Estocolmo e tudo é novidade ainda.
    Já que estou sozinha gostaria de aproveitar meus finais de semana conhecendo a Europa, e gostaria de algumas dicas.
    Li nesse post que voce comprou a passagem pelo site do SJ. É o mesmo usado para o transporte público normal aqui né. Qual o preco médio de passagens de trem? COnsigo Fazer essa viagem que voce fez em um fds apenas?

    Obrigada!

  • carmen deluca soares

    gostei muito das explicações sobre a viagem de trem entre Copenhague e Estocolmo …..pretendo viajar para Copenhague …Estocolmo e Oslo. poderia me dizer por ordem começar minha viagem?….primeiro saiu de ? depois …….. . agradeço antecipadamente a resposta.

    • Erika Autor do post

      Oi Carmen, acho que tanto faz a ordem, mas eu começaria por Oslo, iria para Copenhague e depois Estocolmo, pois é a cidade mais bacana em minha opinião. Nós fizemos Estocolmo depois Copenhague, mas porque estávamos fazendo uma rota maior pela Europa. Ficando apenas nas capitais dos países nórdicos, eu faria o roteiro na ordem que mencionei acima. Boa viagem!

    • debora

      estou pretendendo fazer esse mesmo trecho que voce , agora em julho. Sei que já faz algum tempo , mas vc conseguiu fazer? pode me dar umas dicas…

      • Erika Autor do post

        Oi Debora, conforme explicamos no post, fizemos essa viagem de trem, é bem tranquilo. Recomendamos comprat o ticket pelo site oficial da companhia de trens SJ. Dê uma lida também nos comentários, podem ser úteis em lhe esclarecer eventuais dúvidas!

  • Pedro Ivo Machado

    Muito legal o blog! Parabéns.
    Vou fazer o trecho Copenhagen a Estocolmo e Uppsala em junho. Tenho duas perguntas?
    Vale a pena viajar durante o dia pra aproveitar as paisagens no trajeto? Ou não há grandes visuais?
    Essa companhia de trem permite despachar bagagem? Tarifas são muito salgadas?
    Obrigado!

    • Erika Autor do post

      Oi Pedro, as paisagens são “normais”, pessoalmente não achei muito diferente. Com relação a bagagem, voce tem de levar consigo, nao vi a opcao de despacho de bagagem. As tarifas dependem de horario, data, simule no site que linkamos no texto! Boa trip!

  • Jorgan Weis

    Olá. Parabéns pela página e dicas. Muito útil. Gostaria de uma ajuda. Irei de Estocolmo a Copenhagen de trem já comprado o bilhete pela SJ. Irei partir da estação central de Estocolmo. É fácil se localizar na estação? Consigo encontrar o local, plataforma e vagão com facilidade para não pegar o trem errado? Basta imprimir o ticket que eles enviam para embarque? Primeira vez sozinho e tenho receio de pegar o trem errado ou não encontrar. Muito obrigado

    • Erika Autor do post

      Oi Jorgan, obrigada pela visita! É fácil de localizar sim! Não sei se já visitou outras estações de trem na Europa, mas é bem similar. As sinalizações estão também em inglês, então não terá dificuldades se tiver alguma familiaridade com o idioma. Se você já está com o bilhete impresso (o nosso enviaram por e-mail, após a compra no site), basta chegar na estação e verificar no painel qual a plataforma de onde sai seu trem! Boa viagem!

      • Jorgan

        Muito obrigado mesmo. Nunca andei de trem pela Europa, será a primeira vez. Não sei se você tem essa informação, mas se eu chegar antes na estação, por exemplo uma hora antes, já consigo visualizar qual plataforma irei pegar o trem, qual vagão etc? A estação central pra mim pegar o trem é a mesma estação que chegam os trens partindo do aeroporto de estocolmo? Muito bom sua página, e muito útil. Abraços

        • Erika Autor do post

          Oi Jorgan, como são muitos trens e viagens, geralmente aparece uns 30/20 minutos antes… a palataforma aparece, o vagão você vai ver na hora que o trem estacionar para o povo entrar… tem um display na lateral do trem com o numero/letra do vagão!

  • Maurício

    Olá, Erika.
    Muito boas suas dicas. Estão ajudando muito no planejamento da viagem que faremos em agosto para a Escandinávia.
    Estamos tentando decidir se vamos de Estocolmo para Copenhague de trem ou de avião. Nossa grande dúvida com relação ao trem é quanto às bagagens. Li que você respondeu aqui que não pode despachar e temos que levar com a gente. Mas pelas fotos que publicou do interior do trem, não vi como acomodar malas grandes (23 kg).
    Você poderia nos dizer como é isso?
    Obrigado!

    • Erika Autor do post

      oi Maurício, obrigada pela visita ao site! Com relação à sua pergunta, não sei se já viajou de trem em outros países da Europa mas é sempre o mesmo esquema: há no canto de cada vagão um espaço para acomodar as malas grandes. O ideal para viagens de trem é não levar tanta coisa, até porque não tem ninguém para auxiliar com a bagagem! Se viajar com 2 malas médias não terá problemas. Boa viagem!

      • Maurício

        Bom dia, Erika. Somos marinheiros (ou melhor, tremzeiros. rsrs) de primeira viagem. Já viajamos de avião e de carro. Dessa vez, queremos experimentar outras formas. Por isso estamos planejando um trecho de trem e outro de Ferry. Vamos continuar pesquisando e aproveitando suas dicas aqui. Muitíssimo obrigado!

  • Rebeca

    Oi, achei seu post muito interessante! Vou fazer essa viagem de tren Estocolmo para Copenhague e vi que o preço é um pouco caro rsrs esses valores do site da SJ estão em euro? Obrigada!!

  • Paulo Martins

    Olá! Parabéns, Erika, pelo excelente relato da sua viagem de trem! Estou aqui planejando minha viagem para Copenhague e Estocolmo para 2019. Não sei se deveria incluir também Oslo e fazer um passeio de barco pelos Fiordes Noruegueses. O que acham? Vale a pena ou fica muito cansativo? Já não sou novo, tenho mais de 60 anos e pretendo ir com meu filho, de 30. Das três cidades qual a melhor, a imperdível? O trecho Copenhague a Estocolmo não fica mais em conta ir de avião? Alguém indica hotel/hostess? Desde já muito obrigado.

    • Erika Autor do post

      Olá Paulo, visitei as 3 cidades e a que mais gostei foi Estocolmo. Não sei quanto tempo você terá na viagem, mas não acho que seja cansativo incluir Oslo, os voos entre as capitais nórdicas são rápidos. Optamos por ir de trem por conta de nosso tempo e itinerário na época, mas a oferta de voos entre as cidades é ótima e os valores não são muito altos.
      Para hotéis, veja no nosso parceiro Booking, lá tem as notas dadas por hóspedes e as tarifas, pode reservar o que te agradar em termos de avaliação e orçamento.
      Temos matérias de Estocolmo, Copenhague (e em breve publicaremos de Oslo também) aqui no site, você pode dar uma olhada e ver qual cidade agrada mais!
      Obrigada pela visita ao blog e boa viagem!