O que fazer em Wroclaw (Breslávia): 10 Atrações Imperdíveis



Hoje você vai conhecer Wroclaw – também é conhecida como Breslávia, bela cidade polonesa do lado oeste do país e de fácil acesso a partir de Varsóvia ou Berlim. Vamos mostrar as principais atrações para visitar por lá, para você saber o que fazer em Wroclaw e aproveitar ao máximo sua viagem. Nós a visitamos no verão e pegamos temperaturas agradáveis, entre 20 e 25°C.

Quantos dias ficar em Wroclaw? Para conhecer as principais atrações da cidade (numeradas de 1 a 8 nesta matéria) considere um roteiro de 1 dia inteiro em Wroclaw. Todas ficam dentro do centro histórico, que é um ovo – veja mapa ao final.

Se tiver 2 ou mais dias em Wroclaw (pronuncia-se “Vrotsláff”), pode adicionar ao seu roteiro:

  • Passeios para fazer em Wroclaw fora do centro histórico (item 9 desta matéria);
  • Passeio bate e volta ao lindo castelo de Ksiaz, em Walbrzych (item 10 desta matéria).

Wroclaw tem fácil acesso de trem a partir de Varsóvia ou Berlim (350km), Poznan (180km) e Cracóvia (275km).

O que fazer em Wroclaw

  1. Praça do Mercado
  2. Prédios Típicos do Século XVIII
  3. Ilha das Catedrais
  4. Passeio de Barco pelo Rio Odra
  5. Mercado de Wroclaw
  6. Ponte Tumski
  7. Procure Gnomos em Wroclaw
  8. Museu da Universidade de Wroclaw – Aula Leopoldina
  9. Passeios para fazer fora do Centro Histórico de Wroclaw
  10. Castelo de Ksiaz

Praça do Mercado

A Praça do Mercado (em polonês Rynek) fica no coração do centro histórico da cidade. É a maior praça em estilo medieval da cidade e uma das mais bonitas da Polônia. Suas ruas, que já foram o centro do comércio na Idade Média, hoje são o centro turístico de Wroclaw – há muito o que fazer por ali: descubra lojas, restaurantes, museus e gnomos – sim, a cidade é famosa pela presença de gnomos, e já aviso que há alguns deles na Praça do Mercado!

praça mercado Wroclaw

Atualmente é um espaço exclusivo para pedestres e um passeio bem agradável para fazer em Wroclaw. Não perca na Praça do Mercado e arredores:

  • ANTIGA PREFEITURA: prédio magnífico construído no século XIII todo em estilo gótico – atração imperdível em Wroclaw. Danificado na Segunda Guerra Mundial, foi restaurado e atualmente abriga o Museu da Cidade de Wroclaw (Sztuki Mieszczańskiej) e um restaurante.
  • NOVA PREFEITURA: Atual sede da prefeitura, foi construído no século XIX. É o maior prédio da praça, fica em frente da fonte de água Zdrój. No local também funciona o restaurante e cervejaria Spiż.
  • FEIRINHAS DE NATAL: Caso visite Wroclaw a partir da última semana de novembro, vai encontrar aí as feirinhas de natal da cidade – ficam até o final de dezembro. A Festa de Réveillon e celebrações religiosas também são comemoradas na Praça do Mercado.
  • IGREJA DE SANTA ELISABETH: Outra bela igreja gótica para visitar em Wroclaw, fica em uma praça vizinha da Rynek. Foi originalmente construída no século XIV. Destaque para o observatório no topo de sua torre de 130m, não deixe de subir, tem uma excelente vista da cidade, em especial da Praça do Mercado. Para mais informações, consulte o site oficial da igreja.
  • Praça SOLNY: esta pequena praça existe desde o século XIII, e tornou-se conhecida como a praça do mercado polonês. Atualmente ali funciona o tradicional mercado de flores da cidade. Fica ao lado da Rynek.
  • IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA: Fica há 1 quarteirão da Rynek. É possível subir na passarela que une o topo das duas torres, mas a vista da Igreja de Santa Elisabeth é melhor.

Prédios Típicos do Século XVIII

Ao visitar a Praça do Mercado e a Praça Solny, repare nos belos prédios “coloridos” como os da foto abaixo, eles são reconstruções em estilo Barroco e Classicista da arquitetura típica polonesa do século XVIII:

prédios "coloridos", reconstruções em estilo Barroco e Classicista vigente nas construções da praça no século XVIII.

Prédios “coloridos” em estilo Barroco e Classicista (século XVIII) no centro histórico de Wroclaw.

Ilha das Catedrais

Passeio imperdível para fazer em Wroclaw, a “Ilha das Catedrais” (Ostrów Tumski) é a região mais antiga da cidade, cujas primeiras construções datam do século X. Confira como era o local em uma gravura do século XVIII:

Fonte da imagem: Wikipedia

E abaixo, como está hoje – as duas principais igrejas continuam lá, a Igreja de Santa Cruz e São Bartolomeu (à esquerda na foto) e a Catedral de Wroclaw, com suas icônicas 2 torres (à direita na foto):

Ilha das Catedrais em Wroclaw

Ilha das Catedrais em Wroclaw

Não perca na Ilha das Catedrais:

  • Catedral de Wroclaw: Também conhecida como Catedral de São João Batista, tem 2 torres gêmeas de 60 metros de altura, uma delas com um mirante no topo. Tem um elevador que ajuda em parte da subida. Custa 7 PLN, e oferece uma bela vista da cidade – vale a pena visitar em Wroclaw!
  • Igreja de São Egídio: Construída em 1220, é a mais igreja mais antiga da cidade, fica ao lado da Catedral de São João Batista.
  • Igreja de Santa Cruz e São Bartolomeu: Outra bela igreja para conhecer em Wroclaw. DICA: Em frente a igreja, não perca a estátua de São João de Nepomuceno, uma linda escultura em homenagem ao mártir da igreja católica, defensor dos segredos do confessionário.

Passeio de Barco pelo Rio Odra

O rio Odra é o segundo maior rio da Polônia. Para quem quiser fazer um cruzeiro ou um rápido passeio de barco, o embarque é realizado no pier da foto acima, na ilha Piasek (entre a Ilha das Catedrais e o centro histórico).

Os cruzeiros tem duração de 50 minutos e custam a partir de $25 PLN, das 10 às 20hs. Dependendo do passeio, embarque a cada 15 ou 30min, mais informações aqui.

Mercado de Wroclaw

Construído no início do século XIX para reunir todos os mercados de rua de Wroclaw, é hoje o mercado mais tradicional da cidade.

mercado Wroclaw

Fomos lá conferir e gostamos da qualidade das frutas. É um passeio diferente para fazer em Wroclaw, uma maneira de observar os poloneses em seu dia a dia, um pouco fora do circuito turístico. E você ainda leva frutas de ótima qualidade por um bom preço.

DICA: se tiver tempo, visite a Catedral gótica de São vicente (Cathedral of St. Vincent and St. James), fica ao lado do Mercado de Wroclaw, do outro lado da rua. Não deixe de visitar a linda capela de Hochberg, no interior da Catedral.

Ponte Tumski

Além do design diferenciado em aço espiralado, a Ponte Tumski em Wroclaw chama a atenção pelos milhares de “cadeados do amor” pendurados em sua estrutura lateral por casais apaixonados:

ponte tumski

Não se preocupe em inclui-la em seu roteiro por Wroclaw – porque você certamente vai passar por aí para chegar a Ilha das Catedrais.

Procure Gnomos em Wroclaw

Quer uma sugestão do que fazer em Wroclaw? Que tal procurar por gnomos, entre uma e outra atração… o que a princípio pode parecer loucura, tornou-se uma brincadeira divertida e que tem ajudado a promover o turismo na cidade.

Procure Gnomos em Wroclaw

Tem gnomo imitando turista, empurrando pedras, gnomo blogueiro… a maioria tem no máximo 30cm de altura, e se você procurar bem, vai encontrar dezenas. Eu e a Erika, em apenas um dia de passeio em Wroclaw encontramos 40! Em um dado momento, a coisa ficou séria e virou competição… mas fui derrotado pelo placar de 8 x 15 gnomos para a Erika!

Vimos 2 gnomos roubando doces na janela de uma loja de chocolates, e outra dezena tocando em uma orquestra sinfônica, em frente Fórum Nacional de Música, na praça Wolności! De forma criativa, lojas e estabelecimentos produzem seus próprios gnomos como forma de fazer propaganda de suas atividades.

Procure Gnomos em Wroclaw

Os gnomos surgiram em Wroclaw na década de 80, em grafittis de protesto contra a ditadura soviética do pós-guerra. As pichações de gnomos espalharam-se por toda a polônia e levaram à prisão dos grafiteiros. Em 2001, em homenagem ao movimento de protesto, a cidade de Wroclaw inaugurou a primeira escultura de gnomo: o “Papa Dwarf” (foto acima), fica na rua Świdnicka.

A partir de então, outros apareceram na cidade. Atualmente, só no site oficial da cidade, são mais de 250 gnomos cadastrados com foto! ]

DICA: quer achar muitos gnomos em Wroclaw? este mapa vai te ajudar.

Museu da Universidade de Wroclaw – Aula Leopoldina

Dentro do Museu da Universidade de Wroclaw fica uma das mais belas salas de aula deste planeta! Em estilo barroco, a “Aula Leopoldina” foi concluída em 1732 como a principal sala da universidade. Seu nome foi dado em homenagem ao Sacro Imperador Romano Leopoldo I, da dinastia dos Habsburgos e fundador da Universidade em 1702.

Fonte: Wikipedia

Os ingressos custam a partir de 12 PLN e dão direito a visitar 2 salas, dentre elas a Aula Leopoldina. O museu fica aberto todos os dias da semana, exceto às quartas feiras. Funciona das 10:00 às 16:00hs, mas no verão os horários são estendidos. Para detalhes consulte o site oficial aqui.

Passeios para fazer fora do Centro Histórico de Wroclaw

  • Pedestres Anônimos (Pomnik Anonimowego Przechodnia we Wrocławiu): São várias estátuas de pedestres irrompendo do solo, bem legal. Fica há 3 quarteirões da Wrocław Główny (estação central de trem da cidade).
  • Sky Tower Viewpoint: O mais alto mirante da cidade – fica no andar 49. Preço do ingresso: 11 PLN. Aberto todos os dias das 9:00 às 20:30. De sexta a domingo horários estendidos, para mais informações clique aqui.
  • Hidropolis: Inaugurado em 2015, é uma espécie de museu da água, fala de tudo sobre o tema: energia, transporte, organismos vivos, etc. Para mais informações consulte o site oficial aqui.
  • Fonte Multimedia de Wroclaw (Wrocławska Fontanna): Fonte de água colorida, para mais informações consulte o site oficial.
  • Centenial Hall (Hala Stulecia):  Construído em 1913, o Centenial Hall abriga os principais eventos na cidade. É patrimônio da UNESCO desde 2006. Mais informações consulte o site oficial.

Castelo de Ksiaz

Construído no do final do século XIII, Ksiaz é um dos mais belos castelos medievais na Polônia. Sua localização é demais, fica em uma região bem arborizada, no alto de um morro – confira a foto que tiramos com nosso drone:

Castelo Ksiaz polonia

Muito visitado por poloneses, ainda é pouco explorado por turistas estrangeiros. Quando fomos, nos sentimos 2 ETs por lá. Mesmo assim, gostamos do passeio, o castelo é lindo e tem uma enorme área verde com algumas trilhas para explorar a região.

Para visitar Ksiaz, separe 1 dia inteiro em Wroclaw. Para chegar lá de transporte público, vai pegar um trem (1h) e um ônibus (25min), total de 1:30 a 2:00hs de viagem. O trajeto de ônibus é curto, mas o ônibus pode demorar para aparecer: no dia que fomos, ficamos 40 minutos esperando no ponto. A passagem do ônibus compre direto com motorista (dinheiro trocado).

DICA de como chegar: Ksiaz fica na cidade de Wałbrzych. Se estiver com carro, é só se guiar pelo google maps. Se for de transporte público (nosso caso), anote aí:

  1. Em Wrocław Główny (estação central de trem de Wroclaw), compre passagem para Wałbrzych Miasto, e desça nesta estação.
  2. Ao sair da estação, vire a esquerda e desça caminhando um quarteirão pela rua Armii Krajowej . Pegue neste ponto de ônibus (clique aqui para ver) um dos ônibus abaixo:
    • Ônibus 8: certifique-se que o destino seja “Jezdziecka – Samek Ksiaz” (nem todos os ônibus 8 levam ao castelo). Desça em “Jezdziecka – Piastów Slaskich” ou “Jezdziecka – Zamek Ksiaz”.
    • Ônibus 12: pegue este ônibus e desça na Palmiarnia (‘Wroclaw – Szczawienko” stop).

Para mapa oficial de como chegar, clique aqui.

Para mais informações sobre o castelo, consulte o site oficial.

Mapa com principais atrações para visitar em Wroclaw

No mapa abaixo marquei todas as atrações de nossa lista do que fazer em Wroclaw – o centro histórico está marcado com a cor lilas. O mapa é interativo, você pode clicar, dar zoom, etc:

Informações úteis para sua viagem

E agora que você já sabe tudo o que fazer em Wroclaw, seguem alguns fatos e informações úteis sobre a cidade:

  • Inverno em Wroclaw:
    • Sol nasce 8:00h e se põe às 16:00h no auge do inverno.
    • Com apenas 8 horas de luz, os dias no inverno são curtos.
  • Verão em Wroclaw:
    • Temperaturas mais amenas, de 14 a 25 °C.
    • Sol nasce 5:00h e se põe às 21:00h no auge do verão.
    • Os dias no verão tem 16 horas de luz, o dobro em relação ao inverno. Nesta época há mais atividades para fazer em Wroclaw, a cidade fica mais cheia e você tem mais tempo para aproveitar as atrações ao ar livre.
  • Primavera e Outono em Wroclaw:
    • Temperaturas entre 5 e 20 °C.
    • Nascer e por do Sol: é uma época de transição. No meio da estação, nasce 6:30h e se põe às 19:30h.
  • População: 640.000 habitantes, é a quarta maior cidade do país. Como em todas as cidades que visitamos na Polônia, os poloneses são a imensa maioria – vimos poucos imigrantes, bem diferente de outros países na Europa.
  • Distâncias:
    • 180 km de Poznan;
    • 275km da Cracóvia;
    • 350 km de Varsóvia ou Berlim.
  • Como chegar: Wroclaw é facilmente acessível de trem a partir das principais cidades na Polônia (Varsóvia, Cracóvia, Póznan, etc) ou de Berlim na Alemanha. Nós fomos de trem desde Póznan. Clique aqui para consultar um itinerário.

Quer usar seu celular na Polônia? Aproveite, os chips de celular pré pagos são muito, mas muito baratos por lá! Para saber como e onde comprar, consulte nossa matéria:

Para ver todas as nossas matérias da Polônia, clique aqui.

Onde ficar em Wroclaw? Hospede-se no centro histórico da cidade e fique perto das atrações e restaurantes. Quer uma dica de hotel? Nos hospedamos no Mercure Wrocław Centrum, da rede Accor, e gostamos bastante: localização excelente, tem restaurante, quarto moderno, limpo, banheiro amplo, confira:

onde ficar em wroclaw

Ao fazer o checkin, fomos sorteados como “hóspedes do dia”: ganhamos uma caixa de bombons, 2 smoothies e um voucher de 20 euros no restaurante do hotel.

Gostou da dica? clique aqui para reservar através de nosso parceiro booking.com, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Desta forma, estará contribuindo para nosso blog produzir mais guias de viagens independentes e completos como este, obrigado! Para ver outras opções de hospedagem, confira o mapa de ofertas:

Booking.com

Já visitou Wroclaw? Deixe suas dicas e comentários aqui, podem ser úteis a outros viajantes.

Até a próxima trip.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *