Trem de Budapeste a Praga: como é a viagem e dicas gerais 42



Na nossa Eurotrip do ano passado, fizemos o trecho Budapeste-Praga de trem, hoje no blog conto como foi essa viagem e como comprar as passagens mais baratas com antecedência. A desvantagem é que o trecho é longo, mas nada que um livro, um smartphone com música ou um laptop não resolvam para passar  o tempo. Há ainda a opção de parar um tempinho em Bratislava, saindo mais cedo de Budapeste e chegando mais tarde em Praga, mas nós já conhecíamos a cidade e em minha opinião não valeria uma segunda visita.

DCIM\100GOPRO

Para não ter erro, a estação central de trem de Budapeste é a Keleti, e a estação central de trem de Praga é a Praha h.l.n (Hlavní Nádrazi). A viagem dura cerca de 7 horas. Pelo nosso schedule, exatamente 6:53h. Pagamos 38 EUR para 2 pessoas. Decidimos fazer esta trip longa de trem justamente pelo preço, já que o voo direto de uma cidade à outra, seria bem rápido mas estava custando quase 700 EUR para nós 2!!! Sinceramente, preferimos gastar em restaurantes e hotéis essa grana a mais.

T4i2015 - 0879

Compramos a passagem pela internet no site da companhia de trens húngara, Máv-Start. Você se registra no site, fica com um recibo da compra que eles enviam para seu e-mail (nós compramos pelo site e pagamos com cartão de crédito) e um código numérico, que deve ser digitado em uma máquina na estação de trem no dia da sua viagem – a máquina emite seus tíckets de trem válidos para a viagem. É fundamental montar seu itinerário com antecedência para comprar as passagens o quanto antes. Quanto mais cedo você comprar, mais barato vai pagar.

Importante: às vezes algumas pessoas tentam dar golpe pedindo para ajudar você, mas não são funcionários uniformizados, e sim gente atrás de uma grana fácil. Não dê bola para ninguém, ignore.

IMG_8893

Os trens e a estação de trem em Budapeste e Praga são bem feios se comparados às estações e trens na Alemanha e Suiça, tem aquela cara decadente de alguns locais do leste europeu. Cuide de seus pertences porque tem gente mal encarada e batedores de carteira nesses locais. Um exemplo…nada de painel digital, mas sim uma folha de papel indicando o número do trem e o destino:

IMG_8898

IMG_8900

Mas não podemos reclamar, afinal nosso lugar na 2ª classe era bem legal, fomos somente nós dois na cabine metade da viagem… Fique sempre com as passagens de trem em mãos, os fiscais passaram 2 vezes (uma na Hungria e outra na República Tcheca) para conferir os bilhetes.Fatalmente com essa crise migratória na Europa, confusão com refugiados e tudo mais, a fiscalização deve aumentar nas viagens de trem.

IMG_8901

DCIM\100GOPRO

DCIM\100GOPRO

DCIM\100GOPRO

Um pouco da paisagem no caminho…incluindo campos de canola…

T4i2015 - 0876

T4i2015 - 0881

T4i2015 - 0886

Depois entrou gente na nossa cabine e tirou nosso sossego rsrsrs, mas no fim não achamos ruim, crianças e suas mães estavam animadas. Uma mulher cantava e tocava músicas tchecas sem parar. Até ligamos o gravador do iphone e temos as músicas até hoje! 😀

IMG_8920

IMG_8913

No fim, a viagem não teve nenhum contratempo, tudo certinho nas estações e na viagem de trem. Não perca nossas dicas de Budapeste e Praga, além de outros destinos na Europa, clique aqui para ver as matérias publicadas no site.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 pensamentos em “Trem de Budapeste a Praga: como é a viagem e dicas gerais

    • Erika Autor do post

      Carlos, bem vindo ao blog!

      Mas que viagem corrida! Na verdade existem vários estilos de viajar. Eu prefiro conhecer menos lugares, mas conhecer melhor cada um. Com esse tempo optaria por uma dobradinha Viena & Bratislava, ou ficaria só em Praga. Para ficar 2 dias (bem corridos) destas cidades que você falou, Budapeste seria minha escolha. Temos roteiros de todas essas cidades aqui no blog, veja o que lhe apetece mais. Boa viagem

  • Tarcizio Carvalho

    Obrigado, esse blog me ajudou muito, fiz a compra dos tikets pelo site indicado, agora é só esperar para viajar em março, espero não ter problemas para trocar os tikets na estação.

  • Carlos Augusto Abreu

    Chegarei a Praga e depois irei para Budapeste, Viena, Munique e Paris. Gostaria de ir de trem. Pelo que percebi acima, para utilizar a Máv-Start é preciso retirar o e-ticket em Budapeste.

    Vcs podem me passar as dicas de uma forma confortável e econômica de viajar?

    Atenciosamente,

    Carlos Abreu

    • Erika Autor do post

      Oi Carlos, isso mesmo, atualmente pelo site da mav Start precisa trocar seu voucher/email pelo ticket na maquina de coletas na estacao. Quanto à forma mais economica e (relativamente) confortável de fazer essa sua viagem, com Budapeste, Viena, Praga, Munique e Paris o trem é a melhor opção, só evite os trens noturnos, parece economia, mas o cansaço é desproporcional ao benefício monetário em minha opinião. Mas depende de varios fatores, como tempo de viagem, seu orçamento, interesses na viagem, etc. boa viagem!

  • Marjana

    Oi, bom dia
    Estamos planejando uma estadia de 5 dias e 4 noites em praga e budapeste, fazendo o trecho final de budapeste até viena, para volar ao brasil, de trem. Nosso voo parte de viena no dia 9 às 14:30, e gostaria de saber se é arriscado sair de budapeste no dia 9 bem cedo pela manhã e pegar o primeiro trem para viena.

    Obrigada!

    • Erika Autor do post

      Oi dagmilson, para trechos saindo de Viena, consulte o site da Obb, companhia de trens da Áustria. Lá você vai poder consultar o tipo de cabine e horários disponíveis. Como eu não gosto de viajar fazendo trechos noturnos de trem, não tive experiência pessoal para dar mais dicas. Boa viagem

  • Gabriel

    Olá! Esse post está me ajudando muito na viagem que estou planejando! Muito obrigado!
    Mas ainda tenho uma pergunta. Há alguma limitação quanto a bagagem?
    Como estarei viajando do Brasil, estarei com uma mochila e uma mala média de rodinhas.

    Abraços!

    • Erika Autor do post

      Oi Gabriel, obrigada pela visita ao blog!
      Quanto à bagagem, nunca vi nenhuma limitação, já viajei dezenas de vezes de trem em variados países da Europa. Nunca vi nenhuma fiscalização neste sentido, mas recomendo o bom senso, ninguém vai levar 5 malas né, ainda mais tendo que carregá-las sozinho. Uma mala e 1 mochila é o normal, vá tranquilo! Boa trip!

  • Enaile

    As maquinas para retirada dos tickets são fáceis de manusear?
    Quais idiomas?
    Poderia fazer um breve passo a passo?
    Estou pesquisando para comprar o trecho Budapeste – Bratislova, porém estou um pouco insegura com essa troca dos tickets.
    Obrigada desde já

  • max

    Olá Erika, queria saber o que oferecem na 1ª classe na viagem budapeste – praga. Será que vale a pena a diferença de preço? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    • Erika Autor do post

      Oi Max, como fomos de cabine de 2ª classe , não sei o quanto mais de espaço tem. Mas talvez seja uma cabine dessa que fomos (da foto do post) mais privativa, não acho que valha a pena pagar, ainda mais que é um trem mais antigo, nem painel digital tinha! Minha opinião pessoal…
      boa viagem!

  • maria

    Oi. Tudo bem ? Vou fazer esse trecho Budapeste Praga em novembro e gostaria de parar na Bratislava por algumas horas. Como faço ? Compro passagens separadas ? Ou existe alguma passagem tipo passe diário ? Obrigada, Maria

    • Erika Autor do post

      Oi Maria, eu compraria separadas, para simplificar. Isso porque provavelmente voce vai reservar um assento. Depende do seu tipo de bilhete. Se você não tiver assento reservado, pode ser que consiga pegar outro trem (no mesmo dia) com o mesmo ticket. Infelizmente as FAQ’s nos sites das companhias de trens não nos fornecem informações específicas, apenas genéricas… Quando fomos, fizemos bate-volta de Viena, então não tivemos uma situação semelhante a essa para poder te dar dicas específicas. Na volta, pode deixar suas dicas e contar como decidiu fazer, Boa viagem!

  • Tamyres Haluch Santos

    Olá pessoal boa tarde,
    Vou para Budapeste (3 noites) e Praga (3 noites) em Novembro, e o deslocamento entre as cidades será de trem, porém gostaria de saber a opinião de vocês com relação a Bratislava, se vale a pena eu comprar a passagem de trem como parada lá? ou necessita de mais tempo? além do que uma pequena parada? Muito obrigada pelas dicas, estão me ajudando muito para montar nosso roteiro.

    • Erika Autor do post

      Oi Tamyres, temos um post de Bratislava aqui no site, pode ver se a cidade te agrada. Acho que uma parada de 5 horas é tempo suficiente para ver tudo… pessoalmente não gostei muito de Bratislava, já meu marido achou interessante e diferente da Europa que estamos acostumados. Sinceramente como você terá pouco tempo, não acho que valha a pena tirar tempo de Praga ou Budapeste para visitá-la, mas como eu disse, tudo depende do gosto pessoal de cada um. Boa viagem 😃

  • Renato

    Boa tarde, tudo bem?

    Estou me programando para em Janeiro fazer Budapeste – Praga e estou encontrando bastante dificuldade para fazer esse trecho… minha pergunta é, na época que vocês fizeram, chegarem a pesquisar outros trens que fazem o mesmo trecho?

  • ana santos

    Estou a pensar ir até budapeste e praga na ultima semana de Abril. Tinha pensado passar por Viena mas achei que 6 dias é pouco para as 3 cidades e decidi deixar Viena para o Natal, proporcionando-nos assim um Natal diferente. A minha duvida é saber onde preciso de mais tempo, se em Budapeste se em Praga, uma vez que na realidade o tempo ultil é apenas de 5 dias. Outra questão é a dificuldade que estou a ter em comprar bilhetes no trem para essa altura, a nao ser que se deva ao facto de ainda faltar muito tempo até la e os bilhetes nao estarem disponiveis. Ja agora…existem trens noturnos directos ate Praga? Assim poupava tempo. Obrigada pela ajuda

    • Erika Autor do post

      Oi ana, obrigada pela visita ao blog! Realmente seria pouco tempo para as 3 cidades. Eu acho que você precisa de mais tempo em Praga, tem mais atrações. As passagens de trem você só consegue comprar mais próximo da data, dependendo da empresa eles liberam a partir de 90 dias de antecedência ou até mesmo 60 dias de antecedência. Verifique os links no post e nos comentários para pesquisar! Tem trens noturnos sim, de Budapeste para Praga, boa viagem!

  • Lenda Barbosa

    Adorei As dicas. Eu e meu esposo iremos de Praga a Budapeste em Março/2018. Gostaria de fazer o trajeto de trem ou ônibus. O que vc me aconselha? Passa por alguns vilareijos, países? … É seguro comprar os bilhetes de trem vai Internet? Pode me dar unas dicas? Ficarei muito agradecida.
    Um abraço

    • Erika Autor do post

      Oi Lenda, de Praga a Budapeste você pode parar para conhecer Bratislava, na Eslováquia, país que fica entre a Rep. Tcheca e a Hungria. Quando viajamos, compramos a passagem de trem pela internet, no link que está no post ( voce consegue comprar a partir de 2 meses antes da viagem). Depois, basta seguir as dicas que estão no post. Aproveite e leia nossas dicas da cidade de Praga e Budapeste! Boa viagem!

  • Andrea

    Olá Erika, tudo bem? Não estou conseguindo encontrar esse trecho (Budapeste Keleti-Praga) no site da MAV. Todas as partidas estão a partir da Budapest-Nyugati. VocÊ saberia dizer algo a respeito?? Desde já, obrigada.

    • Erika Autor do post

      Oi Andrea, neste caso compre a partir da Nyugati mesmo, ambas são estações centrais, elas ficam 3km de distância uma da outra. Às vezes eles mudam as rotas ou fazem manutenções de via, pode ser por isso que não está encontrando a partir de keleti. Mas é apenas um detalhe que não fará diferença na sua viagem. A distância para keleti ou nyugati da região mais turística, onde geralmente estão os hotéis, é praticamente a mesma! Boa viagem!

  • Caroline Collin

    Oi! Adorei as dicas 🙂 E fiquei com uma dúvida. Então eu consigo comprar um ticket de Budapeste para Praga e fazer uma parada de algumas horas na Bratislava? Isso seria perfeito pros planos da minha viagem! O site da Mav Start é um tanto quanto complicado rsrs pra mim, pelo menos. Pode me dar algumas dicas de como comprar esse ticket com o stopover? Muito obrigada!!

    • Erika Autor do post

      Oi Caroline, se quiser parar em Bratislava, terá que comprar um ticket Budapeste – Bratislava e outro Bratislava – Praga! Não é um stopover, mas como está no trajeto entre uma cidade e outra e a viagem é longa, pode quebrar a viagem em 2 e conhecer mais um lugar!

  • Bruno Henrique

    Olá… bom dia amigo… quanto tempo de antecedência posso comprar a passagem de Buda para Praga? Já fiz o cadastro no site e minha viagem é dia 03 de janeiro de 2019. Agora só aparece compra até dia 8 de dezembro.
    Desde já agradeço!

    • Erika Autor do post

      Olá Bruno! Obrigada pela visita ao blog!
      As companhias de trem na Europa geralmente liberam a compra da passagem com 30, 60 ou 90 dias antes da data da viagem, depende do país e da empresa de trem. Infelizmente você vai ter que ficar entrando no site até a data da sua viagem ficar disponível. Quando compramos, acho que faltava pouco mais de 1 mês para a viagem!

  • Andreia

    Ola eu e minha amiga estamos a pensar ir de ferias por 5 dias budapeste-praga mas como de comboio leva umas quantas horas pensavamos ir de aviao alguem sabe me dizer como faço? ja alguem foi de aviao?

    • Erika Autor do post

      Oi Andreia, é bem facil, basta comprar um voo Budapeste – Praga, mas vai pagar caro por um voo direto. Se for de conexão, dependendo do tempo de espera entre um voo e outro, mais o tempo de ir e voltar dos aeroportos, acho mais conveniente ir de trem mesmo!

  • Marcia

    Olá, não consigo comprar a passagem de Praga para Budapeste no site da companhia que vc indicou. Diz que não há passagens nestas condições. Coloquei datas próximas e distantes e nada. Achei na EuroCity por 100 Euros e achei muito cara. Tem alguma outra dica?

    • Erika Autor do post

      Oi Marcia, eu entrei no site da Mav-Start e simulei a compra está aparecendo normalmente! A unica coisa é que para comprar a passagem precisa registrar um email e uma senha para acessar o site e finalizar a compra, mas foi assim com a gente tambem. Boa sorte!

  • ICARO RICARDO FERREIRA

    Olá, bom dia! Muito obrigado pelas dicas! Irei pra Europa em Novembro desse ano, adorei a dica dessa empresa de trens, já consegui comprar minha passagem entre Viena e Budapeste, pretendo, também, comprar através dele os trechos entre Budapeste/Praga e Praga/Berlim, porém, eu não consigo achar ofertas de passagens entre esses locais para a data escolhida. Será que é porque só é possível comprar com 90 dias de antecedência passagens de trens para esses locais?

    • Erika Autor do post

      Para cada trecho você terá que comprar pelo site da empresa que opera no país. Não vai conseguir comprar todos os trechos no mesmo site (exceto se for comprar por empresas que revendem os tickets de vários países, como a Rail Europe). Com relação à antecedência, geralmente os prazos para compra variam, mas geralmente são 30, 60 ou 90 dias. Pode ser por isso que não tenha conseguido comprar. Boa viagem!